quinta-feira, 19 de abril de 2018

Bento XVI foi eleito há 13 anos


Após a morte de João Paulo II, ocorrida a 2 de abril de 20015, foi eleito, no dia 19, no quarto escrutínio do Conclave, o novo Papa. O eleito era um dos mais estreitos colaboradores de Wojtyla, Joseph Ratzinger, até então Prefeito da Congregação da Doutrina da Fé, que escolheu o nome de Bento XVI. Hoje, o portal de notícias do Vaticano evoca o 13.º aniversário da eleição pontifícia de Bento XVI, atualmente Papa emérito.
Como recorda o ‘Vatican News’, “na tarde de 19 de abril de 2005, a Praça São Pedro estava lotada de fiéis, o que acontecia desde o dia 2 de abril, quando faleceu o amado futuro santo João Paulo II, que guiou a Igreja durante 26 anos, 5 meses e 17 dias”. Às 17,56 horas locais (menos uma em Lisboa), da chaminé da Capela Sistina surgia fumo branco: os cardeais, reunidos há dois dias em Conclave, haviam escolhido o 265.º sucessor de Pedro [Bento IX (século XI) desempenhou esta missão em três ocasiões diferentes]. O cardeal Joseph Ratzinger, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, era o novo Papa e escolhera o nome de Bento XVI.
Na audiência geral de 27 de abril, quis explicar a razão da escolha, evidenciando a coragem de Bento XV (1914-1922) em tempo de guerra e o compromisso pela paz, mas admitiu ter-se inspirado também em São Bento de Núrsia, copadroeiro da Europa, grande “Patriarca do monaquismo ocidental”. E, na primeira e breve alocução como Papa, Bento XVI definiu-se como “um simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor”, pedindo orações aos fiéis.
O Anuário Pontifício, do Vaticano, identifica 210 Papas do atual território italiano (109 de Roma), 16 da atual França, 11 gregos (todos até ao século VIII), 6 sírios e 5 da Alemanha, o último dos quais Bento XVI.
No passado dia 16, o Papa emérito celebrou os seus 91 anos de idade, junto do seu irmão Georg.
Sete dos últimos 13 Papas da Igreja Católica tinham 65 anos ou menos no dia da sua eleição; Bento XVI, aos 78 anos, foi o Papa mais velho a ser escolhido desde 1730.
Apresentou a renúncia a 11 de fevereiro de 2013, por causa da “idade avançada” e dificuldades do corpo e do espírito, que não lhe permitiam arcar com o pontificado: nascido então há 85 anos e 10 meses, Joseph Ratzinger era o 7.º pontífice mais idoso da História da Igreja.
***
É um pontificado que é de justiça recordar e apreciar. Segundo o vaticanista Lucio Brunelli, sem estabelecer verdades absolutas sobre o resultado final do conclave, facto que esbarra no segredo imposto aos cardeais pela Constituição Apostólica “Universi Dominici gregis, na 1.ª votação, de 18 de abril de 2005, ocorrida por volta das 18 horas, Ratzinger obteve 47 votos, contra 10 votos de Jorge Mario Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires e 9 votos para Carlo Maria Martini, Arcebispo emérito de Milão. Na 2.ª votação no dia seguinte, ainda segundo Brunelli, Ratzinger tivera aproximadamente 60 votos. Na 3.ª votação, na manhã de 19 de abril, Ratzinger obteve 72 votos, contra 40 de Bergoglio. Na votação encerrada na tarde de 19 de abril, Ratzinger obteve 84 votos, contra 26 de Bergoglio. Mas, Brunelli, como foi dito, em razão do segredo de ofício imposto aos cardeais sob pena de excomunhão, não tem nenhuma fonte fidedigna que ampare essas suas suposições.
Aos 78 anos, o Cardeal Joseph Ratzinger foi eleito Papa pelo sacro colégio. O conclave findo em 19 de abril foi um dos mais céleres da história, tendo apenas 4 votações e duração de apenas 22 horas. No dia 24 de abril do mesmo ano, iniciou solenemente o seu ministério petrino com a celebração Eucarística (receção do anel do Pescador e do pálio papal) na Praça de São Pedro em Roma.
O fumo branco saíra da chaminé da Capela Sistina às 17,56 daquele 19 de abril. O nome foi anunciado cerca das 18,40 locais, da varanda da Basílica de São Pedro, onde o novo Papa surgiu minutos depois usando o solidéu branco, aclamado por milhares de pessoas que enchiam a Praça de São Pedro, o coração do Vaticano.
O grande mote de Ratzinger, nos dias antecedentes ao conclave, fora a questão do secularismo e do relativismo. Bento seria grande defensor dos valores absolutos, da doutrina e do dogma, já que afirmara na missa de abertura do conclave que viria a elegê-lo:
A pequena barca com o pensamento dos cristãos sofreu, não pouco, pela agitação das ondas, arrastada de um extremo ao outro: do marxismo ao liberalismo até à libertinagem, do coletivismo ao individualismo mais radical, do ateísmo a um vago misticismo, do agnosticismo ao sincretismo.
Acreditava-se também, devido ao nome escolhido (São Bento é padroeiro da Europa), que Bento XVI se voltaria para este continente que, segundo ele, vem caindo no secularismo (abandono dos valores religiosos e redução de tudo ao espectro político de direita e esquerda). A sua primeira encíclica Deus Caritas est (Deus é Amor) “sobre o amor cristão”, publicada a 25 de dezembro de 2005, ainda no seu 1.º ano de pontificado, é um documento denso, com que delineia os rumos que pretende dar ao seu ministério petrino. Neste documento, envia uma mensagem de paz ao mundo:
Num mundo em que ao nome de Deus se associa, às vezes, a vingança ou mesmo o dever do ódio e da violência, essa é uma mensagem de grande atualidade e de significado muito concreto. Por isso, na minha primeira encíclica, desejo falar do amor com que Deus nos cumula e que deve ser comunicado aos outros por nós. […] O meu desejo é insistir sobre alguns elementos fundamentais, para, assim, suscitar no mundo um renovado dinamismo de empenhamento na resposta humana ao amor divino.”.
Esta diferente face de Deus levou o Papa a considerar, em dezembro de 2008, que ainda resta um longo caminho a percorrer para o pleno respeito aos ideais previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Numa vigília no Vaticano por ocasião do 60.º aniversário do documento, precisou que “os direitos humanos são frágeis porque privados de uma base sólida”; disse que já foi percorrido um longo caminho, mas falta ainda andar muito; e mencionou “o direito à vida, à liberdade, à segurança” e o “respeito à igualdade entre todos e à dignidade de cada pessoa”. E, no Natal do mesmo ano, por ocasião da mensagem e bênção Urbi et Orbi, disse que esperava que o Natal trouxesse “a esperança para aqueles que sofrem com a guerra, o terrorismo, a injustiça e a pobreza e fez um apelo pela paz na Terra Santa”. Fez o apelo a uma solidariedade autêntica e, a respeito da crise financeira global, afirmou que, “se as pessoas só considerarem seus próprios interesses, o nosso mundo certamente desmoronará”. Pediu pela paz na Terra Santa e frisou os problemas do Zimbábwe onde havia hiperinflação e mortes por epidemia de cólera. Com efeito, o rosto amoroso de Deus merece melhor atitude dos homens.
***
Para Daniel Johnson, esperava-se a cruzada contra a eugenia e a eutanásia, graças à convivência do Papa com as mazelas do nazismo, e uma abertura ao ecumenismo, sobretudo com as Igrejas ortodoxas e protestantes. O Papa entusiasmaria os fiéis com as suas interpretações da Teologia, animando, por exemplo, os jovens com a Teologia do Corpo, que vê a sexualidade como uma emanação do amor divino. E, considerando toda a sua obra literária, as atitudes como sacerdote e bispo e ainda pelo que se verifica dos anos passados à frente da Congregação da Doutrina da Fé, Ratzinger possui um pensamento católico ortodoxo que, para muitos críticos, é tido como conservador. Ora, Bento XVI adotou efetivamente, no seu Pontificado, propostas semelhantes às do seu predecessor relativos à moral e ao dogma e reafirmou no seu magistério a doutrina do Catecismo da Igreja Católica, para o qual mandou elaborar um compêndio.
Também no âmbito da Juventude e da Família, Bento XVI deu continuidade aos encontros com a juventude iniciados pelo antecessor. Assim a 13 de agosto de 2005, o cardeal americano James Frncis Stafford anunciou no Vaticano a concessão de indulgência aos participantes na Jornada Mundial da Juventude a realizar entre 13 e 21 de agosto de 2005 em Colónia, na Alemanha. Em 8 e 9 de julho de 2006, participou no “V Encontro Mundial do Papa com as Famílias” em Valência, Espanha. E demonstrou capacidade de mobilização das multidões, em 2011, por ocasião da XXVI Jornada Mundial da Juventude, que reuniu quase 2 milhões de pessoas em Madrid. E, em 2008, fora a XXIII Jornada Mundial da Juventude em Sydney (Austrália), de 15 a 20 de julho, a 1.ª na Oceânia e que juntou 500 mil pessoas, sob o tema “Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas (At 1,8).
Milhares de jovens aproveitaram a visita do Papa à Espanha durante a XXVI Jornada Mundial da Juventude, em 2011 para ganhar o perdão da Igreja. O Parque do Retiro, que foi visitado pelo Papa no sábado, 20 de agosto, atraiu uma multidão de jovens arrependidos. O Papa tentou conduzir o público ao sacramento da Igreja, o Sacramento da Reconciliação, que ganhou força nesta XXVI Jornada Mundial da Juventude. Foram instalados 200 confessionários ao ar livre e 800 confessores se revezavam no atendimento aos jovens. Até o dia 22 de agosto em Madrid, em toda a cidade, a Igreja estava a conceder o perdão para o aborto, que prevê a excomunhão latae sententiae (automática). Qualquer um daqueles sacerdotes podia conceder a absolvição durante este período da Jornada Mundial da Juventude.
Porém, o Vaticano teve a coragem de publicar uma lista em que atualiza comportamentos considerados pecaminosos. Drogas, poluição e manipulação genética, bem como injustiças sociais e económicas, são áreas de comportamento consideradas pecados.
Na década de 1990, Ratzinger participou na elaboração de documento sobre a conceção humana como sendo o momento da animação. A partir da união do óvulo com o espermatozoide temos uma vida humana perante Deus. Assim, não pode a Igreja mudar de posição face às pesquisas com células estaminais (células-tronco) embrionárias ou face ao aborto. Na verdade, esperava-se que o Papa reafirmasse o Magistério eclesial nestes e noutros temas da atualidade relacionados com a Moral, a Ética e a Doutrina Social da Igreja, o que efetivamente se verificou.
No âmbito do social, refira-se que, em 2011, Bento XVI em resposta aos jornalistas, apontou os graves problemas económicos que a Europa atravessa, aproveitou para defender a ética na economia e afirmou que o homem deve ser posto no centro das atenções económicas, dizendo:
A Europa tem a sua responsabilidade. A economia não pode ser só lucro, mas também solidariedade.”.
Na “Jornada Mundial da Alimentação”, de 2011, afirmou que “a libertação da submissão da fome é a primeira manifestação concreta do direito à vida”, que, apesar de ter sido proclamada solenemente, “está muito longe de ser alcançada”. Esta asserção foi direcionada ao diplomata Jacques Diouf, Diretor da  FAO (Organização das Nações Unida para a Agricultura e a Alimentação).
E o pontificado de Bento XVI foi também marcado pelo esforço de incremento do diálogo inter-religioso iniciado por seus antecessores, principalmente por João XXIII. Paulo VI e João Paulo II, para o que envidou esforços para manter encontros com personalidades de todas as religiões do mundo e explorou os pontos em comum existentes entre elas e a Igreja Católica. Por exemplo, em 25 de janeiro de 2009, Bento XVI na Basílica romana de São Paulo Extramuros, ao encerrar a “Semana de Preces para a Unidade dos Cristãos”, afirmou na presença de diversos representantes de outras religiões cristãs que faltam “gestos corajosos de reconciliação” entre os cristãos, que vivem separados há quase mil anos. Disse que, num mundo onde prevalece “o trágico barulho da violência e das armas”, os cristãos têm que ser “um instrumento de paz e de reconciliação”.
***
Em janeiro de 2013, o Papa Bento XVI publicou os seus escritos conciliares, rememorando o Concílio Vaticano II. A comunicação oficial foi feita no dia 28 pelo coordenador da obra, Dom Gerhard Ludwig Muller, Cardeal Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, que frisou:
Como sétimo volume da opera omnia (obras completas), foi publicada agora a coleção, numa síntese de tipo cronológico e organizado, dos escritos de Joseph Ratzinger sobre os ensinamentos do Concílio, que coincide com o cinquentenário do Vaticano II”.
Segundo Muller, Bento XVI teve participação significativa na génese dos textos mais variados, primeiro ao lado do Arcebispo de Colónia, Cardeal Joseph Frings, e, mais tarde como membro autónomo de diversas comissões do Concílio. No dia 11 de fevereiro de 2013, Bento XVI anunciou que renunciaria ao papado no dia 28 de Fevereiro de 2013.
***
Foi um pontificado pouco amado e apreciado, porque analisado pelas primeiras impressões obtidas antecipadamente a partir da prestação na Congregação da Doutrina da Fé e pegado por pontas se superfície. Mas vale a pena revisitá-lo. Colher-se-á muito proveito pessoal e eclesial.
2018.04.19 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário