quinta-feira, 26 de abril de 2018

O que fará correr os agressores contra fiéis reunidos num templo


Em ataque a uma igreja na Nigéria, foram mortos dois sacerdotes e 16 fiéis. O ataque armado aconteceu em Mbalom, no Estado de Benue, logo após a celebração da Missa.
A região é marcada por conflitos entre pastores nómadas da etnia fulani e trabalhadores sazonais. E um sacerdote nigeriano denuncia o caso como “um massacre de que o mundo não toma conhecimento e de que ninguém fala”.
Como se vem verificando, casos destes são recorrentes nos tempos que correm e é de perguntar o que faz correr os agressores para os templos cristãos. Recordo que JMJ de 2016 decorreu em Varsóvia sob a nuvem negra dum ataque a uma igreja francesa.
O “Vatican News” dá conta da ocorrência em causa nos termos seguintes:
Novas violências na Nigéria central. Dois sacerdotes católicos, padre Joseph Gor e padre Felix Tyolaha e pelo menos 16 fiéis foram mortos”, no dia 24, “pela manhã num ataque armado contra a igreja do vilarejo de Mbalom, no Estado de Benue. Homens armados entraram em ação logo depois da celebração da Missa na paróquia de St. Ignatius, que pertence à diocese de Makurdi. Segundo fontes locais, algumas casas também foram incendiadas.”.
Face a estes acontecimentos, o Presidente nigeriano Muhammadu Buhari não se fez esperar na firme condenação dos “hediondos crimes” ora cometidos.
Por seu turno, a diocese de Makurdi manifestou a própria dor, denunciado a insegurança da população. Com efeito, a região é marcada por uma sequência de violências e combates pelo controlo da água e das terras agrícolas. Pastores nómadas de etnia fulani atacam com muita frequência pessoas e propriedades, combatendo com agricultores sazonais. Segundo a organização humanitária Human Rights Watch, desde 2010 as violências já causaram pelo menos 3 mil mortes.
Em seu eloquente testemunho, o Padre Patrick Alumuku, responsável pela comunicação na arquidiocese de Abuja, conta da Nigéria que “entre a população “há um grande medo”. E relata na 1.ª pessoa qual espectador compungido:
Vi a página de Facebook de um dos sacerdotes que morreram. Alguns meses atrás, escreveu: ‘Tenho muito medo, vivo no medo. Os fulani estão a circundar-nos, trazem os seus rebanhos ao redor do território da minha igreja e não sei o que fazer’. E foi morto. O segundo sacerdote que estava em outra paróquia que foi fechada pelo agravamento da situação foi deslocado para esta paróquia onde foi assassinado.”.
São visíveis e incomodam as ações dos fulani.
A este respeito, o sacerdote em referência, recordando o grupo extremista que desde 2009 já causou ao menos 20 mil mortes, referiu:
Nos últimos três anos a região de Benue, onde 95% da população é cristã, já foi atacada várias vezes por grupos de terroristas muçulmanos do norte. A ideia, o sistema e os métodos são os mesmos do grupo Boko Haram.”.
São pastores que ocupam as terras porque é uma região muito fértil. Atacam um vilarejo depois do outro, matando as pessoas. Isso – observa Padre Alumuku – “é um massacre de que o mundo não toma conhecimento e de que ninguém fala”.
Alertando que os grupos de pastores fulani estão a transformar-se em verdadeiro e próprio grupo terrorista, quer pelas vítimas que originam, quer pelo ambiente de terror que criam, disse:
É exatamente assim, os fulani acreditam que têm a missão de levar a religião do islã do norte até ao oceano”.
Porém, não atuam sozinhos. Há armas infiltradas do exterior. O Padre Alumuku explica:
Há um grupo que se chama ‘MyettiAllah’, literalmente ‘Os mensageiros de Deus’, que deixa claro as suas intenções de conquistar esta parte do país. Depois da morte dos sacerdotes e fiéis ocorrida ontem, na noite do mesmo dia homens armados mataram cerca de trinta pessoas num outro vilarejo do mesmo Estado de Benue. O presidente Buhari, que nestes dias está na Inglaterra para a Conferência do Commonwealth, em uma entrevista, acusou os militantes vindos da Líbia, depois do desmantelamento daquele país, de trazerem armas para a Nigéria. Mas a pergunta é: se homens armados chegam de fora e continuam a matar dia após dia, por que não enviar militares locais, prendê-los e tomar o controlo da situação?”.
***
Enfim, uma guerra étnica apoiada ou querida por motivos religiosos e a criar problemas a quem precisa de trabalhar – isto pela ambição de dispor de mais terra para a pastorícia.
No entanto, é estranho como estes ataques têm como alvo locais de congregação cultual. Não é um campo de batalha nem a useira e vezeira emboscada.
Além das perdas mortais e dos ferimentos, ataca-se a dignidade das pessoas e dos povos no que têm de profundamente cultural: a religião/fé e a apetência do encontro/reunião.
Interesses de pequena economia e rivalidades étnico-sociais. Que faria se os interesses fossem de grande economia, de cruzada religiosa ou de apetência de ocupação militar imperialista!
Mas não percamos a ideia. Porque surgem efetivamente os grandes conflitos? O imperialismo, a cruzada religiosa ou antirreligiosa, a guerra económica, sobretudo sobre os recursos naturais. Enfim, o homem como homo homini lupus!
Se calhar, é preciso intensificar a cruzada da paz pela educação e pela criação de um novo estilo de vida na fé e na ética.
2018.04.26 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário