terça-feira, 17 de abril de 2018

Marcelo Rebelo de Sousa taco a taco com a Espanha



O Presidente da República de Portugal visitou a Espanha num gesto de cortesia que retribui a visita do Rei Felipe VI ao nosso país e num propósito de Estado de fomento das relações entre os dois países vizinhos com vista à consecução duma voz forte e uníssona junto da UE por parte dos dois países ibéricos. E seguiu uma estratégia que resultou apenas parcialmente: explicar aos espanhóis o que se passa em Portugal, mas afastar de todo pronunciar-se sobre a questão catalã, alegadamente por se tratar dum assunto interno do país vizinho e país irmão, sendo que, também na família, Marcelo não se intromete nos assuntos do irmão.
Dando de barato que as relações diplomáticas e comerciais entre países não se pautam por critérios de irmandade, vamos ver em que aspetos a estratégia de Marcelo resultou e os aspetos em que podem entrever-se brechas.
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Antes da visita de Estado a Espanha, ou seja, no passado dia 15 (domingo), deu uma entrevista ao “El País”, em que relembrou os “meses tensos” do início do mandato, explicou as razões dos vetos políticos e foi instado a pronunciar-se sobre a luta independentista da Catalunha.
Sobre os ditos “meses tensos”, que pensávamos estarem mais que ultrapassados (pensava que Marcelo não estava tão velho para se repetir sobre o passado), recordou:
Quando iniciei o meu mandato, a situação do país era difícil. Havia uma grande divisão na vida política portuguesa (...) Questionava-me sobre a continuidade do Governo, sobre a relação com Bruxelas e a reação dos mercados. Foram meses muito tensos.”.
E foi assim que o Chefe de Estado começou por dizer, ele que foi eleito 4 meses após o PS ter chegado ao poder com a ajuda dos acordos à esquerda, ou seja com o Bloco de Esquerda (BE), o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista os Verdes (PEV). Mas considerou que, apesar da dificuldade inicial, “o balanço é positivo: há estabilidade social e política e ganhámos a credibilidade dos mercados financeiros”. Obviamente, não esqueceu os atritos surgidos com a aprovação do Programa de Estabilidade pelo Governo, que o BE critica com acutilância e o PCP/PEV não valoriza porque as grandes se discutem em sede de debate orçamental. Por isso, Marcelo deixou o aviso: sem orçamento há eleições – ele que já em relação ao orçamento para 2018 não queria que o ano fosse contaminado por critérios eleitoralistas.
Ainda assim, pode dizer-se que nesta matéria se mostra atento e vigilante.
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Na explicação da sua postura sobre os vetos políticos, penso que o Presidente segue um a caminho ínvio que só lhe é possível graças à enorme popularidade que conquistou através de largos e longos anos de imersão nas malhas da comunicação social. Ora, se é certo que “o diálogo constante ajuda a melhorar o clima político” – e deve-se Marcelo o esforço de diálogo e de esbatimento das tensões – nem por isso é de aceitar de forma acrítica que a taxa de popularidade do Presidente e Comandante Supremo das Forças Armadas seja por si atribuída à forma de estar na vida e no trabalho. É verdade que, tal como sustenta, “a relação pessoal pode facilitar a política e para isso é preciso falar”; e é verdade que decidiu receber partidos, sindicatos e patrões a cada dois meses e deu uma periodicidade às reuniões do Conselho de Estado. Conhece efetivamente “o que pensam” e eles conhecem o que o Presidente pensa, “sem crispações e em privado”. E, por qualquer sítio que passe, Marcelo é reconhecido como o Presidente dos afetos – a própria presidente da Câmara de Madrid o sublinhou – mas, conquanto a dimensão do afeto seja relevante nas relações humanas, em política é uma gota de água, já que a política resulta de opções que induzem decisões nem sempre fáceis e muitas vezes impopulares. Por isso, embora a ação marcelina venha contribuindo para a sua popularidade, a sua génese e manutenção reside no seu histórico, no favor da comunicação social e na conveniência que o Governo vê na aceitação da intervenção presidencial. Tanto assim é que, uma ou outra vez, os partidos da área política donde Marcelo provém se distanciaram e até o criticaram.           
Referiu que faz tudo para evitar o veto político aos diplomas do Parlamento e/ou do Governo, sustentando que deixa claro, no site da Presidência, que não veta “por uma razão pessoal”, mas porque entende que a sua opinião “corresponde ao sentido generalizado coletivo”. Continuou, vincando que, no atinente à lei do financiamento dos partidos, “não houve o mínimo debate público que tenha permitido aos portugueses saber a razão das mudanças”. E, considerando ser preferível o veto presidencial aos pedidos de fiscalização ao Tribunal Constitucional (TC), disse:
Não é bom transformar o TC em árbitro político à força entre o Governo e a oposição”.
Ora, é neste âmbito que é mais grave a opção do Presidente. É ele o garante do cumprimento da Constituição, como estabelece a lei fundamental, mas não é o juiz da constitucionalidade dos diplomas aprovados no Parlamento ou no Conselho de Ministros. A função presidencial é função política e função moderadora, não função jurisdicional. Nem dele se espera um exercício de jurisconsulto. Tem a prerrogativa de opor o veto político a um diploma invocando razões políticas de ordem pessoal e/ou ideológica – o que é legítimo –, mas não adianta dizer-nos que não o faz por motivos pessoais, quando nós até entrevemos que, no exemplo apresentado, o da lei do financiamento dos partidos, o fez por serem contrariadas as suas razões de antigamente. Deixou-o quase expresso no aviso que fez aos deputados. Invocar razões processuais ou de conteúdo, que não foram ultrapassadas em sede de reapreciação parlamentar, embora tenha dito que os deputados ultrapassaram em muito o que o Presidente pretendia, não é de todo aceitável. E resta saber quais os critérios ou suportes de veridicidade que sustentam a perceção do “sentido generalizado coletivo” – no caso vertente, o CDS, os assessores, as redes sociais...?  
A este respeito, o Blogue “Causa nossa” publicou, em 16 de abril, um texto a referir que a suscitação da fiscalização preventiva da constitucionalidade dos diplomas “é uma faculdade que o Presidente exerce quando entenda justificado, não devendo ser exercido de forma leviana ou caprichosa, muito menos como sucedâneo do veto político”. Mas esse ato “tem uma função constitucional importante: impedir a entrada em vigor de leis inconstitucionais, principalmente quando os seus efeitos sejam depois de difícil reversão, se a lei vier a ser declarada inconstitucional em fiscalização sucessiva”. Assim, não faz sentido “uma renúncia, por princípio, ao exercício desse poder”. Até pode haver casos em que se imponha, “política e constitucionalmente, o pedido de fiscalização preventiva da constitucionalidade”. E Vital Moreira exemplifica como o caso recente da promulgação expedita pelo Presidente duma lei da AR que determinou concurso extraordinário alargado de professores, da iniciativa e aprovação duma coligação antigovernamental “que suscita sérias dúvidas de constitucionalidade, por criar uma despesa pública adicional de vários milhões de euros logo no corrente ano, infringindo assim a regra constitucional de que os deputados não podem fazer propostas de lei ou de alteração que aumentem a despesa prevista na lei do orçamento em execução” (CRP, art.º 167.º/2).
Com efeito, estando o País em processo de consolidação orçamental, “não se compreende que o PR deixe passar sem escrutínio de legitimidade constitucional uma lei de iniciativa parlamentar que aumenta substancialmente a despesa pública com pessoal, à revelia do Governo”. 
E o argumento de evitar transformar o TC em árbitro político à força entre o Governo e a oposição não procede, já que podem estar em causa leis aprovadas pela maioria governamental ou até por unanimidade, “pelo que não existe nenhum litígio entre o Governo e a oposição”; e porque, na fiscalização abstrata de constitucionalidade, preventiva ou sucessiva, não está em causa a dirimição de conflitos políticos, mas a verificação da conformidade ou não de uma lei com a Constituição, “independentemente de quem a aprovou ou rejeitou”.
Por outro lado, a eficácia do veto político é incerta. Facilmente, se houver coragem política, os deputados podem confirmar ipsis verbis uma lei, se for aprovada pela maioria dos deputados em efetividade de funções. É certo que, na confirmação das leis orgânicas e nas que versam certas matérias, se requer o voto favorável da maioria de dois terços dos deputados presentes desde que seja superior à maioria dos deputados em efetividade de funções. No caso de diploma do Governo, fica anulado. Porém, o Governo pode transformá-lo em proposta de lei.
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Sobre a posição de Portugal na questão da independência da Catalunha, Marcelo disse que o país “respeita a soberania do estado espanhol, respeita a sua Constituição, as suas leis e o funcionamento das suas instituições, não intervindo na vida interna de outro Estado”. Por isso, não interfere na questão catalã. E referiu que Portugal tem excelentes relações com Espanha e espera que as eleições europeias de 2019 sejam expressão de propostas positivas e não de insatisfação. Mais disse que os dois países devem refazer as relações dentro da Europa.
Marcelo, considerando que a indefinição europeia tem sido aproveitada pelos críticos do projeto europeu, fazendo disparar os ultranacionalismos, discorreu:
Há uma verdade básica: se há uma lacuna no espaço político e quem deve ocupá-lo não faz, outro o fará. Não pode haver uma forte política europeia com sistemas políticos de Estados-Membros fracos. Em muitos casos, os sistemas que temos não acompanham a evolução dos novos tempos.”.
O Presidente defendeu que a Europa tem de avançar nos próximos “6 a 9 meses” na União Económica e Monetária, na aprovação do próximo quadro financeiro plurianual, na definição da política de segurança e defesa e dum plano comum para as migrações e refugiados. “Perdemos muito tempo” (disse). “O ano passado verificou-se um longo impasse em eleições em vários países”. Ora, segundo Marcelo, “o contexto mundial não é fácil”; “corremos o risco de retornar à Guerra Fria, com mais protagonistas em jogo e sem canais de comunicação”. E vincou:
No período da Guerra Fria havia regras e canais informais, que eram mantidos entre os hemisférios. Precisamos de acreditar neles porque, se cairmos em uma nova Guerra Fria, não há nada pior do que a má comunicação. Nesse cenário, um erro de perceção leva a um erro de ação, à precipitação. Devemos recriar os canais de diálogo além das divergências e conflitos. É essencial.”.
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No âmbito da visita de três dias a Espanha (15, 16 e 17 de abril), o Presidente foi recebido pelos Reis, no Palácio da Chefatura do Estado e na residência oficial do Rei e da Rainha, e pelo Primeiro-Ministro, no Palácio do Governo; foi obsequiado por um banquete pelos Reis; ofereceu um banquete aos Reis; prestou, na Praça da Lealdade, homenagem aos caídos; e palestrou sobre a Europa na Universidade Carlos III.
Porém, o insólito para o Marcelo aconteceu nas Cortes espanholas, onde este a discursar à frente de deputados e senadores. Falou de velhos do Restelo, Dons Quixotes e, sobretudo, de democracia. E, no final dum longo momento de aplausos, da parte dos membros do Congresso dos deputados e do Senado, que se fizeram ouvir vozes em uníssono. Os deputados independentistas da Catalunha acabavam de se levantar e, no final da sessão em que Marcelo falou sobre democracia e os caminhos cruzados de Portugal e Espanha, ouviram-se as primeiras palavras de Grândola Vila Morena. Os deputados em questão já entraram na sessão com cravos amarelos na mão, símbolos da revolução e cor que homenageia os presos políticos. E foi a meio da ovação final a Marcelo que começaram a cantar a canção da revolução portuguesa. Não foi clara a reação do Presidente para quem assistia nas galerias. Mas parece que, enquanto os restantes elementos do parlamento continuaram os aplausos, de forma a abafar as vozes. Marcelo, por seu lado, sorriu e cantou a partir da tribuna principal do hemiciclo.
O momento aconteceu já depois de Marcelo ter frisado a importância de Portugal e Espanha valorizem as suas diferenças, tanto entre si como dentro dos próprios países. A questão catalã esteve ausente na visita de Estado do Presidente, que dura desde domingo. E foi logo nesse dia que Marcelo esclareceu que não comentaria assuntos internos de Espanha. Marcelo recordou com “honra e emoção” os tempos que passou como deputado constituinte (entre 1975 e 1976) e os passos que Portugal e Espanha deram a caminho da democracia, frisando:
Lutar pela democracia é um imperativo de todos os dias, tal como é um erro acreditar que basta a sua proclamação nas constituições e nas leis”.
E continuou:
Sabemos como são constantes e preocupantes os sinais que nos chegam de outras paragens, onde sistemas políticos entram em crise ou se fragilizam porque se desistiu de se fazer da democracia uma realidade todos os dias. [A democracia é] um desafio nunca esgotado.”.
Frisando a importância da integração europeia na transformação dos sistemas políticos ibéricos, lembrou os princípios que regem as pátrias irmãs: a tolerância contra o egoísmo xenófobo, a participação das pessoas contra o confidencialismo que provoca populismo, a fraternidade que se opõe ao ódio”. E recordou a História comum de Portugal e Espanha e o protagonismo de ambos na época dos Descobrimentos.
Como membros da comitiva portuguesa, também assistiram ao momento os deputados que acompanham Marcelo (António Carlos Monteiro, CDS; Rita Rato, PCP; Luís Testa, PS; e Carla Barros, PSD), bem como o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
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Era natural. Se Marcelo falasse da História comum, da relação dos dois países e da sua posição frente à UE… Mas, falando de democracia nos termos em que falou – que não basta proclamá-la na Constituição e nas leis, que é um desafio esgotado … – recebeu um poderoso retorno de como aprenderam a sua lição. Os ofendidos pelo centralismo mostraram-se nessa qualidade.
Por isso, Marcelo tem de se convencer de que agora não é professor nem constitucionalista nem comentador. É Chefe de Estado. Não é governante, mas Chefe. É garante do cumprimento da Constituição, mas não juiz da sua plasmação nas leis. É comandante supremo, mas não comandante em chefe. Na relação com os Estados é parceiro, não doutrinador nem pai nem súbdito. Cumpre-lhe a convivência, não o ensino. Enfim, deve moderar-se! Com todo o meu respeito…
2018,04.17 – Louro de Carvalho

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