quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2019 – uma leitura pessoal


Como é uso já centenário, decorrerá, de 18 a 25 de janeiro, no hemisfério Norte, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, sob o tema Procurarás a justiça, nada além da justiça(Dt 16,18-20), cujos textos, preparados sob a égide do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, da Igreja Católica, e da Comissão Fé e Constituição, do Conselho Mundial de Igrejas – este ano elaborados por cristãos da Indonésia –, servem também de inspiração para as celebrações a organizar ao longo do ano.
***
Resenha justificativa
A Indonésia, a maior nação do sudeste da Ásia, tem mais de 17.000 ilhas, 1.340 diferentes grupos étnicos e mais de 740 línguas locais, com uma população de 265 milhões, 86% dos quais se identificam como muçulmanos. Entretanto, 10% dos indonésios são cristãos de tradições diversas. Não obstante, a nação, unida na sua pluralidade pela língua nacional Bahasa Indonésia, baseia-se em cinco princípios chamados Pancasila, com o lema Bhineka Tunggal Ika (unidade na diversidade), o que implica viver em solidariedade e colaboração, partilhando os diversos campos da vida, o trabalho, as tristezas e as festividades, vendo todos como irmãos e irmãs.
Porém, esta frágil harmonia é hoje ameaçada de novos modos. Muito do crescimento económico tem sido construído num sistema centrado na competição. A corrupção multiforme infeta a política, os empreendimentos, o ambiente, a justiça e a aplicação da lei. Em vez da promoção da justiça e da proteção aos fracos, sucede o oposto. Assim, aumenta a distância entre os ricos e os pobres e escandalosamente, num “país rico em recursos”, muitas pessoas vivem na pobreza e tem crescido a radicalização que lança umas comunidades contra outras, exacerbando-se “pelo mau uso dos meios de comunicação social que desmoralizam certas comunidades”.
Neste contexto, as comunidades cristãs tornam-se, dum modo novo, conscientes da sua unidade partilhando uma preocupação comum e buscando uma resposta comum a uma realidade injusta. Por outro lado, sentem-se os cristãos obrigados a examinar as situações em que se tornaram cúmplices e sabem que, só dando total atenção à prece de Jesus “para que eles sejam um”, podem testemunhar a vivência da unidade na diversidade, combater a injustiça e atender às necessidades das vítimas.
Com estas considerações, os cristãos da Indonésia sentem que as palavras do Deuteronómio, “procurarás a justiça, nada além da justiça” (vd Dt 16,18-20), falam fortemente destas situações. De facto, antes de entrar na terra prometida, o povo de Deus fez a renovação do compromisso com a Aliança que Deus estabelecera com ele. A citação bíblica vem num capítulo cujo tema central são as festividades a celebrar pelo povo da Aliança, depois de cada uma das quais o povo é orientado: “estarás na alegria de tua festa, com teu filho, tua filha, teu servo, tua serva, o levita, o migrante, o órfão e a viúva que residem em tuas cidades” (Dt 16,14).
Os cristãos indonésios esperam recuperar este espírito das festividades que incluem todos em suas comunidades. E o facto de este capítulo recomendar que se estabeleçam juízes sugere que o contexto postula a ligação entre todos pelas festas e que a justiça se torne viva. Isto, porque, sendo povo da Aliança estabelecida em Jesus, sabem que as alegrias do banquete celestial serão dadas aos que têm fome e sede e são perseguidos por causa da justiça “porque deles é o Reino dos céus” (Mt 5, 6-10). E a Igreja de Cristo é chamada a ser uma amostra desse Reino. Depois, como falhamos no atropelo à unidade e na prática da justiça e não somos sinal do amor de Deus pelo seu povo, estamos arrependidos da injustiça que gera divisão, mas cremos no poder de Cristo para nos perdoar e curar. Assim, unidos sob a cruz de Cristo, pedimos a sua graça para pôr fim à injustiça e a sua misericórdia face aos pecados que têm causado a nossa divisão.
***
O texto bíblico para o ano de 2019
Deuteronómio 16,11-20
No lugar que o Senhor, teu Deus, houver escolhido para ali fazer habitar o seu nome, estarás na alegria em presença do Senhor, teu Deus, com teu filho, tua filha, teu servo, tua serva, o levita que reside em tuas cidades, o migrante, o órfão e a viúva, que vivem em teu meio. Lembrar-te-ás que no Egito eras escravo, guardarás estas leis e pô-las-ás em prática.
Quanto à festa das Tendas, celebrá-la-ás durante sete dias, quando houveres recolhido tudo o que vem da tua eira e do teu lagar. Estarás na alegria da tua festa, com teu filho, tua filha, teu servo, tua serva, o levita, o migrante, o órfão e a viúva, que residem em tuas cidades. Durante sete dias, celebrarás a peregrinação em honra do Senhor, teu Deus, ao lugar que o Senhor, teu Deus, houver escolhido, pois o Senhor, teu Deus, te terá abençoado em todos os produtos de teu solo e em todas as tuas ações; e serás todo alegria.
Três vezes por ano, todos os teus varões irão ver a face do Senhor, teu Deus, no lugar que ele houver escolhido: na peregrinação dos Pães sem fermento, na das Semanas e na das Tendas. Ninguém irá ver a face do Senhor de mãos vazias: cada um fará uma oferenda com as próprias mãos, seguindo a bênção que o Senhor, teu Deus, te deu. Constituirás juízes e escribas para as tuas tribos, em todas as cidades que o Senhor, teu Deus, te concede; e eles exercerão com justiça a sua jurisdição sobre o povo.
Não defraudarás o direito, não alimentarás a parcialidade, não aceitarás presentes, pois o presente cega os olhos dos sábios e compromete a causa dos justos. Procurarás a justiça, nada além da justiça, a fim de viveres e tomares posse da terra que o Senhor, teu Deus, te concede.”.
Tradução ecuménica da Bíblia (TEB).
***
Sobre o tema Procurarás a justiça, nada além da justiça
Todos os anos os cristãos do mundo inteiro se unem em oração pelo crescimento na unidade num contexto de corrupção, ganância e injustiça, que geram desigualdade e divisão. E esta “oração em unidade num mundo fraturado” é “um ato poderoso” que tem de ser acompanhado pelo compromisso do testemunho conjunto em prol da justiça servindo as pessoas cristãs e as comunidades que integram como instrumentos da graça de Cristo ante as fraturas do mundo.
As reflexões para os oito dias e a celebração focalizam-se no tema escolhido. Para aprofundar a reflexão sobre unidade e justiça, o tema de cada dia foi cuidadosamente escolhido para apresentar as lutas necessárias diante da injustiça. Os temas são:
Dia 1 – Que o direito jorre como água (Am 5,24)
Dia 2 – Quando falardes, dizei “Sim” ou “Não” (Mt 5,37)
Dia 3 – Senhor é benevolente e misericordioso com todos (Sl 145,8)
Dia 4 – Contentai-vos com o que tendes (Heb 13,5)
Dia 5 – Anunciar a boa nova aos pobres (Lc 4,18)
Dia 6 – O Senhor de todo o poder, este é seu nome (Jr 10,16)
Dia 7 – Mulher, grande é a tua fé! (Mt 15,28)
Dia 8 – O Senhor é minha luz e minha salvação (Sl 27,1)
***
Preparação do material para a Semana de Oração
O trabalho preparatório sobre o tema do material foi desenvolvido por um grupo de representantes de diferentes comunidades cristãs da Indonésia, mobilizado pela PGI (Comunhão de Igrejas na Indonésia / Persekutuan Gereja-gereja di Indonesia), sob a liderança do Rev Dr Henriette T. Hutabarat Lebang, e pela KWI (Conferência de Bispos Católicos da Indonésia / Konferensi Waligereja Indonesia), sob a liderança de Mons. Ignatius Suharyo. Os materiais foram apresentados pelo grupo local a uma equipa internacional apoiada em conjunto pela WCC (Comissão Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas) e pelo PCPCU (Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade Cristã). E o texto inicial foi editado e finalizado nesse encontro, que ocorreu na casa de acolhimento da PGI em Jakarta, de 3 a 8 de setembro 2017.
A equipa celebrou o culto com as congregações de Gereja Toraja Jemaat Kota e Gereja Katolic Santo Yakobus, ambas em Kelapa Gading, Jakarta. Uma visita ao Parque Miniatura da Bela Indonésia ajudou a equipa a entender a diversidade e a riqueza de variadas culturas e religiões da Indonésia, bem como os princípios básicos que unem essa nação. E a sessão de conversa com membros do Forum Cristão Indonésio contribuiu para enriquecer a compreensão do companheirismo ecuménico de Igrejas na Indonésia e o seu papel na construção duma sociedade indonésia justa e pacífica.
No último dia do encontro, a equipa teve a oportunidade de apresentar a Semana de Oração pela Unidade Cristã, mostrando como está a ser realizada em muitos e diferentes contextos com estudantes e membros de faculdades no Seminário Teológico de Jakarta (JTS), com lideranças eclesiais e leigos no campus do Seminário. E os membros da Comissão Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas fizeram a apresentação do documento “A Igreja: em direção a uma visão comum”, traduzido para Bahasa Indonesia.
***
Celebração ecuménica / Roteiro do Culto
Releva-se a importância da passagem do discurso da unidade, justiça e misericórdia à ação e compromisso com a prática de unidade, justiça e misericórdia na vida pessoal e comunitária.
Devem ser observados dois particulares elementos do culto: a escolha de leitores para a Oração de Arrependimento; e a ação litúrgica simbólica subsequente ao Compromisso com a Unidade através da Justiça e da Misericórdia.
Em relação ao primeiro, importa que o primeiro Leitor (L 1) seja um ministro ordenado ou um líder congregacional, enquanto os outros dois leitores podem ser membros da congregação. E, em relação ao segundo, é necessário preparar dois cartões ou etiquetas para cada pessoa. Durante o culto, participantes são chamados a refletir sobre como assumir o compromisso com um ato particular de justiça, misericórdia ou unidade, pelo que serão então convidados a escrever em cada um dos cartões o seu compromisso concreto. Cada pessoa prende um desses cartões na roupa à altura do peito. Os segundos cartões são reunidos para serem apresentados como oferta e serão postos ao pé da cruz. No final da celebração, os cartões serão distribuídos a cada um que vai saindo da igreja, para que possa orar pelo compromisso de outro.
(Dá-se aqui uma visão do roteiro, para que alguém que não possa comparecer na celebração ecuménica tenha disponível o guião de oração e reflexão. Basta pegar da sua bíblia, fazer a respetivas leituras de acordo com as citações e usar da sua criatividade para proceder às reflexões e orações em cada dia.)   
Tema
Procurarás a justiça, nada além da justiça (Dt 16,18-20)
Intervenientes principais:
Dirigente (D), Congregação (C) e Leitor (L).
Convite à adoração ao Deus Triuno, ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. A cada invocação C responde: “Viemos adorar-te”.
Hino inicial (a escolher localmente)
Palavras introdutórias
D: Como cristãos de comunidades separadas, unimo-nos para orar pela unidade. Este ano, o tema da Semana de Oração pela Unidade cristã “Procurarás a justiça, nada além da justiça”, escolhido pelas Igrejas na Indonésia, é imperativo, mercê das recorrentes situações que trazem divisão e conflito. E, orando juntos, recordamos que somos chamados, como membros do corpo de Cristo, a buscar e a tornar visível a justiça, já que a nossa unidade em Cristo nos capacita para tomar parte na luta mais ampla pela justiça e a promover a dignidade da vida.
Hino de louvor (à escolha)
Oração de Arrependimento
Implica que a comunidade, envolvendo cada um, confesse diante do Senhor o pecado e peça perdão para que a oração seja agradável a Deus.
Às intervenções de cada leitor responde-se rezando ou cantando: Senhor tem piedade.
L1 (um ministro ordenado ou um líder de congregação) reza sublinhando a responsabilidade dos pastores no rebanho; L2 (um membro da congregação) reza focando o amor fraterno e as suas consequências na vida de cada um e da comunidade; L3 (uma pessoa diferente) reza vincando a necessidade de reconhecer e reparar as injustiças; e D recita conclusão litúrgica do ato penitencial, a que C reponde “Amém”.
Hino/ Canção/ Música para meditação
Proclamação da Palavra de Deus
1.ª Leitura: Dt 16,11-20 seguida de Salmo responsorial: Sl 82, 1-8 (lido ou cantado) sob o refrão “Levanta-te, ó Deus, e julga a terra”.
2.ª Leitura: Rm 12,1-13, seguida de Aleluia (cantado)
Leitura do evangelho: Lc 4,14-21, seguida de Aleluia (cantado)
Homilia (na oração individual, meditação sobre as leituras)
Compromisso com a Justiça, a Misericórdia e a Unidade, em consonância com o teor da semana ecuménica de oração e o seu tema. No fim de cada intervenção do par de leitores L1 e L2, C responde: “Espírito Santo, uni-nos em ação”. (o orante individual usará da sua criatividade)
D faz admonição ao preenchimento dos cartões para tornar concreto o compromisso individual de trabalhar juntos pela justiça, convidando todos a conservar um dos cartões perto do coração.
(Uma canção que aborde a unidade e/ou a justiça pode ser cantada enquanto as pessoas escrevem seus compromissos)
faz admonição sobre a fidelidade ao compromisso
 (Os organizadores recolhem os segundos cartões e os levam para serem colocados ao pé da cruz)
D reza:
Deus cheio de graça, tens mostrado tua compaixão e cuidado com toda a criação. O teu amor inspira-nos a oferecer estes compromissos para agir com justiça amando os outros de todo o coração seja qual for o seu ambiente cultural, religioso e étnico. Aceita agora as nossas ofertas e transforma-as em ação pela unidade da tua Igreja. Assim te pedimos por teu Filho Jesus Cristo, no poder do Espírito Santo, que contigo vive como Deus uno em todos os tempos e para sempre.”.
C: Amém.
Partilha da paz
(O dirigente convida a assembleia a partilhar um sinal de paz, para podermos proclamar juntos a nossa fé)
Credo niceno
Orações comunitárias pela Igreja e pelas necessidades de toda a humanidade. Às evocações responde-se com uma das seguintes fórmulas e pela seguinte ordem: ao Criador da vida, ao Salvador do mundo e ao Confortador de corpos e almas, agradecemos e pedimos, “Ó Deus, ouve nossa prece e dá-nos o teu amor”. Pelas vítimas e pelos geradores da injustiça, assim como pelos lutadores pela justiça, Ó Deus, ouve nossa prece e dá-nos a tua justiça”. Pela unidade visível da Igreja,Ó Deus, ouve nossa prece e dá-nos paixão pela unidade”. Para que, em nossas diferenças, o teu amor nos una e o mundo seja uma casa justa e pacífica para toda a humanidade, “Ó Deus, ouve nossa prece e dá-nos a tua paz”.
Oração do Senhor (Pai Nosso…)
Hino/ Canção (à escolha)
Despedida
Convite a cada um para a orar pelo compromisso indicado no cartão que receber.
Bênção
Que o Senhor envolva cada um com amor e faça a bondade fluir de nós. Que Deus faça arder em cada um a coragem e nos transforme em agentes de sua justiça e paz. Que o Senhor nos dê humildade e perseverança para alimentar a unidade.
C Amém.
(À medida que as pessoas forem saindo, os ministros distribuem os cartões de compromisso)

Reflexões bíblicas e orações para cada um dos 8 dias
Dia 1Que o direito jorre como água: Amós 5,24; Amós 5,22-25; e Lucas 11,37-44.
O sinal visível da verdadeira adoração a Deus é agir com justiça.
Oração
Deus da viúva, do órfão e do migrante, mostraste-nos a estrada da justiça. Ajuda-nos a seguir o teu caminho, fazendo justiça ao adorarmos-te. Como cristãos unidos, possamos louvar-te não só com nossos corações e mentes, mas também com as nossas ações. Que o Espírito Santo nos ajude e nos guie para trabalharmos pela justiça onde quer que estivermos, para que muitas pessoas possam ser fortalecidas pelo nosso trabalho. Em nome de Jesus. Amém.
Dia 2 - Quando falardes, dizei Sim ou Não: Mateus 5,37; Efésios 4,22-25; e Mateus 5,33-37.
Medo e ameaça de retaliação podem deixar as pessoas relutantes diante da necessidade de se posicionarem a favor da verdade e podem fazer com que permaneçam silenciosas ante declarações falsas e injustas destinadas a intimidar. Jesus corajosamente disse: “quando falardes, dizei ‘Sim’ ou ‘Não’, o que passa disso vem do Maligno”.
Oração
Deus do caminho reto, dá-nos sabedoria para distinguir o certo do errado. Que os nossos corações sejam guiados pela honestidade 
 e em nossos lábios haja a verdade. Dá-nos coragem para sermos verdadeiros mesmo quando outros se voltam contra nós. Protege-nos contra o desejo de espalhar ideias enganosas; ao contrário, ajuda-nos a ser agentes de unidade e paz, levando boas novas a todas as pessoas. Assim oramos em nome de teu Filho, Jesus Cristo. Amém.

Dia 3 - O Senhor é benevolente e misericordioso com todos: Salmo 145,8; Salmo 145,8-13; Mateus 1,1-17.
Os cristãos podem prestar bom serviço à família humana unindo-se para juntos darem testemunho do amor que Deus tem para com todos, proclamando com o salmista que Deus é benevolente e misericordioso com todos.
Oração
Pai, Filho e Espírito Santo, um só Deus, nós te louvamos por tua grande glória que se manifestou na criação. Dá-nos um coração aberto para acolher todos os que sofrem discriminação. Ajuda-nos a crescer no amor, superando o preconceito e a injustiça. Dá-nos a graça que faz respeitar o que há de único e especial em cada pessoa,  para que em nossa diversidade possamos viver a experiência da unidade. Essa é a prece que fazemos em teu nome santo. Amém.
Dia 4Contentai-vos com o que tendes: Hebreus 13,5; Hebreus 13,1-5; Mateus 6,25-34.
A fraqueza humana e a ganância levam à corrupção, injustiça, pobreza e fome. Jesus ensina que as coisas materiais não devem reter a nossa principal atenção. Em vez disso, devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e os seus valores.
Oração
Compassivo Deus, nós te agradecemos por teus generosos dons. Dá-nos a graça de aceitar todas as bênçãos com simplicidade e humilde gratidão. Capacita-nos para estarmos satisfeitos e prontos a partilhar com os outros que estão a viver em necessidade, para que todos possam experimentar unidade no amor que flui de ti, nosso Triuno Deus, que vive e reina para sempre. Amém.
Dia 5 – Anunciar a boa nova aos pobres: Lucas 4,18; Amós 8,4-8; Lucas 4,16-21.
Vivemos num mundo globalizado onde a marginalização, a exploração e a injustiça são muito presentes e se espalham. Em virtude do Batismo, todos os cristãos partilham a missão profética de Jesus que leva a proclamar a boa nova aos pobres e fracos, tanto em palavras como em atos.
Oração
Deus, nosso Pai,  perdoa a nossa ambição pelo poder e liberta-nos da tentação de oprimir os outros. Por teu Santo Espírito de comunhão, ajuda-nos a viver em solidariedade com o nosso próximo, e assim partilharmos juntos, com teu Filho Jesus, o cumprimento da tua promessa de libertação da pobreza e da opressão. Oramos em nome dele. Amém.
Dia 6 – O Senhor de todo poder, este é seu nome: Jeremias 10,16; Jeremias 10,12-16; Marcos 16,14-15.
A crise ecológica global ameaça a sobrevivência do mundo natural. Assim, é útil lembrar que, depois da ressurreição, Jesus enviou os discípulos a proclamar a boa nova “a todas as criaturas”. Quando nos unimos na defesa da nossa casa comum terrestre, não estamos só a enveredar pelo ativismo, mas estamos a cumprir a ordem do Senhor que nos chama a proclamar a boa nova de Deus que está a cuidar e a restaurar o amor por toda a criação.
Oração
Amoroso Deus, por tua palavra todas as coisas vêm à existência. Nós te agradecemos pelo universo, que manifesta a tua glória, beleza e bondade. Concede-nos a sabedoria para andarmos com delicadeza sobre a terra e sermos juntos profetas da tua boa nova para toda a criação. Amém.
Dia 7 – Mulher, grande é a tua fé! Mateus 15,28; 1 Samuel 1,13-17; Mateus 15,21-28.
Uma mulher que era marginalizada e considerada indigna de atenção tornou-se capaz de dizer palavras proféticas que comoveram corações e trouxeram cura e plenitude. A marginalização e desconsideração das vozes femininas continuam hoje, mesmo nas Igrejas. Como cristãos unidos em oração e estudo das Escrituras, ouvindo sinceramente a voz de Deus, podemos descobrir que Deus também fala hoje através dos clamores dos que sofrem mais abusos na sociedade.
Oração
Deus de toda graça, és a fonte da dignidade humana. Por tua graça e poder as palavras de Haná transformaram o coração do sacerdote Eli; por tua graça e poder as palavras da mulher cananeia moveram Jesus a curar a sua filha. Ao procurarmos manifestar a unidade da Igreja, concede-nos a coragem de rejeitar  todas as formas de violência contra mulheres e de celebrar os dons do Espírito 
que as mulheres trazem com o seu serviço à Igreja. Assim oramos por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus para sempre. Amém.

 Dia 8 – O Senhor é minha luz e minha salvação: Salmo 27,1; Salmo 27,1-4; João 8, 2-20.
Dia a dia, ano a ano, e especialmente na Semana de Oração pela Unidade Cristã, os cristãos unem-se em prece, professando a fé batismal, ouvindo a voz de Deus nas Escrituras e orando pela unidade do corpo de Cristo. Assim, reconhecem que a Santíssima Trindade é a fonte de toda unidade e que Jesus é a luz do mundo, que promete a luz da vida a quem o segue. Apesar das muitas injustiças do mundo, não perdem a esperança e entram em ação.
Oração
Deus, que nos sustentas, nós te louvamos por tua amorosa bondade, porque nos amparas em tempos de desafio e nos mostras a tua luz em tempos de escuridão. Transforma as nossas vidas para que possamos ser uma bênção para os outros. Ajuda-nos a viver a unidade na diversidade como testemunhas da tua comunhão. És Pai, Filho e Espírito Santo, um só Deus, agora e para sempre. Amém.
***
Em suma, para que sejam um!
2019.01.16 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário