segunda-feira, 18 de setembro de 2017

A 3.ª Peregrinação da Comunidade Surda ao Santuário de Fátima

Realizou-se, no passado domingo, dia 17 de setembro, no Santuário de Fátima, a 3.ª Peregrinação Nacional da Comunidade Surda, que levou à Cova da Iria perto de uma centena de peregrinos de norte a sul de Portugal.
Foi uma iniciativa de âmbito nacional promovida pelo Santuário de Fátima em conjunto com o Grupo de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa do Santuário e a colaboração das Irmãs da Aliança de Santa Maria.
O programa teve início às 10,30 horas com o acolhimento na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, seguindo-se uma atividade lúdico-formativa relacionada com a Mensagem de Fátima; às 12,30 horas, houve um almoço partilhado; e às 14 horas, na Capelinha das Aparições, ocorreu um momento de saudação a Nossa Senhora. O programa terminou às 15 horas com a missa na Basílica da Santíssima Trindade, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Como referiu Renato Coelho, um dos intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, que colabora com o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, “esta peregrinação é importante porque nela a comunidade surda ganha uma orientação espiritual que lhe permite depois viver a sua fé de uma forma mais sólida”.
Neste sentido e de acordo com os números do programa adequado a este grupo social, já enunciados, estes peregrinos participaram numa atividade lúdico-formativa relacionada com a Mensagem de Fátima, conviveram durante uma refeição partilhada, viveram momentos típicos de oração pessoal e grupal e estiveram presentes numa missa com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, o que lhes permitiu o conveniente entendimento da sequência e conteúdos da celebração dos Santos Mistérios e a participação adequada nela.
Em declarações aos serviços de comunicação do Santuário de Fátima, o predito profissional Renato Coelho disse que “explicar-lhes o valor da oração ou da participação na Eucaristia é importante para que eles vivam a sua fé de uma forma mais esclarecida e com estas catequeses, que são dadas de forma simples, numa linguagem que eles percebam, é também uma forma deles se sentirem aconchegados pela Igreja”.
***
Doze intérpretes de Língua Gestual Portuguesa colaboram habitualmente com o Santuário de Fátima todas as semanas, na Missa dominical das 15 horas, na Basílica da Santíssima Trindade.
A primeira Missa com interpretação em Língua Gestual Portuguesa no Santuário foi celebrada em maio de 2013, de forma a proporcionar as melhores condições àqueles que têm necessidades especiais. Mas a primeira peregrinação da comunidade surda ocorreu em setembro de 2015 e contou com cerca de três dezenas de surdos que participaram em várias iniciativas propostas.
Já este ano, em maio, o Santuário ofereceu a interpretação em Língua Gestual Portuguesa de todas as celebrações presididas pelo Papa Francisco, na Cova da Iria, quer em ecrãs no Recinto de Oração quer na sua página on line.
E esta 3.ª Peregrinação Nacional, a que aderiu, como se disse, perto de uma centena de peregrinos, constituiu também uma forma de mostra da assiduidade e da adesão da comunidade a este serviço do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
***
São iniciativas que mostram a vontade que a Igreja em Fátima acalenta no sentido da integração e inclusão, como se vê pelo número de doentes que participam nas peregrinações e retiros. 
Mas há mais. A propósito, segue-se a condensação duma narrativa referente ao 13 de maio pp.
Como nos deu conta a TVI 24, a 12 de maio de 2017, o grupo “Mãos que Cantam” – 5 coralistas surdos, um maestro e uma intérprete de Língua Gestual Portuguesa e ouvintes – estava preparado para, como surdos que são, mas com “música nas mãos e pelas mãos”, abraçar a sorte de cantar para o Papa em Fátima. E assim foi. Na cerimónia do 13 de maio, interpretaram a oração do Magnificat para o Papa Francisco e para todos os peregrinos.
Num dos bares do campus da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, a hora de almoço era atribulada e barulhenta. Ouvia-se o tilintar dos copos, o bater dos talheres nos pratos e as pessoas a falarem alto. Porém, havia ali quem não ouvisse nada. Ora, para estes surgiu “um projeto inovador que pretende garantir a inclusão social”.
Sérgio Peixoto, diretor artístico do projeto “Mãos que cantam” e maestro do Coro da Universidade Católica, explicou a origem de tudo isto:
“Este projeto começou aqui na Católica há cerca de 5 anos. Os surdos eram alunos do curso de Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa, que é lecionado pelo Instituto de Ciências da Saúde. O diretor do Instituto, o Dr. Alexandre Castro Palma, com a Professora Dra. Ana Mineiro, a responsável pelo curso de licenciatura, acharam que eles não estavam a integrar-se bem na Universidade. […]. E então perguntaram-me […] se seria interessante integrá-los de uma forma diferente, através da música.”.
O maestro ficou a pensar, porque nunca tivera contacto com pessoas surdas, nem familiares, nem amigos. Mas, como achou original a ideia, aceitou, e eles também aceitaram a ideia e combinaram um dia e juntaram-se.
E, como “trabalhar com pessoas que não ouvem tem os seus desafios”, Sérgio Peixoto revelou:
“Fiz um bocado de investigação antes e não havia nada no nosso país, na Europa havia muito pouco e só agora está a começar a aparecer. Na América, principalmente na América do Sul, havia algumas coisas, mas era muito ligado à Igreja Evangélica e não era bem aquilo que eu queria. Aliás, eu nem sabia bem aquilo que eu queria.”.
Marcaram o primeiro ensaio em articulação com a intérprete que trabalhava com eles. Chegou um pouco mais cedo que a intérprete e eles já estavam na sala. Mas a única coisa que soube dizer foi um olá de aceno com as mãos, sentindo o constrangimento de “realmente ser a minoria”. Entretanto, de repente, formou a noção do que é isto tudo e pensou: ‘é isto mesmo que eu quero fazer’. E explica:
“No fundo, queremos utilizar a Língua Gestual Portuguesa na sua aceção mais artística e mais extrema e na sua potencialidade infinita, nos seus gestos estéticos e artísticos, e trabalhar isso juntamente com a música, com conceitos musicais. É esse trabalho que temos vindo a desenvolver: trabalhar a música e a Língua Gestual Portuguesa.”.
E, porque “não tinha lógica estar a trabalhar com surdos e não conseguir comunicar”, começou a aprender Língua Gestual Portuguesa, o que lhe “requer muito treino”, mas trabalha sempre com uma intérprete do grupo, o que facilita imenso. Porém, como se trata de conceitos muito abstratos, “que eles não conhecem e que a Língua Gestual não domina”, o maestro reconhece que precisa “sempre de uma intérprete para ser mais rápido”. Diz que “agora já é mais fácil, mas no início os ensaios demoravam muito tempo, montar uma peça demorava dois meses”. Agora já não, porque “estão habituados”.
O projeto “Mãos que Cantam” junta, como já foi dito, 5 coralistas surdos, o maestro e a intérprete, porque chegaram à conclusão de que “mais não é sinónimo de qualidade e é muito mais confuso”. Conseguem, com este número, “abarcar uma série de conceitos e é muito mais fácil”, pois, “com muito mais gente a dinâmica e os ensaios (que normalmente acontecem uma vez por semana) seriam mais complicados”. Depois, diz que trabalha “com a ‘nata’ da Língua Gestual Portuguesa: a maior parte deles são professores”, ou seja, são surdos que dominam de uma forma superlativa a Língua Gestual Portuguesa, de uma forma académica.
***
Com a celebração do Centenário das Aparições, o grupo teve um desafio diferente. Embora cantem todo o tipo de música, foi a primeira vez que trabalharam em música litúrgica, “no sentido de participar numa cerimónia religiosa”. E Sérgio Peixoto começou por explicar:
“A intérprete que trabalha connosco está ligada ao Santuário de Fátima, trabalha lá como intérprete para os surdos que vão às missas das peregrinações. E surgiu este convite de participarmos também nesta ideia de inclusão de todos nesta cerimónia com a presença do Papa. Fomos convidados para interpretar a música durante a celebração. Nós aqui – principalmente os surdos – estamos a desbravar coisas que nunca foram feitas e conceitos e gestos que nunca foram estruturados. Têm muito a ver com a religiosidade, com os textos litúrgicos.”.
Fizeram o canto do Magnificat – a oração que Maria fez na visita a Isabel, depois que o Anjo lhe dissera que estava grávida – “coisas que nunca passaram para o universo dos surdos”. E o maestro interroga-se e encontra pistas de solução:
“Qual é o gesto do Espírito Santo? Qual é o gesto do Magnificat? O que significa ’A minha alma glorifica o Senhor’? A alma tem um gesto, glorificar e Senhor também tem. Vamos então criar um gesto para Magnificat! Há aqui também a criação de gestos que depois são difundidos para os outros surdos por estes coralistas que são conceituadíssimos na comunidade de surdos.”.
Não foi só “cantar e apresentar os surdos a cantar”, mas tem sobretudo “a ver com a comunidade surda e com criar gestos para outras coisas, além de gestos litúrgicos”, pois a oração do Magnificat nunca foi interpretada “em língua gestual, no mundo inteiro”; depois, “com a presença do Papa, é muito importante porque vai ser transmitida para todo o mundo”.
O entusiasmo de Sérgio era notório. Na celebração do 13 de maio, o grupo marcou presença no final da colunata sul do Santuário e o Magnificat foi interpretado com o coro do Santuário.
O maestro clarificou a razão da escolha do Magnificat:
“Foi escolhido o Magnificat porque é uma altura da celebração em que há reflexão e não há muita movimentação no pós-comunhão, nem no altar nem na parte da assembleia. É uma altura em que até a própria televisão tem a câmara a mostrar as pessoas ou a estátua da Virgem Maria e não há um destaque quando a música está a tocar. Ou seja, havendo este destaque em Língua Gestual, já há uma coisa diferente. O objetivo é mostrar que conseguimos fazer música e que não há barreiras. Os surdos encontram uma maneira diferente. Nós não podemos direcionar os nossos conceitos e as nossas ideias para lhes mostrar o que é a música.”
E, complementarmente, acrescentou:
“Para eles, ver o mar é música. Tudo o que esteja relacionado com coisas visuais é música. E, se eles falam e cantam, é com a língua deles, com a Língua Gestual Portuguesa. Nós fazemos isso com a nossa e eles fazem-no de uma maneira diferente, mas não deixa de ser música”.
Porém, as surpresas não ficaram por aqui. Seguiu para Fátima uma “Ave, Maria” que eles compuseram com um grupo que se chama Figo Maduro e que é lindíssima. Ofereceram-na ao Papa e partilham-na com todos no YouTube e no Facebook, desde o 13 de maio.
O objetivo dos elementos do grupo é “trazer música com as mãos, não só às pessoas surdas, mas aos ouvintes”. E, quanto às reações, há de tudo, como refere o maestro:
“Há pessoas que adoram, há pessoas que ficam indiferentes. […]. É muito giro ver a reação. Às vezes choram… Porquê? Porque transmitir a música que as pessoas estão a ouvir, através dos gestos, é uma coisa completamente diferente e as pessoas não estão habituadas. É um espetáculo tanto para surdos como para ouvintes. Para ouvintes porque conseguem absorver ainda mais a letra da música e conseguem usufruir de uma aceção estética do projeto. Quanto aos surdos, estes conseguem perceber o que se está a passar num conceito visual diferente e isso é muito importante. É sentir a música, a língua deles, de uma forma rítmica e artística.”.
Boas formas de integração/inclusão no alinhamento da missão da Igreja! Que sejam exemplo.

2017.09.18 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário