domingo, 8 de dezembro de 2019

Em Maria, reflete-se a beleza de Deus que é amor, graça e dom de si


Disse-o o Papa Francisco aquando da recitação do Angelus com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, neste dia 8 de dezembro de 2019, Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, este ano a coincidir com o II domingo do Advento e a sobrepor-se-lhe.
O Sumo Pontífice recordou que esta solenidade vem no “contexto do Advento, que é um tempo de espera paciente e de esperança jubilosa dos dias do Senhor em que nascerá a justiça e a paz para sempre. Com efeito, Deus realizará o que prometeu, mas na festividade de hoje é-nos anunciado que algo já está cumprido na pessoa e na vida da Virgem Maria. E o início desse cumprimento “realiza-se antes do nascimento da Mãe do Senhor”. Na verdade, “a sua imaculada conceição leva-nos ao momento preciso em que a vida de Maria começou a palpitar no seio de sua mãe: ali já estava presente o amor santificador de Deus, preservando-a do contágio do mal, que é uma herança comum da família humana.
Depois, o Santo Padre confidenciou que gosta de destacar a palavra com a qual Maria se define na sua entrega a Deus: professa-se ‘a serva do Senhor’ (Lc 1,38). Claramente o ‘sim’ de Maria a Deus, para que se faça nela o que e significado pela palavra do Senhor transmitida pela voz do anjo, “assume desde do início um comportamento de serviço, de atenção às necessidades dos outros”. E isso – insiste o Pontífice – é testemunhado pela visita a Isabel, que vem logo depois da Anunciação. Efetivamente a disponibilidade a Deus confirma-se na disponibilidade de assumir as necessidades do próximo.
Por isso,  “Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia” (Lc 1,39) para acompanhar Isabel na sua gravidez já avançada e em idade provecta.
No entanto, Francisco detém-se naquilo que o Evangelho de hoje faz ressoar como a súmula do que se pode dizer a Maria para seu inefável louvor, que é a saudação angélica: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo!” (Lc 1,28). Que mais podemos dizer a Maria e de Maria? Alegria plena, porque Ela é a cheia de graça. Mais: o Senhor está com Ela, ou seja mora nela e envolve-a.
Não pode haver maior e melhor alegria que respirar em Deus e com Deus, habitá-Lo e ser habitado por Ele. Não há maior graça que o favor total e inefável de Deus, que ama totalmente, escolhe a sério e santifica em toda a linha.
O Papa sublinhou que “Deus pensou e quis Maria desde sempre, em seu desígnio imperscrutável, como criatura cheia de graça, ou seja, repleta de seu amor”. E observou:
Mas para estar repletos é preciso abrir espaço, esvaziar-se, colocar-se de lado. Como fez Maria, que soube escutar a Palavra de Deus e confiar-se totalmente à sua vontade, acolhendo-a na sua vida sem quaisquer reservas. E nela a Palavra fez-Se carne. Isso foi possível graças ao seu sim’. Ao Anjo que Lhe pergunta se estava disponível para se tornar a mãe de Jesus, Maria responde: ‘Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra’.”.
Para o Santo Padre, “Maria não se perde em vários raciocínios, não coloca obstáculos ao Senhor, mas com prontidão confia-Se e abre espaço para a ação do Espírito Santo. Coloca imediatamente à disposição de Deus todo o seu ser e sua história pessoal, para que sejam a Palavra e a vontade de Deus a moldá-los e levá-los a seu termo”. É bem a antinomia dos fariseus a quem João Batista e o próprio Jesus acusavam de hipócritas viperinos a fugir o real cumprimento da Lei e a sobrecarregar os ombros dos crentes simples e ingénuos (cf Mt 3,7-9).
Ora, correspondendo perfeitamente ao projeto de Deus sobre ela, Maria torna-se a “toda bela”, a “toda santa”, mas sem a menor sombra de envaidecimento, com elevada autoestima, mas consciente de que aquilo que é – e quem é – é obra de Deus: O Senhor pôs os olhos na humildade da sua serva. De hoje em diante, me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-poderoso fez em mim maravilhas, santo é o seu nome.” (Lc 1,48-49). “É Ela uma obra-prima, mas permanecendo humilde, pequena e pobre. Nela se reflete a beleza de Deus que é amor, graça e dom de si”.
E, se o Papa Francisco concluiu que tudo o que Maria fez de bem o fez “sem fazer clamores e ostentações, sem buscar lugares de honra, sem propaganda, porque a caridade e as obras de misericórdia não precisam ser exibidas como um troféu”, sendo que as nossas comunidades “são chamadas a seguir o exemplo de Maria, praticando o estilo da discrição e do silêncio”, o missionário passionista que presidiu à missa da Solenidade salientou que Maria não viveu entre impaciências, remoques, impropérios como nós tantas vezes fazemos. Mesmo na paixão dolorosa de Seu Filho, Ela acompanhou tudo com o silêncio a dar espaço a Deus e aos homens. Na verdade, Maria, porque é totalmente de Deus, conhece a face missionária de Jesus; mas, como é mulher que é do povo e vive no povo, conhece o seu povo e sabe que Ele veio como sinal de contradição, para ressurgimento de muitos, mas também para ruína dos que não O aceitam. De facto, como mãe do povo de Deus e de cada elemento deste povo, é nossa intercessora junto de Jesus, solicitando o favor para nós, mas como sua e nossa mãe é sua missionária junto de nós e nossa boa conselheira, solicitando o nosso assentimento à vontade de Deus, para que tenhamos a alegria plena a graça do favor divino, a abundância do amor de Deus, que nos ama, escolhe e santifica, pois Se entregou por nós em oferta, em oblação, em desvelo ternurento e quer que participemos na “Graça do Senhor Jesus Cristo, no amor do Pai e na comunhão do Espírito Santo” (2Cor 3,13).   
De facto, por Ela nos veio Jesus, o Salvador e por Ela chegamos até Ele segundo o aforismo da piedade cristã “Per Mariam ad Iesum”. Por isso, há que assumir a pedagogia de Isabel e proclamar louvor e bênção. Não parar em Maria com o louvor, mas fazê-lo chegar a Jesus: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42). Ela acolheu o rebento que brotou das raízes de Jessé, sobre o qual repousa “o espírito do Senhor, espírito de sabedoria e de entendimento, espírito de conselho e de forta­leza, espírito de ciência e de temor do Se­nhor” e que levará a que não haja mais dano nem destrui­ção em todo o meu santo monte [do Senhor], porque a terra está cheia de co­nhe­­cimento do Senhor, tal como as águas que cobrem a vastidão do mar” (Is 11,1-2.9).      
Enfim, o Papa fez votos por “que a festa de nossa Mãe nos ajude a fazer de toda a nossa vida um “sim” a Deus, um “sim” de adoração a Ele e de gestos quotidianos de amor e serviço”. E a caminhada para o Natal – a Senhora da Conceição não deixa de ser a Senhora do Advento e a Senhora do Natal – bem pode ser um belíssimo tempo de exercício deste dinamismo de fé e disponibilidade apostólica no meio do mundo que nos circunda.
2019.12.08 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário