quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Mistérios do rosário semana a semana na caminhada do Natal

A caminhada do Natal deste ano na diocese do Porto integra o ideário do seu ano pastoral para 2016/2017, sob uma inspiração mariana, “Com Maria, renovai-vos nas fontes da alegria.
Ora, como escreveram os mentores da organização do ano pastoral (cuja diretriz seguirei), “entre estas fontes, de que brota o encontro com Cristo, está a oração”, “uma das principais fontes da alegria, em que se renova a fé, na luz, guia e companhia de Maria”. Neste contexto espiritual, propuseram parte da oração do rosário para fomento da vivência do mistério do Natal, agradecendo a “visita da Imagem da Virgem Peregrina” e evocando a “celebração do centenário das aparições de Fátima”, onde pontifica a paciência, a pedagogia e a espiritualidade do rosário.
Na verdade, a recitação do rosário pode suscitar a aproximação ao reino de Deus, dado ser uma presentificação da palavra bíblica do anúncio da encarnação com vista à redenção santificadora.
Sendo assim, o crente através da saudação e prece a Maria, encaminhante para o mistério do Pai em Jesus, coloca-se “no princípio da salvação e da criação do mundo”. Ao repetir a saudação do Anjo e de Isabel, o cristão entra progressivamente no âmago da fé, “onde a eficácia da criação e da salvação se torna real”.
Mais do que repetição mecânica, a reiteração insistente, observada a obediência ao Espírito Santo, torna o coração invadido pela respiração da Vida do Pai, criador e aglutinador de inteligências e de vontades segundo o seu coração de simplicidade e misericórdia, e conforma-o, e molda-o fazendo-o tomar “as qualidades que evoca”.   
Rezar implica mudar-se em mentalidade, postura e comportamento, comprometendo-se, à palavra que escuta de Deus e que, por sua vez, profere com fé e confiança, a sério na relação com Deus, consigo próprio, com o próximo e com o mundo enquanto casa comum que importa dominar sem destruir, mas cuidar conservando-a e rentabilizando-a de forma sustentável.    
A septenária meditação rezada de mistérios do rosário proposta pela competente autoridade diocesana (um mistério em cada uma das sete semanas) “é apenas uma sugestão contextualizada no espírito e objetivos da caminhada do Natal. Propõe-se “um mistério do rosário, rezado diariamente, ou uma vez por semana, ou noutro ritmo, de acordo com as sensibilidades e possibilidades de cada família”. Não se observa o esquema tradicional, mas selecionaram-se temas e textos atinentes aos mistérios gozosos em torno duma brevíssima leitura bíblica, por vezes bipartida dando à recitação a configuração de liturgia da Palavra.
***
O esquema oracional é o seguinte: invocação da Santíssima Trindade (P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. / R. Amém!); convite à oração e resposta (P. Com Maria e José, oremos ao Senhor! / R. Neste Natal, Ele nos dê a alegria do Seu amor!); uma admonição da parte de quem preside, a enquadrar o tema da semana; a brevíssima e condicente leitura bíblica; o convite à recitação do mistério; a recitação do Pai-Nosso, 10 Ave-marias e Glória; invocação a Maria, a José ou à Sagrada Família (variável); e termo (P. Bendigamos ao Senhor! / R. Neste Natal, Ele nos dê a alegria do Seu amor!).
Na 1.ª semana do Advento,
- A admonição releva a advertência da Palavra de Deus à atitude de atenção a “não deixarmos arrombar a nossa casa”, ou seja, a afastar a ameaça de tristeza, divisão e violência. No espaço de casa orante, Deus fala e transforma. Quando Deus chamou Maria, surpreendeu-a em casa. A casa do Jesus do presépio é a gruta, a significar pobreza e abandono, mas também aconchego, intimidade e proteção, a trilogia que temos de pedir para todos e a que todos têm direito.
 - A Leitura bíblica é:
“Ao entrar em casa de Maria, o anjo disse-lhe: Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo (Lc 1,28).
- Pede-se, em família, que “a nossa casa esteja sempre bem guardada pelo amor de Deus, entre todos os seus filhos”.
- Recita-se o Pai-Nosso, as 10 Ave-marias, o Glória e a seguinte invocação: P. Maria, digna morada de Jesus! / R. Rogai por nós!
Na 2.ª semana do Advento,
- A admonição compara a família a uma árvore que deve dar fruto (a árvore de Natal está associada ao Natal e ao presépio, pela esperança e vida que sugere). Os filhos como o “rebento” mais esperado são “o fruto” mais bendito do casal e da família. Porém, o casal que não recebe esse fruto encontrará formas de realização na ajuda a pessoas e instituições.
- A Leitura bíblica, desta vez é bipartida, de Lucas e de Mateus:
Isabel exclamou:
“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42).
E quando foi anunciado a José o nascimento do Menino, também lhe foi dito:
“Não temas receber Maria, pois o que ela concebeu é fruto do Espírito Santo” (Mt 1,20).
- Roga-se pelas grávidas e pelas crianças nascidas ao longo deste ano de 2016, para que as mães sejam apreciadas como espaço gerador de vida e as crianças acolhidas como fruto bendito e para que as famílias sem filhos encontrem vias de generosidade efetiva e afetiva.
- Recita-se o Pai-Nosso, as 10 Ave-marias, o Glória e a seguinte invocação: P. Maria, Mãe bendita e Imaculada! R. Rogai por nós!
Na 3.ª semana do Advento,
- A admonição recorda-nos a nossa condição de mensageiros do sonho de Deus. Como à casa de Maria e de José, Deus envia os anjos do Natal e do presépio a nossa casa para comunicar bênção. E esses anjos hoje têm o rosto de pessoas que ajudam, confortam e orientam.
- A Leitura bíblica é:
“O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria” (Lc 1,26-27).
- Suplica-se que os primeiros anunciadores, mensageiros de Deus, sejam os e as que vivem em nossas casas.
- Recita-se o Pai-Nosso, as 10 Ave-marias, o Glória e a seguinte invocação: P. Maria, Mãe do Evangelho vivo! / R. Rogai por nós!
Na 4.ª semana do Advento,
- A admonição transporta-nos o nosso pensamento para Belém, a Casa do Pão – referência do nascimento de Jesus. E é à luz da condição da família de Nazaré, que se prepara para o nascimento do Menino, que nós pensamos nas famílias pobres e nas dificuldades dos casais no início de vida familiar.
- A Leitura bíblica é bipartida, de dois passos de Mateus:
“Eis que o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa’ (Mt 1,20).
E, quando Herodes pretendia matar o Menino, o Anjo apareceu em sonhos a José e disse-lhe:
“Levanta-te e foge para o Egito e fica lá até que eu te avise” (Mt 2,13).
- Reza-se a São José que leve as nossas famílias a sonhar e a enfrentar com coragem as dificuldades, que os refugiados encontrem países e famílias que os acolham e que as famílias se tornem berços de esperança para o mundo.
- Recita-se o Pai-Nosso, as 10 Ave-marias, o Glória e a seguinte invocação: P. São José, Esposo de Maria! / R. Rogai por nós!
Na Oitava do Natal,
- A admonição centra-nos na celebração alegre do nascimento de Jesus, cujo anúncio foi, pelos anjos, feito em primeira mão aos pastores, que vigiavam atentos ao rebanho e aos sinais do Céu.
- A Leitura bíblica é:
“Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias, Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura” (Lc 2,11-12).
- Pedimos que todos nós, como os pastores, guardemos o sonho natalino, para fazermos de “toda a vida da família um ‘pastoreio’ misericordioso” (AL 322).
- Recita-se o Pai-Nosso, as 10 Ave-marias, o Glória e a seguinte invocação: P. Sagrada Família de Nazaré! R. Rogai por nós!
Na semana de um de janeiro à Epifania,
- A admonição convoca-nos para o início de um novo ano civil e, para, sob a égide de Santa Maria, Mãe de Deus, agradecermos a vida e a fé e trabalharmos pela paz.  
- A Leitura bíblica é meditativa e a meditação do mistério é fonte de ação sustentável:  
“Maria conservava todas estas palavras, meditando-as em seu coração” (Lc 2,19).
- Ora-se à Mãe de Deus para que nos ajude a guardar as três palavras da boa convivência – por favor, desculpa e obrigado/a, de modo que haja Paz em casa e a Paz chegue a todos os filhos de Deus, a todos os filhos da Paz, dispersos pelo mundo.
- Recita-se o Pai-Nosso, as 10 Ave-marias, o Glória e a seguinte invocação: P. Maria, Rainha da Paz! / R. Rogai por nós!
Na semana entre a Epifania e o início do Tempo Comum,
- A admonição leva-nos a considerar o sonho de Isaías para uma “humanidade reconciliada no amor e na paz”. O presépio, como Casa dos sonhos, faz-nos aprender com Maria e José a espera pelo sonho, abrindo-nos às surpresas de Deus.
- A Leitura bíblica é a conclusão da manifestação dos Magos, os reis da visão e do sonho:
Avisados em sonhos, os Magos regressaram à sua terra por outro caminho” (Mt 2,12).
- Ora-se pelas famílias, abertas às surpresas de Deus e cresçam com as dificuldades do caminho.
- Recita-se o Pai-Nosso, as 10 Ave-marias, o Glória e a seguinte invocação: P. Maria, Estrela da evangelização! R. Rogai por nós!
***
Um ótimo itinerário orante – familiar, grupal ou pessoal – aderente ao Natal. Laus Deo!

2016.11.30 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário