quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Peregrinação de agosto com o tema “Santa Maria, Mãe de Deus”

Não posso sentir estranheza face ao tema “Santa Maria, Mãe de Deus” escolhido pelo Santuário de Fátima como a marca da peregrinação aniversária de agosto no ano do Centenário das Aparições. Com efeito, por Maria, evoca-se a santidade de Deus, Aquele que é três vezes Santo, a perpassar a pessoa de sua Mãe, que Ele quis e dispôs que também seja nossa. Por consequência, sempre que a Igreja e os seus crentes invocam a intercessão da Santa Mãe de Deus, fazem jus à sua disponibilidade para a cooperar na geração e educação do Filho de Deus feito homem, para a sua missão de Mãe da Igreja e, consequentemente, de todos os filhos de Deus, irmãos em Cristo, para a sua função de mensageira da vontade de Deus junto dos homens e auxílio dos cristãos e para a tarefa de acompanhamento dos homens nas suas orações, necessidades e alegrias, em virtude do que se apresenta ante Deus como testemunha dos dramas e sofrimentos humanos.
E, através de Maria, a mais santa das criaturas, louvamos, bendizemos, adoramos e glorificamos o Senhor Nosso Deus, Pai de misericórdia e fonte de toda a consolação e protestamos a nossa fé e confiança em Deus, a firme esperança nos bens que nos estão garantidos e no amor profundo para com Deus e na sua expressão pela caridade franca e solidária para com o próximo. Depois, se nos afeiçoarmos ao estatuto de sentinelas da madrugada da Ressurreição, obviamente que estaremos disponíveis para a missão de cooperar na difusão, incrementação e celebração da Boa Nova do Reino de Deus e lutaremos com todo o nosso saber e forças pela promoção e garantia da dignidade humana, por um mundo mais justo, livre, equitativo, fraterno e solidário.
Desde tempos imemoriais o povo cristão invoca a Mãe de Deus, auxílio dos cristãos e refúgio dos pecadores, rezando:
“À vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.”.
E é recorrente a recitação da “Ave, Maria”, que nos leva a proclamar a “Cheia de Graça” como a “bendita entre as mulheres” e, pela sua mão pedagógica e materna, a cantar a bendição de Jesus, fruto do seu ventre, vindo a seguir a petição a Santa Maria como companheira e intercessora: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Ámen.”.
Por outro lado, não podemos esquecer que a peregrinação aniversária de agosto é, desde há uns tempos, a “Peregrinação do Migrante e do Refugiado”. E quem melhor do que todos aquele que vive fora da sua casa, da sua terra ou da sua pátria – seja qualquer for o motivo: procura de maiores e melhores meios de subsistência, fuga à guerra ou a perseguição ou às consequências de cataclismo – sentindo as saudades da terra onde nasceu ou se radicou, sabe recorrer a Maria para lhe dizer: “Mãe de Deus e Nossa Mãe, ouça os nossos pedidos Aquele que por nós quis chamar-se Teu filho”. E, enfim, todo o cristão que sente a caridade maternal de Santa Maria Mãe de Deus, tanto a invoca como a louva e se bem sabe rezar Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores”, também ousa dizer:
“Quer nas horas de tristeza, quer nas horas de alegria; quer sobre as ondas do mar, lá com a morte à porfia; quer nos escuros caminhos pelas noites de invernia; quer no lume da lareira, quer no sol quando alumia; quer no amor de toda a hora, quer no pão de cada dia...  
– Louvada seja na terra a Virgem Santa Maria!”.
***
Porém, há uma coisa que gostaria de saber desde já e espero não ficar desapontado.
O que dirá dizer em Fátima Dom Rino Fisichella?
De acordo com informação amplamente divulgada pelo Santuário de Fátima, quem vai presidir à Peregrinação Internacional Aniversária de agosto (que decorre de 12 a 13), conhecida como a Peregrinação do Migrante e do Refugiado” e que tem como tema “Santa Maria, Mãe de Deus”, é Dom Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. E sublinha-se que “é a segunda vez que Dom Rino Fisichella visita o Santuário de Fátima após ter sido nomeado responsável pelos Santuários, a nível do Vaticano, pois, “em maio deste ano acompanhou o Papa Francisco aquando da sua peregrinação a Portugal”.
Todavia, este prelado, que presidia à Pontifícia Academia para a Vida, foi dela retirado por críticas à atuação do Bispo de Olinda e Recife, relacionado com problemas da vida. E também contesta a designação de Papa emérito, que apenas se justifica pela surpresa da renúncia do Papa alemão, que abre caminho a renúncias futuras dos Bispos de Roma, sendo que, no entanto, a sucessão petrina nunca pode ser entendida como sendo um serviço em duplicado.
Porém, Bento XVI contou com ele para a criação do novo dicastério e Francisco deu ao dicastério novas atribuições. Na verdade, O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização foi criado em 21 de setembro de 2010, pela Carta Apostólica em forma de Motu Proprio “Ubicumque et Semper”, com a finalidade de “refletir” e “encontrar formas adequadas” para anunciar o Evangelho aos muitos batizados que não compreendem (ou têm dificuldade em compreender) o sentido de pertença à comunidade cristã. Tem como meta enfrentar “o subjetivismo da nossa época”, que se fecha em um individualismo privado de responsabilidades públicas e sociais. E, entre as suas tarefas específicas, salientam-se: aprofundar o significado teológico e pastoral da nova evangelização; promover e favorecer, em estreita colaboração com as Conferências Episcopais interessadas, que poderão dispor de um organismo ad hoc, o estudo, a difusão e a aplicação do Magistério pontifício relativo às temáticas vinculadas à nova evangelização; dar a conhecer e incentivar iniciativas ligadas à nova evangelização em curso nas várias Igrejas particulares e promover a realização de outras novas, comprometendo também concretamente os recursos presentes nos Institutos de Vida Consagrada e nas Sociedades de Vida Apostólica, assim como nas agregações de fiéis e nas novas comunidades; estudar e favorecer a utilização das formas de comunicação modernas, como instrumentos para a nova evangelização; e promover o uso do Catecismo da Igreja Católica, como formulação essencial e completa do conteúdo da fé para os homens do nosso tempo.
Por outro lado, pela Carta Apostólica em forma de Motu Proprio “Sanctuarium in Ecclesia”, Francisco confiou as Competências sobre os Santuários ao Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. Com tal documento, o Pontífice confia ao predito dicastério as tarefas de: criação de novos Santuários e a aprovação dos seus estatutos; criação de instrumentos para favorecer a evangelização e a religiosidade popular; promoção de encontros nacionais e internacionais para a renovação da pastoral da piedade e devoção popular; assistência espiritual e eclesial aos peregrinos; e maior valorização cultural e artística dos Santuários.
E Fisichella dispõe já dum boa folha de serviço no âmbito da nova Evangelização.
***
Esta Peregrinação Internacional Aniversária de agosto evoca a 4.ª aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos Francisco, Jacinta e Lúcia, e segue com o seguinte programa:
Dia 12Início oficial da Peregrinação, na Capelinha, pelas 18,30 horas, com a Saudação a Nossa Senhora e aos peregrinos; Bênção solene das velas e Rosário, na Capelinha, seguindo-se a procissão das velas, a partir das 21,30 horas; Missa internacional, no Recinto de Oração, às 22,30 horas; e, às 23,50, horas, Procissão do silêncio.
Noite de Vigília e dia 13Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, das 0 Horas às 2 horas; Via-Sacra, no Recinto (com início junto da Capelinha das Aparições), das 2 às 3,15 horas; Celebração Mariana, na Capelinha, das 3,30 às 4,25 horas; Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, das 4,30 às 5,30 horas; Adoração, com Laudes do Santíssimo Sacramento, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, das 5,30 às 7 horas; Procissão Eucarística, no Recinto de Oração, às 7 horas.
Celebração final – Rosário, na Capelinha, às 9 horas; às 10 horas, Procissão para o Altar, Missa, Bênção dos doentes, Consagração e Procissão do adeus.
***
Esta “Peregrinação dos Migrantes” é o ponto alto da 45.ª Semana Nacional das Migrações, que se realiza entre 6 e 13 de agosto, com o tema ‘Acolher o futuro – Novas gerações migrantes são o amanhã da humanidade’. A este respeito, escreve Dom António Vitalino, Bispo emérito de Beja e vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, que acompanha a Obra Católica Portuguesa para as Missões:
“Cuidar da nossa família e cuidar da casa comum, protegendo o ambiente e, sobretudo, amando o nosso próximo de modo concreto e não apenas com palavras, será a melhor maneira de mostrarmos que temos em atenção os menores, os mais vulneráveis, os sem voz”.
Aquele Bispo emérito apela a que nunca se faça as crianças “sofrer desnecessariamente”, mesmo que a infância de cada um “tenha sido dolorosa”. Pelo que observa:
“Todos sabemos que uma sociedade sem crianças está condenada a morrer. Todos falam do envelhecimento da Europa e da necessidade de repor as gerações, o que não se pode fazer apenas com as migrações”.
O prelado, realçando que Portugal está a envelhecer, “não apenas porque muitos jovens emigram” à procura de trabalho mais remunerado mas também porque “os casais não querem ter filhos ou se limitam apenas a um”, interpela-nos:
“Quem irá tratar dos nossos idosos? Quem irá fazer descontos para a sustentabilidade da segurança social?”.
Por tudo isto, a Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, da Igreja Católica em Portugal, convida a reler a mensagem do Papa Francisco para o 103.º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. Com efeito, como destaca Eugénia Quaresma, citando o documento ‘Migrantes de menor idade, vulneráveis e sem voz’, o Pontífice argentino escreveu:
“É importante que se implementem colaborações cada vez mais eficazes e incisivas, fundadas não só na troca de informações, mas também no fortalecimento de redes capazes de assegurar intervenções oportunas e capilares”.
***
A peregrinação, que assinala a 4.ª aparição da Senhora aos pastorinhos, termina com um concerto (com entrada livre) na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, às 15,30 horas, interpretado pelo coro Regina Coeli, sob o título “Rainha dos Céus, Alegrai-vos”. Trata-se duma iniciativa, no âmbito da celebração do Centenário das Aparições, inserida no Ciclo de Música Sacra a oferecer aos peregrinos recentes versões musicais da famosa antífona mariana Regina Coeli. O seu texto principal é um hino mariano tradicionalmente rezado durante o tempo pascal, ligando o mistério da Encarnação de Jesus à Sua Ressurreição.
Fundado em 1966 pelo maestro António Joaquim Lourenço, que o dirigiu até́ 1983, o coro Regina Coeli é formado por 40 coralistas e o seu repertório a capella abrange o período entre os séculos XVI e XXI. Antes de Pedro Miguel assumir o cargo, o coro foi ainda conduzido por António Vassalo Lourenço, Paulo Lourenço, Regina Mostardinha e Henrique Piloto. Tem sido presença constante, ano após ano, em vários festivais do país.
A primeira parte do referido concerto constará da execução de peças marianas compostas no século XX, com estéticas variadas, mas tendo em comum o louvor à Mãe de Deus; e a segunda parte é dedicada à encomenda intitulada de “A presença mais pura: 5 Poemas para um Regina Coeli”, estreada em Lisboa a 8 de julho de 2017, para assinalar os 50 anos do grupo.
O título contém a forma e o dedicatário. Sugere que o coro Regina Coeli completa 50 anos e que, para o assinalar, encomendou 5 peças a Alfredo Teixeira, Daniel Davis, José́ Luís Ferreira, Nuno da Rocha e Sara Ross, sendo que os poemas que serviram de base às obras são do Padre. José́ Tolentino Mendonça e foram selecionados por conterem uma espiritualidade mais interpelativa.
***
Por fim, recorde-se o essencial da 4.ª aparição.
A 13 de agosto de 1917, na hora da aparição, os videntes não estavam na Cova da Iria, por terem sido raptados pelo administrador do concelho de Vila Nova de Ourém, que à força quis arrancar-lhes o segredo. Nesse dia, juntou-se uma grande multidão a aguardava a aparição. Por volta do meio-dia, ouviu-se um trovão, a seguir ao respetivo relâmpago, tendo os espectadores notado uma pequena nuvem branca que pairou sobre a azinheira por alguns minutos. Observaram-se também fenómenos de coloração diversificada nos rostos das pessoas, nas roupas, nas árvores e no chão. As crianças, por seu turno, continuaram em cativeiro e, apesar das várias ameaças físicas de que foram alvo, permaneceram inabaláveis e nada revelaram.
Na manhã de 15 de agosto e, após um interrogatório final, foram libertadas e regressaram a Fátima. Entretanto, a 19 de agosto, Lúcia estava com Francisco e seu irmão João no lugar dos Valinhos, propriedade dum dos seus tios que dista uns 500 metros de Aljustrel. Pelas 4 horas da tarde, começaram a produzir-se as alterações atmosféricas que precederam as aparições anteriores: súbita diminuição da temperatura e esmorecimento do Sol. Lúcia, sentindo que algo de sobrenatural se avizinhava e os envolvia, pediu ao primo João que chamasse rapidamente a Jacinta, que chegou a tempo de ver Nossa Senhora que, anunciada, como das outras vezes, por um reflexo de luz, apareceu sobre uma azinheira um pouco maior que a da Cova da Iria.
À interpelação de Lúcia, a Senhora disse que pretendia que eles continuassem “a ir à Cova da Iria no dia 13”, que continuassem a rezar o terço todos os dias” e que no último mês”, faria o milagre para que todos acreditem. 
E à questão de saber o que a Senhora queria que se fizesse ao dinheiro que o povo deixa na Cova da Iria, respondeu:
 “Façam dois andores, um leva-o tu com a Jacinta e mais duas meninas; o outro que o leve o Francisco com mais três meninos. O dinheiro dos andores é para a festa de Nossa Senhora do Rosário e o que sobrar é para a ajuda de uma capela que hão de mandar fazer.”. 
Sobre o pedido de cura de alguns doentes, feito por Lúcia, anuiu:
“Sim, alguns curarei durante o ano”. 
Por fim, tomando um aspeto mais triste, recomendou-lhes de novo a prática da mortificação: 
Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o Inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas”. 
E, como de costume, começou a elevar-Se em direção ao nascente. E os videntes cortaram ramos da árvore sobre a qual a Senhora lhes tinha aparecido e levaram-nos para casa. Os ramos exalavam um perfume singularmente suave.
***
Que dirá Dom Rino Fisichella no Santuário de Maria vocacionado à evangelização e à piedade?

2017.08.10 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário