domingo, 6 de agosto de 2017

Dia Internacional de Oração pelos cristãos perseguidos no Mundo

O Dia Internacional de Oração pelos Cristãos Perseguidos no Mundo ocorre anualmente no dia 6 de agosto em evocação da noite e madrugada de 7 de agosto de 2014, em que milhares de cristãos fugiram do norte do Iraque, expulsos pelos extremistas do grupo Estado Islâmico. Na verdade, como declarou, na ocasião o patriarca Louis Raphael Sako, da Igreja Católica Caldeia:
“Cerca de 100 mil cristãos, aterrorizados e em pânico, fugiram de suas casas sem nada, somente com as roupas do corpo, a pé, rumo às cidades curdas. Entre eles havia doentes, idosos, crianças e mulheres grávidas, precisando de água, comida, medicamentos e um lugar para ficar”.
Assim que recebeu as primeiras informações na manhã do dia 7 de agosto, a Fundação Pontifícia AIS (Ajuda à Igreja que sofre) mobilizou os benfeitores e iniciou campanhas e projetos para socorrer material e espiritualmente os perseguidos e refugiados. Desde então, a AIS realiza um dos maiores projetos de ajuda da sua história, direcionando esforços para alimento, abrigo e educação para os refugiados – ação que já resulta em mais de 2 mil projetos no Oriente Médio desde o início da crise.
***
Por mais injusto que isso pareça e seja, as perseguições aos cristãos não ocorreram apenas nos primeiros séculos do cristianismo nem foi somente o Império Romano que protagonizou a sanha dos perseguidores. A perseguição àqueles e àquelas cujo pensamento e ação não sejam ou não se manifestem alinhados com os ditames do poder político que enforma quaisquer regimes totalitários é um facto transversal aos diversos tempos históricos. E os cristãos, que professam, defendem e missionam à luz dum Evangelho que não admite meias tintas nem o serviço a Deus e ao dinheiro ou àquilo que valha dinheiro (poder, ambição, prestígio, ocupação de postos cimeiros), estão na ribalta dos alvos dos perseguidores, que os classificam de sectários ou agentes de associação criminosa. Os romanos até acusavam os cristãos de ateus (por não queimarem incenso diante do imperador, considerado um deus), idólatras (por supostamente adorarem um ídolo, a imagem do Cristo crucificado), antropófagos (por comerem o corpo de alguém, Cristo), incestuosos (pois, apesar de se considerarem irmãos, havia casamento entre cristãos), orgíacos (por celebrarem em termos de festa o ágape, que os romanos assimilavam pela suposta aparência às bacanais) e incendiários (por preverem a destruição do mundo pelo fogo).
Só os cristãos que vivam um cristianismo descafeinado, acomodado à corrente, não incómodo é que escapam às incompreensões e perseguições. E nem os condutores ou participantes em ditaduras das direitas ou das esquerdas podem entreter-se em atirar as culpas para o lado oposto.  
Jesus, quando enviou os Doze em missão, previu que as pessoas poderiam não os receber (cf Mt 10,14-15; Mc 6,11; Lc 9,5; 10,10-11) e até os acautelou para o facto das perseguições, dando-lhes as convenientes indicações sobre como proceder, como se vê em Mateus:
“Envio-vos como ovelhas para o meio dos lobos; sede, pois, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Tende cuidado com os homens: hão de entregar-vos aos tribunais e açoitar-vos nas suas sinagogas; sereis levados perante governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e dos pagãos. Mas, quando vos entregarem, não vos preocupeis nem como haveis de falar nem com o que haveis de dizer; nessa altura, vos será inspirado o que tiverdes de dizer. Não sereis vós a falar, mas o Espírito do vosso Pai é que falará por vós. O irmão entregará o irmão à morte, e o pai, o filho; os filhos hão de erguer-se contra os pais e causar-lhes a morte. E vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas aquele que se mantiver firme até ao fim será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo: Não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes de vir o Filho do Homem.” (Mt 10,16-23; cf Mc 13,9-13; Lc 21, 12-19).
E Paulo alertou os anciãos de Éfeso para os perseguidores externos e para os internos:
“Sei que, depois de eu partir, se hão de introduzir entre vós lobos temíveis que não pouparão o rebanho e que, mesmo no meio de vós, se hão de erguer homens de palavras perversas para arrastarem discípulos atrás de si. Estai, pois, vigilantes e recordai-vos de que, durante três anos, de noite e de dia, não cessei de exortar, com lágrimas, a cada um de vós. E agora, confio-vos a Deus e à palavra da sua graça, que tem o poder de construir o edifício e de vos conceder parte na herança com todos os santificados.” (At 20,29-32).
Também Jesus, no sermão da montanha enuncia as bem-aventuranças da justiça:
“Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam.” (Mt 5,6.11-12).
E, em Lucas, vemos a advertência de Jesus:
“Ai de vós, quando todos disserem bem de vós! Era mesmo assim que os pais deles tratavam os falsos profetas.” (Lc 6,26).
Também, nos tempos que atravessamos, as perseguições são um facto lastimável que dá sofrimento a muitos. Segundo recente relatório da CNEWA (Catholic Near East Welfare Association) – agência criada pelo papa Pio XI em 1926 para o apoio dos pobres – os cristãos médio-orientais que vivem entre Chipre, Egito, Iraque, Israel, Jordânia, Líbano, Cisjordânia, Gaza, Síria e Turquia são 14,5 milhões. O dado foi divulgado na primeira metade de 2017. Há 7 anos, o número era de 200 mil pessoas a mais. (fonte: RV e SP-CNBB). E sabemos como tantos cristãos encontram a morte, por exemplo, no Iraque, no Egito, na Arábia saudita e em tantos lugares.
***
Assim se compreende que a fundação pontifícia AIS tenha promovido para hoje, dia 6 de agosto, um dia de oração pelos Cristãos Perseguidos no Médio Oriente, em especial no Iraque.
A data é, segundo a agência Ecclesia, assinalada em Portugal com uma celebração eucarística na Paróquia de Penacova, em Felgueiras. Com efeito, assinalam-se, a 6 de agosto, três anos da tomada de Mossul e da Planície de Nínive, no Iraque, por parte do autoproclamado Estado Islâmico (EI), que fez um ultimato à população: “converter-se ao Islão, pagar o imposto para poder continuar a viver naquela terra ou morrer”. Como refere a AIS, “este ultimato levou à fuga de milhares de pessoas, muitos delas cristãs, que se refugiaram na cidade de Erbil no Curdistão iraquiano”, vivendo desde então “em campos de refugiados”. E a AIS está a apoiar, com a ajuda dos benfeitores, os cristãos perseguidos, fornecendo ajuda de emergência, reconstruindo casas, igrejas e escolas.
***
Ao menos na aparência, o contributo de Portugal parece minúsculo comparado com o do Brasil. Com efeito, segundo a Rádio Vaticano, a Igreja esteve unida em oração pelos cristãos perseguidos em todo o mundo, no âmbito da iniciativa do Dia Internacional de Oração pelos Cristãos Perseguidos, promovida pela AIS, recebendo mais uma vez recebe o apoio da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e ainda participação de todas as paróquias do país.
Porém, a edição deste ano amplia as intenções de oração realizadas nas edições anteriores, que estavam direcionadas para os grupos perseguidos no Oriente Médio. De acordo com a AIS, a mudança ocorre porque em alguns países da África, por exemplo, morrem mais pessoas por serem cristãos do que em qualquer outro lugar do mundo. Neste contexto, o Bispo auxiliar de Brasília e Secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, explica:
“A Igreja é uma grande comunhão, nós até chamamos de comunhão dos santos aqueles que pertencem a Cristo, que foram revestidos de Cristo. E manifestarmos, através da nossa oração essa comunhão, essa caridade, significa sermos cada vez mais Igreja.”.
E, evidenciando a percepção de que a vivência da fé em determinados lugares do mundo presume o testemunho com o sangue, Dom Leonardo afirma, neste campo da comunhão dos santos que professamos no Símbolo dos Apóstolos, que todos os cristãos participam do martírio e da perseguição: “Participarmos deste dia de oração pelos cristãos perseguidos é mostrarmos também a nossa fé comum em Cristo Jesus”.
Rodrigo Arantes, membro da AIS-Brasil, salienta que a Fundação tem recebido o apoio da CNBB desde a 1.ª edição do Dia de Oração. E refere que, desde então, muitos frutos foram colhidos, lembrando que, em cada ano, a AIS traz uma personalidade de algum país onde os cristãos sofrem perseguição para dar o seu testemunho no Brasil e de uma forma bem concreta na Assembleia Geral da CNBB.
Neste ano, foi à Aparecida (SP) o Bispo copta católico de Assiut, no Egito, Dom Kyrillos Samaan, que falou aos bispos sobre os cristãos perseguidos no seu país e, segundo Rodrigo, “ficou maravilhado ao saber como os cristãos brasileiros se dedicam a rezar pelos cristãos perseguidos do Egito e do mundo todo”. E Rodrigo descreve dois exemplos como fruto da campanha de oração no Brasil e noutros países do mundo. Em primeiro lugar, refere, citando o local de onde foram expulsos mais de 100 mil cristãos na noite do dia 6 para o dia 7 de agosto de 2014 pelo Estado Islâmico:
“É impressionante como, desde que esse Dia de Oração teve início com o apoio da CNBB, sinais de esperança têm aparecido: há alguns anos as estimativas eram de que os cristãos no Iraque iriam desaparecer, hoje vemos a Planície de Nínive pacificada e os cristãos retornando e reconstruindo seus lares”.
Depois, evoca outro caso “que não se explica sem considerar o poder da oração”: o retorno de Cristina que, com apenas 3 anos de idade, havia sido sequestrada pelos terroristas do EI no dia 6 de agosto de 2014 e foi devolvida à família sã e salva em junho 2017. Diz Rodrigo:
“Graças a essa iniciativa da AIS com o apoio da CNBB, os cristãos brasileiros não apenas passaram a saber o que acontece com aqueles que correm o risco de perderem as suas vidas para viverem a sua fé como ainda podem rezar por eles e os encher de esperança por meio da oração”.
Para o Bispo Dom Leonardo Steiner, o testemunho dos cristãos perseguidos no Oriente Médio, na África e na Ásia, por exemplo, ajuda-nos “a viver uma fé transparente, mais límpida, que realmente mostre a eternidade já encarnada, o reino de Deus já presente neste mundo, mas que será também um reino definitivo”. Aos brasileiros, de acordo com o Bispo, fica a mensagem de testemunhar a fé onde se vive. Diz ele:
“Nós também temos intempéries, dificuldades, nós do Brasil temos corrupção, às vezes nos deixamos envolver por determinados elementos de corrupção. Mesmo assim, o exemplo é para sermos esse testemunho transparente e livre do evangelho.”.
Em São Paulo, houve uma celebração na Sé Catedral, às 9 horas, presidida pelo arcebispo de São Paulo, o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. Na ocasião, AIS-Brasil exibiu, antes e depois da celebração, vídeos realizados nos países onde ocorrem perseguição religiosa, com imagens e relatos dos cristãos que conseguiram escapar e sobreviver aos ataques extremistas. E, no Rio de Janeiro, realizou-se no Cristo Redentor, às 17 horas, um momento de Oração pelos Cristãos Perseguidos, conduzido pelo arcebispo local, o cardeal Dom Orani João Tempesta. Este evento contou com a presença de testemunhos dos que sofrem com a perseguição religiosa e o monumento foi iluminado de vermelho para representar o sangue dos mártires de hoje.
***
Também o Jornal do Brasil anunciava que, neste domingo, 6 de agosto, data que marca o Dia Internacional de Oração pelos Cristãos Perseguidos no Mundo, o Monumento ao Cristo Redentor iria receber uma iluminação especial na cor vermelha, como símbolo do sangue dos mártires de hoje. Na ocasião, dizia o periódico, “será conduzido um momento de oração pelos cristãos perseguidos pelo Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, no Santuário”. E ainda: “O evento, que terá início às 17 horas, também contará com a participação especial dos músicos Luis Kiari e Shalom, e com a presença de testemunhos daqueles que sofrem com a perseguição religiosa”.
Salientava o jornal tratar-se duma iniciativa da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), que, nesta edição, se propõe a abranger os cristãos perseguidos em todo o mundo, pois nas duas edições anteriores contemplavam-se apenas as minorias perseguidas no Oriente Médio.
E, destacando o apoio da CNBB, referia que o evento” irá reunir todas as paróquias do país, que já receberam da ACN um cartaz e a oração da campanha, com o intuito de promover e convidar as pessoas a participarem desta corrente mundial a favor dos cristãos que sofrem perseguição religiosa”.
***
Em termos de informação complementar, é de recordar que a ACN surgiu em 1947, após a Segunda Guerra Mundial, e que se tornou uma Fundação Pontifícia com sede no Vaticano. Atualmente, atende mais de 60 milhões de pessoas, por meio dos mais de cinco mil projetos apoiados, por ano, por esta entidade, em cerca de 140 países, incluindo o Brasil. Os projetos auxiliados pela ACN englobam a produção e distribuição de material catequético, a construção e reconstrução de Igrejas; locomoção e transporte para religiosos e missionários; recuperação de jovens dependentes químicos; construção de escolas e de casas, alimentação, medicamentos, agasalho e abrigo para refugiados.
Enfim, é a grande batalha de solidariedade multiforme a travar diariamente em muitas frentes, em tantas quantas há pessoas a sofrer – e a que ninguém pode ficar alheio.

2017.08.06 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário