sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Não estamos por acaso, mas chamados por Deus, que nos ama

 

A Cerimónia de Acolhimento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Parque Eduardo VII, em Lisboa, a 3 de agosto, fez-me lembrar os coros falados, como técnica de animação e de catequese nas festas da Ação Católica, no país, e nos Certames Diocesanos de Catequese, em Lamego ou em alguns dos seus arciprestados.  

Porém, desta vez, o coro falado – ou melhor, bradado e aplaudido – foi do Papa com os jovens (distribuídos pelo Parque Eduardo VII e pelo Terreiro do Paço – aqui através de ecrãs gigantes), cheio de frases exclamativas, com algumas interrogações, com a repetição de segmentos discursivos e com o pedido do Pontífice aos jovens de que repetissem os estribilhos que pretendia que fixassem, dizendo que não se ouvia ali e querendo mais alto.  

Francisco manifestou-se feliz por ver os jovens e por escutar o barulho deles e delas, barulho simpático e alegre que o contagiava.

Frisou que estavam ali pela chamada do próprio Papa, do Patriarca de Lisboa, dos bispos, dos sacerdotes, dos catequistas, dos animadores e, sobretudo, de Jesus, que é quem chama.

Com efeito, ninguém está ali por acaso, mas porque Deus chamou, não só nestes dias, mas “desde o início da vida”. E chamou cada um e cada uma pelo seu próprio nome: “Tu foste chamado pelo teu nome.” Não fomos chamados automaticamente, mas pelo nome.

Nenhum de nós é cristão por acaso. Ao princípio da teia da vida, antes dos talentos que possuímos, das sombras, das feridas que trazemos em nós, fomos chamados. E a razão de ser do nosso chamamento é que somos amados. “Fomos chamados, porque somos amados”. De facto, “aos olhos de Deus, somos filhos preciosos, que Ele, em cada dia, chama para abraçar, para encorajar, para fazer de cada um de nós uma obra-prima única, original”. Por isso, cada um é único e original.

Assim, nesta JMJ, o Papa deseja que nos ajudemos mutuamente a reconhecer esta realidade de que somos chamados, porque Deus nos ama. Quer que estes dias sejam “ecos vibrantes da chamada amorosa de Deus, porque somos preciosos a seus olhos, apesar do que veem, às vezes, os nossos olhos, “enevoados pela negatividade e ofuscados por tantas distrações”. Mais pretende que sejam dias em que cada nome, “através de irmãos e irmãs de muitas línguas, de muitas nações (vimos tantas bandeiras) que o pronunciam com amizade, ressoe como uma notícia única na História, porque único é o pulsar do coração de Deus” por cada um.

E Francisco esclareceu que “somos amados como somos”, “como somos agora” e “não como gostaríamos de ser”. E este é o ponto de partida da vida e, por isso, da JMJ. É preciso compreender que “somos amados como somos, sem maquilhagem”.

“Cada um de nós é chamado pelo nome”. Isto não é “um simples modo de dizer”, mas “é Palavra de Deus” (cf Is 43,1; 2Tm 1,9). Para Deus, “nenhum de nós é um número, mas é um rosto, é uma cara, é um coração”. E o Papa deixou o alerta: “Muitos, hoje, sabem o teu nome, mas não te chamam pelo nome”. De facto, o nome é conhecido, aparece nas redes sociais, é processado por algoritmos que lhe associam gostos e preferências, o que “não interpela a tua singularidade, mas a tua utilidade para pesquisas de mercado”. Muitos escondem-se por trás de sorrisos de falsa bondade, dizendo que conhecem quem és, “mas sem te quererem bem, insinuando que creem em ti e prometendo que serás alguém, para depois te deixarem sozinho, quando já não lhes fores útil”. “São as ilusões do mundo virtual”, pelo que “devemos estar atentos, para não nos deixarmos enganar”, pois muitas realidades que nos atraem e prometem felicidade, mostram-se pelo que são: coisas vãs, bolas de sabão, coisas supérfluas e inúteis, que “deixam o vazio interior”.

Ao invés, “Jesus não é assim”, pois confia em cada um de nós, porque Se interessa por cada um de nós. “Cada um de vós é importante para Ele”.

É por isso que nós, a sua Igreja, “somos a comunidade dos que são chamados”, não a comunidade dos melhores. “Somos todos pecadores, mas somos chamados assim, como somos”, com os problemas e com as limitações que temos, com a alegria transbordante, com a vontade de sermos melhores e com a vontade de vencer. “Jesus chama-me como eu sou, não como eu gostaria de ser”. E, assim, “somos comunidade de irmãos e irmãs de Jesus, filhos e filhas do mesmo Pai”.

Francisco é claro para os jovens, que são “alérgicos à falsidade e às palavras vazias”, e proclama: “Na Igreja, há espaço para todos. […] Na Igreja, ninguém é de sobra. Nenhum está a mais. Há espaço para todos. Assim, como somos.” Jesus, quando manda os apóstolos chamar para o banquete daquele senhor que o preparara, diz: “Ide e trazei todos!” Na Igreja, há lugar para todos: jovens e idosos, sãos, doentes, justos e pecadores. E o Papa solicitou a cada um que, na própria língua, repetisse com ele: “Todos, todos, todos!” Esta é a Igreja, a Mãe de todos, diz o Pontífice, que insiste, assegurando que, nela, “há lugar para todos”.

Mais garantiu que “o Senhor não aponta o dedo, mas abre os braços”. E disse: “O Senhor não sabe fazer isto [aponta com o dedo em riste], mas isto, sim [faz o gesto de abraçar]. Abraça a todos.” E apresentou Jesus na cruz, onde abriu “os braços para ser crucificado e morrer por nós”.

Numa cerimónia de acolhimento em ambiente eclesial, não podia faltar a referência explícita a Jesus acolhedor. “Jesus nunca fecha a porta”, antes convida a entrar: “Entra e vê!” Ele recebe, Ele acolhe. Nestes dias, cada um transmite a linguagem do amor de Jesus: “Deus ama-te, Deus chama-te”. Deus ama, chama, quer que esteja cada um perto d’Ele.

A propósito de, naquela tarde, ter recebido muitas perguntas dos jovens, o Papa apelou a que nunca se cansassem de perguntar, porque isso “é bom” e até “melhor do que dar respostas, porque quem pergunta permanece ‘inquieto’ e a inquietude é o melhor remédio contra a rotina, que, às vezes, se torna uma espécie de normalidade que anestesia a alma”. Cada um de nós traz dentro as suas interrogações. Por isso, deve colocá-las no diálogo comum e diante de Deus, na oração. E, porque, no transcorrer da vida, as interrogações vão tendo resposta, resta-nos esperar.

E Francisco vincou a surpresa do amor de Deus. O amor de Deus não está programado, vem de surpresa. “Surpreende sempre. Sempre nos mantém alerta e surpreende.”

Por fim, o Papa convidou os jovens a pensarem nesta maravilha: “Deus ama-nos! Deus ama-nos como somos, não como gostaríamos de ser ou como a sociedade queria que fôssemos. […] Chama-nos com os defeitos que temos, com as limitações que temos e com a vontade que temos de avançar na vida. Deus chama-nos assim.” Por isso, o Pastor apelou à confiança, “porque Deus é Pai e um Pai que nos quer bem, um Pai que nos ama”. Todavia, nem sempre é fácil entendê-lo. Por isso, sugeriu a ajuda de Maria, a Mãe do Senhor, que também é nossa Mãe.

E, exortando à rejeição do medo e à assunção da coragem, propôs o amor que Deus nos tem como “amortizador” das dificuldades. E fez repetir, a altas vozes, o estribilho: “Deus ama-nos!” Aliás, era esta a mensagem – “Deus ama-te” – que João Batista Montini (o futuro Papa São Paulo VI), quando era arcebispo de Milão queria que os cristãos fizessem soar à porta de cada casa.  

***

Como poucos líderes, o Papa Francisco tem o dom humano-divino de incutir, com empatia, o essencial do Evangelho, de abraçar a pessoa como ela é, de mobilizar para a comunidade, de alertar para os riscos de alienação proporcionados pela vida hodierna e de incitar à coragem.

2023.08.04 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário