domingo, 8 de setembro de 2019

Ao lado da Igreja, não sobre a Igreja


Tinha de ir ao local ver de perto o monumento a Dom António Francisco dos Santos. Apesar de a informação e as imagens veiculadas pela comunicação social terem, há um ano, dado um retrato bastante fiel da obra e as palavras dos intervenientes, nomeadamente as do Bispo diocesano Dom António Couto terem sido elucidativas, não ficaria bem comigo sem visitar o monumento e lá passar uns minutos, ainda que breves, de reflexão. Exigia-o a memória do santo prelado portuense, repentinamente falecido, e a amizade com que sempre se afirmou para comigo em todas as etapas da vida em que nos cruzamos em lides pastorais ou docentes.

Todavia, parece que nunca chegava o momento de ir a Tendais. E, no passado dia 7, após um almoço-convívio com antigos alunos do Externato de Castro Daire, minha mulher e eu fomos a Tendais, terra natal de Dom António Francisco, ver o monumento inaugurado e benzido a 29 de agosto de 2018.
Já há muitos anos que não passava pela EN 321, que desde Carneiro/Loivos do Mote (EN 101) passando por Baião, Cinfães, Tendais e Alhões, atravessa o Montemuro até ao cruzamento com a EN2 em Vila Pouca, perto de Castro Daire. Gostei de fazer o percurso até Tendais. Reparei na sinalética a apontar o monumento a Dom António Francisco na EN 321, uns metros abaixo do Café Restaurante Tendais, e depois na rua, no início da travessa que dá para a igreja.
E a primeira observação que me foi dado fazer, pensando, é a simbólica posição da estátua do Bispo e a sua relação com o templo, além dos 4 painéis referentes a frases emblemáticas que pronunciou em cada uma das quatro dioceses em que serviu a Igreja (Lamego, Braga, Aveiro e Porto): a plataforma onde pousa a estátua e o patamar que enquadra os preditos painéis ajudam a construir a proporção do monumento em relação ao templo e adro.       
***
Porém, a reflexão que pude fazer a partir da passagem do templo onde habita realmente Jesus Cristo e se reúne a Igreja/assembleia para a Igreja comunidade/povo de Deus/Corpo de Cristo foi a seguinte:
O Bispo está ao lado da Igreja, não sobre a Igreja. O Bispo preside à Igreja, que está, no dizer inaciano onde está o Bispo, mas presidir não é ser superior.
Em contraste, apraz-me recordar que, numa amostra de desenhos por crianças da catequese e do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa determinada paróquia que eu conheço, um dos miúdos desenhou a igreja/templo da sua terra com o pároco devidamente paramentado em cima do telhado da nave como se estivesse a cavalo. Não. O Bispo ou o Padre não estão sobre a Igreja, mas ao lado e, se for necessário, um pouco à frente (dum lado ou do outro como for mais conveniente, já que a Igreja caminha no meio do mundo) – a apresentá-la, a incitar os crentes a prosseguir na fé, a levantar os braços para animar a fé pela palavra, a fazer a santificação pela oração e pelos sacramentos, a urgir e organizar caridade pela atenção a todos os que precisam de bens materiais e espirituais, corrigindo as situações que atentem contra a dignidade humana, sempre anunciando Jesus Cristo e o Reino de Deus, comprometendo-se com a esperança e mobilizando todos para ela e em torno dela para o dinamismo e os frutos do Reino.
Recordando-me de algumas palavras do pároco da freguesia pronunciadas a propósito da inauguração e bênção do monumento, pareceu-me que o reverendo Padre Adriano Alberto Pereira percebeu bem o significado do gesto do Bispo e fez passar a mensagem.
Se o templo aparece em Tendais não sobranceiro e altaneiro como nalgumas localidades, mas aberto à comunidade – relativamente perto fica o Centro Social e Paroquial de Tendais – e em encosta como muitos dos grandes rincões territoriais da paróquia, Dom António Francisco dos Santos está em posição de saída como a Igreja que o Papa Francisco pretende que seja a Igreja de Cristo hoje.
Na verdade, o Bispo, que se formou no discipulado de proximidade com Jesus Cristo, que se instituiu como sucessor dos Apóstolos e apóstolo, há de ser a primeira testemunha qualificada do Ressuscitado e, por conseguinte, o primeiro missionário. Por isso, há de ser o primeiro a estar disponível para a caminhada eclesial e, depois, como sugere o Papa, o Bispo dos Bispos, ir à frente para rasgar o caminho, ir a meio para tentar acertar o passo dos caminhantes ou ir na retaguarda para dar um impulso adicional a quem tenha mais dificuldades.
Porém, se tem a caminhada estabilizada, deve caminhar ao lado para dar voz à Igreja, a apresentar com simplicidade ao mundo, campear a apresentação das razões da esperança, defender a Igreja dos adversários e das ideias adversas e solicitar a adesão de todas as pessoas de boa vontade à caminhada eclesial. Também deve estar ao lado da Igreja para promover a sua reforma contínua, a advertir para as magnas possibilidades de que o dom do Espírito Santo a dota permanentemente, mas também das suas limitações humanas e até erros humanos, e a pô-la em diálogo paciente e aberto com o mundo, sem agastamento, sem contemporizações indevidas, más sem anátemas e juízos indevidos.
Para tanto, deve rogar e cultivar o dom da sabedoria, que instrui nas coisas divinas e humanas (ouvindo Deus e as palpitações dos homens), para bem orientar, o dom da fortaleza, para se defender do maligno e saber defender a Igreja e os pobres, o dom da piedade, para criar, manter e reforçar a ligação a Deus intercedendo pelos homens e ser porta-voz e portador de Deus para os homens – tudo no quadro duma sadia e eficaz antropagogia.            
***
Dizia Hélder Carvalho, o autor da estátua, que os 2,20 metros em bronze “não chegam” para retratar a “grandeza do coração” de Dom António. É verdade, mas o escultor retratou bem aquilo que entendo como a perspetiva António-franciscana e parece-me que bem conseguiu esculpir a “figura e a alma” do bispo do Porto, pois, como o artista explicou, “há um leve sorriso a tentar fazer passar a sua bondade, ponderação e serenidade” e o todo responde ao que Hélder Carvalho pretendeu: “que as pessoas se aproximassem o mais possível de forma a poderem interagir podendo ver ao pormenor ou à distância”.
O monumento que evoca a vida e a missão de Dom António Francisco, para o Prelado lamecense serve de “importante testemunho” para as próximas gerações sobre o bispo que soube “inaugurar uma nova proximidade”. Com efeito, como explicava Dom António Couto, durante a homilia da Eucaristia de homenagem ao falecido Bispo, “há em Dom António Francisco uma proximidade nova que não se mede a metro, pela distância, muito ou pouco entre as pessoas” mas que “não é essa a verdadeira proximidade, não é estar encostadinho ao meu irmão ao lado, mas a responsabilidade pelo outro”. E Dom Manuel, seu sucessor na diocese do Porto, destacava a proximidade e “sensibilidade humana” com que Dom António Francisco dos Santos “conquistou corações”.
Dom António Couto dizia com pertinência aos jornalistas que o monumento “não seria muito do agrado do Senhor Dom António” que não era homem destas coisas mas “mais como os passarinhos, poisava aí em qualquer lado”. Todavia, pensando nas palavras do Padre Adriano Alberto que integrava um videograma adrede produzido para a circunstância e na reflexão a que me prestei proceder, talvez Dom António Francisco não ficasse pessoalmente muito confortável com a homenagem e com o monumento, mas é verdade que assumia todo o significado teológico-pastoral da obra. Disso não tenho dúvidas pelo que sei da sua alma sábia e santa.    
2019.09.08 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário