domingo, 9 de abril de 2017

I CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL DE ANGOLA

Ontem, dia 8 de abril, a Sala de Imprensa da Santa Sé noticiava:
“O Santo Padre nomeou o Eminentíssimo Cardeal Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, Seu Enviado Especial ao primeiro Congresso Eucarístico Nacional de Angola, que será celebrado em Huambo de 12 a 18 de junho de 2017”.
E a agência Ecclesia dava a notícia nos seguintes termos:
“O cardeal-patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, foi hoje nomeado enviado especial do Papa a Angola, no âmbito do Congresso Eucarístico Nacional que vai ter lugar este ano, naquele país lusófono, entre os dias 12 e 18 de junho.
De acordo com o gabinete de comunicação do Patriarcado de Lisboa, D. Manuel Clemente irá estar “na cidade de Huambo, antiga Nova Lisboa”, para um evento que terá como tema “Reconheceram-no ao partir do Pão”, retirado do Evangelho de São Lucas.
“Esta iniciativa, organizada pela Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), visa assinalar as comemorações dos 150 anos da 2.ª fase da evangelização de Angola”, adianta o Patriarcado.
Numa nota publicada online, citada pela mesma fonte, a Diocese de Huambo destaca quatro objetivos neste Congresso Eucarístico:
“Agradecer a Deus o dom da Eucaristia que conhecemos e celebramos há 150 anos; pedir perdão a Deus pelos pecados, sacrilégios e outros ultrajes cometidos contra a Santíssima Eucaristia; ajudar Angola a prosseguir o caminho da reconciliação; e pedir a Deus que abençoe Angola neste momento importante do seu desenvolvimento”, pode ler-se.”.
***
Decisão de realizar o Congresso
Em 28 de fevereiro de 2013, a Rádio Vaticano informava que a CEAST decidira realizar um Congresso Eucarístico Nacional em 2016, ano em que o país celebraria os 150 anos do 2.º Período de Evangelização.
A decisão fora tomada no decurso do 1.º dia dos trabalhos da primeira Assembleia anual ordinária da CEAST, que decorreu sob o lema “repropor a evangelização de Angola”. Nesse primeiro dia dos trabalhos, os Bispos trataram, entre outros assuntos, da vida social da Igreja, reconhecendo que havia necessidade de maior divulgação das suas atividades, tendo em conta que há uma certa ignorância “quanto àquilo que a Igreja católica realiza no campo da educação, saúde, assistência social e tudo aquilo que vamos realizando enquanto Conferência e Igreja” – dizia Dom Imbamba, porta-voz da CEAST, citado pelo jornal “O Apostolado”.
Entretanto, os Bispos decidiram também organizar uma celebração litúrgica no sábado daquela semana, no Kuito, Bié, para rezarem pelo papa Bento XVI. Para tal celebração, que se realizou na sé catedral local, foi convocado o povo de Deus. Esta decisão foi tornada pública no dia 26 de fevereiro, na cidade do Kuito, à margem da plenária do Bispos da CEAST.
Em ordem ao Congresso, em “Carta aos Artistas”, do Arcebispo Emérito do Lubango Dom Zacarias Kamwenho, de 23 de junho de 2014, foi lançado o concurso para a produção do Hino e do Logótipo do I Congresso Eucarístico Nacional de Angola (CENA). 
O regulamento do concurso sugere que concorrentes sejam fiéis católicos praticantes que conheçam a música sacra, que a letra seja condizente com os objetivos do Congresso e que o logótipo tenha ideias como Angola, Evangelização e Eucaristia. Os trabalhos deveriam ser entregues até fim de setembro de 2014.
***
Os Congressos Eucarísticos, que surgiram recentemente na vida da Igreja como particular manifestação do Culto Eucarístico, devem constituem uma ocasião em que a comunidade local convida todas as Dioceses, ou uma Diocese convida as outras Dioceses de toda uma região, nação ou de todo o mundo, para que unanimemente se dediquem a considerar com maior profundidade um determinado aspeto do Mistério Eucarístico e a venerá-Lo publicamente com vínculos de caridade e de unidade. É necessário que estes Congressos sejam um sinal autêntico de fé e de caridade, pela plena participação da Igreja local e manifestação da união com as outras Igrejas.
Mais que um evento social, o Congresso Eucarístico é um acontecimento de fé e de cultura, para formar o Corpo Místico de Cristo, para que o mundo conheça melhor o Mistério da Eucaristia. Nele podem ter-se Celebrações da Palavra de Deus, sessões de catequeses e conferências. Porém, o centro de todos os atos do Congresso Eucarístico é a celebração da Eucaristia.
***
Proclamação do Congresso
O Congresso, conforme noticiou a agência ANGOP, foi proclamado e aberto a 27 de março de 2016 (domingo), em Luena, por Dom Gabriel Mbilingi, Presidente da CEAST, durante as celebrações do IV Domingo da Quaresma e do 18.º Dia Nacional da Reconciliação, no pavilhão gimnodesportivo “27 de março”, contando com a participação de mais de dois mil fiéis.
Dom Gabriel explicitou que a institucionalização do Congresso Eucarístico Nacional tem o objetivo de celebrar o jubileu dos 150 anos da 2.ª fase da evangelização de Angola com a chegada dos missionários do Espírito Santo, em 1866. Esclareceu que, com a celebração do congresso, que será encerrado a 21 de agosto de 2016, se pretende agradecer a Deus o dom da Eucaristia que, ao longo destes 150 anos, edificou a Igreja, além de ajudar Angola a reconciliar-se efetivamente nestes 40 anos de independência. E acrescentou que o congresso serve igualmente para pedir perdão a Deus pelos pecados, sacrilégios e outros ultrajes cometidos contra a “Santíssima Eucaristia”, quer por negligência quer por ignorância dos seus autores.
Depois, afirmou que, pelo jubileu, se recordaria o passado (os homens e mulheres que proclamaram e testemunharam a boa nova da salvação), se celebraria o presente, se agradeceria a Deus o dom da fé e os frutos produzidos pela evangelização nestes 150 anos e se perspetivaria o futuro com compromisso da nova evangelização pessoal e coletiva. E Justificou:
“Cada jubileu é tempo de graça, é ano santo, tempo de renovação interior do homem, de conversão do amor de Deus, de penitência, mudança, tempo de reconciliação, para restabelecer relações autênticas com Deus e com os irmãos, envolvendo a própria comunidade eclesial, a sociedade, a política, o ecumenismo e a busca da paz”.
***
Adiamento e relançamento do Congresso
Porém, conforme informava o jornal “O Apostolado”, o conselho Permanente da CEAST decidiu adiar a realização do I Congresso Eucarístico Nacional. A decisão foi comunicada por Dom José Manuel Imbamba, na manhã do dia 3 de Junho de 2016, no fim dos trabalhos do Conselho Permanente que se reuniu, na sede da CEAST, nos dias 2 e 3. O Arcebispo de Saurimo justificou o adiamento com a análise detalhada das formas e de todos os trabalhos de cumprimento das atividades cronograma. O prelado disse que estava projetada para o 1.º semestre de 2017 uma data indicativa para a realização do congresso. Porém, todos os bispos deveriam ser ouvidos em outubro para a agenda definitiva.
Segundo um documento aprovado pela CEAST, no dia 9 de novembro de 2015, busca-se, com o I Congresso Eucarístico Nacional:
- Celebrar os 150 anos da 2.ª fase da evangelização de Angola com a chegada dos Missionários do Espírito Santo em 1866;
- Agradecer a Deus o dom da Eucaristia que ao longo destes 150 anos que edificou esta Igreja que hoje somos e temos;
- Pedir perdão a Deus pelos pecados, sacrilégios e outros ultrajes cometidos contra a Santíssima Eucaristia, quer por negligência dos cristãos, quer por ignorância dos seus autores;
- E ajudar Angola a reconciliar-se efetivamente.
Neste sentido espera-se: maior incremento na Proclamação da Palavra de Deus; culto Eucarístico através da celebração e adoração prolongada diante do Santíssimo exposto, em Igrejas pré-determinadas, particularmente adaptadas a este exercício de piedade; e celebração do Sacramento da Reconciliação, de modo a torná-lo facilmente mais acessível a todos os fiéis e peregrinos que o desejarem.
Por isso, de acordo com a Rádio Ecclesia, procedeu-se ao relançamento do Congresso nas dioceses e organizaram-se as catequeses prévias. Assim, Dom Luzizila Kiala, Bispo da diocese do Sumbe e Presidente da Comissão Episcopal de Liturgia da CEAST, relançou no Sumbe, no Domingo, 13 de novembro de 2016, o I CENA, no encerramento do Ano Santo da Misericórdia.
Dom Kiala, ao explicar o tema do congresso “Reconheceram-no ao partir do pão”, citou algumas passagens bíblicas, onde adiantou que os discípulos de Emaús sentiram a necessidade de irem depressa partilhar com todos os irmãos a alegria de o terem encontrado.
Reconheceram-no ao partir do pão”. É isto que deve animar todo o cristão angolano: reconheceram-no a partir do pão”. E o prelado prosseguiu:
“Na Eucaristia, como experimentaram estes discípulos, devemos descobrir que realmente Jesus Cristo está vivo e de uma forma misteriosa caminha com os que acreditam na sua mensagem e vivem como Igreja família de Deus, e esta presença Jesus a realiza particularmente na celebração da eucaristia quando escutamos a palavra de Deus e recebemos a comunhão”.
Dom Kiala sustentou que o congresso é uma ocasião para que os cristãos se aproximem da Eucaristia, pois o encontro com o Cristo ressuscitado na palavra proclamada e na fração do pão tem o poder de transformar os fiéis que formam a assembleia em evangelizadores, entusiastas e velosos do senhor: “aqui estamos para renovar isto de sermos uma comunidade diocesana evangelizadora porque vive da eucaristia”.
O Presidente da Comissão Episcopal de Liturgia apontou os desafios do Congresso para os cristãos em Angola e São Tomé, dizendo que, ao recebermos a comunhão em nossos corações, deve brotar a esperança e descobrir, tal como os discípulos de Emaús, que Jesus Cristo esta vivo nas nossas vidas. E sustentou que Jesus realiza esta sua presença esperançosa particularmente na celebração da Eucaristia quando escutamos a palavra de Deus e recebemos a comunhão, pois a vida do filho de Deus recebida no batismo tem necessidade de ser alimentada, não por uma comida qualquer, mas pelo corpo de Cristo. Por isso, se lamenta que tantos irmãos não se aproximem da Eucaristia. E o Congresso é uma ocasião para os cristãos se aproximarem da Eucaristia, o encontro com Cristo ressuscitado na palavra proclamada e na fração do pão.
***
A CEAST analisou o plano de realização do I Congresso Eucarístico
Uma delegação de bispos da CEAST analisou no domingo, dia 2, na província do Huambo, o plano de atividades para a realização do I Congresso Eucarístico Nacional, previsto para junho próximo, no planalto central. O encontro em que participou João Baptista Kussumua, governador provincial do Huambo, insere-se nas recomendações saídas da 1.ª conferência anual da CEAST realizada na província de Benguela. O porta-voz da CEAST, Dom Manuel José Imbamba, disse, em declarações à imprensa, que a delegação episcopal, composta por quatro bispos, veio à província do Huambo com o objetivo de se inteirar do andamento do programa preparativo do evento, no sentido de tomar as decisões consentâneas para os vários acontecimentos que vão ocorrer no campo social, cultural e espiritual. E frisou:
“Os aspetos requerem uma preparação prévia e condigna para que o evento possa decorrer dentro dos objetivos desejados, por ser um acontecimento prioritário, no quadro dos desafios da igreja em Angola”.
Já o presidente da Comissão Episcopal de Liturgia da CEAST, Dom Luzizila Kiala, informou que foram analisados aspetos ligados à  liturgia, orçamento, questões doutrinais e de transportes, para uma melhor organização do congresso.
Por sua vez, o governador do Huambo, João Baptista Kussumua, manifestou a disponibilidade do governo local em poder ajudar a Igreja Católica para a realização com êxito do evento.
O Congresso Nacional Eucarístico será antecedido da realização de um simpósio.
Sobre o lema, “Reconheceram-no ao Partir do Pão”, o Congresso visa aprofundar  o sacramento da eucarística e a participação dos cristãos neste mistério.
***
Em suma,
No Espírito da Celebração dos 150 anos da 2.ª Fase da Evangelização em 1866 e do início da fé em Angola em 1491, foi gerado o I Congresso Eucarístico Nacional de Angola, que se realizará na Província do Huambo de 12 a18 de junho.
Este ano será a primeira vez em Angola que se viverá um Congresso Eucarístico Nacional, mas já houve Congressos Eucarísticos Diocesanos em 5 Dioceses – Benguela, Lubango, Cabinda e Huambo – que foram momentos muito fortes, vibrantes e rejuvenescedores da fé cristã e da vivência da Eucaristia.
O Congresso tem como tema: “Reconheceram-no ao partir do pão” (Lc 24,31). O lema é: “Hoje Emaús é Angola”. E a  temática do é a Nova Evangelização em Angola.
Os seus objetivos são:
- Agradecer a Deus o dom da Eucaristia que conhecemos e celebramos há 150 anos;
- Pedir perdão a Deus pelos pecados, sacrilégios e outros ultrajes cometidos contra a Santíssima Eucaristia;
- Ajudar Angola a prosseguir o caminho da reconciliação.
- Pedir a Deus que abençoe Angola neste momento importante do seu desenvolvimento.
***
Oxalá, Angola e São Tomé se transformem, com o Congresso, em países luzeiros de fé, reconciliação, desenvolvimento, justiça e igualdade e em definidores e realizadores do seu próprio destino coletivo. E que os demais países os respeitem na sua idiossincrasia, legítimos anseios e justas aspirações.
2017.04.09 – Louro de Carvalho


Sem comentários:

Enviar um comentário