quarta-feira, 19 de abril de 2017

Aliados sabiam do Holocausto em 1942 e nada fizeram para o anular

A novidade

Está ainda fresca na comunicação social a informação de que os arquivos da ONU (Organização das Nações Unidas) mostram que EUA, Reino Unido e URSS sabiam do genocídio judaico dois anos e meio antes da descoberta oficial dos campos de extermínio nazistas durante a II Guerra Mundial. É a revelação constante dos documentos secretos da Comissão de Crime de Guerra das Nações Unidas, que datam de 1943 e estão a ser divulgados ao público pela primeira vez na Biblioteca Wiener, em Londres. Os mesmos arquivos mostram que os governos dos ditos países já preparavam acusações de crimes de guerra contra Hitler em dezembro de 1942, depois de terem conhecimento de que, pelo menos, dois milhões de judeus haviam sido assassinados e outros cinco milhões estavam em risco de vida. Não obstante, estes países pouco fizeram para tentar resgatar ou providenciar lugares seguros para os que estavam em perigo.
Em março de 1943, o Visconde de Cranborne, ministro do gabinete de guerra de Churchill, declarou que os judeus não deviam ser considerados caso especial e que o Império Britânico estava já cheio de refugiados, não podendo oferecer um lugar seguro a mais gente.  
Dan Plesch, professor no Centro para Estudos Internacionais e Diplomacia na Universidade de Londres e autor do documento recém-publicado “Human Rights After Hitler” disse que se supunha que os aliados souberam do genocídio só quando descobriram os campos de concentração, mas, em 1942, já comentavam publicamente o caso. E as grandes potências elaboravam acusações de crimes de guerra baseadas em depoimentos de testemunhas dos campos e dos movimentos de resistência em vários países ocupados pelos nazistas. Ora, em fins de dezembro de 1942, o Secretário de Relações Exteriores da Grã-Bretanha, Anthony Eden, disse ao parlamento britânico:  
“As autoridades alemãs, não satisfeitas em negar os mais elementares direitos humanos a judeus em todos os territórios por onde estendem suas leis bárbaras, agora estão a colocar em prática a intenção de Hitler, já muito repetida, de exterminar o povo judeu”.
São informações conhecidas há muito por investigadores e historiadores, mas os arquivos eram inacessíveis ao público. Até pesquisadores da ONU tinham de apresentar pedidos especiais de acesso por meio dos seus governos.
Os documentos registam vasto conjunto de provas (algumas já de janeiro de 1942) conhecidas pouco tempo após a fundação da ONU, demonstrando que a violação e a prostituição estavam a ser consideradas nos processos de acusação como crimes de guerra em tribunais da Grécia, Filipinas e Polónia no final da década de 1940. E registam relatos recolhidos pelo Governo polaco no exílio – antes de os aliados derrotarem os nazis – com descrições detalhadas do que se passava nos campos de concentração de Treblinka e Auschwitz.
Howard Falksohn, da Biblioteca Wiener, antecipa um “enorme interesse” histórico por esta documentação que inclui “ficheiros PDF, alguns com mais de 2000 páginas”, crendo que, com estas “provas”, será possível “reescrever capítulos cruciais da História”.
A Biblioteca de Wiener foi fundada, em 1934, em Amesterdão, por Alfred Wiener para monitorizar o antissemitismo. Em vésperas da II Guerra Mundial, Wiener enviou o seu espólio para Londres e colaborou com o seu governo para dar informações sobre o regime de Hitler. Mais tarde, ajudou na obtenção de provas para os Julgamentos de Nuremberga.
***
O que já se sabia de outras fontes
O cineasta e escritor Oliver Stone, que lutou na guerra do Vietname, como Platoon, JFK, Wall Street e outros, diz que ficou espantado com o que os professores contam aos alunos na escola – aliás, o mesmo que ele aprendera no tempo de estudante:
“Nós, americanos, éramos o centro do mundo. Havia um destino manifesto e nós éramos os mocinhos”.
O cineasta juntou-se ao professor de História Peter Kuznick e, após uma pesquisa de 5 anos, a dupla fez um documentário e um livro com a história não contada do país, visando mostrar a distância entre os acontecimentos relativos à política expansionista e hegemonista dos EUA e a fabulação criada para os justificar e enquadrar na ideologia da missão divina confiada por Deus aos EUA para levar aos outros povos o cristianismo, a democracia e o livre mercado.
É a política de Estado que, desde as origens, orienta e sustenta um empresariado sedento por concorrer com os impérios coloniais (Grã-Bretanha, da França, Alemanha, etc.). Depois de anexar metade do México, incorporou, no século XX, Filipinas, Guam, Pago Pago, Ilha Wake, Atol Midway, Havaí e Porto Rico e reivindicando o controlo sobre Cuba. Entrou na I Guerra Mundial para romper o protecionismo das grandes nações e abrir os mercados para seus negócios enquanto impunha altas tarifas para importação. A nível interno, esmagava o movimento operário e sindical com grande violência, suborno e legislação restritiva e perseguia ferozmente as associações e aspirações socialistas até as reduzir à insignificância.
O livro acusa documentalmente a simpatia e a colaboração dos banqueiros e empresários norte-americanos com Hitler e o governo nazista. Ford, GM,Standard Oil, Alcoa, ITT, GE, Dupont, Kodak, Westinghouse e muitas outras empresas continuam a fazer negócios com os nazistas até 1941. Ford e GM aceitaram converter as suas fábricas instaladas na Alemanha para a produção de armas. E banqueiros houve que mantiveram o negócio com os alemães durante a guerra.
Inglaterra, França e EUA faziam de surdos aos apelos da URSS de Stalin para formarem uma aliança contra a Alemanha, apresentavam débeis protestos aos avanços das tropas de Hitler e Mussolini na ocupação de outros países (Etiópia, Áustria, Checoslováquia, Sudetos, etc.) e vendiam armas a Franco para esmagar o governo republicano espanhol. 
Para os autores, EUA e seus aliados fizeram muito pouco para auxiliar a desesperada comunidade judaica-alemã quando em 1938 se desencadeou uma orgia de violência. Em 1939, quando Hitler descumpriu os acordos com a França e Inglaterra e invadiu a Checoslováquia sem qualquer reação, Stalin, certo de que a URSS estaria sozinha na luta contra o nazismo, procurou ganhar tempo para se armar e assinou o pacto de não agressão com a Alemanha, desviando o rumo da guerra para oeste. E, numa rápida sucessão, o exército alemão conquistou a Dinamarca, Noruega, Holanda e Bélgica. Assim, em junho de 1940, a França desmoronava, com a maior parte da sua classe dominante a optar pela colaboração com os nazistas.
Em 1941, face aos apelos do Primeiro-Ministro da Inglaterra, Winston Churchill, para os EUA entrarem na guerra contra a Alemanha, Franklin Roosevelt declarou:
“Acredito que falo como Presidente dos Estados Unidos quando digo que não ajudaremos a Inglaterra nessa guerra se for para eles continuarem a tratar com arrogância os povos coloniais”.
As suas palavras significavam que os EUA queriam em troca o acesso aos mercados até então sob o império inglês. Mas Roosevelt prometera ao seu povo não mandar os jovens norte-americanos para morrer na guerra europeia e precisava de pretexto para descumprir a promessa. O ataque do Japão à base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí, deu o pretexto.
Atacada ferozmente pelo exército alemão, a URSS clamou em vão pela abertura de uma segunda frente na Europa durante três anos. Porém, sob influência de Churcill, as tropas aliadas foram desviadas para a África, frente secundária, mas de interesse da Inglaterra para a defesa do seu império (e do seu petróleo no Médio Oriente). O desembarque na Normandia só ocorreu depois de o Exército da URSS, numa façanha incrível, ter destroçado a até então invencível máquina de guerra alemã e marchar celeremente para Berlim. Ameaçava, assim, tomar o controlo da segunda maior base industrial e tecnológica do planeta, o que seria desastroso para os interesses dos capitalistas norte-americanos e ingleses.  
Com efeito, a economia dos EUA quase dobrou durante a guerra, apoiada na indústria de armas. Com Roosevelt doente, a sua terceira eleição à presidência envolveu uma batalha e um golpe branco para a escolha do vice-presidente. Wallace, o auxiliar mais próximo de Roosevelt, foi afastado pela manipulação dos grandes industriais em prol do senador provinciano e ignorante Harry Truman, que, ao assumir a presidência por morte de Roosevelt, estava “escandalosamente despreparado” para a função. Estimulado pelos próceres da indústria do aço e de armamentos e altos funcionários anticomunistas, rompendo unilateralmente os acordos estabelecidos entre Roosevelt e Stalin, suspendeu a ajuda prometida para a reconstrução da economia da URSS. E foi ele quem determinou ou autorizou os desnecessários bombardeios nucleares de Hiroshima e Nagasaki, sobre um país que já havia assumido a derrota. Depois de ter as suas cidades severamente bombardeadas pela aviação norte-americana e na iminência de a URSS entrar na guerra contra eles, os japoneses buscavam ativamente as negociações para a sua rendição.
Como se vê, o contexto não dava grandes hipóteses de EUA e Reino Unido gritarem contra o antissemitismo. (cf Oliver Stone e Peter Kuznick, A História Não Contada dos Estados Unidos, Faro Editorial 2015).
Enfim, quando acima da vida humana se coloca a estratégia de guerra e dos interesses…
***
A questão do Papa Francisco sobre o não bombardeamento das vias férreas
A SIC Notícias emitiu, em tempo, importante entrevista dada a Henrique Cymerman pelo Papa Francisco, onde o Pontífice, questionado sobre o papel de Pio XII relativamente ao Holocausto, desviou a atenção para o papel dos Aliados durante a II Guerra Mundial, criticando o facto de não terem bombardeado as vias férreas que levavam ao campo do extermínio de Auschwitz-Birkenau, não tendo impedido assim a continuação dos massacres e do extermínio nazi.
Não se trata duma questão nova, pois desde o final da guerra, a descoberta dos campos do extermínio nazis foi colocada e discutida, nomeadamente no seio da historiografia sobre o Holocausto. No livro “Portugal, Salazar e o Holocausto”, da autoria de Cláudia Ninhos e de Irene Flunser Pimentel (Temas e Debates, 2013), é abordada essa problemática.
Com o triunfo da SS e da RSHA sobre as outras facções, através da conferência de Wannsee, de Janeiro de 1942, foi posta em marcha a solução final, em Chelmno e Maidanek. Os motores diesel até ali utilizados seriam substituídos pelo Zyklon B, também usados nos outros campos da “operação Reinhardt” de Belzec, Sobibor, Treblinka e Auschwitz-Birkenau, erguido partir de novembro de 1941. A partir de Wannsee, não mais viriam a ser tomadas decisões sobre matar os judeus, mas sobre quando e por que ordem deveriam ser assassinados. Assim, não tendo sido o momento da decisão de levar a cabo o Holocausto, Wannsee marcou o ponto da decisiva transição entre as deportações quase genocidas e o claro programa político oficial de extermínio.
A 25 de março, iniciaram-se, em toda a Europa ocupada pela Alemanha, as operações genocidas e, no verão, já estava plenamente em marcha a máquina de extermínio. Na Polónia, os guetos foram dissolvidos e os seus ocupantes, tal como os judeus de França, Bélgica e da Holanda, começaram a ser deportados para os campos de extermínio. Nas semanas seguintes, cerca de 90.000 judeus, primeiro, homens jovens programados para o trabalho e, depois, mulheres e crianças, foram enviados do Estado-fantoche da Croácia para guetos no distrito de Lublin e para os campos a leste. Em 22 de julho, iniciaram-se as deportações dos judeus de Varsóvia para Treblinka e, a 5 de outubro, Himmler ordenou a deportação de todos os judeus dos territórios ocupados para Auschwitz. Com o funcionamento das câmaras de gás no campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, em junho de 1942, os nazis tinham passado à fase aberta do genocídio planificado e sistemático, cujo ponto culminante e derradeiro seria o massacre de meio milhão de judeus húngaros, executados ao ritmo de 10.000 por dia, no verão de 1944. Porém, em dezembro de 1942, cerca de 75% das vítimas do Holocausto já tinham sido mortas e só nesse ano foram assassinados 2.700.000 judeus, mais que em todos os outros anos de vigência do Terceiro Reich. O historiador Raul Hillberg observou que os nazis assassinaram cerca de 100.000 judeus, no período entre a tomada do poder e o fim de 1940, mas que, no ano seguinte, já tinham morto 1.100.000 judeus, em resultado da guetização, dos massacres periódicos na Polónia e dos assassinatos perpetrados pelos Einsatzgruppen e outras unidades alemãs a leste. Até março de 1942, contudo, menos de 10% das vítimas do nacional-socialismo tinha morrido, ocorrendo os massacres, sobretudo de judeus e prisioneiros de guerra soviéticos, em Chelmno e na URSS. No entanto, no período entre o começo das mortes em Belzec, em meados de março 1942 e meados de fevereiro de 1943, mais de metade de todos os judeus e outras vítimas do nazismo já tinham sido mortos, podendo-se dizer que a conferência de Wannsee teve um papel galvanizador nos crimes e nos seus perpetradores.
***
Esquecimento dos crimes nazis, não!
Os crimes nazis que envolveram um número tão grande de vítimas não podiam ter permanecido secretos, apesar dos cuidados dos perpetradores do genocídio e seus cúmplices em escondê-los. Para se tentar ver o que foi (ou não) feito ou se pretendeu (ou não) fazer para salvar vítimas, há que saber a partir de quando o mundo e, sobretudo, os países neutrais e os aliados souberam dos assassinatos em massa, nomeadamente de judeus. Em 1980, num pioneiro, excelente e exaustivo livro, intitulado The Terrible Secret, ao tentar perceber quando se começou a ter a noção que dos assassinatos em massa na Polónia e URSS se passou ao extermínio total dos judeus da Europa, Walter Laqueur concluiu que, na Alemanha, os massacres começaram a ser conhecidos na segunda metade de 1941 pelos testemunhos de oficiais e soldados da Wehrmacht. Também o governo soviético terá sabido quase de imediato dos massacres sistemáticos dos Einsatzgruppen, na Galícia oriental, Rússia branca, Ucrânia e nos países bálticos. Após algumas semanas, o mesmo terá acontecido nas capitais ocidentais. Jornalistas estrangeiros souberam do massacre de Kiev (Babi Yar), em 29-30 de setembro de 1941, e dos assassinatos em massa na Transnístria, na Roménia, enquanto a abertura do campo de extermínio de Chelmno, em 8 de dezembro, foi conhecida em Varsóvia, em menos de 4 semanas. Contudo, o governo polaco no exílio e os dirigentes judeus foram frequentemente acusados de exagerar o que se passava.
Também os países neutrais, as organizações internacionais e, sobretudo, o Vaticano receberam informações de todo o lado. Entretanto, desde 6 de janeiro de 1942, uma nota de Molotov, dirigida aos governos aliados, dava conta das monstruosas vilanias e atrocidades praticadas pelas autoridades alemãs nos territórios soviéticos. A nota fazia três escassas referências aos judeus e, excetuando a nota emitida em 13 de dezembro, a narrativa soviética era a de que os invasores eram bárbaros, sem haver menção do facto de os judeus estarem a ser sujeitos a um tratamento especial. A Londres e Washington chegaram também notícias das suas embaixadas, legações e consulados e serviços secretos na Europa. Estas fontes de informação elas próprias hesitaram em crer na ideia de genocídio, embora se tivessem multiplicado as notícias na imprensa britânica e norte-americana.
Obviamente, Richard Breitman concluiu que, embora tivessem provavelmente reconhecido à época o significado moral e histórico da política nazi relativamente aos judeus, tanto Churchill como Roosevelt não terão agido à altura das circunstâncias. Durante a guerra, os dois ter-se-ão preocupado mais com considerações estratégicas militares e diplomáticas do que com a tomada de decisões para salvar judeus. Os responsáveis pela política externa dos Aliados ocidentais falharam na tentativa de pôr fim ao Holocausto e, apenas em 1943, devido à iniciativa de Ian Karski, e não durante todo o tempo em que Bletchey Park decifrava mensagens da polícia alemã, passou finalmente a haver uma reação nos EUA. Esta, porém, não se manifestou em todo o Executivo, mas apenas no Departamento do Tesouro, responsável pelo início da reviravolta na política norte-americana no sentido do salvamento e apoio aos refugiados, aceite por Roosevelt, ao contrário do que aconteceu com a Grã-Bretanha.  
A partir de maio de 1942, outros relatórios alarmantes chegaram a Londres e a Washington. Um deles, do dia 11, foi remetido pelo Jewish Socialist Bund (União Geral dos Operários Judeus da Polónia) ao governo polaco no exílio em Londres, que, duas semanas depois, deu publicamente conta da morte de 700.000 judeus polacos às mãos dos alemães. Além de referir as deportações e o método de morte por gás, utilizado  em Chelmno, o Bund fazia um apelo angustiado a uma reação imediata dos Aliados. Nos EUA, no mesmo período, a emissora CBS referiu uma declaração do Congresso Mundial Judaico, segundo o qual as mortes de judeus já ascendiam a mais de um milhão de judeus, desde o outono de 1939.
E, através de Lisboa, chegava a Londres outro relatório diplomático secreto, de 20 de julho de 1942, dum oficial britânico pertencente a um grupo de outros militares caídos numa armadilha em Varsóvia, que escaparam e se refugiaram no gueto judeu desta cidade, em meados de junho, antes de conseguirem fugir para Portugal e Londres. Esse oficial deu o seu testemunho a um norte-americano, de passagem pela capital portuguesa (Gerald Mayer, antigo jornalista da NBC), que informou que a Alemanha estava a exterminar sistematicamente na Polónia e havia assassinado em massa, perto de Minsk, mulheres e crianças em camiões de gás.
O Conselho Nacional Polaco e representantes judeus polacos continuavam a enviar informação das barbaridades cometidas pelos alemães aos governantes britânicos e norte-americanos, pedindo que fizessem algo para travar o terror e os massacres. Churchill terá pedido à Royal Air Force que se pronunciasse sobre a viabilidade de fazer desaparecer do mapa uma cidade alemã como punição explícita pelas atrocidades nazis, mas o governo rejeitaria a ideia. Depois, nos 5 últimos meses de 1942, chegaram aos EUA e à Grã-Bretanha informações sobre os crimes nazis através de três fontes alemãs e dum mensageiro da resistência polaca.
***
A posição Vaticano
O Núncio papal em Bratislava foi um dos primeiros a informar o Vaticano da sorte de 80.000 deportados judeus da Eslováquia para a Polónia, em março de 1942, no começo da “operação Reinhardt”. Nesse mês, Gerhard Riegner e Richard Lichtheim, respetivamente representantes do Congresso Mundial Judaico e da Agência Mundial Judaica em Genebra, foram recebidos pelo Núncio Apostólico em Berna, a quem apresentaram um memorando sobre o destino dos judeus nos países ocupados pela Alemanha, certamente chegado ao Vaticano, que já tinha, entretanto, recebido, desde o início do ano, muitas notícias sobre o extermínio dos judeus, em particular transmitidas por prelados alemães, polacos ou italianos.
O papel do Vaticano relativo à perseguição aos judeus foi muito debatido a propósito da ação ou inação do Papa. Sem sombra de dúvidas é o facto de ter sido ele o primeiro (ou um dos primeiros) a saber do destino dos judeus deportados, quer pela Igreja da Polónia e da Alemanha, quer de inúmeros católicos europeus. Em maio de 1942, o padre italiano Piero Scavizzi, que viajava frequentemente num comboio-hospital para a Polónia, enviou uma mensagem a Pio XII onde dizia que a luta contra os judeus era “implacável e em intensificação constante, com deportações e execuções em massa, tendo sido o massacre de judeus quase completo na Ucrânia, seguindo-se o mesmo com os da Polónia”. E, no final de agosto, o bispo metropolitano de Lwov, Andrei Sheptyskyi, e o cardeal francês Eugene Tisserant informaram o Papa do que se passava. Em Roma, em cerimónia na Basílica de S. Pedro, a 4 de junho de 1942, o cardeal Salotti condenou as perseguições religiosas “em termos de não poder duvidar-se se referia Alemanha”, conforme transmitiu a Embaixada de Portugal ao MNE, mas nada disse da perseguição aos judeus.
Por informação de duas testemunhas credíveis (arianos), Taylor sabia da liquidação do gueto de Varsóvia e da existência de campos de extermínio na Polónia (um em Belzec) e disse que os deportados da Alemanha, Bélgica, Holanda, França e Eslováquia eram enviados para leste para massacre enquanto os arianos eram enviados para campos de trabalho forçado. Assim, questionava a Santa Sé como poderia a opinião pública do mundo civilizado impedir tais barbaridades. A resposta confirmou que também o Vaticano recebera tais informações de diversas fontes, aproveitando todas as oportunidades para mitigar o sofrimento dos não arianos.
Revoltado pela dita única preocupação do Papa com a possibilidade de Roma ser bombardeada e pelo silêncio sobre o que ocorria a leste, o embaixador britânico no Vaticano, Francis d’Arcy Osborne, escreveu a Maglione, instando à reação contra a campanha de extermínio judaico levada a cabo por Hitler. A resposta foi que o Papa não podia condenar atrocidades particulares nem verificar a veracidade dos números de judeus mortos transmitidos pelos Aliados.
***
A posição do Vaticano vem positivamente espelhada no livro “Os Espiões do Papa – A Guerra Secreta do Papa contra Hitler” (Editorial Presença, 2016), de Riebling, e já é abundante a literatura sobre a proteção de pio XII aos judeus e contra o nazismo.

2017.04.19 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário