segunda-feira, 11 de junho de 2018

“Vós sois a festa, sois um espetáculo!”



Foram palavras proferidas por Dom António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, às crianças que participaram na sua peregrinação nacional ao Santuário de Fátima ontem, dia 10 de junho. Tal foi a alegria que sentiu ao ver tantas crianças em redor da Mãe!
De facto, no final da celebração, o Bispo diocesano exprimiu a “grande alegria” que sentiu ao ver todas as crianças reunidas em torno da “Mãe Celeste” como “família”, dizendo:
Gostaria de poder saudar cada um de vós, mas como isso é impossível, abraço-vos a todos daqui com uma saudação, porque todos tendes um lugar especial no meu coração”.
O prelado fatimita pediu a todas as crianças que repetissem a frase: “Eu tenho um lugar especial no coração de Nossa Senhora, minha mãe”. E deu os parabéns aos “amiguitos e amiguitas que aguentaram a chuva, o frio, e não permitiram que nada estragasse esta festa e disse: “Vós sois a festa, sois um espetáculo!”. E pediu ainda: “Levais um oratório, prometam-me que não se esquecem de rezar pela paz nas famílias e pela paz no mundo”.
***
Empenhado em despertar as crianças para a mensagem de Fátima e dar-lhes a conhecer a vida e a espiritualidade dos santos Francisco e Jacinta, o Santuário de Fátima organiza anualmente a Peregrinação das Crianças, a 9 e 10 de junho, a qual já se realiza há quatro décadas.
Considerando as palavras do Papa Francisco, em Fátima, a 13 de maio de 2017, no Centenário das Aparições, e os objetivos do plano pastoral do Santuário para o ano de 2018, foi escolhido para a Peregrinação das Crianças, o lema: “Temos Mãe! Obrigado, Jesus.” O principal objetivo foi ajudar as crianças a descobrir na Senhora aparecida em Fátima, a mãe carinhosa que vem cobrir os filhos com o seu manto de luz, a fim de a todos conduzir a Deus, e despertar nelas o sentido de gratidão pelo dom da Mãe que, por Jesus, Deus entregou a toda a humanidade.
Por coincidir com um domingo, houve lugar a algumas alterações no programa oficial do Santuário, concretamente ao nível dos espaços. Assim, as celebrações das 9 horas e das 12,30 de domingo na Basílica da Santíssima Trindade passaram para a Capela da Morte de Jesus. A missa das 15 horas, com a participação de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, foi celebrada na Capelinha das Aparições, onde se manteve a celebração das 16,30 horas.
Esta Peregrinação das Crianças foi precedida duma campanha, lançada no passado mês de maio, no âmbito da qual o Santuário fez chegar subsídios às paróquias que manifestaram interesse – desdobrável com o programa da peregrinação, cartaz, folheto relativo à campanha do mês de maio e o hino da peregrinação –, de modo a que, durante o mês de maio, o dia da peregrinação pudesse ser adequadamente preparado. Esta campanha consistiu em cada criança elaborar um postal original para oferecer a Nossa Senhora. No início de cada semana foi recomendada a leitura duma passagem do Evangelho para descobrir as qualidades da Senhora enquanto mãe. Depois, os mais pequenos foram incentivados a olhar como a Senhora continua a acompanhar cada pessoa ao longo da história e, através disso, meditar num episódio da Mensagem de Fátima. Por fim, foi pedido que pensassem na importância que Nossa Senhora tem na vida de cada um e respondessem às questões dum desafio e, nas páginas em branco, fizessem um pequeno desenho e escrevessem ainda uma pequena legenda.
Em termos da logística, é de referir que, nos dias da peregrinação, o secretariado da peregrinação das crianças encontrava-se no Posto de Acolhimento e Informações 2, situado junto às escadas da entrada norte do Recinto, pois, as crianças que eventualmente se perdem são habitualmente acolhidas no Posto de Acolhimento e Informações, junto à Capelinha das Aparições, pelo que todas as crianças deviam trazer a sua identificação e o contacto do responsável. A assistência médica foi prestada no Posto de Socorros do Santuário, atrás da Azinheira Grande. No domingo, os corredores de entrada para os locais reservados às crianças, no Recinto, abriram às 10 horas. E, a partir das 10,45 horas, as entradas passaram a fazer-se pelas zonas laterais.
O programa peregrinacional foi desenvolvido a partir da noite de sábado (dia 9), com um momento celebrativo pelas 21,30 horas, concretizado na entrega de flores a Nossa Senhora e na recitação do terço. Em seguida, as crianças viram um filme sobre o Papa Francisco nos ecrãs do Recinto de Oração. No domingo (dia 10), pela manhã, procedeu-se a uma encenação referente ao tema da peregrinação pelos alunos do Colégio de São Miguel, na Basílica da Santíssima Trindade. Seguiu-se o rosário, pelas 10 horas, na Capelinha das Aparições, e, às 11 horas, celebrou-se a Eucaristia, sob a presidência de Dom Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga, no Recinto de Oração. Da parte da tarde, a encenação da manhã foi repetida às 15 horas e, pelas 16 horas, teve lugar a celebração de despedida. E, no final, como já é costume, foram distribuídas 35 mil surpresas a todas as crianças, este ano, cartas.
***
A predita encenação apresentou a Senhora como mãe às crianças que estão em peregrinação ao Santuário, no alinhamento com as palavras do Papa no Santuário na Cova da Iria em 13 de maio do ano passado – “Temos Mãe” –, que foram lembradas, num momento particularmente ovacionado pelas cerca de 4500 crianças que assistiram à 1.ª encenação, momento que se repetiu com a assistência de outras crianças às 15 horas.
O texto dramático intercalou situações do quotidiano com momentos da vida da Virgem Maria, apresentados em paralelo com o testemunho de entrega dos santos Pastorinhos e com a Mensagem de Fátima. E a narrativa, enriquecida com dança e música, partiu dum dilema da personagem principal em escolher um postal para oferecer à mãe, a partir do qual abordou outros problemas, apresentando a Senhora como “refúgio” e mediadora para Jesus.
Participaram na encenação 37 crianças e adolescentes, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, do Colégio de São Miguel.
***

O Recinto do Santuário de Fátima, na Cova da Iria, voltou a encher-se de peregrinos de palmo e meio, milhares de `mensageiros, provenientes da esmagadora maioria das dioceses do país, que participaram na Peregrinação das Crianças, para agradecer a Jesus o facto de termos Mãe. E Dom Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga pediu a todas as crianças que se lembrem que além de uma mãe na terra têm também uma Mãe no Céu “próxima e amorosa”.

Com feito, Dom Nuno Almeida, que presidiu a esta peregrinação, utilizou uma linguagem relativamente simples – e com alguma empatia quando estabeleceu diálogo com os destinatários –, dirigida aos peregrinos de palmo e meio presentes este domingo em Fátima apesar da chuva intensa que acompanhou todas as celebrações, estabeleceu um paralelismo entre as mães e Nossa Senhora para explicar que o Seu amor pela humanidade “é um amor próximo e misericordioso”, tal como o amor duma mãe pelo seu filho, desde o momento da conceção até à morte. E referiu que Ela cuida, com amor materno, dos irmãos de seu Filho que, entre perigos e angústias, caminham ainda na terra, até chegarem à pátria bem-aventurada”. Com efeito, segundo o Presidente da celebração eucarística, Nossa Senhora, que, há cem anos, apareceu aos Pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta, aqui em Fátima, para a todos conduzir a Deus, cobrindo-nos com o seu manto de luz, de misericórdia e compaixão”, continua próxima e a acompanhar-nos “com o seu amor de mãe”. E apelou, por isso, a que, ao rezarmos “a Ave-Maria, deixemos que a sua carícia nos toque e que o seu olhar volte o nosso olhar para Jesus”.
O prelado desafiou, depois, as crianças a rezarem a Nossa Senhora e a fazerem como os pastorinhos, que rezavam o terço todos os dias pela conversão dos homens, nomeadamente – e aqui, através das crianças, os discurso passou a ser para os adultos – dos “que ferem a dignidade da vida humana”, dos “que poluem e destroem o meio ambiente”,  dos “que, na política e nos negócios, são desonestos” ou dos que “no desporto, fazem batota e são violentos” e dos que “na Igreja, vivem na hipocrisia e na indiferença”. Lembrando que Nossa Senhora “leva a Jesus todas as nossas orações” e sublinhando a necessidade de cuidar do “dom sagrado e inviolável da vida humana”, do seu início até ao fim, o prelado exortou:
Procuremos abrir o nosso coração a Nossa Senhora. Quando rezamos em silêncio, no nosso quarto, a Ave-Maria; quando rezamos o terço com a nossa família, na nossa paróquia ou movimento, podemos ter a certeza de que Nossa Senhora está connosco e fica feliz quando falamos e confiamos nela.”.
Este Bispo Auxiliar de Braga convidou as crianças a repetirem: “Tenho um lugar especial no coração de Nossa Senhora!”. Pediu, ainda, uma oração para todas as mães, explicitando:
Queremos, hoje e sempre, rezar com amor e gratidão pelas nossas mães da terra que cuidam de nós com ternura, nos acompanham sempre, sabem o que nos faz falta e nos protegem. Logo à noite, ao chegar a casa, iremos abraçar e beijar as nossas mães e agradecer-lhes o seu amor!”.
E, como a oração do rosário foi um dos pedidos deixados por Nossa Senhora aos Pastorinhos, Dom Nuno Almeida incentivou as crianças a também elas terem sempre presente esta oração.
***
Durante a Eucaristia, concelebrada por 6 bispos e por 61 sacerdotes, houve uma encenação, durante a Liturgia da Palavra, em que um carteiro trouxe por 4 vezes uma carta ao altar. A pari, as crianças puderam depositar nos diferentes marcos de correio, postos a meio do Recinto os postais originais, com um desenho e uma legenda, que elaboraram durante o mês de maio. De facto, a Peregrinação quis recriar a ideia do Correio a Nossa Senhora tal como existe no Santuário, nomeadamente na Capelinha, onde cada peregrino pode deixar uma mensagem à Senhora. Por isso, também a oferta entregue às crianças, no fim da Celebração, foi uma carta, dirigida a cada uma delas, contendo no interior um oratório de cartão – foram ao todo 35 mil cartas. O oratório reproduz a imagem da Capelinha e dentro tem a imagem de Nossa Senhora ladeada das imagens oficiais de São Francisco e de Santa Jacinta. No verso do tríptico está uma mensagem da Senhora às crianças lembrando-lhes a importância da oração e sublinhando que “rezar é falar com o nosso Deus que está nos Céus, nunca se esqueçam de estar com Ele”.
Para lá das inúmeras crianças – verdadeiro espetáculo – provenientes da generalidade das nossas dioceses (incluindo as das Regiões Autónomas), inscreveram-se no Santuário 25 grupos oriundos de Portugal, Polónia, Espanha, Itália, Alemanha e Irlanda – cerca de 150 mil peregrinos.
No final, o presidente da celebração eucarística, Dom Nuno Almeida, pediu uma salva de palmas para o Bispo da diocese de Leiria-Fátima, nomeado Cardeal pelo Papa Francisco.
***
Foi jornada eclesial em grande, memorável para as crianças, com muito trabalho de adultos.
2018.06. 11 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário