quarta-feira, 7 de junho de 2017

“Pensar Fátima – Leituras interdisciplinares”

É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar” – Helena Vaz da Silva

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (SF) e a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (FT/UCP) vão promover, de 21 a 24 de junho, pf., no Centro Pastoral Paulo VI, o Congresso Internacional do Centenário de Fátima com vista a desafiar investigadores de diferentes áreas do saber a “Pensar Fátima”, ou seja, o fenómeno, a mensagem de Fátima e a dinâmica do Santuário numa perspetiva de interdisciplinaridade.
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Âmbito e organização
“Dedicado ao tema, referenciado em epígrafe, “Pensar Fátima – Leituras interdisciplinares”, o Congresso, no seguimento dos diversos encontros, conferências, colóquios e simpósios, já promovidos no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima, propõe-se promover o estudo de Fátima “a partir de diferentes prismas, da História à Teologia, da Sociologia à Psicologia, da Arte e do Património”.
As intervenções dividem-se em conferências plenárias, conferências temáticas e comunicações paralelas propostas por investigadores. Nestes termos, o Congresso desafia os investigadores ao estudo do acontecimento de Fátima, particularmente através da reflexão sistemática e aprofundada sobre as suas fontes com os instrumentos próprios das diferentes disciplinas do saber. O período de submissão de comunicações decorreu até ao final de dezembro de 2016.
Foram selecionadas sete áreas científicas a destacar neste evento de estudos: Fátima e as dinâmicas sociais; Fátima na perspetiva de fenomenologia religiosa; a História de Fátima; Mariologia nas fontes escritas de Fátima; Fátima e as linguagens, profética e apocalíptica; a Espiritualidade e a Teologia de Fátima; e A presença de Fátima ao longo de cem anos.
Celebrar o centenário das aparições de Fátima torna-se ocasião propícia para um olhar agudo e amplo sobre a história do “acontecer de Fátima” e sobre as suas implicações religiosas, sociais, culturais e artísticas, como: o impacto religioso e sociocultural das aparições dentro e fora das fronteiras portuguesas; a influência deste fenómeno na afirmação do catolicismo português; a atenção crescente dos Papas por Fátima projetando a Mensagem a uma escala global; as chaves de leitura propiciadas por Fátima para um relance sobre a atualidade. Além disso, o Santuário de Fátima, enquanto lugar de acolhimento de quantos o visitam, crentes ou não crentes, constitui-se em espaço privilegiado de estudo de fenómenos diversos como a religiosidade popular, a peregrinação, as práticas votivas e outras temáticas particularmente pertinentes para as ciências sociais e comportamentais.
A Comissão Organizadora do Congresso é constituída por dez personalidades ligadas ao Santuário e à UCP e é presidida pelo Professor João Duque, Presidente do Centro Regional de Braga da UCP, sendo 5 da UCP e 5 do SF. A Comissão Científica, cujo primeiro nome, por ordem alfabética, é o de Adélio Fernando Abreu / CEHR-UCP, é composta por 44 membros das mais diversas áreas do saber e de diferentes latitudes, com destaque, em relação ao estrangeiro, para: Roma, Milão, Salamanca, Burgos, Frankfurt, São Paulo, Rio Grande do Sul e Louvain-la-Neuve.
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Áreas científicas
Segue-se o conspecto geral dos conteúdos das sete áreas científicas a que se aludiu acima:
1. Fátima e as dinâmicas sociais. Com base em estudos de ciências sociais, pretende-se equacionar a relação do fenómeno de Fátima com temas transversais dessas ciências, como: a religiosidade popular, a peregrinação, as práticas votivas, o santuário, as linguagens, a comunicação social, etc. Enquadram-se também nesta área estudos específicos sobre Fátima bem como sobre iniciativas relacionadas com Fátima em todo o mundo.
2. Fátima na perspetiva de fenomenologia religiosa. É uma área temática mais de índole antropológica ou mesmo psicológica, atingindo assuntos pertinentes para o fenómeno de Fátima, tais como: as experiências religiosas (nomeadamente infantil), a cognição, as hierofanias (nomeadamente mariofanias), as inspirações, as moções do Espírito, a comparação com outros fenómenos, a taumaturgia, etc.
3. História de Fátima. Nesta área entrará naturalmente tudo quanto se possa relacionar com a história do fenómeno fatimita, nomeadamente os acontecimentos e seus protagonistas, no contexto da história, nas suas diferentes escalas, nomeadamente Portugal, Europa e Mundo. Propõem-se estudos historiográficos ainda não realizados, privilegiando a documentação de Fátima – observando sempre os pressupostos epistemológicos e científicos, designadamente os atinentes à heurística e à hermenêutica.
4. Mariologia nas fontes escritas de Fátima. Entra aqui a apresentação de estudos especificamente mariológicos, que possam relacionar tópicos da Mariologia geral com contributos presentes nos escritos de Fátima, nomeadamente nas fontes documentais e nas atas das conferências, simpósios e congressos organizados pelo Santuário, e que sirvam de suporte teológico, doutrinal, espiritual e pastoral aos atos de culto e devoções mariais no mistério de Cristo e da Igreja.
5. Fátima e as linguagens, profética e apocalíptica. Devem mobilizar-se, nesta área, estudos que possam enriquecer o estabelecimento da relação entre a tradição (nomeadamente bíblica) da literatura apocalíptica e profética e a teologia política, sobretudo no contexto do discurso sobre a paz, essencialmente a partir do conteúdo da documentação de Fátima. Terá especial relevância a suscitação de estudos que relacionem a linguagem fatimita, a partir da documentação, com este modo específico de linguagem.
6. Espiritualidade e Teologia de Fátima. Neste âmbito, pretende-se a abordagem da “Mensagem de Fátima”, assim como de determinadas práticas relacionadas com ela, que abranja, de forma articulada, os grandes temas da espiritualidade e da teologia: a oração, o sacrifício, o sofrimento, a reparação, a consagração, a peregrinação, a cura, a penitência, a Eucaristia, a Trindade, a espiritualidade ecuménica, o diálogo inter-religioso, etc. – recentrando-os no Evangelho.
7. Presenças de Fátima ao longo de cem anos. Considerando o multíplice impacto de Fátima em diversos espaços socioeclesiais, esta área deve promover o encontro entre várias disciplinas que explorem aspetos da presença de Fátima nos mais diversos contextos, nomeadamente com: estudos teológico-práticos do impacto na ação pastoral: implementação de modelos de pastoral, iniciativas pastorais marcantes, etc.; e estudos da presença de Fátima nas artes, enquanto cenário e enquanto protagonista.
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Do programa
Serão, assim, sete as conferências plenárias a proferir durante o Congresso, versando os seguintes temas, correspondendo cada uma a uma das sete áreas científicas: “História e Historiografia de Fátima”, por Marco Daniel Duarte; “Os eixos teológicos da mensagem de Fátima”, por Eloy Bueno de la Fuente; “Fátima no contexto das Mariofanias”, por João Décio Passos; “Hermenêuticas dos três videntes”, por Franco Manzi; “Da Mariologia a Fátima”, por Stella Morra; “Fátima e Roma”, por António Matos Ferreira; e “O lugar de Fátima na reconfiguração do religioso”, por Alfredo Teixeira. A conferência de encerramento terá como tema “Fátima como promessa” e será proferida por D. Gianfranco Ravasi, Presidente do Conselho Pontifício para a Cultura.  
Haverá ainda lugar para sete conferências temáticas que encabeçarão cada um dos painéis de comunicações propostas ao Congresso: “Fátima e práticas do território”, por Graça Poças Santos; “Taumaturgia em Fátima”, por Tiago Marques; “Fátima e a geografia do conflito”, por Luís Salgado Matos; “As aparições de Fátima na perspetiva da pneumatologia mariológica”, por José Cristo Rey Garcia Paredes; “Fátima e a teologia política”, por João Manuel Duque; “Fátima e  a questão ecuménica”, por José Eduardo Borges de Pinho e “Fátima e as dinâmicas pastorais em Portugal”, por Paulo Fontes.
O programa completa-se com as comunicações paralelas propostas ao Congresso (a numeração dos grupos corresponde à das áreas científicas):
No dia 21
Grupo 1: “A imagem peregrina de Nossa Senhora assume-se como uma marca na promoção do turismo religioso de Fátima?”, por João Miguel Heitor; “Fátima, Espaço de fé: Peregrinos e Peregrinações Ontem e Hoje” por Maria Margarida Rézio; e “Grande Rota Mariana de Trás-os-Montes”, por Aida Carvalho, Betina Teixeira e Maria Gouveia.
Grupo 2: “As periferias marianas de Fátima”, por Rodrigo Portella; «‘Unidos aos Sagrados Corações de Jesus e Maria’. A Mensagem de Fátima e o Sentido da Vida», por Maria Pilar Santos; “Resiliência espiritual do cuidador – Capacidade de Recuperação diante da Adversidade e Fátima como potenciador do efeito regenerador da Fé”, por Lourdes Barbosa; e “On Imaginary Visions in the Theological Commentary of Cardinal Ratzinger”, por Kevin Symonds.
Grupo 3: “Portugal em 1917: contextos gerais de uma aparição política”, por José Miguel Sardica; “Fatima and the Portuguese Intelligentsia”, por Larry Harwood; “La Russia nel Messaggio di Fatima, tra storia e letteratura”, por Federica Bergamino e Maria Matos; e “Leituras politizadas de Fátima na narrativa ocidental da Guerra Fria: uma abordagem exploratória”, por André Melícias.
Grupo 6: “Dimensão ecológica do fenómeno e da mensagem de Fátima”, por Isabel Varanda; “O mistério eclesial que Fátima nos revela”, por Miguel de Salis Amaral; e “O tempo, o espaço e a Mulher-Mãe de Jesus nos escritos joaninos e o Acontecimento de Fátima. Elementos teológicos para uma proposta de espiritualidade discipular para os jovens”, por José Nuno da Silva.
Grupo 7: “Modernidade e tradição na arquitetura e liturgia de uma obra singular: a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa (1934-38)”, por João Alves da Cunha; “A consagração de Portugal ao Imaculado Coração de Maria de 1975 – Breve análise iconográfica da obra no seu contexto sócio-religioso” por Maria Benedita Costa; “Nossa Senhora de Fátima sob o olhar da cultura material” por Claudinéia Genoveze; e “Santuário de Fátima: mármores alentejanos entre a arte e a história”, por Carlos Filipe.
No dia 22
Grupo 1: “Predileção pela Infância. Reflexão no Centenário das Aparições”, por Maria Helena Pratas; “Dinâmicas sociais e religião vivida em Fátima: uma abordagem antropológica”, por Anna Fedele; “Quando a pobreza se torna a eleita”, por Cristina Duarte; e “Le sanctuaire de Fatima, cœur et seuil de l'Eglise”, por Marie-Hélène Chevrier.
Grupo 3: “Fátima, de lugar sagrado nacional a lugar sagrado global”, por José Eduardo Franco e Bruno Cardoso Reis; “As formas de expressão devocional antes e ao tempo dos acontecimentos de Fátima”, por Adélio Abreu; “A Visita da Imagem Peregrina de Fátima à Arquidiocese de Évora, em 1947”, por Nelson Costa Fernandes; e “The Legacy of the Hungarian Calvary in Fatima”, por Albin Laczik. “
Grupo 4: Le dinamiche dell'accompagnamento di Maria con Giacinta, Francesco e Lucia nelle fonti di Fatima”, por Antonio Escudero; “La relación entre la Inmaculada Concepción y la Maternidad espiritual de María en el mensaje de Fátima”, por Francisco Jiménez; e “Fatima svela Maria come donna in relazione”, por Daniela Del Gaudio.
Grupo 5: “La visión del Infierno. Fátima a la luz de Lc 16,19-31”, por Mariano Spléndido; «‘Não tenhas medo’: a formação do culto a Nossa Senhora de Fátima em Portugal e as suas práticas e representações no Brasil (1917-1938)», por Carlos Moura; “Transposiciones del acontecimiento: Fátima-Bogotá. Política de la religión y reescrituras del mensaje de Fátima en un caso colombiano”, por Juan Carlos Hendez; e “Per una ‘civiltà dell'amore’. Il messaggio dei SS. Cuori di Gesù e Maria tra Paray-le-Monial e Fatima, alla luce del Magistero di Giovanni Paolo II”, por Dario Di Maso
Grupo 6: “Fátima: sonata mariana em santidade maior”, por Alexandre Freire Duarte; “No horizonte de uma dimensão social da mensagem de Fátima: testemunho profético com repercussões comunitárias e pessoais”, por André Pereira; “Las flores de María, una invitación a la confianza”, por Paula González; e “Luiza Andaluz: uma protagonista do acontecimento de Fátima”, por Dina Henriques e Jacinto Guerreiro.
Grupo 7: “Les apparitions de Fatima et l'opinion publique française (1917-1945)”, por Yves Chiron; “Experiências devocionais de Nossa Senhora de Fátima na Amazónia”, por Francisco Pinheiro de Assis; “Nuestra Señora de Fatima y la Nueva Evangelización”, por Javier Alson; “Fátima y su mensage en una obra misionera entre los más pobres de Buenos Aires (Argentina)”, por Andrés Tocalini; e “Las sucesivas apariciones como prolongación de las de Fátima”, por Maria del Mar González.
No dia 23
Grupo 1: «Fátima, media e diáspora: os territórios da ‘comunidade imaginada’», por Manuel Antunes da Cunha; “A importância das primeiras notícias sobre Fátima, enquanto fontes fundamentais na perceção histórica das aparições”, por Cátia Sofia Filipe da Silva; “The reaction to the eventos in Fatima in Czech press”, por Jitka Jonová; “Fátima, deusa e mãe? Um caso mediatizado na experiência ‘hindu’ portuguesa”, por Joaquim Franco; e “Fátima nos noticiários da ditadura salazarista”, por José Manuel Ropero.
Grupo 2: A Fenomenologia da Religião (Mircea Eliade) e os Escritos da Irmã Lúcia”, por Manuel Gama; “Fátima como fenómeno: entre chamado e resposta nos tempos de religiosidades flutuantes”, por Krzysztof Dworak; “Os rosários nas identidades coletivas em tempos de mudanças sociais”, por Júlia Lourenço e Eduardo Duque; «Peregrinas a caminho de Fátima: reflexões antropológicas sobre o ‘empoderamento’», por David Soares; “Devotando com os pés: as motivações e a estrada dos peregrinos caminhantes até ao Santuário de Fátima”, por Pedro Pereira.
Grupo 3: “A ação de D. José Alves Correia da Silva no contexto da difusão do culto de Nossa Senhora de Fátima através das viagens da Virgem Peregrina”, por Sónia Vazão; “A ação do poder central e local em Fátima durante a Primeira República – O papel de um republicano convicto, Artur de Oliveira Santos”, por José Manuel Poças das Neves”; Cónego Manuel Nunes Formigão – apóstolo da mensagem de Fátima”, por Rafael Marques; “D. José Alves Correia da Silva – um bispo maiato no centro do fenómeno de Fátima”, por José Augusto Maia; “A ação do bispo D. João da Silva Campos Neves na divulgação e promoção do culto e devoção a Nossa Senhora de Fátima, no patriarcado de Lisboa e na diocese de Lamego”, por Luciano Moreira; “O fundo Monsenhor Francisco Esteves de Jesus (1871-1959): descrição arquivística da coleção de álbuns fotográficos da Paróquia de São Vicente de Fora”, por Rafael Oliveira.
Grupo 4: “The Triumph of the Hearts of Jesus and Mary”, por Arthur B. Calkins; “A Mariologia de Martinho Lutero”, por Artur Oliveira; “Fatima Apparitions and Messages: Divine Confirmation of Blessed Virgin Mary as the Mediatrix of All Grace”, por Judith Gentle; “Por fin, mi Inmaculado Corazón Triunfará. Concepto del Corazón de María en el P. Joaquín María Alonso, figura estelar de Fátima”, por Miguel Tintoré; “Fátima e Aparecida, a mesma ‘Senhora Imaculada’. Centenário de duas devoções marianas com profunda eclesiologia e mariologia”, por Rafael Maria da Silva.
Grupo 5: “Da apocalíptica à teologia da história, a partir da mensagem de Fátima”, por José Jacinto Ferreira de Farias; «‘Atravessou uma cidade meio em ruínas’. Horizontes de esperança, cuidado e perdão na narrativa de Fátima», por Pedro Valinho Gomes; “Fátima y la Iglesia que sufre”, por Maria Dovbnya; “La Mariología Agonal de Fátima signo escatológico para la Iglesia”, por Antonio Grosso; e “La bénédiction prophétique du 13 octobre 1917”, por Francine Dupras e Jean-Marc Rufiange.
Grupo 6: “Fondamenti teologici e tratti salienti della spiritualità della riparazione”, por Vincenzo Battaglia; «‘Cross and Crown’: The Sufferings and the Joys of Sister M. Teresa of Calcutta and the Servant of God M. Lucia of Jesus and the Immaculate Heart. Comparison and Contrast», por Charles Manga; “Modelo pastoral das aparições de Fátima: aspetos psicossociais, espirituais e teológico-pastorais em paralelo com outras mariofanias aprovadas”, por Aires Gameiro; “El acontecimiento de Fátima y las prácticas de Espiritualidad y Religiosidad popular Mariana”, por María Riquelme; e “The Immaculate Heart of Mary in the History of Marian Apparitions”, por Michael O'Neill.
Grupo 7: “O fenómeno de Fátima na obra de Dalila Pereira da Costa”, por Jorge Cunha e Maria João Reynaud; “Imagens e representação de Fátima na literatura”, por Maria Agripina Vieira; “Fátima para o mundo: duas perspetivas cinematográficas contando uma história que faz parte da História”, por Sigridi Alves; “Fátima: as relações dialógicas entre as memórias e as obras cinematográficas”, por Solange Zorzo; “Vaidades, penitência, morte, purgatório e inferno na arte e mentalidade portuguesa (séculos XV-XX)”, por Isabel Bastos; e “Em busca de uma ‘melodia’ para a ‘Senhora que veio do Céu’: a influência da mística e mensagem de Fátima nas composições musicais sacras e eruditas dedicadas a Nossa Senhora”, por Cristina Carvalho Cota.
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Concluindo
É incontornável o impacto religioso e sociocultural que o fenómeno resultante do impulso fatimita inicial teve em Portugal e além das suas fronteiras. Convertido em local de peregrinação para crentes e não crentes de todo o mundo, o Santuário leva a que, em Fátima, no coração de Portugal, se manifestem variados e ricos dinamismos pessoais e sociais. E, ao longo destes 100 anos, o fenómeno de Fátima – inspirado, construído e aproveitado (nem sempre no melhor sentido) – influenciou fortemente o catolicismo português e a vida dos portugueses nas mais diversificadas dimensões.
Pela internacionalização crescente, sobretudo mercê da atenção que os últimos Papas lhe têm prestado, tal influência ganhou escala global. No espaço de relação com Fátima, convivem pessoas, grupos e estilos de vida muito diversificados: “crentes cristãos e não cristãos, não crentes, espiritualidades marcadas por forte religiosidade popular e cristãos em busca de formação, intelectuais cristãos, artistas, crentes ou não, em busca de uma possível experiência da transcendência”. A partir de e com todo este movimento plural, Fátima transformou-se, ao longo de décadas, num fenómeno rico e multifacetado. Por isso, exige estudo e reflexão, para que o pensamento acompanhe, sem a eliminar nem substituir, a vida das gentes que encontram em Fátima uma significativa referência para as suas existências.
No contexto da celebração do centenário, o Congresso Internacional, de teor científico e académico, dará inestimável contributo à causa fatimita com o estudo de várias das dimensões de Fátima, em perspetiva interdisciplinar – Teologia, Sociologia, Psicologia, Cultura, História, Arte, etc. – culminando o percurso feito em vários simpósios, conferências, colóquios, jornadas, encontros e congressos e servindo de ponto de partida para mais iniciativas de estudo, vivência e divulgação de Fátima.
- Dados recolhidos e reflexões feitas a partir dos textos preparatórios do Congresso:

2017.06.07 – Louro de Carvalho

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