sábado, 8 de outubro de 2016

A confirmação dos irmãos na fé, o estímulo ao serviço e à simplicidade

O Papa Francisco, na sua preocupação de ir às periferias como sinal de Igreja em saída, não se contenta com o serviço vaticano tout court e com as deslocações aonde quer que lho solicitem. Porém, não abdica do uso da palavra em grandes areópagos e de se dirigir às multidões.
Certamente que discursar perante o Congresso americano ou no Parlamento Europeu e no Conselho da Europa não constitui uma jornada papal de procura de prestígio. Será, antes, um levantar da voz do qualificado discípulo de Cristo e servo dos servos de Deus nos espaços onde devem ser e até dizem que são tratados os assuntos que dizem respeito à pessoa humana nas suas angústias, explorações, marginalizações, direitos e deveres. Depois, é a oportunidade que Francisco utiliza para enaltecer o trabalho daqueles e daquelas que se dedicam aos pobres, aos doentes, aos pecadores, pelo serviço da fé. E o Papa argentino visita, pessoalmente ou por outrem, hospitais, lares de idosos, centros de deficientes profundos, lares de crianças, reclusos, vítimas das guerras, do holocausto, comunidades em tensão religiosa, política, social, étnica e económica e países ou regiões que sofreram os horrores da guerra ou de catástrofes naturais.
Em suma, Francisco é o paladino da voz, da vez e dos direitos dos pobres, o peregrino da paz, o pegureiro do ecumenismo e do diálogo inter-religioso ou o embaixador da boa vontade dos homens e da benevolência misericordiosa de Deus.
***
A recente viagem apostólica à Geórgia e ao Azerbaijão, ainda fresca na memória, além do mais que já dissemos noutras ocasiões e que a comunicação social sublinha, configura a atenção e proximidade de Francisco a comunidades católicas minúsculas, uma delas com cerca de 600 pessoas, pequeninos rebanhos onde vive e se revigora a Igreja Católica, explicitamente referenciada a Jesus Cristo e ao Bispo de Roma. 
A Missa que celebrou na Igreja da Imaculada Conceição no Centro Salesiano de Baku, Azerbaijão, a 2 de outubro, no XXVII domingo do Tempo Comum, configura uma autêntica confirmação na fé (Lc 22,32) daquela pequena comunidade católica e um forte apelo ao serviço.
A propósito da fé, o Sucessor de Pedro, na sua solicitude por todas as Igrejas, enuncia duas petições dirigidas ao Senhor: a súplica de justiça e paz; e o aumento da fé.
A primeira, na voz de Habacuc, suplica de forma lancinante a Deus a sua intervenção para restabelecer a justiça e a paz que os homens rompem com violência, lutas e contendas. Porém, Deus não intervém diretamente, nem resolve subitamente a situação, nem Se torna presente com força e poder. Ao invés, sublinhando a importância da fé, sugere que se aguarde com paciência, sem perda da esperança, pois o homem viverá pela sua fé (cf Hab 2,4). Assim continua Deus a proceder connosco: não pactuando com o nosso desejo de mudar imediata e continuamente o mundo e os outros, mas visando, antes de mais, curar o coração de cada um, pois é mudando os corações que Deus muda o mundo. Para isso, porque não o pode nem quer fazer sem nós, o Senhor deseja que Lhe abramos a porta do coração para poder entrar na nossa vida. Com efeito, quando encontra um coração aberto e confiante, pode nele realizar maravilhas. E é a abertura confiante e colaborante que induz o “poder vitorioso que venceu o mundo: a nossa fé” (1Jo 5,4).
A seguir, vem a segunda petição ao Senhor, a dos apóstolos: “Aumenta a nossa fé!” (Lc 17,5).
Na verdade, diz o Papa, “ter fé – uma fé viva – não é fácil”. Por isso, a súplica dos apóstolos é a súplica que devemos fazer nossa. Porém, o Senhor como que nos devolve a petição: “Se tivésseis fé...” Assim, cruza-se o pedido de Deus com o nosso. Quer isto dizer que, se a fé “é um dom de Deus, que sempre se deve pedir, tem de ser, por sua vez, cultivada também por nós”. Não se trata de “força mágica que desce do céu” ou “dote pessoal que se recebe duma vez para sempre” ou “superpoder que sirva para resolver os problemas”. De facto, “fé útil para satisfazer as nossas necessidades” seria “fé egoísta”, centrada em nós. Por outro lado, não se pode confundir a fé com a sensação de conforto. Assim, Francisco entende a fé como “o fio de ouro que nos liga ao Senhor, a pura alegria de estar com Ele”, “unido a Ele” e “o dom que vale a vida inteira, mas que só dá fruto, se fizermos a nossa parte. E a nossa parte é o serviço na simplicidade.
***
Na perspetiva do Papa, o serviço é uma resposta da fé, uma componente da fé – o que nos faz compreender a tese do apóstolo Tiago de que a fé sem obras é morta (cf Tg 2,14-26) e a de Paulo de que as obras sem fé não justificam o homem, não o salvam (Gl 2,16; Rm 3,28).
Por isso, como assegura o Papa, “fé e serviço não se podem separar; antes, pelo contrário, estão intimamente ligados, atados entre si”. E, para ilustrar esta asserção utiliza a imagem do tapete, já que os tapetes do Azerbaijão “são verdadeiras obras de arte e provêm duma tradição muito antiga”, tal como a vida cristã, “dom que recebemos na Igreja e que provém do coração de Deus, nosso Pai, que deseja fazer de cada um de nós uma obra-prima da criação e da história”. Ora, como cada tapete é “tecido segundo a teia e a tecedura”, pois “só com esta estrutura é que o conjunto resulta bem composto e harmonioso”, assim a vida cristã “tem de ser pacientemente tecida cada dia”, entrelaçando entre si teia e tecedura bem definidas: “teia da fé” e “tecedura do serviço”. E o enlaçamento da fé com o serviço torna o coração aberto e jovem, a dilatar-se ao fazer o bem. Então, a fé “torna-se poderosa e faz maravilhas”. Fé produz e espelha serviço; e serviço espelha a fé e produz mais fé!
E o Papa esclarece sobre o que entende por serviço:
“Poderíamos pensar que consistisse apenas em ser fiéis aos próprios deveres ou na prática de qualquer obra boa. Mas, para Jesus, é muito mais. No Evangelho de hoje [cf Lc 17,7-10], pede-nos, mesmo com palavras muito fortes e radicais, uma disponibilidade total, uma vida totalmente disponível, sem olhar a cálculos nem conveniências.”.
Tal exigência resulta de Ele nos amar assim, fazendo-Se nosso servo “até ao extremo” (Jo 13,1), vindo “para servir e dar a sua vida” (Mc 10,45), o que sucede quando celebramos a Eucaristia:
“O Senhor vem estar no meio de nós e, por mais que nos proponhamos de O servir e amar, é sempre Ele que nos precede, servindo-nos e amando-nos imensamente mais de quanto possamos imaginar e merecer. Dá-nos a sua própria vida; e convida-nos a imitá-Lo, dizendo: Se alguém Me serve, que Me siga” (Jo 12,26).
E seguir Jesus não é “servir apenas para ter uma recompensa”, mas “para imitar Deus, que Se fez servo por nosso amor”. E não é servir de vez em quando, mas “viver servindo”. Assim, “o serviço é um estilo de vida”, “resume em si todo o estilo cristão de vida: servir a Deus na adoração e na oração; estar abertos e disponíveis; amar concretamente o próximo; trabalhar com ardor pelo bem comum”.
Depois, mencionando as tentações que afastam do estilo de serviço e tornam a vida inútil, evidencia duas: deixar o coração entibiar-se; e a excessiva atividade. O tíbio “fecha-se numa vida preguiçosa e sufoca o fogo do amor”, vivendo para satisfazer as próprias comodidades, “que nunca bastam e, por isso, nunca está contente”, sendo que “pouco a pouco acaba por se contentar com uma vida medíocre”, reservando, a Deus e aos outros, apenas “uma determinada percentagem do seu tempo e do seu coração”. Assim a sua vida é uma sensaboria. Porém, o Pontífice crê que aquela comunidade, fixando o exemplo dos que a precederam na fé, não deixará entibiar o coração; e a Igreja inteira, que por ela nutre “simpatia especial, tem os olhos postos em vós e vos encoraja: sois um rebanho pequeno mas muito precioso aos olhos de Deus”. Esta confirmação na fé e no serviço é bem-vinda a esta comunidade pequena e como que entalada em tantas religiões e solicitações! Por sua vez, a excessiva atividade configura “a tentação de pensar como donos, trabalhar apenas para ganhar crédito e tornar-se alguém”. Aí, o serviço torna-se meio para alcançar um fim – o prestígio, o poder, o desejo de ser grande. Ora, Jesus quer que não seja assim e que, se alguém quiser fazer-se grande, seja servo (cf Mt 20,26).
E, retomando a imagem do tapete, o Papa assegura a cada um que é como “um esplêndido fio de seda” e que “os vários fios só criam uma composição bonita se estiverem bem entrelaçados uns com os outros”. Por isso, apela à união “vivendo humildemente em caridade e alegria”, pois o Senhor, se cria a harmonia nas diferenças, os guardará. Para tanto, apresenta e invoca como exemplos de fé e serviço na simplicidade a Virgem Imaculada e os Santos, especialmente “Santa Teresa de Calcutá, cujos frutos de fé e serviço estão presentes no meio de vós”.
***
Também, na manhã do dia 1 de outubro o Papa celebrou a Missa no Estádio Meskhi em Tiblissi na Geórgia e, aproveitando o ensejo da memória litúrgica de Santa Teresinha do Menino Jesus, enalteceu o grande valor das mulheres que sobressaem “entre os numerosos tesouros deste país esplêndido” e que “amam a Deus em número muito maior que os homens”. Com efeito, “na Geórgia, há muitas avós e mães que continuam a guardar e transmitir a fé, semeada nesta terra por Santa Nino, e levam a água fresca da consolação de Deus a muitas situações de deserto e conflito” – refere o Pontífice. E, baseado na profecia de Isaías, acentuou a dimensão maternal de Deus:
“Como uma mãe toma sobre si os pesos e fadigas de seus filhos, assim Deus gosta de tomar conta dos nossos pecados e inquietações; Ele, que nos conhece e ama infinitamente, é sensível à nossa oração e sabe enxugar as nossas lágrimas. Vendo-nos, sempre Se comove e enternece com entranhado amor, porque, para lá do mal que possamos fazer, sempre somos os seus filhos; deseja pegar-nos no colo, proteger-nos, livrar-nos dos perigos e do mal. Deixemos ressoar no nosso coração esta palavra que hoje nos dirige: ‘Como uma mãe, Eu vos consolarei’ (Is 66,13).”.
A consolação que almejamos nos eventos tumultuosos da vida é a presença de Deus no coração obtida pela fé confiante – presença em nós que é a fonte da verdadeira consolação, perdurando, libertando do mal, trazendo a paz e fazendo crescer a alegria. Ora, “para que o Senhor habite estavelmente em nós, é preciso abrir-Lhe a porta e não O deixar fora”. E “há portas da consolação que se devem manter sempre abertas” – por elas, o Senhor entra e dá novo sabor às coisas – “porque Jesus gosta de entrar por elas”. E são: o Evangelho lido cada dia e trazido sempre connosco, a oração silenciosa e de adoração, a Confissão, a Eucaristia”. Se, porém, a porta do coração se fecha, “a luz d’Ele não chega e fica-se às escuras” e caímos no pessimismo, no erro e no fixismo da vida, fechados “na tristeza, nos subterrâneos da angústia, sozinhos dentro de nós”. Ao invés, escancarando as portas à consolação, entra a luz do Senhor.
Mas Deus não consola apenas no coração, mas em Jerusalém, cidade de Deus, na comunidade. Na Igreja, que é a casa da consolação, encontra-se consolação. Ora, quem está na Igreja deve ser portador da consolação de Deus, saber acolher com simplicidade o outro como um hóspede e consolar quem vemos cansado e dececionado. E, mesmo em aflições e isolamento, o cristão é chamado, por imperativo e por contraste, “a infundir esperança em quem se deu por vencido, reanimar quem está desanimado, levar a luz de Jesus, o calor da sua presença, a renovação do seu perdão”. Por isso, Bergoglio adverte:
“Não é bom habituar-se a um ‘microclima’ eclesial fechado; bom é compartilhar horizontes de esperança amplos e abertos, vivendo a coragem humilde de abrir as portas e sairmos de nós mesmos.”
***
Para receber esta consolação, exige-se-nos que nos tornemos como crianças (cf Mt 18,3-4), como crianças saciadas ao colo da mãe (cf Sl 131/130,2). Para acolher o amor divino, é necessária a pequenez de coração, pois “só como pequenos é que podemos estar no colo da mãe”. E quem se fizer pequeno como uma criança é o maior no Reino do Céu (cf Mt 18,4). De facto, não conhece a Deus através dos “altos pensamentos e muito estudo” ou acumulando honras e prestígio ou riquezas, mas “com a pequenez dum coração humilde e confiante” e esvaziando-se de si mesmo.
As crianças “dizem-nos que Ele realiza grandes coisas com quem não Lhe opõe resistência, com quem é simples e sincero, sem duplicidade”, como nos mostra o Evangelho:
“Com poucos pães e dois peixes (cf Mt 14,15-20), com um grão de mostarda (cf Mc 4,30-32), com o grão de trigo que morre na terra (cf Jo 12,24), com um único copo de água que se dá (cf Mt 10,42), com duas moedinhas duma viúva pobre (cf Lc 21,1-4), com a humildade de Maria, a serva do Senhor (cf Lc 1,46-55).”.
A grandeza surpreendente de Deus, cheio de surpresas e amigo das surpresas, faz lembrar “que somos, sempre e antes de tudo, seus filhos, não donos da vida, mas filhos do Pai; não adultos autónomos e autossuficientes, mas filhos sempre carecidos de ser pegados ao colo, a receber amor e perdão”. Nesta simplicidade, Francisco lança muito oportunamente, as suas bem-aventuranças eclesiais:
-Felizes as comunidades cristãs que vivem a genuína simplicidade evangélica – pobres de meios e ricas de Deus.
- Felizes os “pastores” que não cavalgam a lógica do sucesso mundano, mas seguem a lei do amor: o acolhimento, a escuta, o serviço.
- Feliz a Igreja que não se abandona aos critérios de funcionalidade e eficiência organizativa ou do fazer boa figura, mas “pequeno e amado rebanho” que se dedica tanto, na Geórgia à caridade e à formação, acolhe o encorajamento do Bom Pastor, se entrega a Ele que a leva aos ombros e a consola.

Finalmente, resume os pensamentos da pequenez do homem e da Igreja ante Deus com palavras de Santa Teresinha do Menino Jesus. Na verdade, Ela indica-nos o seu “pequeno caminho” para Deus, o do “abandono da criança pequena, que adormece sem temor nos braços de seu pai” todavia, infelizmente, “Deus encontra “poucos corações que se abandonem a Ele sem reservas, que compreendam toda a ternura do seu Amor infinito”. Mas a jovem santa e doutora da Igreja, perita na “ciência do Amor”, ensina que a caridade perfeita consiste em suportar os defeitos dos outros, sem ficar surpreendido com os seus pontos fracos, em sentir-se edificado pelos mínimos atos de virtude que lhes veja praticar e que “não pode ficar fechada no fundo do coração”.
Por isso, em Igreja, devemos pedir a graça de um coração simples, que crê e vive na força suave do amor, a graça de “viver com confiança serena e total na misericórdia de Deus”.
É a simplicidade da força da fé tornada serviço na simplicidade e serviço a espelhar e induzir, na simplicidade, mais fé, capaz de remover aveleiras ou mesmo montanhas – fé, serviço e simplicidade que Francisco confirma nos irmãos enquanto Sucessor de Pedro.  

2016.10.08 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário