quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Contra o desperdício alimentar

Assinalou-se, a 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação e, a 17, o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Ambas as efemérides pretenderam mobilizar a reflexão de todos e induzir atitudes solidárias, que passam por uma forte mudanças de hábitos e comportamentos.
***
Quanto à erradicação da pobreza, os dados relativos ao país são assustadores. Segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística), uma em 5 pessoas é pobre, sendo que as que têm limitações derivadas de problemas de saúde estão expostas a um risco de pobreza maior. A pobreza voltou a aumentar em 2013, abrangendo 19,5% da população (era de 18,8% em 2012). A taxa é de 21,5% em pessoas com problemas de saúde, em comparação com a taxa de 16,7% em pessoas sem tais limitações. A existência das limitações “no desempenho das atividades habituais vem associada à privação material, sendo que 41,2% das pessoas severamente limitadas se encontram em privação material. A falta de dinheiro é a grande causa de as pessoas não satisfazerem os cuidados de saúde (exames e tratamentos médicos, 53,5%, ou dentários, 82,5%). E 5,5% da população com 16 ou mais anos necessitou, em pelo menos uma ocasião, de cuidados médicos que não recebeu, e 18,8% necessitou de cuidados dentários que não os recebeu.
73,6% das pessoas estão simultaneamente em risco de pobreza e privação material em relação a exames ou tratamentos médicos. E, no caso das pessoas que não conseguem fazer exames ou tratamentos dentários, a percentagem sobe para 96,4%. Mais: a pobreza atinge 40,5% dos desempregados. Na verdade, o inquérito do INE, publicado na véspera do Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, confirma alguns dados já conhecidos sobre a nossa realidade. Para medir a pobreza, o conceito estatístico oficial adotado a nível europeu refere-se a “risco de pobreza”.  Por outro lado, sabe-se que o país voltou aos níveis de pobreza de há 10 anos; 27,5% das pessoas estão em risco de exclusão social (2,8 milhões de pessoas); mantém-se a “forte desigualdade na distribuição dos rendimentos”; é mais elevado o risco de pobreza em mulheres que em homens; e o aumento da pobreza foi transversal a todos os grupos etários, mas as crianças são as mais afetadas.
Ora, nem Estado, nem organizações podem ficar de braços cruzados ante esta realidade.
***

Mas, além da má distribuição do rendimento que afeta a sociedade portuguesa e as populações no mundo inteiro, há outro cancro cuja visibilidade relevou na celebração do Dia Mundial da Alimentação deste ano: “o desperdício alimentar”.

A resposta passa pela ação concertada e participada a exigir alterações ao nível cultural, socioeconómico e ambiental, através de estratégias de sensibilização e desenvolvimento de novos valores, visões, atitudes e comportamentos para sociedades sustentáveis – compromisso que nos envolve a todos! Na verdade, o desperdício alimentar apresenta um conjunto de consequências que afetam as nossas vidas, com impacto ao nível ético, económico, social, sanitário e ambiental. Devemos estar conscientes de que a sua redução, que é imperativa, constitui um passo preliminar importante para combater a subnutrição a nível global.
Um terço de toda a alimentação humana é desperdício. Assim, o controlo do que desperdiçamos é uma preocupação da Comissão Europeia, que propôs o ano de 2014 como “Ano Contra o Desperdício Alimentar”, definindo como meta a redução de 50% do desperdício alimentar em 2020. Neste sentido é-nos proposto, em todas as fases da cadeia alimentar, a aplicar o princípio dos “3 R”: reduzir, reutilizar e reciclar. Com este desafio, pretende-se: contribuir para a redução do desperdício alimentar; sensibilizar a população para uma consciência e atitude alimentar responsável e sustentável; promover um consumo alimentar energético e adequado nutricionalmente; promover a produção e o consumo de alimentos e produtos alimentares de produção local; e mobilizar os profissionais de saúde, as instituições públicas e privadas, o setor da restauração e a indústria para a redução do desperdício alimentar em Portugal.
Como vamos alcançar?  
O cidadão deve: planear refeições e compras de alimentos/produtos alimentares de acordo com o agregado familiar e com o stock existente; verificar os prazos de validade dos produtos alimentares no ato da compra; optar por alimentos congelados, quando previr que os frescos não venham a ser consumidos em tempo útil; reutilizar as sobras das refeições na elaboração de outros pratos ou sopas; escolher os alimentos respeitando a sazonalidade e a produção local, se possível; prever, nas promoções que ofereçam grandes quantidades de alimento, se será consumido antes do término do prazo de validade; preparar e confecionar os alimentos/ refeições conforme a necessidade, evitando preparação/confecções em quantidades excessivas; e conservar os alimentos da forma adequada, consultando a informação das embalagens.
Os profissionais de saúde devem: contribuir para a gestão consciente dos recursos alimentares e ambientais, preservando o equilíbrio nutricional; educar para o consumo de fontes alimentares menos consumidoras de recursos ambientais; educar para o consumo variado, entre e dentro dos vários grupos da Pirâmide/Roda dos Alimentos; e promover o consumo de alimentos frescos ou minimamente processados.As instituições públicas e privadas hão de: organizar programas escolares que visem a literacia alimentar, nutricional e ambiental; promover a criação de “hortas urbanas”; promover o acesso à aquisição e ao consumo de produtos locais; e estabelecer ligações entre produtores e instituições de apoio social locais.
A indústria e o retalho têm de: desenvolver produtos alimentares nutricionalmente equilibrados e seguros; promover a aquisição económica, minimizando custos associados ao embalamento; respeitar a biodiversidade e a segurança alimentar; e respeitar a utilização sustentada dos recursos ambientais (solos, água, ar, energia).
***
O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente a 16 de outubro, desde 1945, data da criação da FAO, com o objetivo de promover a reflexão e o debate sobre o quadro da alimentação mundial e a fome no Planeta. Cada ano, é proposto um tema, a partir do qual são desenvolvidas iniciativas no mundo. A luta contra a fome e desnutrição, pobreza e segurança alimentar, sistemas alimentares saudáveis foram objeto de reflexão e ampla análise em anos anteriores, entre tantos outros problemas selecionados. Este ano, a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) destacou a alimentação como forma de preservação do ambiente com o mote “O clima está a mudar: a comida e a agricultura também devem mudar”.
Tendo em conta o aumento populacional, até 2050 o Planeta terá de aumentar a produção em 60% de para responder adequadamente às necessidades da população. Entretanto, as mudanças climáticas terão efeito negativo no cultivo, quantidade e qualidade dos alimentos produzidos. Por isso, o declínio na produção alimentar, conjugado com o incremento da procura, terá como consequência o aumento dos preços, culminando em maior desigualdade no acesso aos bens alimentares. Face ao cenário que se perspetiva, é fundamental sensibilizar a sociedade para o tema tendo em vista um amplo despertar de consciências e mobilizar para a ação.
Em Portugal e regiões, à semelhança do que sucede por todo o mundo, entidades diversas organizaram programas comemorativos do dia da alimentação, trazendo à tona as preocupações emergentes, promovendo debates e outras ações (desportivas, artísticas etc.), na convicção de que todos podemos, mesmo com pequenas atitudes, fazer um mundo melhor.
Segundo o PERDA, 2014 (Projeto de Estudo e Reflexão sobre o Desperdício Alimentar), a nível mundial, cerca de um terço da comida produzida é desperdiçada, ou seja 1,3 mil milhões de toneladas/ ano, quantidade suficiente para alimentar as 995 milhões de pessoas que passam fome. Entre nós, 1 milhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano. Só as famílias desperdiçam 324 mil toneladas, o que significa que cada português desperdiça 132 kg por ano, em média.
A nível geral, são dados passos significativos com impactos consistentes; verifica-se cada vez maior envolvência, “assunção” e comprometimento no estudo e resolução destas preocupações por parte dos Governos, universidades, empresas e organizações da sociedade. Neste contexto, vêm à tona alguns exemplos: Pacto de Milão sobre política de alimentação urbana (2015), declaração da FAO de 2016 Ano Internacional das Leguminosas; Constituição da Associação Aliança Contra a Fome e a Má-nutrição, em Portugal, com o objetivo de estabelecer ligações entre os diversos organismos e instituições que lutam contra a fome e contribuir para os OMS (Objetivos do Milénio para o Desenvolvimento). Em relação a este ponto, a FPBA promoveu a criação desta associação. Enquanto plataforma de diálogo, a Aliança põe em contacto organizações e entidades da sociedade civil, do setor privado e da administração pública para definir em parceria estratégias, políticas e programas suscetíveis de potenciar os dispositivos já existentes, favorecer o diálogo sobre as medidas mais eficazes e estimular novas iniciativas para combater a insegurança alimentar e a má-nutrição. E, no dia 16, a Universidade do Porto, promoveu a 2.ª edição do curso: “Coma melhor, poupe mais”, on line, gratuito e com a duração de 4 semanas.
Tendo em vista comemorar o Dia Mundial da Alimentação, foram priorizadas ações de sensibilização e de reflexão sobre o tema central da FAO e a luta contra o desperdício alimentar, numa dupla e particular sintonia: missão dos Bancos Alimentares; e o reconhecimento desta problemática pela Assembleia da República, que proclamou 2016 o Ano Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar.
Ainda neste enquadramento, cabe destacar projetos interessantes:
A FPBA (Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares) criou o projeto Hortas Solidárias, com vista à inclusão social de reclusos e provisão de resposta a carências alimentares, através de projetos agrícolas em terrenos disponíveis, remunerando a mão-de-obra e recolhendo o produto (hortícolas/frutícolas) para distribuição às famílias com carências alimentares comprovadas, através das instituições parceiras. E a FEBA (Federação Europeia dos Bancos Alimentares), com outras organizações, apoia o lançamento mundial dum projeto pioneiro de mentores portugueses com a criação do site: Ideas That Feed (ideias que alimentam), através do qual o cidadão pode partilhar receitas de baixo custo, que apelem a uma alimentação saudável e equilibrada. Para o efeito, basta aceder ao site, partilhar a receita e, caso a mesma reúna os critérios definidos, será publicada.
Eis algo do muito que é imperioso fazer em prol das populações. Mudar hábitos, intensificar empenho solidário é urgente!

2016.10.19 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário