sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Igreja na Índia sente a morte de ex-ministra devota de Madre Teresa


É verdade. Segundo noticiou o Vatican News, Sushma Swaraj faleceu vítima de ataque cardíaco a 6 de agosto, aos 67 anos de idade. Depois de se encontrar com ela aquando da canonização de Madre Teresa, Francisco comentou, a seu respeito, que “é uma pessoa muito espiritual”. Como ministra das Relações Exteriores, não mediu esforços em trabalhar pela libertação do padre Tom Uzhunnalil, salesiano sequestrado no Iémen e mantido em cativeiro durante mais de um ano.
O Cardeal Oswald Gracias, Arcebispo de Mumbai e presidente da CBCI (Conferência dos Bispos da Índia), disse que, pela morte de Sushma Swaraj, “a nação perdeu uma grande personalidade indiana”, que foi “uma administradora muito hábil, uma líder versátil e eficaz”.
Na mensagem de condolências publicada no dia 7,  o purpurado recorda o compromisso efetivo assumido por Sushma Swaraj, então ministra das Relações Exteriores, na libertação de padre Tom Uzhunnalil. E assegura que “todos os indianos no exterior que passavam por alguma dificuldade, encontraram nela uma ministra simpática, que fazia de tudo para os ajudar”.
Foi uma das personalidades políticas mais conhecidas e amadas da Índia. Ministra das Relações Exteriores no primeiro governo Modi (2014 a 2019), por motivos de saúde, acabou por não se candidatar às eleições em março passado. Sushma Swaraj, diabética, foi submetida a um transplante de rim em 2016, mas veio a falecer de ataque cardíaco. Antes,  foi Ministra da Saúde noutro governo liderado pelo BJP, com o Primeiro-Ministro Atal Bihari Vajpayee (1998-2004).
É recordada como a ministra contactável via Twitter: os indianos que viviam no exterior e tinham necessidade de assistência diplomática, contratavam-na pessoalmente nas redes sociais.
Na predita mensagem de pesar, o Cardeal Gracias recorda que “Sushma Swaraj chefiou a delegação do governo para a canonização de Madre Teresa. Tinha, com efeito, uma devoção especial pela Madre. Naquela ocasião, encontrou-se com o Santo Padre, que mais tarde falou dela, referindo: “A ministra indiana das Relações Exteriores é uma pessoa muito espiritual”.
Nos seus funerais em Delhi, estiveram presentes políticos de todas as tendências. Rahul Gandhi, ex-presidente do Congresso Nacional Indiano, disse que a morte de Swaraj foi um choque, pela perda de “uma liderança política excecional, uma oradora talentosa e uma parlamentar excecional, com uma amizade que superava os limites do partido”.
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A pari e a contrastar, enquanto se homenageia a devota de Santa Teresa, a violência contra os cristãos na Índia aumentou desde 2014 e é frequentemente obra de grupos extremistas hinduístas, instigados por “discursos de ódio religioso” na internet e nas redes sociais.
No primeiro semestre de 2019 foram registados 158 episódios de violência contra cristãos em 23 Estados da Índia, que resultaram em ferimentos de 110 mulheres e 89 crianças. Os dados foram enviados à agência Fides pelo UCF (United Christian Forum), organização que ativou uma linha telefónica específica para denúncias e assistência em casos de violência. De acordo com a nota, entre os 158 incidentes registados pelo “Helpline” (serviço telefónico de ajuda sigilosa e com resguardo do anonimato de quem traz questões atinentes à violência), 130 dizem respeito a ataques ou intimidações e ameaças por parte de grupos violentos que agrediram fiéis pacificamente reunidos em igrejas ou em encontros de oração. E o UCF denuncia em nota que “isso significa que praticar a própria fé está a tornar-se um motivo de insegurança em 90% do território indiano” e que a violência impune se tornou “uma norma no país, onde nenhum partido político assumiu uma posição forte contra tais atos de intimidação contra as minorias religiosas”.
Outra tendência preocupante é a recusa da polícia em registar o FIR (First Information Record), que é a denúncia contra os autores de violência. “Somente em 24 dos 158 incidentes foi possível efetivar uma denúncia contra os culpados”, revela aquela nota, mencionando a “inação da polícia” em 11 Estados governados por partidos laicos e em 12 Estados onde estão no Governo partidos marcadamente hinduístas.
Entre os Estados que registam o maior número de violências contra os cristãos, está Uttar Pradesh com 32 incidentes de violência, seguido por Tamil Nadu, com 31 incidentes.
E a supradita nota especifica:
O modus operandi seguido em todos estes episódios é sempre o mesmo: uma multidão acompanhada pela polícia irrompe num momento de oração gritando slogans, agredindo os fiéis, inclusive mulheres e crianças. Então os pastores são presos ou detidos pela polícia com a falsa acusação de conversões fraudulentas. (…) Tais casos são de tal forma corriqueiros, que ninguém tem tempo para os condenar, nem políticos, nem a sociedade civil ou líderes religiosos.”.
A organização assinala um aumento constante da violência contra os cristãos desde 2014:
Em 2014 houve cerca de 150 incidentes; em 2015 e 2016 foram cerca de 200; em 2017 e 2018 chegaram a 250 e 300 casos, respetivamente; e, em 2019, tem havido uma média de 26 incidentes a cada mês”.
Tehmina Arora, diretora da unidade indiana da ADF (Alliance Defending Freedom), associação comprometida na defesa dos direitos cristãos, sustenta:
Ninguém deveria ser perseguido por causa da sua fé. É preocupante ver esses terríveis atos sectários continuarem, mesmo depois de uma série de indicações dadas ao Governo pela Suprema Corte. A polícia e as administrações locais, responsáveis ​​pela lei e ordem, devem agir rapidamente e contra qualquer pessoa que promova violência em massa.”.
Segundo a ADF, sentimentos e atos anticristãos na Índia tiveram um aumento desde que o governo federal passou a ser liderado pelo partido nacionalista hinduísta do Primeiro-Ministro Narendra Modi, que em 2019 iniciou o seu segundo mandato.
A Fides refere que os cristãos na Índia são 29 milhões e representam 2,3% da população. Na Índia existem 966 milhões de cidadãos hinduístas, isto é, 80% da população indiana, que no total chega a 1,3 bilião de pessoas. Os muçulmanos são 172 milhões (cerca de 14%).
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Entretanto, os Bispos indianos pedem “esforço de paz e reconciliação” para Caxemira.
Com uma medida aprovada pela Câmara Baixa do Parlamento indiano, a Índia revogou o “status especial” da Caxemira garantido pela Constituição de 1947, que passa a ser um “território da união”. A medida gerou protestos e a região foi isolada. O Governo paquistanês reafirmou o seu “apoio político, diplomático e moral” à causa da Caxemira e ao seu “inalienável direito à autodeterminação”. E os Bispos indianos declaram pela voz de Dom Theodore Mascarenhas, Bispo Auxiliar de Ranchi – e que recentemente concluiu o seu mandato como secretário-geral da Conferência Episcopal da Índia – ao comentar para a agência Fides a atual situação reinante na Caxemira, que é motivo de grande preocupação e atrai a atenção também da comunidade católica da Índia.
A situação na Caxemira é delicada e exige um esforço de todos, pela paz e a reconciliação, para que não degenere em conflito: hoje acompanhamos  a situação com a nossa oração. Expressamos a nossa proximidade ao povo da Caxemira, que novamente vive dias de tensão e sofrimento. Com a esperança de uma evolução pacífica dos acontecimentos, rezamos pela paz na Caxemira e em toda a Índia.”.
Com aquela medida aprovada pela Câmara Baixa do Parlamento indiano, a região da Caxemira no noroeste da Índia, o único Estado indiano com maioria muçulmana (68% da população local de 14,5 milhões de habitantes), passará a ser um “território da União”, isto é, administrado pelo Governo federal, por meio de um representante do executivo.
A deliberação parlamentar gerou protestos e distúrbios no território, que perde, com esta medida, a sua autonomia. Segundo declarou à agência Fides o padre Shaiju Chacko, porta-voz da Diocese de Jammu-Srinagar (única diocese católica na Caxemira) “a decisão poderia gerar um ulterior sentimento de distância e de alienação entre a população local e o Governo central, aumentando a “instabilidade interna e os riscos de radicalização violenta, sobretudo nos jovens”,  em área em que grupos jihadistas e extremistas já organizaram atentados no passado.
No Estado da Caxemira, foram registadas desordens e protestos; e as forças de segurança indianas (o Governo enviou 50.000 novos soldados, além dos 60.000 já existentes)  prenderam mais de 500 pessoas para evitar riscos de outras manifestações de rua e possíveis ataques terroristas.
Dada a tensão elevada, cerca de 20 mil entre peregrinos e turistas foram retirados da Caxemira, que está isolada de contactos externos. Em clima social de muita tensão e instabilidade, observa o padre Shaiju Chacko:
A Igreja convida à prudência, a não se deixar levar por tendências violentas e manter a calma. Continuamos a trabalhar, a nível pastoral e social, pelo bem da população. Pedimos ao governo de Nova Délhi um gesto de confiança e de reconciliação em relação à população local, que já sofreu demais.”.
Enquanto isso, o Paquistão declara, em nota oficial do Ministério das Relações Exteriores, condenar e rejeitar fortemente a decisão da Índia, classificando-a  como “um passo unilateral inaceitável”. Ademais, Islamabad reafirma o seu “apoio político, diplomático e moral” à causa da Caxemira e o seu “inalienável direito à autodeterminação”.
O Território já foi palco de cinco guerras entre a Índia e o Paquistão, países com arsenal nuclear: em 1947, 1965, 1971, 1999 e 2001-2002. Índia e China, por sua vez, enfrentaram-se uma vez em 1962, pelo controle de Aksai Chin, bem como pelo nordeste do estado indiano de Arunachal Pradesh.
A Índia e o Paquistão também se envolveram em diversas escaramuças no glaciar de Siachen.
Desde a década de 1990, o Estado indiano de Jammu e Caxemira tem sido afetado por confrontos entre caxemires separatistas, incluindo militantes que a Índia alega serem apoiados pelo Paquistão e as Forças Armadas do Paquistão, o que causaram milhares de mortos.
A região da Caxemira,  localizada no extremo noroeste do subcontinente indiano, como se disse, tem sido disputada principalmente pela Índia e Paquistão, mas também pela China.
A Índia reivindica a totalidade do antigo Estado principesco dogra  (da Dinastia Dogra) de Jammu e Caxemira e atualmente administra cerca de 43% da região, incluindo a maior parte de Jammu, Caxemira, Ladakh (com o glaciar de Siachen). A posição oficial da Índia é que Caxemira é “parte integrante” da Índia, enquanto a posição oficial do Paquistão é que a Caxemira é um território disputado cujo status definitivo poderá ser determinado somente pelo povo da Caxemira (Alguns grupos alegam que a Caxemira deve ser independente da Índia e do Paquistão).
Contesta a alegação da Índia o Paquistão, que controla 37% da Caxemira, principalmente a Caxemira Livre (Azad Kashmir) e as regiões setentrionais de Gilgit e Baltistão.  A China, por sua vez, controla 20% da Caxemira, incluindo Aksai Chin, que ocupou na sequência da breve guerra sino-indiana de 1962 e da área do Trans-Caracórum, conhecida como o vale de Shaksgam e que foi cedida pelo Paquistão em 1963.
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Mesmo perseguida, a Igreja encontra a lucidez e a força anímica para enfrentar a calúnia das conversões fraudulentas e arrostar com a onda de atos violentos contra os seus crentes, homenagear os devotos dos seus santos e santas e pronunciar-se solidariamente pela tolerância e pela autodeterminação dos povos continuando sempre a trabalhar a nível pastoral e social.
2019.08.09 – Louro de Carvalho

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