domingo, 2 de julho de 2017

Considerações sobre o furto no arsenal de guerra de Tancos

O já confirmado maior assalto de sempre a instalações militares portuguesas “rendeu” material de guerra (granadas, lança-granadas, granadas-foguete anticarro, munições e até engenhos explosivos “prontos a detonar”) que, segundo a investigação poderá ir parar ao mercado negro internacional. Por outro lado, sabe-se que só foi reparada parte da cerca em redor dos paióis e que a decisão da reparação da parte restante levou três meses para ser aprovada pelo Ministro da Defesa Nacional, tendo já sido lançado o respetivo concurso e inscrita a conveniente verba no orçamento.
Segundo informação de fontes policiais, em Tancos, foram roubados 44 lança-granadas e 4 engenhos explosivos “prontos a detonar” e, ainda, foram roubadas 120 granadas ofensivas, 1.500 munições de calibre 9 milímetros e 20 granadas de gás lacrimogéneo.
Em comunicado, na tarde do dia 30, o Exército confirmou o furto e enumerou uma série de material de guerra em falta nos paióis, incluindo “granadas-foguete anticarro” e “material diverso de sapadores como bobines de arame, disparadores e iniciadores”.
O comunicado ainda esclarece que “os trabalhos de contagem de materiais foram elaborados pelo Exército na presença da Polícia Judiciária Militar, sendo, portanto, do conhecimento das autoridades competentes e da tutela”. Contudo, não serão divulgadas as quantidades exatas do material furtado “para não investigar as investigações em curso”. O caso já está a ser investigado pela Polícia Judiciária Militar.
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No furto de material de guerra guardado em Tancos, os assaltantes terão furado a rede que cerca o terreno dos PNT (Paióis Nacionais de Tancos). A segurança faz-se apenas por rondas aleatórias com tropas apeadas ou autotransportadas. No local, não há videovigilância e as torres de vigia foram abandonadas, algo que o comunicado do Exército vem confirmar, referindo:
No que respeita a medidas de segurança eletrónica, esclarece-se que o sistema de vídeo vigilância, cuja cobertura é apenas parcial para uma área do PNT onde estariam os materiais mais relevantes, encontra-se inoperacional”.
Além disso, o comunicado adianta que a Lei de Programação Militar “previa a disponibilização de verbas em 2018” para a “implementação de vigilância e controlo de acessos eletrónico”.
Quanto às redes que circundam Tancos, uma interior e outra exterior, “considerando as necessidades de renovação causadas pelos anos da rede exterior, o Exército tinha já iniciado os procedimentos legais para a adjudicação da obra, de forma faseada e com verbas da Lei de Programação Militar”. Sucede que, até agora, apenas uma parte da rede exterior, a oeste, tinha sido renovada. A reparação da restante vedação esteve 3 meses a aguardar despacho do Ministro, como confirma o Exército e se pode ler:
A adjudicação do restante perímetro foi solicitada pelo Exército a 8 de março de 2017 e, tendo recebido aprovação de SExa o Ministro da Defesa Nacional (por seu despacho de 5 de junho, publicado no DR de 30JUN), foi publicado em Diário da República em 19 de junho de 2017 (DR 116).
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O general Rovisco Duarte, chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), reconheceu que quem furtou o material de guerra do quartel de Tancos tinha “conhecimento do conteúdo dos paióis e admitiu a possibilidade de fuga de informação. Por isso, além da investigação conduzida pela Polícia Judiciária Militar e pela Polícia Judiciária, decorrerá um inquérito no Exército para apuramento de eventuais responsabilidades. De facto, o furto ocorreu na zona cuja vedação ainda não tinha sido reforçada com material mais resistente, no âmbito das medidas de melhoria da segurança das instalações, sendo visível um buraco de grandes dimensões. 
Segundo o chefe do Estado-Maior do Exército, “estes roubos podem acontecer em qualquer país e em qualquer Exército, desde que haja vontades e capacidades”. Rovisco Duarte sublinhou que o material de guerra furtado foi selecionado por quem tinha conhecimento do conteúdo dos paióis.
O Exército revelou, no dia 30 de junho, que entre o material de guerra roubado, no dia 27 de junho, dos Paióis Nacionais de Tancos estão “granadas-foguete anticarro”, granadas de gás lacrimogéneo e explosivos, mas não divulgou quantidades.
Face ao incidente, a segurança foi reforçada nos paióis com “o aumento de efetivos” e com “patrulhas mais robustas”, mas o General CEME ainda “não se permite ajuizar” sobre a falta de funcionamento do sistema de videovigilância do quartel, parado há dois anos. No entanto, frisou que os planos de segurança e vigilância foram cumpridos.
O Ministro da Defesa Nacional assumiu a responsabilidade política pelo furto de Tancos, depois de os partidos terem criticado o sucedido, com o CDS-PP a exigir a audição parlamentar de Azeredo Lopes e o PSD a pedir também a audição de Rovisco Duarte.
Já antes o Ministro Azeredo Lopes reconhecera, no dia 29, em Bruxelas, que o furto de granadas de mão ofensivas e munições das instalações militares dos Paióis Nacionais de Tancos “é grave”, embora se tenha recusado a aceitar que seja o maior furto de material de guerra de sempre, e garantiu que não ficará “nada por levantar” nas averiguações. Disse o Ministro:
Evidentemente é um facto grave, não vale a pena estar a desvalorizar esse facto. É sempre grave quando instalações militares são objeto de ação criminosa tendente ao furto justamente de material militar, para mais quando “não foi roubada uma pistola, não foram roubadas duas, foram roubadas granadas”.
O Ministro, que falava aos jornalistas à margem da reunião ministerial da NATO, em Bruxelas, disse que, “evidentemente”, Portugal vai informar os seus parceiros do ocorrido. E garantiu que, paralelamente às investigações já em curso – “a questão ficou imediatamente sob alçada da Polícia Judiciária militar e da Polícia Judiciária e, a partir de agora, das diferentes instâncias de investigação criminal” –, a questão da segurança do material militar será assunto de debate com as chefias militares. E, a este respeito, especificou:
“Vamos evidentemente informar através da Intel os nossos congéneres, porque estamos a falar de um espaço sem fronteiras e, por isso, é nossa obrigação dar conta do desaparecimento desse tipo de material (…); e, do ponto de vista da Defesa nacional, tenho a intenção de solicitar às chefias militares que falemos sobre o assunto, que possamos desenhar um plano para verificar quais são e se existem plenamente as boas práticas quanto a este assunto do material militar e eventualmente até envolver, se for esse o caso, a Inspeção-Geral de Defesa Nacional”.
Azeredo Lopes admitiu não ter, ao tempo, “uma noção exata do material que realmente foi furtado”, sendo já “certo que foram furtadas granadas e algumas munições”, mas acrescentou que não pode “dizer em boa verdade se há mais que tenha sido furtado”. Apontando que, neste furto, se tratou, “pelos vistos”, de algo “bastante profissional”, admitiu preocupação com a finalidade do mesmo, ainda por apurar, pois “quando se furtam granadas não pode por definição ser para boa coisa, e isso evidentemente justifica preocupação, mas não justifica receio”.
O importante agora, realçou, é “procurar estancar o mais depressa possível as consequências” do furto do material militar, na certeza de que “o Exército vai desencadear medidas de investigação necessárias”, de natureza diversa das que já estão a cabo da Polícia Judiciária.
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Em consequência do furto de Tancos, o CEME anunciou ontem, dia 1 de julho, que demitiu cinco comandantes de unidades do ramo para não interferirem com os processos de averiguações. A este propósito, disse à RTP:
“Não quero que haja entraves às averiguações e decidi exonerar os cinco comandantes das unidades que de alguma forma estão relacionadas com estes processos”.
Os militares exonerados são o comandante da Unidade de Apoio da Brigada de Reação Rápida, o comandante do Regimento de Infantaria 15, o comandante do Regimento de Paraquedistas, o comandante do Regimento de Engenharia 1 e o comandante da Unidade de Apoio de Material do Exército.
Rovisco Duarte disse que decidiu exonerar estes comandantes “por uma questão de clareza e para não interferirem com o processo de averiguações até se esclarecer”.
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Face a tudo isto, apraz-me tecer as seguintes considerações:
Obviamente que não interessa discutir se este foi ou não o maior furto de material militar de sempre. Importa é saber que se trata de material de guerra (diversificado e em grande quantidade) que não se sabe em que mãos se encontra e num contexto de ameaça generalizada de terrorismo e crime organizado.
É claro que o Ministro tem responsabilidades políticas, mas não concordo que a leitura das consequências das mesmas tenha de passar pela demissão do Ministro. Demitido, responde sobre o quê e perante quem? E pode fazer o quê? Vai para a cadeia, se não cometeu crime? Paga, se não tem dinheiro? É, antes, bom que se explique, corrija as falhas de pessoal, de material e de logística, promovendo a agilização de procedimentos. Acabe-se com a entrega da segurança ao acaso, a privados ou exclusivamente a meios eletrónicos. Depósitos de material de guerra devem ser guardados predominantemente por militares em presença e militares em ronda aleatória para verificar as condições de guarda. As câmaras de vigilância podem ser um instrumento auxiliar para verificação da identidade de autores de tentativas de assalto. Mas as câmaras até foram desligadas por falta de dinheiro para sua manutenção. Ademais, elas só retêm imagens de quem assalta, não detêm os assaltantes; e estes podem desativá-las previamente.
Quanto aos militares, o CEME foi infeliz ao dizer publicamente que houve fuga de informação. Se o disse, tinha de demonstrar e ter encontrado os responsáveis. Poderia e até deveria admitir essa possibilidade e prometer a competente investigação dos factos e apuramento de responsabilidades. Demitir os cinco comandantes só para não perturbarem a investigação é excessivo; bastava a suspensão preventiva e nomeação de comandantes interinos. Ou o CEME já sabe o que se passa e não o quer dizer? Por outro lado, um conjunto de paióis ser defendido por rede de arame é comparável à casa forte dum estabelecimento que eu conheci. As suas paredes eram de madeira e a porta é que era blindada – antifogo e antirroubo!
As responsabilidades políticas e logísticas pelas instalações militares repartem-se por vários governos e várias chefias militares: desde a abolição do serviço militar obrigatório (e não recrutamento suficiente de voluntários) até ao ataque descarado ou obnubilado às Forças Armadas atribuindo-lhes, a par de funções externas, funções internas residuais, passando pela diminuição dos orçamentos, pela entrega da segurança de aquartelamentos e postos-chave do país a empresas, nalguns casos, e a separação quase absoluta entre defesa e segurança – muito haveria a dizer! Por exemplo: Quem acabou com os postos fixos de sentinela e rondas de verificação, há 15 anos?

2017.07.02 – Louro de Carvalho

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