terça-feira, 25 de julho de 2017

Mais que 64 mortos em Pedrógão Grande e concelhos limítrofes?

Numa das suas novelas, o narrador de Camilo Castelo Branco informa o potencial narratário de que as personagens vão continuando a morrer convenientemente. Analogamente, dá-me para dizer que depois do trágico incêndio de Pedrógão Grande – E porque não dizer também de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Sertã e Penela? – os incêndios florestais continuam a alastrar e a queimar convenientemente.
E, em vez de se mobilizarem todos os recursos para pôr travão ao flagelo alastrante da praga incendiária, discute-se se quem morreu em contexto de incêndio, teve morte por consequência direta do incêndio ou se foi por consequência indireta. Porra! senhores políticos e altos funcionários do Estado! Quero lá saber se militar que morre em teatro de operações morre diretamente do combate com o inimigo ou porque lhe caiu uma árvore em cima do dorso. Quero lá saber se bombeiro que morre em viatura que segue para o incêndio ou dele regressa morre direta ou indiretamente por causa do incêndio. Nesse caso, autarcas e polícias que morrem em zonas de incêndios florestais não têm direito a morrer “diretamente” por causa de incêndios.
Na verdade, não se percebe como foi possível definir critérios para determinar quem morreu diretamente por causa dos incêndios de Pedrógão Grande e concelhos limítrofes. Se o problema é para evitar que as seguradoras paguem, mais vale acabar com as seguradoras; e, se é para evitar que o Estado assuma responsabilidade, acabe-se com o Estado e instaure-se a lei da selva que arde sem quê nem para quê, desde que forneça lucro a negócios de interesses instalados!   
***
É escandaloso que, face a dúvidas surgidas recentemente na comunicação social sobre o presumível caso do atropelamento mortal duma mulher por um condutor que ia a fugir do fogo, se reitere que “número oficial de mortos na tragédia mantém-se nos 64 tendo em conta os critérios estabelecidos” e que, ante as suspeitas de o elenco das vítimas mortais poder incluir mais 9 (ou 11) pessoas além das 64, se não apurem estes factos duma vez por todas e as entidades responsáveis se escudem no segredo de justiça, tantas vezes é violado sem consequências para ninguém e agora, que o interesse público é claro, teima em manter-se. E é irrelevante que seja o Governo a entidade competente para esclarecer os factos ou outra entidade representativa do Estado, mas é o Estado quem tem o dever de informar o povo do que se passa.
Porém, a ser verdade o que passou para a imprensa, o caso é pior. O Ministério da Justiça sabia “desde o primeiro momento” da morte por atropelamento duma mulher em Pedrógão Grande, noticiada, no passado dia 22, pelo Expresso, levantando-se a dúvida sobre o número de mortos da tragédia provocada pelo incêndio naquela zona.
Além disso, em comunicado enviado às redações o Governo declara que o Ministério Público está a averiguar “as concretas circunstâncias em que o acidente de viação ocorreu” e, tendo em conta os critérios utilizados (Que critérios?!) pelas autoridades para a contabilização do número de vítimas mortais no incêndio – mortes provocadas pelo fogo ou por inalação de fumos – este óbito é incluído no número de 64 mortes da tragédia. No mesmo comunicado, o Governo garante que “até à presente data não foram comunicadas às autoridades (nem estas delas tiveram conhecimento) notícias de mais pessoas desaparecidas ou mortas, para além das 64”.
As dúvidas acerca do número de mortos nos incêndios de Pedrógão Grande surgiram reforçadas após o jornal I ter publicado uma lista com 73 nomes alegadamente de mortos confirmados da tragédia. A lista, elaborada por uma empresária para a realização dum memorial às vítimas, integra 38 nomes de pessoas que morreram na EN 236-1, encurraladas pelos incêndios.
Ainda segundo o aludido comunicado, o IML (Instituto Nacional de Medicina Legal)
“Fez hoje [dia 24] o levantamento de todos os processos relativos a corpos que deram entrada nos seus 28 serviços desde o passado dia 18 de junho até à presente data, não tendo sido obtida qualquer informação adicional relativamente à que já existia e assim se mantendo a nota da identificação de 64 vítimas mortais”.
***
Como suporte da decisão de não divulgar qualquer lista com os nomes das vítimas mortais de Pedrógão Grande, o Governo invoca o segredo de Justiça. De facto, em comunicado enviado às redações, lê-se que o “Primeiro-Ministro contactou hoje a senhora Procuradora-Geral da República que confirmou que o segredo de justiça abrange a lista das vítimas”. Como tal, “a divulgação da lista de vítimas será feita pelo Ministério Público se e quando o considerar adequado”. Também o Ministério da Administração Interna reiterou que o número oficial de vítimas mortais é de 64, tendo em conta os critérios utilizados para a contabilização: morte causada pelas chamas ou inalação de fumos. E o Governo já veio a público afirmar que “não existe nenhuma lista secreta”.
Porém, o caso ganha contornos político-partidários. O Governo continua engaiolado na sua torre de marfim; Bloco de Esquerda e PCP querem o esclarecimento de todas as circunstâncias da tragédia incendiária, mas rejeitam tudo o que signifique chicana política. E o CDS endureceu a sua posição sobre as responsabilidades do executivo.
Salienta-se, no debate político, o PSD, que parece ter encontrado matéria consistente para oposição de bandeiras em riste. E não revela o que fará, caso o Governo não responda ao ultimato para divulgar nomes das vítimas de Pedrógão Grande.
Na verdade, ontem dia 24, o PSD deu 24 horas ao Governo para tornar pública a lista nominativa das pessoas que morreram na tragédia de Pedrógão Grande, exigindo que sejam explicados os critérios usados para a sua constituição. Disse, a propósito, aos jornalistas o líder da bancada parlamentar do PSD, Hugo Soares, em Lisboa:
“O Governo tem 24 horas para tornar pública a lista nominativa das pessoas que perderam a vida na tragédia de Pedrógão Grande e esclarecer quais foram os critérios”.
Questionado sobre o que fará o PSD caso o Governo não responda favoravelmente a este ultimato, Hugo respondeu que o partido esperará “pela reação do Governo”, acrescentando:
“Eu não quero acreditar que o senhor Primeiro-Ministro e o Governo estão a fazer gestão política da tragédia que assolou Pedrógão Grande”.
E foi perentório:
“Nós não estamos a dizer que há mais mortos. Nós não queremos acreditar que isso seja possível”.
Interrogado se este ultimato significa que o PSD vai apresentar uma moção de censura ao Governo, escusou-se a responder, dizendo cautelosamente:
“Não, eu estou a dizer que o PSD deu 24 horas ao Governo para apresentar uma lista nominativa”.
Sobre a consequência do incumprimento desta exigência, o deputado reiterou que o PSD espera que “o Governo tenha o bom senso, a humildade e a decência democrática de, em 24 horas, apresentar essa lista”, comentando:
“Eu creio que o país assistiu atónito a essas declarações do senhor Primeiro-Ministro. Como é que os familiares e amigos das pessoas que perderam a vida na tragédia de Pedrógão Grande podem acrescentar nomes a uma lista que não existe?”.
Para Hugo Soares, António Costa, “esquece-se muitas vezes de que é chefe do Governo” e que:
“Não serve só para as horas boas, mas tem que demonstrar autoridade e dar a confiança ao país nos momentos em que o país mais precisa”.
Por seu turno, o Primeiro-Ministro apelou a que quem tenha conhecimento de um maior número de vítimas no incêndio de Pedrógão Grande, em junho, o comunique de imediato à Polícia Judiciária e ao Ministério Público. E, referindo que “não é o Governo que constrói a estatística”, informou que são as “autoridades técnicas” a fornecer os números.
Também os municípios de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos sugeriram a divulgação da lista de vítimas do incêndio de junho para serenar as populações, enquanto o autarca de Pedrógão Grande apelou a que “os boateiros” sejam corridos.
***
Por sua vez, em comunicado, a PGR diz que tem dois processos em curso, um sobre as 64 mortes confirmadas e um outro sobre a 65.ª vítima, que terá morrido por atropelamento ao fugir do fogo. Mas admite abrir mais. Assim, todos os casos “vindos a público, designadamente através da comunicação social”, poderão vir a ser “objeto de análise e investigação”.
No comunicado, não é, contudo, claro quando foi iniciado o processo relativo à 65.ª vítima, cuja morte não foi contabilizada como diretamente relacionada pelo fogo. De facto, começa por referir a informação da Procuradoria-Geral:
“O Ministério Público, no momento em que teve conhecimento do incêndio de Pedrógão Grande e suas consequências, instaurou inquérito nos termos legais, sendo as investigações desde logo iniciadas em estreita colaboração com a Polícia Judiciária (PJ) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) e o apoio do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) e das demais instituições envolvidas. No âmbito deste inquérito foram identificadas, até ao momento, 64 vítimas mortais”.
Depois, acrescenta que foi instaurado “outro inquérito com vista à investigação das circunstâncias que rodearam a morte de mais uma vítima no âmbito de um acidente de viação”, sem precisar o momento em que tal aconteceu. Aliás, a PGR admite abrir novas investigações face às notícias sobre mais vítimas que terão ficado fora da lista oficial por não estarem dentro dos critérios estabelecidos pela GNR/PJ e INMLCF e pede que lhe sejam enviadas todas as informações sobre o caso, disponibilizando mesmo uma morada:
“Apela-se a todos os que tenham conhecimento de quaisquer factos relacionados com os incêndios de Pedrogão Grande o envio dos mesmos ao Ministério Público, para a seguinte morada: Procuradoria da República; DIAP de Leiria; Avenida Marquês de Pombal, n.º 1, 1.º e 2.º; 2410-152 Leiria”.
O comunicado esclarece ainda como devem ser feitos os pedidos de indemnizações cíveis (dos seguros, do Estado ou de outras entidades). Como o caso está em segredo de justiça, exige-se “requerimento ao Ministério Público que autorizará o acesso aos autos, logo que possível, nos termos legais”. O problema com as seguradoras foi revelado por Marques Mendes no seu espaço de comentário na SIC no dia 23.
***
O Presidente da Câmara de Pedrógão Grande defendeu a declaração de calamidade pública sobre o incêndio para se poder acabar com burocracias que as autarquias têm de enfrentar. Porém, sendo declarada a calamidade pública, as cláusulas de contrato de seguros são consideradas nulas, segundo a Lei de Bases da Proteção Civil, publicada no ‘site’ do Ministério da Administração Interna e consultada pela agência Lusa, pois, de acordo com o artigo 61.º,
“Consideram-se nulas, não produzindo quaisquer efeitos, as cláusulas apostas em contratos de seguro visando excluir a responsabilidade das seguradoras por efeito de declaração da situação de calamidade”.
Entretanto, o Governo reconheceu os incêndios que atingiram o centro do país em junho como uma catástrofe natural ativou um apoio de dez milhões de euros, conforme despacho publicado no Diário da República, de 24 de julho. E, ao invés do que disse Marques Mendes, a APS (Associação Portuguesa de Seguradores) referiu que o facto de o Governo considerar catástrofe natural os incêndios que atingiram o centro do país em junho não interfere com o processo em curso de pagamento de indemnizações. Fonte da APS explicou à Lusa que “o processo de pagamento das indemnizações decorre com toda a normalidade”, tendo já sido pagos “largos milhares de euros”. E o assessor Francisco Crujo sublinhou que “o reconhecimento de catástrofe natural não interfere em nada com este processo”.
O aludido despacho do gabinete do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural “reconhece como catástrofe natural […] o conjunto de incêndios deflagrados no mês de junho de 2017 nas freguesias da região Centro do país”. Nele pode ler-se:
“Os incêndios florestais, cujo início se registou no passado dia 17 de junho de 2017, desencadearam uma série de danos e prejuízos em áreas localizadas nos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela e Sertã. A dimensão e gravidade dos danos e prejuízos causados pelos mencionados incêndios florestais reconduzem à qualificação desta situação como catástrofe natural”.
Recorde-se que o incêndio que deflagrou a 17 de junho em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 200 feridos e só foi dado como extinto uma semana depois. Das vítimas do incêndio, pelo menos 47 morreram na Estrada Nacional 236-1, entre Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, concelhos também atingidos pelas chamas.
***
Penso ter sido positiva a declaração de calamidade pública, mas as seguradoras não deveriam baixar a parada, bem como todas as restantes entidades privadas que fizeram e fazem campanha pela angariação de fundos de solidariedade.
Por outro lado, alguma entidade competente deve esclarecer, quanto antes, o que se passa com o número rela de vítimas mortais. E o Estado deve mobilizar todos para a preservação da floresta.

2017.06.24 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário