terça-feira, 6 de setembro de 2016

O padre jesuíta Sebastião Vieira, mártir seiscentista no Japão

No passado dia 3 de setembro, no âmbito do encontro anual de antigos alunos do colégio de Castro Daire, estivemos na celebração eucarística, na capela de São Sebastião, a que presidiu o reverendo padre Carlos Caria. Para lá da liturgia do XXIII Domingo do Tempo Comum em que se inseriram as sábias e ponderosas reflexões do sacerdote celebrante sobre os efeitos da verdadeira sabedoria na vida de cada pessoa e de cada comunidade e sobre as exigências do seguimento de Jesus Cristo segundo a condição de cada um, os olhos fixaram-se por tempos naquele imóvel de arquitetura sacra e numa bandeirinha que está encostada à parede lateral direta junto à porta de entrada. Por isso, para lá do que pude ver e ler, procurei informação mais detalhada sobre o pequeno templo e sobre a bandeira. 
***
Assim, pode contemplar-se, do exterior, o edifício não tão pequeno, como costuma suceder com as nossas capelas, mas um imóvel proporcionado, embora de grande austeridade, de caraterísticas maneiristas, sem grande decoração. Esta sobriedade arquitetónica sofre alguma quebra na sineira, sobre a parede do lado direito do pequeno templo, tradicionalmente dito do lado do Evangelho, por cima de porta lateral, e nos altos pináculos que rematam os cunhais. 
Porém, a entrada na capela faz desaparecer a imagética de austeridade e sobriedade para exibir um espaço preenchido pela talha dourada e policromada, de que sobressai o teto com seus caixotões e o retábulo do altar – altar-mor, embora seja o único altar, sendo que para a missa com povo é utilizada uma pequena mesa colocada ali em frente.
O primeiro conjunto, o do teto, compõe-se de 40 caixotões e o seu efeito visual prolonga-se no altar, com o qual estabelece uma relação de continuidade, já que não existe um desnivelamento em resultado da não existência de capela-mor. Em termos decorativos, os motivos esculpidos representam predominantemente folhas de acanto e florões numa linguagem icónica que se integra no designado por estilo nacional ou barroco pleno. 
Por seu turno, o retábulo do altar, da mesma época e gosto, ostenta quatro colunas salomónicas de cada lado da tribuna, que se prolongam em arcos concêntricos. E do arco cimeiro da tribuna partem em direção ao arco superior do retábulo como que quatro vértebras radiais entalhadas. O dourado alterna com a policromia, que o complementa, ficando acentuado o sentido decorativo da composição. O altar exibe pintura a imitar um frontal e, do lado do Evangelho, encontra-se a porta de acesso à sacristia, cuja estrutura e composição, também em talha, se enquadra no complexo do retábulo, encontrando-se perfeitamente dissimulada. E o púlpito, pespegado na parede lateral esquerda (dita do lado da Epístola), é um belo e funcional móvel escultórico e pictórico a condizer com os demais motivos decorativos do pequeno templo sebastiânico.
Rosário Carvalho, da Direção-Geral do Património Cultural, com cujo texto, lido no site da DGPC, se confrontaram as informações supra referidas, sustenta que “a capela de São Sebastião existia desde o século XVI, no local que hoje corresponde à implantação dos Paços do Concelho”, tendo sido transferida, em 1860 (altura em que iniciou a construção do atual edifício da Câmara Municipal), para o Cimo da Vila, onde atualmente se encontra. Porém, citando Alberto Correia, Alexandre Alves e João Vaz (CORREIA, ALVES, VAZ, 1995:246), defende que “da obra quinhentista que, muito possivelmente, lhe deu origem, nada resta”, uma vez que o edifício foi reconstruído em data próxima do ano de 1713, por iniciativa do abade João de Moura Andrade, também responsável pela construção da atual Igreja Matriz. E, embora conceda que “são escassas as informações referentes a esta capela”, ela tem sido alvo de devoções particulares, como é o caso do mártir jesuíta padre Sebastião Vieira, martirizado no Japão, em 1634, que aqui criou um vínculo, para que fosse celebrada uma missa todos os dias. E, ao invés do que se passava com tantas outras capelas existentes em Castro Daire e mencionadas pelo menos desde o século XVIII, a de São Sebastião era administrada pelo povo, o que poderá justificar a austeridade da arquitetura, motivada pela relevância do espaço litúrgico, em detrimento do expressão e visibilidade exterior. 
Por outro lado, a informação colhida no site da Câmara Municipal refere a capela de São Sebastião como sendo conhecida também pelo vínculo de obrigação de missa quotidiana, instituído pelo mártir padre Sebastião Vieira, da Companhia de Jesus, morto no Japão em 1634 – o que confere com a informação de Rosário Carvalho (cf Abílio Pereira de Carvalho, Vínculo de Sebastião Vieira, CMCD:1986). Já quanto ao regime de administração da capela, a informação do município diverge do enunciado formulado pela investigadora, pois sobre o assunto, diz:
“Durante largas décadas administrada por privados, foi já no séc. XVIII e após longa disputa, que a diocese de Lamego se impôs e chamou a si a administração da capela, entregando-a ao abade de Castro Daire”.
E, acentuando a “simplicidade e sobriedade” do seu exterior, caraterizada “pela ausência de grandes artifícios arquitetónicos”, chama ao interior “uma autêntica joia artística”, sustentando:
“O retábulo e o teto desta capela conferem-lhe uma riqueza decorativa difícil de encontrar em templos de tão reduzida dimensão, formando uma composição de belo efeito e conferindo imagem homogénea ao seu interior, classificando-a de Imóvel de Interesse Público”.
***
Quanto ao padre Sebastião Vieira, o site da Direção Regional de Cultura do Centro dá-nos conta da Homenagem ao padre Sebastião Vieira, promovida pelo padre Carlos Caria, em Castro Daire, a 23 de janeiro de 2005 (domingo subsequente ao dia da memória litúrgica de São Sebastião, oficial romano e padroeiro da diocese de Lamego), a partir dum projeto da iniciativa do mencionado pároco da freguesia e vila, desenvolvido com os apoios da fábrica da Igreja Paroquial e do Município.
Com efeito, pode ver-se no adro da Igreja Matriz da vila e freguesia de Castro Daire, à direita do majestoso templo, uma escultura em bronze (dimensões: 4,00m x 1,20m x 0,40m) do castrense mártir no Japão em 1634. Nesta peça escultórica, mestre escultor Manuel Vaz “concilia o gosto naturalista e o espírito clássico com um conceito plástico modernista”, tendo procurado, “em termos compositivos, organizar o elemento figurativo com a forma geométrica, estabelecendo um paralelismo entre o braço esquerdo e a hipotenusa do triângulo, uma vez que em causa está um triângulo retângulo, e a verticalidade da representação do corpo com a do cateto”. Não colocou qualquer pedestal, pelo que “a peça arranca da relva sem necessidade do referido elemento, pois se existisse, tornaria aquele volume muito mais preso ao solo”. Assim, redunda “numa harmónica convivialidade entre a peça, o espaço urbano e o público anónimo” do quotidiano.
Em termos simbólicos, o triângulo corporiza a harmonia, a transcendência e, no caso da religião cristã, a remissão para a “Santíssima Trindade, para o número três, para a figura masculina”. Plasticamente a estátua “é uma forma extremamente dinâmica”, mas simultaneamente “estável, firme, ascensional”, que em articulação com a figura humana “reforça essa projeção no espaço”.
O monumento evoca a figura do padre Sebastião Vieira, mártir, natural de Castro Daire, século XVII, que foi missionário da Companhia de Jesus e faleceu no Japão em 1634.
O famoso jesuíta autor de vasta bibliografia, missionário do Padroado Português do Japão, morreu queimado vivo em Yendo, a 6 de junho de 1634. Tendo entrada na Companhia de Jesus a 3 de fevereiro de 1591, foi mestre de Noviços e procurador da Província Jesuíta de Macau, missionou nas Filipinas, em 1614, e, em 1623, foi eleito para ir como procurador da Província Japonesa a Roma, aonde chegou em 1626 e foi acolhido pelo Papa Urbano VIII. Em 1629, voltou ao Oriente, levando consigo 23 jesuítas de várias nacionalidades. Reentrou disfarçado no Japão, em 1632, como administrador do bispado. E, em 1633, descoberto em Osaca, foi mandado prender pelo imperador, com mais 5 “japões”, e condenado à morte por suplício e, após três dias de martírio, foi queimado vivo.
- Cf Manuel Vaz em http://www.soveral.info/casadatrofa/trofa9.htm [consultado em 6/9/2016].
***
Entretanto, Helena Costa Toipa publicou, na MÁTHESIS 19 2010 37-53, um artigo científico, a pgs 37-53, sob o título “PADRE SEBASTIÃO VIEIRA, SOB A PALMA DO MARTÍRIO. A COMPANHIA DE JESUS NO JAPÃO”, que especifica “as circunstâncias da sua última incursão no Japão, onde as práticas cristãs estavam proibidas desde o édito de Hideyoshi, de 1587”, circunstâncias que se agravaram em 1614 e que ele descreve em “relato enviado aos superiores da Companhia de Jesus, no qual se reconhece o seu espírito de missão: reconhecimento da necessidade de sobreviver para cumprir a sua tarefa apesar do desejo de morrer pela causa”.
Por outro lado, a investigadora, que releva a ação missionária no Japão – entre simpatias e dificuldades até à proscrição, especifica pormenores do martírio de Vieira, que nascera a 20 de janeiro de 1572. O martírio é relatado com informação de António Franco:
“Portanto, posto em um jumento levando uma bandeirinha, em que estava escrita a causa da sua morte, que era por ser pregador da fé de Cristo, foi levado ao lugar do suplício. Tinha ele antes dito, que havia de morrer com fogo. Puseram-no dependurado no cruel tormento das covas, com outros cinco Japões, com quem fora prezo na embarcação, aos quais admitira na Companhia. Três dias esteve vivo no tormento, eram já mortos seus ditosos companheiros. Então os algozes trazendo fogo o lançaram na cova do Padre Sebastião Vieira, e deste modo cumprindo-se a profecia, acabou esta vida mortal a 6 de junho de 1634 na cidade e corte de Japão chamada Yendo. O corpo foi queimado e as cinzas lançadas ao mar, para que as não pudessem recolher os Cristãos. Sua gloriosa morte se autenticou em ordem à sua canonização.” (cf Franco, 1719:190, adaptado).
Tinha 62 anos, 43 dos quais dedicados à religião.
E Helena Toipa faz menção das obras do mártir jesuíta: Annuae Litterae ex Iaponia, 16 martii 1613; Relação da viagem que fez de Macau a Manila e de Manila ao Japão, escrita no Japão a 18 de fevereiro de 1633; Três cartas escritas do cárcere de Yendo, a 7 de abril de 1634; e Compendio da Fé Catholica, escrito em língua japonesa, estando preso no cárcere, a mandado do Imperador (fê-lo em 14 horas).
***
Ora, sabendo-se de fonte fidedigna que Sebastião Vieira sofreu o martírio explicitamente por ódio à fé, a ponto de recusar expressamente a liberdade que lhe prometeram, só me interrogo porque não ficou este inscrito no catálogo dos santos mártires. Para quê uma eventual sujeição à disciplina canónica à espera dos desnecessários milagres e da consequentemente desnecessária prova, como no caso dos santos confessores e similares? Até parece que a hierarquia eclesiástica tem medo dos mártires ao invés de nutrir simpatia e apreço por estas sementes de cristãos!  

2016.09.06 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário