sexta-feira, 3 de março de 2017

X edição das Jornadas do Conhecimento em Seia

Inicia-se hoje, 3 de março, em Seia, a 10.ª edição das Jornadas do Conhecimento, que a Galeria Paz de Espírito de Seia organiza com o apoio da Diocese de Guarda e cujo tema principal o Centenário das Aparições de Fátima.
Em entrevista ao Programa ECCLESIA, da RTP2, Paulo Caetano, um dos impulsionadores das Jornadas, destacou a importância de abordar 100 anos de um acontecimento que marcou não só a vivência cristã em Portugal, mas também a própria identidade nacional, declarando:
“Nós no interior do país procuramos também estar junto da atualidade. E desde logo procurámos junto do Santuário de Fátima dizer que estaríamos disponíveis para prolongar, para sermos o eco da mensagem de Fátima.”.
Na agenda destas X Jornadas do Conhecimento, que vão decorrer até 30 de abril, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, o ponto mais alto do país, está em destaque a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora ao Arciprestado de Seia, de 5 de março a 6 de abril. Durante um mês, ela estará em todas as paróquias do concelho, dando assim ainda maior sentido ao tema do evento, como que a dizer a todos os crentes: “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2,5).
Segundo Paulo Caetano, vereador da Câmara Municipal, trata-se duma visita “especial” para as comunidades de Seia, também porque a última vez que contactaram com a Imagem Peregrina foi “há dois anos” e “apenas num dia” – “pouco tempo”, mas que “aguçou o apetite para que solicitássemos ao Santuário de Fátima a possibilidade de não ser um dia no Arciprestado de Seia, mas um dia em cada paróquia”.
***
Ao longo dos dias das Jornadas, haverá espaço para várias conferências, com destaque para figuras ligadas à Igreja Católica e, em especial ao Santuário de Fátima, bem como à área da comunicação. Mas outros números de trabalho, debate e cultura estarão em evidência.
A sessão de abertura do certame, ocorre hoje, dia 3 de março, pelas às 21 horas e conta com, uma conferência do reitor do Santuário de Fátima, o Padre Carlos Cabecinhas, na igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Seia, em torno do tema “A peregrinação e a experiência da fé”.
No dia 5 de março, o povo do concelho receberá, pelas 18 horas, no Largo da Câmara Municipal e na Igreja Matriz de Seia, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que estará um dia em cada paróquia do concelho e arciprestado.
O dia 17 de março ficará marcado com o lançamento do livro “Ainda outros... Cem pensamentos sem sentido”, do Padre António Carlos Martins, sacerdote e escritor, pelas 21 horas, no Salão da União de Freguesias de Carragozela e Várzea de Meruge.
A 18 de março, no Auditório da Casa Municipal da Cultura de Seia, pelas 21,30 horas, o Padre Borga dará um concerto com vista à angariação de fundos para obras paroquiais – o primeiro dos números recreativos e culturais das X Jornadas do Conhecimento.
O dia 2 de abril ficará assinalado, com a Inauguração da Exposição “Santuários Marianos no Concelho de Seia” e o lançamento do livro “Património Azulejar da Diocese da Guarda”, da autoria da Diocese da Guarda e da Escola Superior de Turismo e Hotelaria do IPG, de Seia – ambas as iniciativas no Posto de Turismo de Seia, a partir das 15 horas.
De 3 a 7 de abril, é o tempo das atividades no âmbito da disciplina de EMRC (Educação Moral Religiosa Católica) na modalidade de workshop em torno do tema “Deixa-te cativar … pela missão”, a decorrer na Escola Básica Dr. Abranches Ferrão e na Escola Secundária de Seia.
No dia 6 de abril, a concentração celebrativa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Seia, abrirá para a procissão de velas e despedida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima.
A 7 de abril, as pessoas terão oportunidade de escutar a conferência do padre Manuel Morujão, sacerdote jesuíta e antigo porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, desta vez no Salão da igreja paroquial de Santiago, pelas 21 horas, a abordar o tema “Viver a arriscar a vida – perder para ganhar”, do meu ponto de vista, aplicável a muitos, mas sobretudo aos crentes empenhados e aos bombeiros.
A terceira conferência das jornadas sob o título “Visitados pela Senhora de Fátima” está prevista para o dia 21 de abril na igreja de São Martinho, pelas 21 horas, e terá como protagonista Paulo Rocha, diretor da agência Ecclesia.
A sessão de encerramento ocorrerá a 30 de abril, pelas 15 horas, na igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Seia, com a conferência de encerramento e as conclusões, a que se seguirá o segundo número recreativo e cultural no âmbito das X Jornadas do Conhecimento, um Concerto com o Grupo Voz Vangelis, apadrinhado por diversas dioceses do país.
No plano recreativo e cultural, estão assim previstos dois concertos: no dia 18 de março com o padre José Luís Borga, e, no dia 30 de abril, com o grupo ‘Voz Angelis’,
***
O projeto das ‘Jornadas do Conhecimento’ nasceu por iniciativa de um conjunto de leigos católicos, fora da estrutura institucional da Igreja, com o objetivo de trazer à região de Seia um espaço de debate e de partilha, de aprendizagem e reflexão, que há 10 anos “não” existia.
Ao celebrar-se a 10.ª edição das Jornadas do Conhecimento, Paulo Caetano refere que a organização deste certame, que partiu da Galeria Paz de Espírito, rapidamente evoluiu para um modelo onde outros atores puderam dar os seus contributos e acrescenta que, “durante 10 anos procuramos aproximar Seia e a Diocese da Guarda aos grandes eventos, trazendo um conjunto de conferencistas e oradores de renome nacional e alguns até internacional, para que pudessem ajudar a crescer as pessoas na fé, fomentando uma espécie de cumplicidade coletiva, na resposta aos desafios da sociedade em que vivemos”.
Ao longo dos anos, a iniciativa tem contado com mais apoios, desde a Diocese da Guarda ao Arciprestado de Seia, passando pela Câmara Municipal de Seia, a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e a Santa Casa da Misericórdia de Seia, a Paulus Editora, o Agrupamento de Escolas de Seia, os Professores de Educação Moral e Religiosa Católica, e a agência Ecclesia, ao nível da comunicação.
Com três conferências temáticas, dois concertos, dois workshops, dois livros, duas exposições e um périplo da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima pelo arciprestado (com procissão de velas) – as X Jornadas do Conhecimento ficam associadas às intenções do Santuário de Fátima e dedicadas às Comemorações dos 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima.
Com um programa vasto e abrangente, a iniciativa tem, pois, como principal atividade a visita da Imagem Peregrina ao Arciprestado de Seia, durante um mês, em que irá visitar todas as suas paróquias, dando a oportunidade de criar laços de fé e emoção.
Além disso, o principal organizador das Jornadas justifica que o tema de fundo escolhido para este ano, “Fazei tudo o que Ele vos disser” – palavras de Nossa Senhora em Caná aos serventes – significa a vontade de nos “associarmos às comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima”. Junta-se, assim, o conhecimento, que não conhece limites nem tem áreas vedadas, ao devir cultural e recreativo e ao acontecimento ditado pelo dinamismo da fé.
O principal impulsionador das Jornadas do Conhecimento refere ainda:
“Pensamos, ainda que de forma modesta, ter contribuído para gerar capital coletivo no âmbito da fé, procurando diálogos entre as pessoas, proporcionando novas experiências e captando novas realidades. Estamos satisfeitos com o caminho realizado, porque proporcionamos que estas comunidades do interior do país tivessem as mesmas oportunidades que têm as do litoral e das grandes cidades”.
E conclui dizendo ter conseguido contribuir “para uma sociedade de horizontes mais amplos e tornar Seia um ponto de encontro, pondo em diálogo diversas perspetivas e cruzando olhares sobre as mesmas realidades”.
***
Suponho tratar-se duma bela relação das forças da sociedade civil e dos responsáveis do poder local em prol do bem-estar das populações – relação a que as estruturas diocesanas dão a mão num espírito de cooperação, de fomento de sinergias e de minoração das assimetrias regionais. Talvez constitua um exemplo a seguir noutros municípios e arciprestados, para bem do povo, palavra com que tantos enchem a boca.

2017.03.03 – Louro de Carvalho 

Sem comentários:

Enviar um comentário