sábado, 11 de março de 2017

Em ano de centenário, apraz-me recordar Luciano Paulo Guerra

O semanário Ecclesia, do dia 10 de março, evoca os 35 anos de Monsenhor Luciano Paulo Guerra como reitor do Santuário de Fátima com a publicação de excertos de uma entrevista realizada em outubro de 2008 em vésperas de deixar o cargo.
Confesso que me soube a pouco essa referência, já que, sem deslustrar o trabalho dos antecessores e o dos dois sucessores, é de relevar que o percurso de Fátima não seria o mesmo sem Paulo Guerra. Sem o mínimo de desvio em relação à História de Fátima e à sua Mensagem, o “reitor” revolucionou Fátima na vertente humana e espiritual, no aspeto luzido das celebrações, na administração colegial do Santuário, na criação de serviços, na multiplicação de iniciativas no dimensionamento das infraestruturas, no aumento dos equipamentos de utilização coletiva e nas acessibilidades.
Em relação à predita entrevista, fui-lhe no encalço e reli-a. E há aspetos que julgo marcantes.
***
Sobre a disposição de espírito ao deixar a reitoria, assegura que nunca teve “saudades” dos tempos onde esteve, “embora fossem sempre bons”, declarando que, “se estivermos bem no presente, não teremos saudades do passado”. Por outro lado, garante que o Padre Virgílio Antunes (o atual Bispo de Coimbra) “tem dons suficientes para que as celebrações corram bem”.
No respeitante ao modo do exercício do cargo, frisa que “o grande peso desta responsabilidade passa pelo decidir”, dando-se conta com o tempo da responsabilidade de “dar a resposta do sim ou do não”. Porém, reconhece que Deus lhe deu o grande dom de “consultar” e lembra que “os capelães foram o grande suporte da administração das finanças do Santuário”, sendo que “as grandes questões foram decididas em colégio”. Acha natural o trabalho em equipa, porque gosta muito de “conversar com as pessoas numa base da razão” e é-lhe “muito agradável conversar com pessoas desprovidas de preconceitos”. E, em relação ao gosto pelo diálogo, em especial no atinente à facilidade em dialogar com os peregrinos, sentencia:
“Se conseguirmos conversar com as pessoas, na base do que há mais básico em nós, percebemos os contextos. É evidente que há um nível de abstração que as pessoas não estão habituadas, mas, quando escrevo e falo, procuro relacionar a abstração com o concreto. Gosto imenso de dialogar com os peregrinos.”.
No entanto, sabe que as pessoas têm a ideia de que é um homem distante, pelo que explica:
“Fui sempre uma pessoa programada e estou sempre a fazer qualquer coisa. Portanto, se não previ conversar com uma pessoa que encontro pelo caminho começo a ficar impaciente. Quando atravesso o recinto do Santuário, é porque tenho alguma coisa para fazer no outro lado. Não sou uma pessoa que esteja vaga. Por isso, muito raramente, na minha vida me senti só. Tenho sempre algo para fazer e alguma dificuldade de mudar de atenção.”
Admite que gosta de contar até dez antes de tomar uma decisão, mas diz que “o impulso imediato é para agir e responder”. E, assentindo que é “um ‘bocadinho’ impulsivo”, reconhece que foi com a idade que se tornou convicto de que “as pessoas devem evitar, a todo o custo, a precipitação”, sendo que “precipitar-se é a passagem à fase da ação ou da palavra antes de ter o pensamento bem apurado”. E, como diz, com a idade, o seu temperamento “tornou-se cada vez mais secundário”. 
Do que refere da sua infância, destaco o facto de, ao ter ouvido o seu pároco cantar a Oração Eucarística (ao tempo, o prefácio), ter desejado um dia poder cantar como ele (mimetismo infantil que marca). Depois, esse gosto de cantar, aliado à vocação sacerdotal, levou-o a fazer o possível “para favorecer o canto no Santuário de Fátima e, mesmo, fora dele”.
***
Questionado sobre a assistência às aparições de outubro de 1917 por parte da avó e do pároco que o batizou, relata a memória que o pároco retinha daquele dia 13:
“Ele era natural do Reguengo do Fetal (situa-se a 10Km de Fátima) e foi com alguns peregrinos que ficaram na casa dos seus pais naquela noite. Aparelhou a égua e meteu-se ao caminho com os peregrinos. Choveu toda a noite e toda a manhã. Num determinado momento, um indivíduo tira o relógio e diz para os outros que era meio-dia: hora da aparição. Nessa altura, começou ver o Sol a desandar, a desandar, a desandar... Tira-se do céu e vem contra mim... Só tive tempo de me ajoelhar na lama e dizer: ‘Meu Deus, perdoai-me que eu morro aqui’. E foi assim que se passou o Milagre do Sol para o meu pároco.”.
E, referindo que havia os críticos das aparições, “mas os jornais da época nem tiveram a coragem de dizer que aquilo era forjado”.
Evocando o ambiente mariano em que viveu e a oração em família, aliada ao trabalho, sustenta que “a sociedade está desintegrada porque o seu elemento fundamental – a família – está em desintegração”. Na verdade, “com as movimentações das pessoas assiste-se à aquisição de outros amores e ligações que acabam por prejudicar a família”. Por outro lado, julga que “esta sociedade não se vai aguentar porque não terá filhos suficientes” e que, depois, “as crianças, quando chegam a adultos, não querem reproduzir no seu casamento o sofrimento a que assistiram nas suas casas”, acabando por não se casar ou por viver um casamento a prazo. Neste aspeto, aponta o dedo a governos que vão “onda” da desintegração e da facilitação do divórcio.
Gosta de viajar e tirar proveito humano, cultural e linguístico das inúmeras viagens feitas, sobretudo das viagens ao estrangeiro, registando que “somos pequenos e estamos encostados de flanco à Espanha”, havendo “um histórico muito duro entre nós e os castelhanos”.
***
Da sua permanência de 4 anos em Paris como capelão dos emigrantes e estudante de Filosofia, revela que fez o curriculum “ad lauream” para Filosofia, mas que não fez a “laurea” porque sempre pensou que, a escrever algo, deveria ser de si mesmo. Diz gostar de “refletir sobre as últimas causas”. E tem pena do “abandono a que se votam os alicerces das casas porque eles são o suporte de tudo”. É claro que está a metaforizar a relevância da Filosofia. Não obstante, se fosse a construir uma tese de doutoramento, escolheria o tema da liberdade de pensamento.
E, questionado sobre se foi isso que o levou a escrever uma carta aberta a Salazar, explica o verdadeiro motivo da carta, que o Jornal da Marinha Grande censurou e não publicou:
“Durante os meus tempos de Paris, via as condições dos nossos emigrantes. Muitos deles não sabiam se tinham trabalho ou onde dormiriam. Perante estes factos, escrevi a Salazar a dizer-lhe da necessidade que havia de olhar para estes compatriotas.”.
Não era propriamente uma questão de política interna, mas “era sobretudo sobre a falta de assistência e a miséria dos emigrantes”, dada a sua sensibilidade aos problemas sociais. Ora, se tinha uma posição crítica em relação à política salazarista, não deixa de a posicionar no tempo, salientando uma antiga admiração pelo governante devido aos melhoramentos em obras públicas, lembrando que “o povo só sentiu a miséria antes de Salazar e o progresso depois de Salazar”. Porém, ele “demorou tempo demais”. Sobre os militares de abril, não esquece o móbil do pronunciamento, o aspeto profissional, mas reconhecendo que “o fruto estava maduro” e obviamente caiu. E, em relação à guerra colonial, pensa que “Salazar concebeu a possibilidade de uma unidade entre nós e as províncias ultramarinas”, que foi um erro e que o seu isolamento “não o deixou perceber a realidade exterior”, porque “faltou-lhe viajar”. Porém, aponta a incoerência dos que acham Mouzinho de Albuquerque um herói, que defendia o colonialismo. 
***
Recusa falar de uma Fátima antes de ser reitor e outra Fátima após a sua saída. Não costuma “demorar nada no passado”. E diz que só gosta da história “para captar dela o que acontece no presente”. Porém, realça que, quando chegou, “estávamos no Pós-Concílio” – o que diz tudo. E confessa que teve “algum abalo com o Concílio”, explicando-se:
“Como tenho uma grande tendência para refletir, também tenho dificuldade em concordar com os meus mestres. Não foi fácil concordar com tudo aquilo que me ensinavam. Sobretudo, com o dogma porque não temos tempo. É necessário muito tempo para assimilar uma doutrina tão complexa, rica e elaborada como é a doutrina da igreja. Em 2000 anos, a Igreja conseguiu uma estrutura óssea dogmática tremenda. Tive necessidade de me retirar para rever novamente a minha vida e os compromissos. Cheguei a França e encontrei um ambiente muito diferente. Pessoas livres que continuavam católicas.”.
E engrandece a necessidade do diálogo inter-religioso, pois, “se as religiões não se entenderem como se entenderão os sem religião?”. Porém, não se furta a falar do Santuário de Fátima.
É em mais do dobro o número de funcionários. De 2 milhões de peregrinos passou-se ao cálculo de entre 4 a 5 milhões. Purificou-se o ambiente e apurou-se mais a palavra. Criou-se o Centro Pastoral Paulo VI. As duas casas de retiros (Dores e Carmo) foram renovadas. As peregrinações estrangeiras passaram a ser convenientemente acolhidas. Começou a concretizar-se a publicação da Documentação Crítica de Fátima. Fez-se a cobertura da Capelinha das Aparições. Temos a Igreja da SS.ma Trindade (não era basílica em 2008). Além disso, foram acarinhados os Valinhos (foram comprados cerca de 40 hectares) e Aljustrel, tendo as casas dos videntes sido restauradas com fidelidade. E foram comprados terrenos junto à casa da irmã Lúcia com a intenção de fazer lá um Centro Pastoral sobre a Família, para “acolher grupos” e promover a reflexão sobre os problemas da família. E poderia ter referido o altar do Recinto de Oração, cenário preparado para a primeira visita do Papa João Paulo II e agora reformulado para o centenário.
***
Quanto à vinda de João Paulo II a Fátima, o Papa das surpresas – um grande homem que o marcou muito pela seriedade, integridade e profundidade –, não se furta a informação:
“Tenho uma certa presunção de pensar que também contribuímos para que o Papa João Paulo II viesse logo no primeiro aniversário do atentado. Um cardeal que estava no Vaticano veio ao Santuário – suponho que em Novembro de 1981 – e, através dele, enviámos as memórias da Irmã Lúcia a João Paulo II com um abaixo-assinado de todos os trabalhadores do Santuário para que viesse cá celebrar o primeiro aniversário. O Papa adensou o mistério de Fátima.”.
Sobre o atentado ao Papa, Papa que reforçou a índole de Fátima como Altar do Mundo, diz:
“Tenho para mim que foi um meio que Deus usou para colocar em relevo o segredo que prometia a conversão da Rússia. A partir deste momento, João Paulo II abriu os olhos ao segredo de Fátima e abriu o segredo de Fátima. Um homem como ele pôde ter inspirações interiores na sua oração, reflexão e nas pessoas que o acompanham. Ele entendeu que Deus o queria como homem da passagem do milénio e, também, da libertação dos países comunistas.”.
Tendo voltado a Portugal e a Fátima dez anos após o atentado em Roma, voltou pela última vez em 2000 para beatificar Jacinta e Francisco – uma visita onde João Paulo II furou os protocolos e entregou o anel a Nossa Senhora. A este respeito, Paulo Guerra historia:
“O anel tinha escrito o lema dele: ‘Totus Tuus’. Foi oferecido pelo cardeal Wyszynski, após a eleição dele. Como enviámos o guião da celebração para o Vaticano, onde o cântico inicial era o ‘Totus Tuus’, eu imagino que ele pensasse que era uma boa ocasião para oferecer o anel.”.
Relativamente à visita de Paulo VI, numa época em que as aparições eram desvalorizadas, frisa:
“Foi uma visita com muito impacto e dramática. Ele veio em 1967 – dois anos após o encerramento do II Concílio Vaticano – e Paulo VI quis satisfazer (em 1964) o pedido de várias centenas de bispos que lhe fizeram um abaixo-assinado para que ele atendesse o pedido de Fátima e consagrasse o mundo ao Imaculado Coração de Maria. Em 1964, Paulo VI proclamou Nossa Senhora como Mãe da Igreja.”.
E acrescenta:
“Paulo VI tomou a decisão de vir a Fátima por um impulso muito pessoal, mas amargurado. Ele teve quem se manifestasse contra a sua vinda. Veio somente a Fátima – não quis ir a Lisboa – e se Salazar quis falar com ele teve de vir a Fátima.”.
Não estava esquecida a visita a Bombaim e fora impedida a ida do Papa a Goa.
E da causa das colónias e movimentos de libertação, estava no ar o facto de Holden Roberto ter sido recebido pelo Papa – acontecimento que Salazar não tolerou. 
***
Diz que o marcou muito mais a beatificação de Jacinta e Francisco que a inauguração da Igreja da Santíssima Trindade, porque a beatificação “foi lançar um selo quase definitivo sobre a integridade psíquica, moral, ascética e espiritual daquelas crianças” e porfia que, quanto mais lê os escritos da irmã Lúcia, mais o encanta “o relato que ela faz das duas crianças”.
Olhando para a Igreja da Santíssima Trindade, confessa que nada o deslumbra: nem o todo nem uma peça em especial, explicitando:
“São obras interessantes, mas nenhuma daquelas obras é de deslumbrar. O painel com aquelas cores é muito belo. Fica muito bem ali porque concentra a atenção das pessoas. Tenho pena de não ter tido coragem de pedir para que as cores fossem mais marcadas. O Cristo é um belo Cristo, mas não tem nada de Salvador Dalí ou Picasso. É um Cristo humano que olha para as pessoas com a consciência de que está inocente. É um Cristo que sabe que tem por trás a Jerusalém celeste. O que me alegra mais é a simplicidade daquele edifício.”.
E, sobre a fonte, sente que “de noite tem um ar de mistério”.
Recorda que deixou programada uma Via-Sacra entre o Centro Pastoral e os Valinhos, pensando que seria uma oportunidade para fazer um museu ao ar livre, e assegura que gostava de publicar algo sobre a Igreja da Santíssima Trindade e que estava a escrever um livro – tinha já cerca de 350 páginas escritas – sobre os “Papas e Fátima”.
***
Finalmente, aduzo a minha outra razão para a relevância da figura de Monsenhor Luciano Paulo Guerra. Fátima, na sua mensagem inteiramente conexa com o Evangelho, coincide com a dinâmica da Quaresma. Como esta, pela escuta da Palavra e envolvimento na penitência, nos leva para a Páscoa, também Fátima se centra, pela mão de Maria, na Páscoa da Eucaristia. Ora com Paulo Guerra passamos da Basílica de Nossa Senhora do Rosário (da oração e penitência) para a da Santíssima Trindade, voltando ao início das aparições do Anjo: Eucaristia e Trindade.
Mais: se a Quaresma prescreve, no apelo ao arrependimento/penitência, a oração, o jejum e a esmola, com Paulo Guerra, o Santuário, que falava da oração e da penitência (arrependimento do pecado e a mortificação) e apelava à esmola para dentro, passou a falar também da esmola do Santuário para fora, para os pobres e as Igrejas. Não é uma reviravolta, mas é uma mais-valia!
***
“Na minha terra rezava-se o Terço todos os dias”. “Ao jantar rezávamos um bocadinho – dois a três minutos – e aos domingos íamos à missa”. (Paulo Guerra)

2017.03.11 – Louro de Carvalho    

Sem comentários:

Enviar um comentário