Faz
amanhã, a 13 de março, 3 anos que Bergoglio, por força do Conclave, se tornou o
primeiro Bispo de Roma jesuíta e o primeiro papa latino-americano. A escolha do
nome “Francisco” deve-se, como é sabido, à recomendação do seu colega do lado, o
brasileiro franciscano e cardeal Cláudio Hummes (então já arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da
Congregação para o Clero)
àquele que estava na iminência de ser eleito de que não se esquecesse dos
pobres.
Todos
nos lembramos da sua singela aparição (sem mais adereços
pontificais, a não ser batina, faixa e solidéu brancos) aos presentes na Praça de São
Pedro, saudando, de rosto humano, a multidão e a agradecer o acolhimento. Todos
se lembram de como se referiu ao seu predecessor vivo e por quem solicitou a
recitação do Pai-nosso, da Ave-maria e do Glória ao Pai ou de como pediu ao povo que rezasse pelo novo Papa
antes de o mesmo dar a bênção “a vós e a todo o mundo, a todos os homens e mulheres de
boa vontade”. E, desejando uma
boa noite e bom descanso, declarou: “Ver-nos-emos
em breve: amanhã quero ir rezar aos pés de Nossa Senhora, para que guarde Roma
inteira”.
Na
celebração eucarística com os cardeais, a 14 de março, estribou o pré-programa
pontifical em três palavras: caminhar, edificar,
confessar. É preciso “caminhar sempre, na
presença do Senhor, à luz do Senhor, procurando viver com aquela
irrepreensibilidade que Deus pedia a Abraão, na sua promessa”. É necessário
“edificar a Igreja”, com pedras que “têm consistência”, mas sobretudo com
“pedras vivas, pedras ungidas pelo Espírito Santo; edificar a Igreja, a Esposa
de Cristo, sobre aquela pedra angular que é o próprio Senhor”. E “temos de
confessar”. A este respeito, explicitou: “Podemos caminhar o que
quisermos, podemos edificar um monte de coisas, mas se não confessarmos Jesus
Cristo, está errado”. E assinalou a
consequência da não confissão de Jesus Cristo – “tornar-nos-emos uma ONG
sócio-caritativa, mas não a Igreja, Esposa do Senhor” – especificou:
“Quando não se caminha, ficamos parados. Quando não se
edifica sobre as pedras, que acontece? Acontece o mesmo que às crianças na
praia quando fazem castelos de areia: tudo se desmorona, não tem consistência.
Quando não se confessa Jesus Cristo, faz-me pensar nesta frase de Léon Bloy: ‘Quem
não reza ao Senhor, reza ao diabo’. Quando não confessa Jesus Cristo, confessa
o mundanismo do diabo, o mundanismo do demónio.”
E, mais adiante,
sintetizou:
“Eu queria que, depois destes dias de graça, todos nós
tivéssemos a coragem, sim a coragem, de caminhar na presença do Senhor, com a
Cruz do Senhor; de edificar a Igreja sobre o sangue do Senhor, que é derramado
na Cruz; e de confessar como nossa única glória Cristo Crucificado. E assim a
Igreja vai para diante.”
***
Agora, na véspera deste 3.º aniversário da sua eleição, proferiu a
sua catequese em audiência jubilar (Este é o Ano Santo da Misericórdia) na Praça de São Pedro, tendo-o saudado milhares de fiéis e
ouvido a sua lição sobre “Misericórdia e Serviço”.
Pegando do capítulo 13 do Evangelho de João (Jo 13,12-14) como estímulo da sua reflexão,
recordou o ensinamento de Jesus a propósito do gesto de lavar os pés aos seus
discípulos e o consequente mandato do Senhor: “fazei-o também vós uns aos outros”. Assim, Francisco sustenta que,
ao aproximar-se a Páscoa, todos somos convidados a relembrar o gesto marcante
que Jesus realizou antes da sua Paixão: o lava-pés. Lavando os pés aos
discípulos, Ele revela o modo como Deus age connosco e dá-nos, através da
pedagogia deste gesto, o seu “novo mandamento”, que nos amemos uns aos outros
como Ele nos amou.
Com aquele gesto Jesus indicava que a rota para a vivência da
nossa fé e para o testemunho do seu e nosso amor é o serviço. Com efeito, amar
concretiza-se na oferta afetiva e efetiva aos irmãos de um serviço concreto,
humilde, discreto e mesmo feito no silêncio, bem como aceitar, numa linha de
reciprocidade autêntica, o mesmo serviço prestado pelos irmãos quando nós dele
necessitamos. É a cintilação da caridade solidária. Amar pressupõe colocar à inteira
disposição da comunidade os dons que o Espírito Santo generosamente nos deu e
partilhar os nossos bens materiais e imateriais para que ninguém passe
necessidade.
Mas o lava-pés mais além: significa a humildade de confessarmos
uns aos outros “as nossas faltas e rezarmos para que saibamos perdoar de
coração”. Assim, “seguindo Jesus pelo caminho do serviço, seremos
misericordiosos como o Pai”. Recordando, no final da sua catequese a carta de
uma pessoa que lhe agradecia pelo Ano da
Misericórdia e que contava assistir na doença a mãe e um irmão, o Santo
Padre assegurou que este é efetivamente um exemplo de “lavar os pés” e amar no
serviço.
***
Alguns pretendem fazer já um
balanço do pontificado. Tal pretensão afigura-se-me prematura, pois a procissão
ainda estará no adro. Porém, é oportuno tecer, desde já, algumas considerações.
Há quem fale ou de revolução na
Cúria Romana ou nas resistências à mudança. Penso que são bem-vindos os
esforços papais nesse sentido, que foram muitos e diversificados, quer a nível
dos textos quer a nível da orgânica. No entanto, é de confessar que a reforma é
lenta e paciente: é lidar com pessoas, não com objetos; há que mudar estruturas
e não deslocar pedras de dominó.
Têm vindo muitas indicações de
reforma às Igrejas particulares e uma dimensão da Igreja mais aberta e plural.
Aqui, várias posições se verificam: muitos ficam satisfeitos pelo rasgar de
novos caminhos ou pela confirmação de que as suas iniciativas estavam no rumo
certo; outros querem mais; uns reagem em sentido inverso; outros imitam-no
superficialmente, sem descer ao âmago das questões e gestos; e outros continuam
na mesma. Todavia, os apelos e gestos papais interpelam muitos e atraem cada
vez mais simpatias.
Nos aspetos políticos,
económicos, financeiros e ecológicos, muitos o ouvem e até com simpatia e
concordam. Mas os efeitos são limitados. E muitos mais o veem e ouvem, mas não
o escutam.
É certo que Francisco é o Papa
que todos entendem, mas cujo discurso muitos tentam utilizar segundo a sua
perspetiva, que muitas vezes distorce o conteúdo do pensamento papal.
***
Porém, algo
extraordinário vem acontecendo e a misericórdia espalha-se no mundo. Entre os
resultados mais palpáveis do pontificado de Francisco está a via da pacificação
entre os cristãos (a vertente
ecuménica) e entre as
diversas religiões (o
dialogo inter-religioso).
E, se João
Paulo II enfrentou o mundo separado pelo muro, que acabou por ruir, e se Bento
XVI encarou o mundo do relativismo e mesmo um ambiente hostil ao seu passado na
Congregação da Doutrina da Fé, o Papa argentino encontra, além dos escândalos
dentro da Igreja (já
emergentes em pontificados anteriores), o mundo do descalabro financeiro, da economia que mata e
dos conflitos locais que pululam um pouco por toda parte. Não obstante, a sua
voz e o esforço dos colaboradores fazem com que, neste mundo onde os conflitos
parecem desembocar numa conflagração mundial, o Papa tenha desencadeado um
processo eficaz de paz. Como sinais mais evidentes do fenómeno, regista-se o
“degelo” entre Cuba e Estados Unidos; a influência papal na América Latina, até
na Colômbia, onde está prestes a pacificação entre o governo e as FARC; e, não
menos relevante, o anúncio de paz entre Chile e Bolívia.
No quadro da
relação pacífica com os ortodoxos, o encontro com Kirill (a 12 de fevereiro passado em Havana) e a subsequente declaração
conjunta, significa, além do grande passo de aproximação entre o Papa e o
Patriarca de Moscou, o início do processo mundial de colaboração entre
católicos e ortodoxos, o mundo capitalista e o mundo ex-comunista – um passo
histórico do qual não se tem ideia dos gigantescos efeitos que poderão ter no
planeta. Prevê-se a expansão da fina for da cultura cristã, de Lisboa a
Vladivostok, do Atlântico ao Pacífico, com a superação da lógica da Guerra Fria
e do conflito entre comunismo e capitalismo. Assim, há que esperar pelo que emergirá
do próximo Sínodo panortodoxo, de Creta, com os líderes das igrejas
autocéfalas.
Apesar das feridas
nas populações de fronteira com Ucrânia e Rússia, aqui as Igrejas cristãs
buscam a pacificação; e a trégua na Síria decorre indiretamente da pacificação
com a Rússia.
Noutra frente
religiosa, o Papa também está em diálogo com judeus e muçulmanos. Depois da
visita à Sinagoga de Roma, segue-se a visita à mesquita. E reiniciou-se o
diálogo com a Universidade de Al Azhar, prestigiosa instituição religiosa do
Islão sunita, com a visita duma delegação do Pontifício Conselho para o Diálogo
Inter-religioso, que levou a um convite ao Grande Imã para encontrar o
Pontífice.
Quanto à pacificação económica,
Francisco está a tentar a revolução socioeconómica abjurando a “cultura do
descarte”, o utilitarismo e a especulação financeira, pelo trabalho e
valorização de pessoas e famílias, tirando o mundo da idolatria do dinheiro,
que “deve servir”. É o que alguns já designam por “revolução social e política
(não
tão silenciosa) do Papa
Francisco”.
Por analogia
com o que Francisco de Assis e os franciscanos fizeram nos anos de 1200-1500 – transformar
a pobreza em oportunidades de crescimento e o dinheiro do patrão opressivo em
serviço social e civil – a revolução de Bergoglio visa garantir que a
propriedade se torne um recurso social, em vez de posse egoísta e pessoal.
Oreste Bazzichi Bazzichi, professor de
Filosofia social e Ética económica na Pontifícia Faculdade Teológica São
Boaventura, conhecida como “Seraphicum” e diretor da Confindústria – no seu
livro “Dall’economia civile francescana
all’economia capitalistica moderna. Una via all’umano e al civile
dell’economia” – ensina que o pensamento socioeconómico franciscano
propõe o modelo de cooperação e partilha entre Estado e mercado, em que “os
pobres são considerados um recurso ao qual urge dar contínuas respostas em
termos de desenvolvimento e emprego” – indicação recorrentemente dada pelo
Papa. Por outro lado, aborda a “função ética do empresário e da empresa”, na
esteira de São Bernardino de Siena; a “redistribuição equitativa do lucro das
empresas”; a expressão do exercício dos próprios talentos a favor do bem comum “graças
ao trabalho” livre e criativo; os “recursos financeiros e sociais”; a “importância
do humano perante o Estado”; e “a simplificação institucional, jurídica, económica
e social como raiz de que parte o princípio de subsidiariedade”, proposto desde
sempre pela Doutrina Social da Igreja. (cf Antonio
Gaspari, A revolução social e política , não tão silenciosa, do Papa Francisco, in zenit.org –
2016.03.11).
***
É claro que
Francisco se tornou testemunha e mediador dos princípios evangélicos e da misericórdia
como instrumentos de realização duma sociedade mais verdadeira e justa.
2016.03.12 – Louro de Carvalho
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