terça-feira, 29 de março de 2016

Espanholização da banca portuguesa ou outro fenómeno?

O Presidente da República manifestou a sua concordância com as diligências do Primeiro-Ministro em relação ao pretenso equilíbrio entre o peso dos espanhóis na banca em Portugal e o de outros países, nomeadamente Angola. Por outro lado, em Espanha, por ocasião da sua visita de Estado àquele país, declarou que o investimento espanhol em Portugal é bem-vindo, desde que não exclusivo.
Ora, se o peso espanhol na economia portuguesa, sobretudo no sistema financeiro, se torna incómodo, há que nos interrogarmos sobre se o peso de investidores de outras economias não será tão incómodo ou mais. Parece que os interventores na construção da opinião pública, a não ser aqueles que estão, ideológica ou pragmaticamente, contra as privatizações, não deitaram as mãos à cabeça quando capitais de outros países se apoderaram, pela via da compra, de muitas das importantes empresas estratégicas portuguesas. Veja-se o caso da EDP e da REN, entregues a grupos empresariais chineses, ligados direta ou indiretamente a um Estado de economia planificada e com a propriedade dos principais meios de produção e distribuição. Veja-se o caso da ANA-aeroportos de Portugal, que foi alienada a um grupo francês, ou a PT, que acabou por ir parar às mãos de um investidor francês, embora com um forte peso empreendedor de português. Veja-se o caso dos investidores angolanos, que se infiltraram em muitos setores da atividade, designadamente na banca, na comunicação social, nas telecomunicações, etc. Será que a origem duvidosa dos capitais angolanos, o desrespeito pelos direitos humanos ou a falta de democracia constituirão motivo suficiente para que se lhes torça o nariz, sobretudo se não forem exceção na submissão à supervisão, regulação e, quando for o caso, à justiça dos portugueses? E que dizer da dispersão de capital de empresas em bolsa, como aconteceu com os CTT, não se sabendo onde fica a morar o centro de decisão? O mesmo se pergunte da venda a empresas fundos de investimento mobiliários ou imobiliários.
Depois, até parece que a invasão espanhola à economia portuguesa começou só agora, esquecendo todos os antecedentes relativos a empresas, à banca e mesmo a encomendas de materiais para uso de elementos de estruturas e forças encarregadas do exercício de funções decorrentes da obrigação de assegurar a soberania (por exemplo, fardamento policial)!   
***
Parece que o grande peso dos espanhóis na banca em Portugal ganhou agora visibilidade polémica, podendo vir mesmo a dar origem a manifesto a divulgar entre 4 e 10 de abril. Porém, esta postura está longe de ser consensual, o que poderá a alterar a natureza e a fisionomia do documento, omitindo as referências explícitas a Espanha ou aos espanhóis. É que não está em causa unicamente a espanholização, mas também a dispersão não controlada de capitais, a sua disseminação anónima e, nalguns casos, a sua concentração e até monopolização.
A este respeito, é de recordar que, no início do século, mais precisamente há 14 anos (2002), cerca de 40 empresários portugueses subscreveram o denominado “Manifesto dos 40” para defender a manutenção dos centros de decisão empresarial em Portugal. Entretanto, muitos deles cedo mandaram às malvas o manifesto e os seus objetivos, colocando as sedes dos seus grupos empresariais fora do país, onde a carga fiscal é menor, a estabilidade fiscal é constante e a justiça célere. Outros pura e simplesmente venderam a quem deu mais e/ou em melhores condições. Como se vê, o patriotismo nos tempos atuais, para alguns, é de mera oportunidade.
Sobre o predito manifesto, a ser divulgado na primeira semana inteira de abril, o economista João Salgueiro, um dos nomes associados a este movimento, disse à SIC Notícias, para quem quis ouvir, que se trata de mera especulação, referindo expressamente, “Eu não conheço isso, não aceito essa lengalenga da espanholização”. E, Alexandre Patrício Gouveia, outro dos nomes associados ao movimento e administrador do grupo espanhol El Corte Inglés, declarou ao Expresso que não é sua intenção promover nem subscrever o dito documento.
Pelos vistos, o Expresso quis saber da posição de alguns dos subscritores do “Manifesto dos 40”. A isto, Alexandre Soares dos Santos, até há pouco o líder da “Jerónimo Martins”, ainda controlada pela família, respondeu que hoje tem “muita dificuldade em assinar manifestos desta natureza”, uma vez que “as coisas mudam com muita velocidade”, pois “o mundo hoje é cada vez mais aberto”. E Jardim Gonçalves, que presidia, em 2002, ao BCP, entende que “não deveríamos referir determinada origem do capital, mas, sim, assegurar a soberania para poder acolher esse mesmo capital”, acreditando que “isso ainda é possível”.
Por seu turno, o empresário Neiva de Oliveira, já na reforma, parece não estar muito preocupado com a ‘espanholização’ da banca, mas lamenta que o investimento, sobretudo no setor financeiro, “não tenha outras origens, designadamente a partir de uma base portuguesa”, reconhecendo que não se pode lutar contra a realidade.
Também o presidente da “Amorim Turismo”, Jorge Armindo, crê ser “fundamental continuar a defender os centros de decisão em Portugal”. No entanto, no concernente à discussão da ‘espanholização’, recusa-se a “assumir uma postura contra a entrada de outros bancos europeus em Portugal”. E o presidente da “Riopele”, o empresário José Alexandre Oliveira, vê um problema, neste momento, “potencialmente muito maior do que no passado”, mas mais que a espanholização da banca preocupa-o “a tendência crescente para a sua concentração”, o que “é extremamente perigoso e vai ter consequências no tecido empresarial”. Porém, não se vê, de momento, a assinar um manifesto.
Por sua vez, António Nogueira Leite diz que não conhece o manifesto que está em preparação. De qualquer modo, em princípio não subscreve “mais manifestos desse tipo”. E considera que, se “é certo que nem todo o dinheiro é igual”, também é certo que “o capital tem de ter várias origens”. E Ludgero Marques, da “CIFIAL” e antigo presidente da Associação Empresarial de Portugal, assume “a espanholização da banca” como “uma preocupação”. Depois, considera que “é muito desagradável para todos nós, que trabalhamos para ter banca, ver desaparecer tudo”. No respeitante à assinatura de um novo manifesto, mostra algumas reticências porque já se retirou “dessas guerras”.
Ao invés, o ex-presidente da CIP, Francisco van Zeller, opina que, naquele tempo, ainda valia a pena debater a causa dos centros de decisão nacionais, “mas eles foram embora e já não há nada a fazer”. Porém, declarou-se receoso de “um excesso de ‘espanholização’ da banca”, pelo que aceita subscrever o manifesto. Sustenta que há um limite “a partir do qual se perde a liberdade de decisão” com efeitos lesivos do tecido empresarial. E ainda diz da sua revolta “pela interferência do BCE”, que nos empurra “para os braços dos bancos espanhóis”.
Também o economista Miguel Beleza tem como “perigoso” o facto de “a banca portuguesa ficar toda nas mãos da banca espanhola”, dado que “os interesses não serão os das empresas portuguesas, mas sim os das empresas espanholas”. Por isso, “assinaria este manifesto com certeza”.
Por sua vez, o empresário Ilídio Pinho reafirma que “é fundamental manter os centros de decisão em mãos portuguesas” para que o país não dependa dos ditames alheios. Verifica o peso enorme do poder espanhol na banca, que, em seu entender, “está no limite do aceitável e corre o risco de se tornar excessivo”. É “uma situação preocupante” que choca com a autonomia de decisão e a confiança dos investidores que tem por essenciais. De facto, como “os grandes bancos ibéricos estão em Espanha, há uma ameaça séria de que o centro de decisão do sistema financeiro português fique em Madrid”. Refere que assinará o manifesto se ele traduzir estas suas preocupações.
***
Ora, o “Manifesto contra a espanholização da banca”, que recentemente começou a ser falado, reflete as críticas à forma como o BdP (Banco de Portugal) tem supervisionado e regulado a atividade bancária e ao papel que o BCE (Banco Central Europeu) desempenha no processo de consolidação do setor na Europa, bem como a crítica às imposições da Comissão Europeia, através da Direção-Geral da Concorrência, que, no âmbito dos processos de resolução bancária, impõe e parece continuar a querer impor a venda de bancos portugueses a bancos espanhóis de referência. Se calhar, não havia necessidade nem seria este o único caminho.
No entanto, uma iniciativa destas peca por defeito em termos da visão total das coisas. O mal não é só a espanholização. O fenómeno é múltiplo, como acima se adiantou. Por outro lado, o documento pouco interessará, se não trouxer consigo um arrepio de caminho em relação à postura assumida até agora pelos decisores políticos e pelos administradores das empresas.
Assim, a promiscuidade entre negócios e política ou a entrega da autoria material das leis a sociedades de advogados e outros lóbis empresariais, de modo que os membros do Governo e/ou os deputados se limitem a pôr o visto e a fazer a cerimónia da discussão e aprovação, são factos que têm de cessar. O Estado tem de se munir dos peritos e técnicos suficientes para o exercício da soberania. Seria admissível que Presidente e tribunais remetessem as leis a escritórios de advogados, de economistas ou de engenheiros antes da promulgação ou julgamento?
E, embora seja de saudar a postura de Marcelo e de Costa nesta matéria, ela é insuficiente e de não improvável ineficácia; há que lançar mãos à obra, como diz Jardim Gonçalves, “assegurar a soberania” para poder acolher os capitais de diversas origens. Para tanto, é preciso crer que isso é possível e verificar com verdade que não tem havido em Portugal capital disponível para assegurar o controlo das empresas e, em especial, da banca. Por outro lado, há que lamentar que os bancos entregues total ou maioritariamente a portugueses (CGD, BPN, BPP, BPA, CPP, BES, Banif…) levaram financeiramente o país aonde o levaram sem necessidade de espanholização.
Faltou, para assegurar a soberania, a legislação clara sobre regulação e supervisão bancária e do mercado e valores mobiliários, justiça célere e eficaz, sempre que necessário, e maior alinhamento fiscal com a Europa e, em especial com a Espanha.
E nada disto teria sucedido se a UE, sobretudo a Zona Euro, fosse a Europa dos Estados e a Europa dos cidadãos, com união política, financeira, bancária, económica, diplomática e militar.

2016.03.29 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário