terça-feira, 8 de março de 2016

Em vez do acolhimento violência sexual

Parece que nenhuma circunstância trava o ímpeto incontinente machista. Não basta que homens e mulheres, idosos e crianças tenham que fugir da guerra, da destruição, da fome e da morte, grassantes ou iminentes nas suas casas e terras. Não basta que guerrilheiros ou combatentes esfaimados saqueiem, pilhem e violem corpos femininos (e outros) e matem inocentes.
Depois, os europeus e outros não se contentam com rarefazer ou recusar o apoio aos trânsfugas, prófugos e refugiados. Não os satisfaz a exploração do tráfico de pessoas a troco de quantias exorbitantes para os magros bolsos dos migrantes da peste, fome e guerra e sob a emergência do desastre e da morte. Não, os benevolentes e acolhedores europeus espreitam a maré da ativa violência sexual sobre mulheres refugiadas.   
Com efeito, segundo informação publicada em Genebra, a 26 de janeiro passado, mulheres e meninas migrantes e refugiadas que se deslocam pela Europa enfrentam graves riscos de violência sexual e de género. A verificação consta dum relatório conjunto divulgado pelo ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), o UNFPA (Fundo de Populações das Nações Unidas) e a WRC (Comissão para Mulheres Refugiadas). Estes organismos procederam a uma avaliação de campo sobre os riscos envolvidos na trajetória das migrantes e refugiadas em referência na Grécia e na Macedónia, em novembro de 2015, e concluíram que as mulheres constituem o grupo mais vulnerável e que necessitam de medidas adicionais de proteção.
Diversas mulheres e meninas migrantes e refugiadas já foram expostas a diferentes formas de violência sexual e de género tanto no país de origem como no seu primeiro país de refúgio, assim como ao longo da viagem de chegada à Europa.
Algumas das entrevistadas declararam terem sido forçadas a manter relações sexuais como moeda de troca para pagamento de documentações necessárias para viajar e/ou mesmo da viagem. Nalguns casos, mulheres e meninas foram tão relutantes em adiar a sua partida e a de suas famílias que se recusaram a denunciar crimes de violência sexual e de género e mesmo a procurar atendimento médico.
Vincent Cochetel, diretor do escritório do ACNUR para a Europa, refere que “muitas mulheres e meninas que viajam por conta própria estão totalmente expostas”, sem poderem contar com a proteção da sua família ou comunidade. E muitas das que viajam com a família “são vulneráveis a abusos” e não relatam os crimes, não recebendo, por consequência, “o atendimento de que necessitam”. Algumas chegaram a casar-se “por desespero”.
O predito relatório conjunto foi o primeiro produto duma série de projetos e estudos que agências de ajuda e assistência vêm realizando para se poder avaliar com precisão os problemas existentes e recomendar ações adequadas para os solucionar.
O relatório assegura que estão particularmente em situação de risco e exigem uma resposta coordenada e eficaz de proteção raparigas solteiras “viajando sozinhas e/ou com crianças, mulheres grávidas e lactantes, meninas adolescentes, crianças não acompanhadas, crianças que se casam precocemente (que, em alguns casos, estão com seus bebés recém-nascidos), pessoas portadoras de necessidades especiais e pessoas idosas”.
Apesar do decréscimo das viagens marítimas devido às severas condições deste inverno, chega por dia à Europa uma média de 2.000 pessoas e as estatísticas mostram que uma percentagem crescente delas são mulheres e crianças. Até ao dia 15 de janeiro de 2016, 55% das pessoas que chegaram eram mulheres e crianças. Em junho de 2015, eram apenas 27%.
As restrições impostas pelos governos e o aumento do controlo das fronteiras, a sobrelotação e tensão das instalações de receção e de trânsito elevam a exponencialidade dos riscos para as mulheres e meninas. E, para lá disso, migrantes e refugiadas desesperadas frequentemente recorrem a rotas ainda mais perigosas nas mãos caprichosas de contrabandistas virulentos.  
Sobre esta problemática, o Dr. Babatunde Osotimehin, diretor executivo do UNFPA, preconiza:
“A saúde e os direitos das vítimas de guerras e perseguições – especialmente mulheres, adolescentes e jovens – não deveriam ser tratados como uma reflexão posterior na resposta humanitária. O UNFPA está trabalhando com parceiros para garantir que as mulheres refugiadas e migrantes tenham acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva e que se possam prevenir e combater a violência de género”.

Em resposta, nas rotas do Mediterrâneo oriental e pelos Balcãs ocidental, tem-se priorizado a prevenção da violência sexual e de género em todas as atividades implementadas. Porém, a prevenção, identificação e resposta adequada dependem sobretudo dos Estados e Agências da UE (União Europeia) em assumir as condizentes responsabilidades e adotar medidas apropriadas.
Sarah Costa, diretora executiva da Comissão de Mulheres Refugiadas sustentou a este respeito:
“Pelo facto de as instalações de receção na Europa não terem sido feitas para prevenir ou responder à violência de género, mulheres e crianças não estão a receber a proteção de que necessitam e merecem. Deveríamos comprometer-nos com as intervenções que sabemos que irão ajudar, incluindo a contratação de especialistas de violência sexual e de género ao longo da rota”.

A missão conjunta descobriu que a resposta atual dos governos, organizações humanitárias, instituições e agências da UE e organizações da sociedade civil ainda são inadequadas e não conseguem evitar o perigo, exploração e múltiplas formas de violência de género que mulheres e meninas estão enfrentando por toda a Europa – e responder-lhes com eficácia. Como exemplo, o relatório refere que, apesar das tentativas do ACNUR e de seus parceiros em garantir o bem-estar por meio de abrigos segmentados por género, em muitos há carência de privacidade, acesso seguro à água, saneamento adequado, unidades de saúde e áreas para descanso para mulheres e crianças, expondo-as a um potencial risco de violência sexual e de género.
O relatório destaca algumas recomendações-chave para os governos e agências da UE:
- O estabelecimento dum sistema de resposta coordenada para a proteção de mulheres e meninas dentro e fora das fronteiras;
- O reconhecimento dos riscos de proteção, a capacitação de funcionários e a criação procedimentos específicos para prevenir e identificar a violência sexual e de género e dar-lhes resposta adequada;
- A garantia de que as respostas à violência sexual e de género não façam com que as mulheres parem de denunciar os acontecimentos ou deixem de aceder esses serviços; e
- O fornecimento de vias legais para a proteção, especialmente para mulheres, crianças e sobreviventes de violência sexual e de género, incluindo o reagrupamento familiar e a priorização do realojamento e reinstalação para refugiados com necessidades específicas.
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Como nota positiva, refira-se que o Dia Internacional da Mulher de 2016 fica marcado por uma resolução importante do PE (Parlamento Europeu), já que hoje, dia 8 de março, em Estrasburgo, aprovou uma resolução a pedir uma “perspetiva de género” para a crise dos refugiados, ou seja, passou a considerar, neste contexto, as mulheres e minorias sexuais como “grupos vulneráveis”.
O relatório que serve de base à resolução – aprovada com 388 os votos a favor, 150 contra e 159 abstenções – refere, em consonância com o que vem exposto a cima, que as mulheres refugiadas que tentam entrar na Europa são “frequentemente mais vulneráveis à violência sexual nos seus países de origem, de trânsito e de destino” e enfrentam “violência sexual” nos “centros de acolhimento sobrelotados na UE”.
Durante o debate, a direita acusou a proponente da resolução, a eurodeputada britânica Mary Honeyball, de querer confundir migrantes económicos com refugiados.
O documento, simbolicamente apresentado no Dia Internacional da Mulher, explica que muitas das refugiadas não estão a fugir necessariamente de cenários de guerra, como é o caso da Síria. Procuram asilo para não serem sujeitas, nos seus países, a “violação, mutilação genital feminina, casamento forçado, violência doméstica e os chamados crimes de honra”. Os três países citados são Afeganistão, Iraque e Somália, dos quais entraram na Europa 145 mil, 103 mil e 22 mil pessoas desde 2014, respetivamente, segundo o Eurostat, a Frontex e a Amnistia Internacional.
A resolução alarga, embora de forma implícita, o conceito de exilado político, nele incluindo mulheres e pessoas homossexuais, bissexuais, transgénero e intersexuais que são “alvo de formas específicas de perseguição”. Tais situações “demasiadas vezes não são reconhecidas nos procedimentos de asilo”, mas constituem “motivos válidos”.
A relatora, do grupo dos Socialistas e Democratas no PE, chegou a duvidar da aprovação da resolução por as negociações com os grupos parlamentares terem criado “alguns obstáculos”.
O grande obstáculo decorre do princípio da subsidiariedade, estabelecido no Tratado de Maastricht, em 1992, pelo qual a intervenção da UE em assuntos nacionais só tem lugar quando os países não são capazes de os resolver por si. Assim, o alcance da resolução é limitado.
A predita eurodeputada reconhece que “a questão da subsidiariedade não terá rápida resolução”, sendo “um assunto muito presente” que “torna difícil qualquer intervenção nesta crise que implica competências de cada Estado, mas precisa de soluções a um nível europeu alargado”.
Com origem na Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros, o documento foi muito criticado durante o debate: a eurodeputada alemã Beatrix von Storch, dos Conservadores e Reformistas, acusou a relatora de “ultrapassar a vontade dos estados-membros” e a húngara Ildikó Gáll-Pelcz, do Partido Popular Europeu, disse que a Comissão dos Direitos da Mulher “excedeu o seu mandato”. Porém, a crítica mais viva veio da francesa Mireille d’Ornano, da Frente Nacional, dizendo que as questões de género e minorias sexuais atinentes aos refugiados “são frouxas e impertinentes” e têm origem na “ditadura moral” da esquerda europeia.
O texto sustenta que a violência contra os “grupos vulneráveis” é “prática corrente nos centros de acolhimento” de refugiados. Sublinha abertamente a existência de “violações dos direitos humanos cometidas pela Frontex”, assim como por forças de segurança ou defesa dos países europeus e de países terceiros que têm cooperado com a Frontex, a agência europeia de controlo de fronteiras, que a Comissão Europeia quer reformar. E, apesar de ser “difícil coligir estatísticas”, sabe-se que 55% dos refugiados que chegaram à Grécia em janeiro último eram mulheres e crianças, e 20 mil mulheres e raparigas que todos os anos pedem asilo nasceram em países que praticam a excisão genital.
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Não há dúvida de que a resolução ora aprovada constitui um passo decisivo. Não obstante, dada a sua limitação e tendo em conta que a realidade está em contínua mudança, muitas vezes para pior, há ainda muito caminho por fazer e andar. Que os europeístas ponham mãos à obra!

2016.03.08 – Louro de Carvalho

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