quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Pode a não sustentabilidade do país avaliar-se pelo seu nível de saúde?

O bastonário da Ordem dos Médicos, Dr José Manuel Silva, concedeu uma entrevista a Francisco Galope, da revista Visão, de 9 de outubro, a qual, segundo as palavras do entrevistador, extravasa o âmbito da saúde. A conversa terá vindo a fluir normalmente até configurar uma declaração parapolítica.
As posições assumidas, à frente da Ordem dos Médicos desde 2010, vêm em defesa da classe profissional que representa e concretizam-se em declarações como: o apoio a greves dos médicos e as críticas às políticas de saúde – o que tem induzido alguns detratores a atribuir-lhe um discurso conotado mais com o de um dirigente sindical, próximo do PCP, do que o de bastonário daquela ordem profissional. Todavia, também há quem o tenha por o mais interventivo bastonário dos médicos das últimas décadas. Por si, diz que a sua atuação surge em prol da defesa do melhor Serviço Nacional de Saúde (SNS) do mundo – palavras suas.
Dado que a sua linha discursiva se revela equilibrada, abrangente e desmistificadora de muitas das ideias-força com que nos vêm anestesiando para suporte de medidas políticas que só nos prejudicam e nada resolvem de equilíbrio de contas e amortização da dívida soberana, se procede à presente reflexão. Mantêm-se as ideias fundamentais, transcrevendo passos do seu alinhamento discursivo e adaptando (ou mesmo ampliando) outros segmentos ao nosso jeito de pensar e dizer.
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Concordando com o estudo da Gulbenkian que chega à conclusão de que em Portugal se envelhece sem saúde ou que os nossos idosos são mais doentes que os de outros países, dá como explicação o circunstancialismo social que envolveu a história de vida de muitas destas pessoas: o nascimento em época difícil – “antes, durante e pouco depois da Segunda Guerra Mundial”; o analfabetismo generalizado; a fome e os demais sacrifícios por que passaram; a vida em condições deficientes; o baixo nível socioeconómico; e a falta de apoio social insuficiente. Saúde fragilizada no longo percurso de vida redunda em velhice hospedeira de várias doenças em simultâneo e contração fácil de infeções bacterianas.
À acusação generalizada do excesso da prescrição de antibióticos acima da média em Portugal responde com a insuficiência da resposta dos cuidados de saúde primários e da impossibilidade de o médico acompanhar devidamente o doente numa situação aguda de gripe – o que leva o médico a receitar um antibiótico por precaução.
Também o bastonário indica genericamente as conquistas que o SNS corre o risco de perder, ou seja, as caraterísticas constitucionais que garantem o acesso universal, geral e tendencialmente gratuito. Não deixa, por outro lado, de enunciar alguns dos sintomas em concreto: as emergentes dificuldades de acessibilidade e a existência de alguns problemas de qualidade. Como exemplo, refere: faltas recorrentes de material clínico; blocos operatórios que não trabalham por avaria do ar condicionado, por falta de manutenção dos aparelhos ou da sua substituição quando estão obsoletos. Poderia, a meu ver, adiantar as pressões das administrações da saúde quanto a custos, logística do atendimento e condicionamento da própria prestação de cuidados.
Porém, se entende as dificuldades financeiras, encontra a raiz da explicação na “estratégia política de um governo ultraliberal que não é crente do SNS”. Por outro lado, explicita que o SNS já não é “tendencialmente gratuito”, dado que “as taxas moderadoras são autênticos copagamentos para a camada da população imediatamente acima dos que estão isentos delas”. Cita, a propósito, um estudo da DECO que “denuncia que 12% das pessoas já não vão às urgências por falta de dinheiro”. E assegura que “os portugueses já pagam do seu bolso mais de um terço da despesa em saúde, muito mais do que os britânicos, franceses ou alemães” – pelo que o SNS já deixou de respeitar claramente as normas constitucionais, “quanto aos princípios da gratuitidade tendencial e da acessibilidade”.
Acusa mesmo o SNS de sofrer cortes para lá do preconizado pela troika, enquanto, num país com uma população empobrecida, o grande setor privado floresce e investe de forma impressionante em contraciclo com a precária situação económica. A política de saúde favorece essa situação. Por exemplo, na ADSE, se as taxas moderadoras para os utentes são mais em conta no setor privado do que no público, é óbvio o objetivo de desviar os doentes do público para o privado e o financiamento do SNS desloca-se para o grande setor privado, ao mesmo tempo que se colocam dificuldades quase inultrapassáveis aos pequenos privados, que têm decaído nos últimos anos.
À objeção de que “ainda assim, a despesa pública em saúde é elevadíssima”, aponta a muita demagogia contida em tal afirmação. Escuda-se, para isso, nos últimos dados da OCDE, já de há dois anos, que dão conta de uma despesa em saúde pública e privada equivalente a 9,5% do Produto Interno Bruto (PIB) muito próxima da média dessa organização, 9,3 por cento, devendo, com os novos cortes, ser já igual ou mesmo inferior a essa média da OCDE. Entretanto, sustenta que “o que se deve comparar não é a percentagem do PIB, mas a despesa per capita”. Ora, neste aspeto,  
“Portugal, com 2 457 dólares [paridades de poder de compra] por habitante, fica muito abaixo da média da OCDE, que é de 3 484. Os países com os quais nos querem comparar, e cujos modelos querem importar, gastam o dobro ou mais [Alemanha: 4811; Estados Unidos: 8745; Holanda: 5099; Reino Unido: 3289]”.
Contra quem afirme o contrário, nega que o SNS tenha um problema de sustentabilidade, já que, “sendo de alta qualidade é barato para o Estado”. Assegura que Portugal tem... já teve... (note-se a oscilação discursiva) o melhor sistema se saúde do mundo, na relação entre qualidade, acessibilidade e custo per capita. Afiança que, em 35 anos, o sistema permitiu atingir alguns dos melhores indicadores à escala mundial, como a taxa quase nula da mortalidade infantil. Só argumentam com a sustentabilidade do SNS os que o querem destruir (e alguns servem no Estado, digo eu). O que temos é um problema de sustentabilidade do País. E esta decorre, penso, do facto de se faltar com a contribuição atempada do Estado no estrito cumprimento das suas obrigações sociais e enquanto entidade patronal e depois colocar os seus organismos a desperdiçar recursos, a investir em produtos tóxicos e a comprar dívida.
A sugestão do entrevistador, precisou a ideia da insustentabilidade nos seguintes termos: “Portugal não é sustentável em termos demográficos, de investigação, económico-financeiros nem em termos políticos”, tendo em conta a iminente perda próxima de milhões de jovens pela quebra da natalidade e pela emigração: uns vão embora, e para quem fica sobra uma dívida pública per capita muito grande. Por seu turno, o brutal desinvestimento na investigação “terá consequências dramáticas no futuro do País, que se poderia afirmar pela qualidade, inovação e patentes”.
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Não obstante a sua área de formação e desenvolvimento profissional ser a saúde, especializado em medicina interna, não deixa de lançar um olhar sobre o país global e, em especial, a dimensão que a todos preocupa, o futuro económico-financeiro. E sentencia:
 “Matematicamente, com estes juros, é impossível pagar a dívida pública. Portugal precisava de ter uma taxa de crescimento impossível de conseguir num contexto internacional adverso. Quanto mais tarde forem tomadas medidas, em pior condição económica, social e financeira estará o País”.
Como caminhos alternativos, aponta: mudar o modelo de governação, sem o que nada será sustentável; atacar os fundamentos da bancarrota, abandonado a política de merceeiro (subir impostos e baixar salários); construir a estratégia de desenvolvimento para o futuro do País; pôr as entidades reguladoras a funcionar com independência e eficácia; parar de enganar o povo (como sucedeu no recente caso do GES, em que o Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e o Presidente da República levaram, no último aumento de capital, os pequenos aforradores ao engano, com a mais completa impunidade); reformar a lei eleitoral; alargar o leque de incompatibilidades dos deputados; acabar com a “central de negócios” (expressão do velho João Cravinho) no Parlamento; provocar a mobilização da sociedade e dos cidadãos para que o país seja sustentável, já que os partidos ditos do arco da governação não se autorreformam.
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Voltando ao SNS, entende que o sistema deve continuar basicamente com o mesmo perfil com que foi criado, embora haja coisas a corrigir, mas sem se falar “em despesismo e desperdício num sistema que é barato para o Estado e que consegue dos melhores indicadores do mundo”. Afiança poder comparar-se o SNS português com qualquer sistema de saúde do mundo. E revela que o desperdício do sistema de saúde americano se cifra nos 640 000 milhões de dólares por ano – três vezes o PIB português – isto por causa da organização do sistema de saúde baseada em seguros. E acaba por desmontar a mistificação da alegada maior eficiência do privado e menores custos para o Estado, acentuando a índole enviesada das comparações de custo de atos entre o público e o privado. E explica. O custo médio no SNS é o da linha de produção. Encontra-se inflacionado por incluir os custos dos atos mais caros:
“Não se contabiliza o facto de ser o setor público a fazer a formação (e isso tem consequências para os custos e produtividade do SNS). O privado recebe os profissionais (formados no setor público), diferenciados e já com muita experiência. Por isso, é óbvio que uma cirurgia é mais rápida no privado. No público são mais lentas porque ensinar um interno exige tempo e disponibilidade – o que tem custos. Por outro lado, o SNS é obrigado a ter tudo para responder aos cidadãos. Por essa razão, um politraumatizado é melhor assistido no público, que, ao contrário do privado, tem de ter permanentemente os meios disponíveis e preparados para o assistir. Isso também encarece.”.
Por isso, salienta que a comparação feita de outro modo, o mais imediato, pretende criar a ideia errada de que a prestação do setor privado fica mais barata. E assegura que “não há um país baseado num sistema privado de saúde em que os cuidados sejam mais baratos que em Portugal e que ainda seja, ao mesmo tempo, universal, geral e tendencialmente gratuito.” Não é verdade, em conclusão, que o privado seja mais barato que o público.

Por fim, questionado se pensava numa carreira política após o termo do mandato de bastonário, concluiu não ver motivo para não pensar nessa hipótese. É o cidadão de pleno direito no seu melhor, que não se vê forçado à renúncia a nenhuma das prerrogativas decorrentes da cidadania.

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