quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O rosário

Passou, a 7 de outubro, a memória litúrgica de Nossa Senhora do Rosário. Esta festividade foi instituída pelo Papa S. Pio V em comemoração da vitória obtida pelos cristãos na batalha naval de Lepanto e atribuída ao auxílio da Santa Mãe de Deus, invocada com a oração do rosário (1571). A celebração daquele dia é um convite a todos os fiéis para que meditem os mistérios de Cristo, na companhia da Virgem Maria, que foi associada de modo muito especial à encarnação, à paixão e à res­surreição de Jesus Cristo, o Filho de Deus.
O termo “rosário” já existia no latim, rosarium, que, por seu turno, derivava de rosa. Em Português, temos também a palavra “rosa”, um tipo de flor (a rainha das flores) cuja corola pode assumir uma das várias cores e cujo pedúnculo é habitualmente cravejado de espinhos. Dela derivaram palavras, como rosal (conjunto de rosas), roseira (planta que dá as rosas) e roseiral (plantação de roseiras). E o rosarium, do latim, evoluiu para a palavra rosário portuguesa.
Rosário distingue-se de rosal, porque, enquanto rosal se refere a um conjunto de rosas e, por alargamento, a roseiras, independentemente da sua boa ordenação ou não, o rosário refere-se a uma coroa (evolução de corona, “coroa”, ou corolla, “corola”, pequena coroa) ou arranjo de rosas. Tal arranjo costuma oferecer-se a personalidades a quem pretendemos homenagear por respeito, estima e amor. E é comum considerar metaforicamente “rosa” a pessoa a quem homenageamos.
Nestes termos, é comum chamar a Nossa Senhora a “Rosa” por excelência ou a “Rosa das Rosas”, não esquecendo a sua beleza enquanto “cheia de graça”, com os espinhos associados à espada de dor que Simeão profetizava lhe atravessaria a alma (cf Lc 2,35). Assim, o hino de Laudes da memória litúrgica referenciada canta os louvores da Virgem nos termos seguintes: Senhora, Rosa das rosas, / Do jardim do Rei dos Céus: / Entre as virgens gloriosas / Sois a Virgem, Mãe de Deus.
Porém, rosa em termos orantes cedo passou a designar a oração que mais propriamente se refere aos predicados da Virgem Maria, segundo o texto evangélico, a Ave-Maria: “Avé, ó Cheia de Graça, o Senhor está contigo” (cf Lc 1,28). “Bendita, és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (cf Lc 1,42). E a coroa dessas rosas, estruturada de um determinado modo, passou à História da Igreja e à prática cristão orante com a designação de rosário.
***
A recitação do rosário surge pelo ano 800 sob a égide dos mosteiros, como o “saltério” de leigos. Como os monges (que, afinal, se não têm ordens, também são leigos) rezavam ou cantavam os 150 salmos bíblicos (saltério), os leigos, que em sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar ou a cantar 150 Pai-nossos, a repetição da oração que Jesus ensinou aos discípulos (cf Mt 6,9-13). Com o passar do tempo, se formara outro saltério com 150 Ave-marias, em honra da Mãe de Jesus. Mais tarde, vem a síntese: grupos de 10 Ave-marias, antecedido cada um da oração do Pai-nosso e seguido do Glória. É o louvor explícito ao “Pai” (Pai-nosso), à Mãe e ao Filho (Ave-Maria – o fruto do seu ventre é Jesus) e à SS.ma Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Quinze grupos de 10 Ave-marias (louvor a Maria e a Jesus e petição, Santa Maria…), dá as 150. Cada grupo é precedido de um marco, a oração de louvor ao Pai (com as petições), e seguido do marco trinitário (só louvor). Com mais umas orações da piedade popular, temos o rosário no sentido técnico. Cada terça parte deu lugar ao terço do rosário ou simplesmente terço.
Segundo a tradição eclesiástica o povo cristão recebeu o rosário com aquela estrutura em 1206 quando a Virgem Maria apareceu a S. Domingos de Gusmão e lho entregou como arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores. Daí se propagou esta devoção se a todo o mundo, corroborada de inúmeros prodígios.
No ano de 1500, ficou aderente a cada dezena a meditação de um episódio da vida de Jesus ou de Maria, aproximando-se ainda mais esta prática oracional do conteúdo neotestamentário.
***
rosário é, pois, uma prática religiosa de devoção mariana e cristológica muito difundida entre os católicos, que o rezam tanto pública quanto individualmente. Consiste na recitação seriada, como se referiu, de orações com o auxílio de uma corrente (fechada) com contas ou nós, que recebe o mesmo nome de rosário ou terço. Os referidos episódios marianos e cristológicos aderentes às dezenas, porque, segundo a doutrina católica, são de especial relevância para a história da salvação, recebem a denominação de “mistérios”, recebendo o conjunto de cada cinco episódios aplicado ao respetivo terço uma designação específica: os gozosos, os dolorosos e os gloriosos. O rosário era tradicionalmente dividido em três partes iguais, com cinquenta contas cada e que, por corresponderem à terça parte, foram chamadas terço.
João Paulo II, pela carta apostólica  Rosarium Virginis Mariae, de 16 de outubro de 2002, acrescentou uma nova série de mistérios, os chamados mistérios luminosos. Essa nova série de mistérios disponíveis para contemplação não alterou o formato de cada terço, mas originou uma nova distribuição pelos diferentes dias da semana, para quem não tenha disponibilidade de rezar tudo num só dia. Hoje, o rosário é uma fração imprópria, ou seja, 4/3 (quatro terços).
Em quase todas as Suas Aparições, Maria Santíssima exibiu e estimulou a devoção do Rosário. Basta recordar as aparições de Lourdes em que a Virgem, que se apresentou como a Imaculada Conceição, diante de Bernardette desfiava o rosário e rezava com ela o Pai-nosso e o Glória ao Pai, mas acompanhava em silêncio sem mexer os lábios a recitação da Ave-Maria. E, em Fátima, além de recomendar insistentemente a oração do terço todos os dias, intitulou-se de Senhora do Rosário.
***
 A meditação de cada mistério radica-se na Escritura: é opcional a leitura do trecho que narre o que será contemplado, ou a divisão de um ou mais trechos em dez pedacinhos, de forma que seja lida parte a parte antes de cada Ave-Maria. Em sua maioria, as leituras são dos Evangelhos, mas também há trechos do Antigo Testamento que ajudam à compreensão do mistério, ou comentários doutrinários sobre ele, contidos nos outros escritos neotestamentários. Os dois últimos mistérios (Assunção e coroação) não são estritamente do Evangelho, mas profetizados, por exemplo: no Livro de Judite, a mulher que salva o povo; nos Salmos, com elogios recorrentes a uma figura feminina, presentes também no Cântico dos Cânticos; e, sobretudo, no Apocalipse, um grande sinal que nos céus apresenta uma mulher como Rainha, que a Tradição Apostólica, desde os primeiros tempos, afirma tratar-se de Maria, protótipo da Igreja.
Os Mistérios do Rosário vêm, a seguir, enunciados e distribuídos pelos diferentes dias da semana e com as devidas citações bíblicas:
MISTÉRIOS DA ALEGRIA ou gozosos (segundas-feiras e sábados): 1.º Mistério – A Anunciação do Anjo a Nossa Senhora (Lc 1,26-38); 2.º Mistério – A Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel (Lc 1,39-56); 3.º Mistério – O Nascimento de Jesus no presépio de Belém (Lc 2,1-20); 4.º Mistério – A Apresentação do Menino Jesus no Templo (Lc 2,22-40); 5.º Mistério – O Encontro do Menino Jesus no Templo entre os Doutores (Lc 2,41-52).
MISTÉRIOS DA DOR ou dolorosos (terças-feiras e sextas-feiras): 1.º Mistério – A Oração e Agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras (Mt 26,36-46); 2.º Mistério – A Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo (Mt 27,24-26); 3.º Mistério – A Coroação de espinhos (Mt 27,27-31); 4.º Mistério – Jesus a caminho do Calvário e o encontro com Sua Mãe (Lc 23,26-32); 5.º Mistério – A Crucifixão e Morte de Jesus (Jo 19,17-30).
MISTÉRIOS DA GLÓRIA ou gloriosos (quartas-feiras e domingos): 1.º Mistério – A Ressurreição de Jesus Cristo (Mt 28,1-10); 2.º Mistério – A Ascensão de Jesus ao Céu (At 1,6-11); 3.º Mistério – A descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos, reunidos no Cenáculo (At 1,12-14 e 2,1-4); 4.º Mistério – A Assunção de Nossa Senhora ao Céu em corpo e alma (1Co 15,12-23); 5º Mistério – A Coroação de Nossa Senhora, como Rainha do Céu e da Terra (Ap 12,1-17).
MISTÉRIOS DA LUZ ou luminosos (quintas-feiras): 1.º Mistério – O Baptismo de Jesus no Rio Jordão (Mt 3,13-17); 2.º Mistério – A Revelação de Jesus nas Bodas de Caná (Jo 2,1-11); 3.º Mistério – O Anúncio do Reino de Deus, um convite à conversão  (Mt 4,12-23); 4.º Mistério – A Transfiguração de Jesus no Monte Tabor (Lc 9,28-36); 5.º Mistério – A Última Ceia de Jesus com os Apóstolos e a Instituição da Eucaristia (Lc 22,14-20).
Em todos os tempos os Papas aconselharam a devoção do Rosário. Nos últimos três séculos, foram publicados, entre outros, os seguintes documentos sobre esta devoção: a carta encíclica Supremi Apostolatus Officio, de Leão XIII, a 1 de setembro de 1883; a carta encíclica Superiore Anno, de Leão XIII, a 30 de agosto de 1884; a carta encíclica Magnae Dei Matris, de Leão XIII, a 8 de setembro de 1892; a carta encíclica Ingruentium Malorum, de Pio XII, a 15 de setembro de 1951; a carta encíclica Grata Recordatio, de João XXIII, 16 de setembro de 1959; a carta encíclica Christi Mater, de Paulo VI, a 15 de setembro de 1966; a exortação apostólica Marialis Cultus, de Paulo VI, a 2 de fevereiro de 1972; e a carta apostólica Rosarium Virginis Mariae, de João Paulo II, a 16 de outubro de 2002.
Quanto ao rosário ou ao terço, convém ainda referir que, além de ser oração bela, poderosa e de bons frutos, também tem grande eficácia o seu uso ainda que seja material. João Paulo II considera-o como um comentário simples e orante ao cap. VIII da Lumen Gentium (Constituição Dogmática sobre a Igreja). Todavia, há que advertir que o poder das contas não se carateriza como amuleto, muito menos como gesto antibíblico: Deus realizava milagres extraordinários pelas mãos de Paulo, a tal ponto que pegavam em lenços e aventais usados por Paulo para colocá-los sobre os doentes, e estes eram libertados de suas doenças e os espíritos maus eram afastados (At 19,11-12). No rosário, tanto as orações como o terço que se utiliza são ações sacramentais. Porém, o terço material só passa a sacramental depois de benzido por um sacerdote. A intenção do terço não é “adorar” Maria (a não ser no sentido de “amar”), o que de forma nenhuma a Igreja Católica pratica, mas glorificar a Deus através da mais excelsa das criaturas, prestando a Ela um culto de hiperdulia (veneração especial), reservando para Deus o culto de latria (adoração).

Sem comentários:

Enviar um comentário