domingo, 4 de outubro de 2015

O Papa Francisco e o Cântico das Criaturas

No dia da memória de São Francisco de Assis, o irmão pobre por opção e o exponencial irmão universal, aqui deixo a seguinte reflexão sobre o seu Cântico das Criaturas, feito doutrina e ação da Igreja por Francisco de Buenos Aires, transformado em Pastor Universal.
Quando Georgio Mario Bergoglio foi eleito para o Sumo Pontificado, a 13 de março de 2013, assumiu o nome de Francisco, correspondendo ao apelo de um colega do conclave a que não se esquecesse dos pobres.
E, de facto, é raro vir ao de cima uma intervenção deste Papa que não remeta para o insano combate à pobreza – e para a atenção aos pobres – no que ela tem de mais nefasto: a miséria e o abandono; a fome, causada pela guerra e pela péssima distribuição da riqueza; os conflitos regionais, que tiram vidas, perseguem cidadãos e criam ondas incontidas de prófugos e refugiados; a exploração e o espezinhamento; o silenciamento e o assédio moral; a violação e o abuso sexual; a prostituição estigmatizada e de elite; a escravização; o tráfico de pessoas (sobretudo de mulheres e crianças), de órgãos e de armas; e todas as formas de discriminação.
Porém, na linha do Poverello de Assis, Bergoglio adota a pobreza santa pelo Reino de Deus e assim a propõe aos verdadeiros seguidores de Jesus de Nazaré e solicita a todos os discípulos de Cristo e filhos da Igreja que a abracem, ao menos in spiritu, para o que Reino de Deus prevaleça sobre todas as preocupações. É nesta atitude da pobreza livremente escolhida que se conseguirá o extermínio da pobreza-miséria a que uns poucos homens, impantes de poder e peritos na hábil engenharia do dinheiro e do poder, votam outros homens por força do capitalismo selvagem – seja ele privado ou estatal – que faz absoluta fé na insaciável economia de mercado e/ou na burocrática economia planificada.
E é ao serviço desta pobreza eleita contra a pobreza imposta que Francisco, o Bispo de Roma, quer uma Igreja de portas abertas ou como a cuidadora dos débeis, doentes ou feridos como que em hospital de campanha, na direção das periferias existenciais, mas sem deixar o vigor que o centro inala neste corpo servidor, sempre com referência explícita a Jesus Ressuscitado. É ao serviço desta pobreza eleita contra a pobreza como que infligida em termos de punição a muitos dos seres humanos que o cardeal argentino, tornado Papa romano, propõe a guarda do irmão, segundo o estilo querido por Deus, da família, à moda de São José, da Igreja, à semelhança do arcanjo São Miguel, e das criaturas, como Francisco de Assis.
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Porém, enquanto o Poverello de Assis, o irmão universal, escreve o seu Cântico das Criaturas (em italiano, Cantico dele creature; em latim, Laudes Creaturarum), ou Cântico do Irmão Sol (em italiano, Cantico di frate Sol), numa perspetiva de poesia mística ou de teologia pessoal, Francisco, o Pastoral universal, escreve a sua encíclica Laudato Si’, inspirado no místico de Assis, mas como proposta doutrinal de teologia e programa de ação para toda a Igreja e para todo o mundo. É a guarda da Casa Comum que está em causa; é a obra da criação, que, ao invés do desígnio do Criador, que a concebeu para benefício de todos, corre o risco de destruição por obra da ambição de uns tantos contra a necessidade e o direito dos demais, que são milhões e milhões.
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O Cântico das Criaturas,  historicamente mencionado pela primeira vez na Vita Prima de Tommaso da Celano, em1228, é uma notável canção religiosa tipicamente cristã composta por Francisco de Assis no dialeto úmbrio, do italiano, e provavelmente uma das primeiras obras escritas naquele dialeto. 
Ao invés de outras canções religiosas da época, esta é tão simples e genuína que parece quase infantil na maneira como o trovador místico louva a Deus, dando-Lhe graças por criações como o “Irmão Fogo e a “Irmã Água”. Frequentemente o Poverello se referia aos animais como irmãos e irmãs da Humanidade, rejeitava qualquer tipo de acúmulo material e confortos sensuais, em troca da “Senhora Pobreza”, a dama das suas preferências.
Francisco terá composto a maior parte do seu cântico nos fins de 1224, enquanto se restabelecia de uma doença em São Damião, numa pequena cabana para ele construída por Clara de Assis e outras mulheres pertencentes à Ordem irmã. De acordo com a tradição franciscana, ela terá sido cantada pela primeira vez pelo irmão Francisco e pelos irmãos Angelo e Leo, dois de seus companheiros originais, no leito de morte de Francisco, com o verso que louva a "Irmã Morte", acrescentado apenas alguns minutos antes.
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Neste cântico da Criação, Francisco de Assis salienta, de forma simples, aspetos importantes a ter em conta: o reconhecimento da transcendência e da bondade de Deus Criador; a asserção de que nada é tão bom como Deus, de quem procede toda a bondade; a índole maravilhosa das obras de Deus, cheias da sabedoria divina; a bondade relativa dos males que sofremos, como por exemplo a morte, e a razão de não de serem superiores na ordem universal; e o dever do homem de não se revoltar com os males que sofre, mas de louvar a Deus que, por meio desses males relativos, nos prepara bens muito maiores.
Porém, o Cântico das Criaturas não pode ser atacado pelo ângulo do panteísmo. Tanto no texto como na mente de Francisco não subsiste qualquer confusão entre criador e criatura. Com efeito, quem é louvado é o Criador pela excelência das criaturas que Ele fez do nada. Por isso, repete à maneira de estribilho: “Lodato sia mi' Signore” [Louvado sejas, meu Senhor] e afirma que só a Deus se deve louvor, glória e honra, assim como toda a bênção.
Por outro lado, Francisco afirma que as criaturas são materialmente boas e que nelas podem ser encontrados símbolos de Deus, que permitem conhecer por analogia a infinita bondade de Deus através do bem e da beleza da criação. Assim, em toda a criatura há bem material e, enquanto símbolo, toda criatura é significativa e portadora de bens e dons espirituais. Por isso, o Irmão de Assis louva em cada criatura o que ela tem materialmente de bom e os símbolos dos bens espirituais que nela existem. É assim o franciscanismo o antídoto da gnose.
Nestes termos, o poeta místico louva o irmão sol pelo bem material que nos faz; e louva a irmã água pelas suas quatro qualidades, duas materiais e duas simbólicas.
Materialmente, a água é útil e preciosa; espiritualmente, simboliza a virtude da humildade e a da castidade. É símbolo da humildade, porque procura sempre o lugar mais abaixo, precisamente como aquele que é humilde. E, como quem se humilha será exaltado, a água, que busca sempre o lugar mais abaixo, será exaltada ao encontrar a grandeza do Oceano e ao tornar-se una com ele, assumindo aí a sua grandeza. Por outro lado, é símbolo da castidade, porque, embora como ser irracional não possa ter virtudes, ela, que tudo limpa e lava (mesmo suja pode lavar, até certo ponto, as  mãos  do homem), é símbolo da castidade e da pureza.
Ademais, face a este mundo moderno, panteísta e gnóstico, que foge da cruz, é preciso recordar que até a morte corporal comporta um bem relativo e que, por isso, ela também pode ser chamada de “irmã”. E não se pode esquecer que o manso e suave Francisco de Assis não se inibe de amaldiçoar aqueles que aceitarem a morte espiritual do pecado até ao momento da morte corporal, porque só a morte do pecado é péssima: “Guai a quelli” que a morte física encontrar mortos espiritualmente pelo pecado.
Deus ilumina-nos e aquece-nos todo dia por meio do sol que bem simboliza o Criador de todas as coisas (visíveis e invisíveis), pois que, assim como a luz do sol permite que vejamos as coisas à luz da verdade física, o Verbo de Deus dá-nos a conhecer a realidade à luz da verdade total. E, assim como o sol, dando-nos calor, nos permite possuir o bem da vida física, assim o amor de Deus nos procura e nos aquece continuamente para que tenhamos a vida da graça.
No trinómio sol, luz e calor, é impossível separar o fogo da luz, separar a luz do calor, separar o calor do fogo. Fogo, luz e calor são realmente inseparáveis. Por isso, não se pode separar a omnipotência da Verdade e do Amor. Assim, Deus dispõe que, mesmo à noite, o céu estrelado gire ante o deslumbramento dos nossos olhos, provocando-nos à contemplação das belezas eternas e lembrando-nos que toda beleza terrena é passageira e que só a que não muda é verdadeiramente amável.
E, apesar desse constante e altíssimo apelo, os nossos olhos tendem a mirar e a admirar a terra. Por isso, é pertinente o apelo pascal de São Paulo:
"Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra, porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória." (Cl 3,1-4).
Aqui fica o texto em úmbrio e em português:
Em úmbrio:
Altissimu onnipotente bon signore. Tue so le laude la gloria e l onore et onne benedictione. Ad te solo altissimo se konfano. Et nullu homo ene dignu te mentouare.
Laudato sie mi signore cum tucte le tue creature spetialmente messor lo frate sole, lo quale iorno et allumini per loi. Et ellu e bellu e radiante cum grande splendore. De te altissimo porta significatione.
Laudato si mi signore per sora luna e le stelle. In celu l ai formate et pretiose et belle.
Laudato si mi signore per frate uento et per aere et nubilo et sereno et onne tempo, per lo quale a le tue creature dai sustentamento.
Laudato si mi signore per sor acqua, la quale e multo utile et humile et pretiosa et casta.
Laudato si mi signore per per frate focu, per lo quale ennallumini la nocte, ed ello e bello et iucundo et robusto et forte.
Laudato si mi signore per sora nostra matre terra, la quale ne sustenta et gouerna et produce diuersi fructi con coloriti fiore et herba.
Laudato si mi signore per quelli ke perdonano per lo tue amore et sostengo infirmitate et tribulatione. Beati quelli ke l sosterranno in pace, ka da te altissimo sirano incoronati.
Laudato si mi signore per sora nostra morte corporale, da la quale nulla homo uiuente po skappare, guai a cquelli ke morrano ne le peccata mortali. Beati quelli ke trouara ne le tue sanctissime uoluntati ka la morte secunda nol farra male.
Laudate et benedicete mi signore et rengratiate et seruiteli cum grande humilitate.
Em português:

Altíssimo, Omnipotente, Bom Senhor,
Teus são o Louvor, a Glória, 
a Honra e toda a Bênção. 

Louvado sejas, meu Senhor, 
com todas as Tuas criaturas, 
especialmente o senhor irmão Sol, 
que clareia o dia e que, 
com a sua luz, nos ilumina. 
Ele é belo e radiante, 
com grande esplendor; 
de Ti, Altíssimo, é a imagem. 

Louvado sejas, meu Senhor, 
pela irmã Lua e pelas estrelas, 
que no céu formaste, claras, 
preciosas e belas. 

Louvado sejas, meu Senhor,
pelo irmão vento, 
pelo ar e pelas nuvens, 
pelo sereno 
e por todo o tempo 
em que dás sustento 
às Tuas criaturas. 

Louvado sejas, meu Senhor, 
pela irmã água, útil e humilde, 
preciosa e casta. 
Louvado sejas, meu Senhor, 
pelo irmão fogo, 
com o qual iluminas a noite. 
Ele é belo e alegre, 
vigoroso e forte. 

Louvado sejas, meu Senhor, 
pela nossa irmã, a mãe terra, 
que nos sustenta e governa, 
produz frutos diversos, 
flores e ervas. 

Louvado sejas, meu Senhor, 
pelos que perdoam pelo Teu amor 
e suportam as enfermidades 
e tribulações. 

Louvado sejas, meu Senhor, 
pela nossa irmã, a morte corporal, 
– Ai de quem morra em pecado mortal! –
da qual homem algum pode escapar. 

Louvai todos e bendizei o meu Senhor! 
Dai-Lhe graças e servi-O 
com grande humildade! 

***
Francisco de Assis, depois de ter abraçado em definitivo a dama Pobreza, começou por empreender – seguindo à letra o apelo que ouviu do Senhor: Francisco, reconstrói a minha Igreja! – a reconstrução de igrejinhas caídas, com o seu próprio trabalho, assentando pedras, comendo do que lhe davam na rua. E, após a reconstrução da Igreja de São Damião, restaurou uma capela próxima das muralhas de Assis e a Igreja de Santa Maria dos Anjos.
Porém, com o tempo, São Francisco compreendeu que deveria reconstruir a Igreja dos fiéis e não apenas as igrejas impressas em templos de pedra. E, durante a leitura do Evangelho numa celebração da Missa ouviu e compreendeu que os discípulos de Jesus – devendo possuir ouro, nem prata, nem duas túnicas, nem sandálias – devem pregar a paz e a conversão. No dia seguinte, os habitantes de Assis ficaram surpreendidos quando ele chegou com uma túnica simples, uma corda amarrada à cintura e os pés descalços. A todos que encontrava no caminho dizia: a paz esteja convosco! Francisco acabou por passar a falar da vida de Evangelho nos lugares públicos de Assis. Falava e agia com tamanha fé que o povo o ouvia com respeito e admiração.
Também Francisco, Pastor Universal, o novo amigo dos pobres e o irmão das criaturas, que habitam a Casa Comum, começou com a vida jesuítica, passou a apascentar o rebanho do povo de Deus que vive numa grande arquidiocese e agora é o megafone de Deus e das suas criaturas (seres humanos – sobretudo os pobres – os animais, as plantas, a terra, etc.) perante pequenos grupos e perante os grandes areópagos mundiais, sobretudo a partir daquele que se alberga junto do túmulo de São Pedro.
2015.10.04 – Louro de Carvalho

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