sexta-feira, 3 de abril de 2015

Dos Tribunais – judaico e romano – ao Gólgota

Sempre nos habituaram a dizer que os tribunais administravam a justiça e nos ensinavam que devíamos confiar na justiça porque ela é imparcial, corta a direito, com espada de dois gumes. E dizem-nos que é cega (mas, se é cega, é porque quer, já que os seus olhos é que estão vendados). O processo de Cristo mostra exatamente que a justiça, além de cega, é surda, muda e coxa.
Preso no Getsémani, Jesus foi entregue, ao amanhecer, ao conselho dos anciãos do povo, sumos sacerdotes e doutores da Lei, na casa de Anás, sogro de Caifás, o sumo sacerdote daquele ano, que profetizara que um só homem devia morrer pelo povo.
Os sumos sacerdotes e todo o sinédrio procuravam um testemunho contra Jesus para Lhe darem a morte, mas não o encontravam. É certo que muitos testemunharam falsamente contra Ele, mas os testemunhos não eram coincidentes. Entretanto, alguns proferiram contra Ele, neste tribunal judaico, o seguinte depoimento: “Ouvimo-lo dizer: ‘Demolirei este templo construído pela mão dos homens e, em três dias, edificarei outro que não será feito pela mão dos homens’.”. Nem neste detalhe o depoimento era concorde.
O Sumo Sacerdote, por seu turno, ergueu-se na assembleia e interrogou-O: “Não respondes ao que testemunham contra Ti”? Mas Ele nada respondia.
O Sumo Sacerdote voltou a interrogá-Lo: “És Tu o Messias, o Filho do Deus Bendito”? Jesus respondeu: “Eu sou. E vereis o Filho do Homem sentado à direita do Poder e vir sobre as nuvens do céu”. Posto isto, o Sumo Sacerdote rasgou as vestes e disse: “Que necessidade há ainda de testemunhas? Ouvistes a blasfémia! Que vos parece?”. E todos sentenciavam que era réu de morte. Depois, cuspiam-Lhe, cobriam-Lhe o rosto com um véu e, batendo-lhe, diziam-Lhe que profetizasse. E os guardas davam-lhe bofetadas.
Pedro, que O seguira de longe, ao ser interpelado por uma criada e por um dos presentes, quando estava a aquecer-se ao lume, negou-O por três vezes. Foi quando ouviu o cantar de um galo pela segunda vez que se recordou da previsão do mestre, pelo que desatou a chorar.
Enquanto os sinóticos relatam o episódio da presença de Jesus na casa de Anás e, a seguir, os três momentos da negação de Pedro, João faz relato alternado: Jesus levado a Anás, a primeira negação de Pedro, Jesus interrogado por Anás e resposta de Jesus (seguida da bofetada dum dos guardas por alegadamente Jesus ter desafiado o Pontífice) e a segunda e terceira negações de Pedro.
– (cf Mc 14, 53-72; Mt 26,57-75; Lc 22,54,71; Jo 18,12-27).
***
Condenado por motivos religiosos no tribunal sinedrita, o qual não tinha competência para O condenar à morte de cruz, levaram Jesus ao pretório e entregaram-No manietado ao governador romano Pôncio Pilatos, que Lhe perguntou se era Ele o rei dos Judeus, o que Jesus confirmou, mas sem dar mais qualquer outra resposta útil. João, por sua vez, regista, no encontro com Pilatos, o testemunho de Jesus sobre o sentido extramundano da Sua realeza e sobre o Seu nascimento para testemunho da verdade, de modo que os da Verdade seguem a Sua voz.
Lucas, por sua vez, insere o episódio do envio de Jesus por Pôncio Pilatos a Herodes, que tinha jurisdição sobre o território onde se insere a cidade de Jesus e se encontrava em Jerusalém para a festa, e o subsequente reenvio de Jesus por Herodes a Pilatos, já que o arguido de crime de morte nada respondera ao rei Herodes.
Pilatos, não encontrando nada que merecesse a condenação, tentou soltar Jesus e, em alternativa, crucificar Barrabás. Mas a multidão furiosa gritava pela libertação de Barrabás, o salteador (era costume Pilatos solta rum dos presos pela festa da Páscoa), e pela crucifixão de Jesus de Nazaré, mesmo depois de flagelado.
Mateus insere o episódio do remorso e desespero de Judas enquanto Jesus está presente no tribunal romano.
Pilatos, a autoridade romana da Judeia, lavando as mãos, declarou-se inocente sobre o sangue de Jesus. E a multidão reclamou que o sangue de Jesus recaísse sobre e eles e seus filhos e que, se Pilatos o soltasse, não era amigo de César. Por isso e porque Ele se fizera filho de Deus, redobraram os rogos de crucifixão. Assim, Pilatos mandou coroá-Lo de espinhos, entregou-O para ser crucificado e mandou apor no topo da cruz a causa da morte, em hebraico, grego e latim: “Jesus Nazareno Rei dos Judeus” (INRI, que ainda hoje se vê).
– (cf Mc 15, 1-20; Mt 27,1-26; Lc 23,1,25; Jo 18,28 –19,1-16).
Sem apontar as eventuais divergências de datas e duração do processo de Jesus, convém refletir nos motivos da condenação de Jesus à morte de cruz. Os judeus (os chefes que amotinaram as multidões, as mesmas que O aclamaram na entrada triunfal em Jerusalém) queriam ver-se livre de Jesus, pois temiam o povo, que tomando o partido dele, os apeasse da sua autoridade religiosa e política. Como não encontravam motivo objetivo, resolveram encontrar um pretexto. Em seu entender, a blasfémia seria motivo suficiente. Acusaram-No de Se ter afirmado Filho de Deus e de ter garantido que se destruíssem o Templo, por suas mãos o reconstruiria (nunca perceberam nem quiseram perceber a mensagem). Mas, para que a condenação fosse exemplar e credível aos olhos do povo, era necessário um motivo político e a consequente condenação à morte de cruz (que o tribunal judaico não podia decretar). Por isso, foi apresentado ao tribunal romano de Pôncio Pilatos, a quem não interessava saber se Jesus era ou não filho de Deus e não encontrou n’ Ele nada que justificasse a morte. Porém, ou por medo da multidão ou por medo de rumores que chegassem a Roma e levassem à sua destituição, Pilatos acobardou-se, resolveu tentar alternativas que não resultaram, dada a pertinácia dos acusadores e dos gritos ululantes da multidão.
Tanto no tribunal judaico como no tribunal romano, o arguido (ao tempo, o réu) não teve uma única testemunha de defesa. No tribunal sinedrita, as alegações do arguido não tiveram qualquer peso; no tribunal romano, as alegações tiveram peso, mas o juiz foi inconsequente.
Para se perceber a economia da Paixão de Cristo, importa atentar na força do “tinha de ser”, “era necessário” – não por força do destino cego, mas por vontade do Pai e aceitação do Filho. Foi para isto que Ele, segundo as Escrituras e segundo o Credo, veio ao mundo, “propter nos homines et propter nostram salutem, descendit de caelis et incarnatus est!
***
Levaram-No para fora da Cidade a fim de O crucificarem. Porém, vendo-O sem forças, requisitaram, para Lhe levar a cruz, Simão de Cirene, pai de Alexandre e de Rufo, que passava por ali de regresso dos campos. E conduziram-no ao lugar do Gólgota ou Calvário, que quer dizer ‘lugar do Crânio’. Segundo Lucas, quando as mulheres de Jerusalém choravam de compunção por Ele, Jesus pediu-lhes que não chorassem por Ele, mas por elas e seus filhos.
Chegados ao lugar previsto, querendo dar-Lhe vinho misturado com mirra ou fel, Ele, provando-o, não quis beber. Depois, crucificaram-No e repartiram entre si as suas vestes, tirando-as à sorte, para ver o que cabia a cada um. Ficaram ali sentados a guardá-Lo. Eram umas nove horas da manhã (hora de tércia ou tertia hora), quando O crucificaram.
Com Ele crucificaram dois ladrões, um à direita e o outro à esquerda. Assim se cumpriu a passagem da Escritura que diz: “Foi contado entre os malfeitores”. Jesus, entretanto, rezava: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”!
Os transeuntes injuriavam-No e, abanando a cabeça, diziam: “Olha o que destrói o Templo e o reconstrói em três dias! Salva-te a ti mesmo, descendo da cruz!”. Também os sumos sacerdotes e os doutores da Lei troçavam entre si: “Salvou os outros mas não pode salvar-se a si mesmo! O Messias, o Rei de Israel! Desça agora da cruz para nós vermos e acreditarmos!”. E “Confiou em Deus; Ele que o livre agora, se o ama, pois disse: ‘Eu sou Filho de Deus’!”.
Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe e a irmã da sua mãe, Maria, mulher de Clopas, e Maria de Magdala. Então, Jesus, ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que Ele amava, disse à mãe: “Mulher, eis o teu filho”! Depois, disse ao discípulo: “Eis a tua mãe”! E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-A como sua.
Até um dos que estavam crucificados com Ele O injuriava: “Não és Tu o Messias? Salva-te a ti mesmo e a nós também”. Mas o outro, tomando a palavra, repreendeu-o: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres o mesmo suplício? Quanto a nós, fez-se justiça, pois recebemos o castigo que as nossas ações mereciam; mas Ele nada praticou de condenável”. E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim, quando estiveres no teu Reino”. Ele respondeu-lhe: “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso”.
Por volta do meio-dia (hora de sexta ou sexta hora), as trevas envolveram toda a terra, até às três da tarde. E, às três da tarde (hora de noa ou nona hora), Jesus exclamou em alta voz: Eloí, Eloí, lemá sabachtáni?, que quer dizer: Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste? (Mateus regista a variante aramaica: Eli, Eli, lama sabachtani?).
Ao ouvi-Lo, alguns que estavam ali disseram: “Está a chamar por Elias”! E, como Ele clamou, “Tenho sede”, um deles correu a embeber uma esponja em vinagre, pô-la numa cana e deu-Lhe de beber, dizendo: “Esperemos, a ver se Elias vem tirá-lo dali”. 
Jesus serenamente disse: “Pai nas tuas mãos entrego o meu espírito”. E os insultos continuavam. Mas Jesus, depois de dizer, “tudo está consumado”, com um grito forte, expirou. E o véu do Templo rasgou-se em dois, de alto a baixo.
O centurião que estava em frente d’ Ele, ao vê-Lo expirar daquela maneira, disse: “Verdadeiramente este homem era Filho de Deus!”. E a multidão, que se tinha aglomerado para ver o espetáculo, regressava batendo no peito. De facto, Cristo pagou por nós!
Também estavam ali a contemplar de longe algumas mulheres, entre elas, Maria de Magdala, Maria, mãe de Tiago Menor e de José, e Salomé, que O seguiam e serviam desde quando Ele estava na Galileia; e muitas outras que tinham subido com Ele a Jerusalém.
(Cf caminhada para o Calvário – Mt 27,32-33; Lc 23,26-32; Jo 19,16-17; crucifixão e escarnecimento Mt 27,34-44; Lc 23,33-43; Jo 19,18-24; morte de Jesus (Mt 27,45-56; Lc 23,44-49; Jo 19,25.28-30).

Há que meditar: Porquê e para quê tudo isto? É inefável o coração de Deus!

Sem comentários:

Enviar um comentário