domingo, 17 de março de 2019

A transfiguração de Jesus é o arquétipo da nossa transfiguração


O Evangelho do II domingo da Quaresma apresenta-nos o episódio da transfiguração de Jesus no alto do monte na presença de Pedro, Tiago e João. E, se é verdade que o ato da transfiguração antecipa em breves instantes a glória do Senhor que os apóstolos hão de descortinar no Ressuscitado, revelando-se o que está oculto pela indisfarçável humanidade de Jesus, também é certo que este episódio é a medida por que há de pautar-se a nossa condição de ressuscitados em Cristo Senhor.
Não é por acaso que, sendo os evangelhos instrumentos de catequese para as primeiras comunidades cristãs baseados nos episódios da vida de Jesus e nos seus ensinamentos, os sinóticos colocam o relato da transfiguração logo a seguir ao enunciado das condições do seguimento de Jesus, que vem, por seu turno, a seguir ao primeiro anúncio da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, enquadrado pela confissão da fé messiânica de Pedro. Assim, quem tem uma fé inquebrantável em Jesus como o Messias de Deus (Lc 9,20) sente-se impulsionado a renunciar a si mesmo, capaz de tomar a sua cruz e com a ousadia de seguir o Mestre. Por conseguinte, também será capaz de se deixar crucificar e de aceitar morrer como Jesus e, por fim, ressuscitar e, além de O ver em sua glória, também assumir um corpo glorioso como o d’Ele. Não é este o significado do sinal sacramental do Batismo: morrer e sepultar-se com Cristo para com Ele ressuscitar?
Porém, enquanto a transfiguração no Tabor é momentânea, a da cruz e túmulo é permanente e definitiva; e, se a de Jesus é quase simultânea com a morte (ressuscitou ao terceiro dia), a nossa aguarda a parusia final, embora seja vivida por antecipação na Eucaristia e na união com Deus.
Enquanto o Evangelho de João, pode dizer-se, nos apresenta Jesus como o Homem frequentemente a raiar a divindade – “cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo” (Jo 1,29); eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim” (Jo 14,6); “quem me vê, vê o Pai (Jo 14,9) – os sinóticos mostram a divindade de Jesus em momentos especiais, como aquando do Batismo do João, na transfiguração, na entrada triunfal em Jerusalém, na cruz e após a ressurreição. Depois, enquanto nos sinóticos é o Pai que nos diz que Jesus é o seu filho amado e que O escutemos, em João é o próprio Jesus que Se revela como o Filho e é Maria que insta a que façamos o que Ele mandar.  
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Posto isto, importa que reflitamos um pouco sobre a perícopa evangélica assumida para o II domingo da Quaresma no Ano C (Lc 9,28b-36), que tem os mesmos ingredientes dos outros sinóticos: o monte; três apóstolos; a modificação do rosto e das vestes de Jesus; Moisés e Elias a conversar com Ele; o sono dos apóstolos e a visão da glória de Jesus; a ideia de Pedro de fazer três tendas para ali permanecerem Jesus, Moisés e Elias; a nuvem que atemoriza; a voz do Pai; o ficarem sozinhos com Jesus; o silêncio dos apóstolos; e o facto de não contarem nada sobre o que viram. No entanto, Lucas indica o objeto da conversa de Jesus com Moisés e Elias, a sua morte que iria ocorrer mais tarde em Jerusalém; não fala do apelo de Jesus a que não temessem; não se refere à proibição de que não contassem nada até que ressuscitasse dos mortos; e começa por dizer que Jesus subira com os três apóstolos ao monte para orar, tal como a confissão da fé messiânica de Pedro surgira no contexto dum diálogo em que Jesus estivera em oração e perguntou aos discípulos quem diziam que Ele era e o que diziam eles próprios. É, pois, notória a relevância da oração de Jesus para Lucas.
Enfim, o Evangelho lucano, apresentando-nos Jesus, o Filho predileto do Pai, cujo êxodo (morte na cruz) concretiza a nossa libertação, assenta em que o projeto libertador de Deus em Jesus não se realiza por mecanismos de poder e triunfo, mas pela entrega da vida e pelo amor que se dá até à morte. É esse o caminho que nos conduz, também a nós, à transfiguração em Homens Novos.
Estamos no final da “etapa da Galileia”, na qual Jesus anunciou a salvação aos pobres, proclamou a libertação aos cativos, fez os cegos recobrar a vista, mandou em liberdade os oprimidos, proclamou o tempo da graça do Senhor (cf Lc 4,16-30) e formou o grupo dos primeiros que acolheram a oferta da salvação, os discípulos, e se tornaram testemunhas das palavras e gestos libertadores de Jesus. Descobriram que Ele é o Messias de Deus (cf Lc 9,18-20), ouviram dizer que o messianismo de Jesus passa pela cruz (cf Lc 9,21-22) e ficaram a saber que os discípulos devem seguir o caminho do Mestre (cf Lc 9,23-26). Todavia, antes de subirem a Jerusalém para testemunharem a erupção total da salvação, recebem a revelação do Pai que, no alto do monte, atesta que Jesus é o Filho bem predileto do Pai e que deve ser escutado. Assim, os acontecimentos que estão iminentes ganham o devido sentido: cumprem-se totalmente e no seu devido sentido a Lei e os Profetas.
Para o homem bíblico, o “monte” era o lugar sagrado por excelência: ficando entre a terra e o céu, era o lugar ideal para o encontro do homem com o divino. E este episódio tem várias referências do Antigo Testamento. O “monte” insere-nos no contexto de revelação (é no monte que Deus Se revela e faz aliança com o Povo); a “mudança” do rosto e as vestes de brancura resplandecente recordam o resplendor de Moisés ao descer do Sinai (cf Ex 34,29); a nuvem indica a presença de Deus a conduzir o Povo através do deserto (cf Ex 40,35; Nm 9,18.22;10,34). Moisés e Elias são a antonomásia da Lei e dos Profetas (que anunciam Jesus e que levam a entender Jesus) e personagens que, segundo a catequese judaica, haviam de aparecer no “dia do Senhor”, quando se manifestasse a salvação definitiva (cf Dt 18,15-18; Mal 3,22-23). Segundo Lucas, falam com Jesus sobre a sua “morte” (“exodon” – “partida”) que ia dar-se em Jerusalém. Ora, o termo usado por Lucas situa-nos no contexto do “êxodo”: a morte próxima de Jesus é, pois, uma morte libertadora, que trará o novo Povo de Deus da terra da escravidão para a portentosa pátria da liberdade.
É, portanto, no monte que também agora Deus Se revela ao homem e lhe apresenta o seu projeto. Assim, o relato da transfiguração, mais do que reportagem, é uma página de teologia; aí, apresenta-se uma catequese sobre Jesus, o Filho amado de Deus, que pela cruz dá cumprimento ao projeto de vida: consummatum est (Jo 19,30).
No atinente ao “sono” dos apóstolos às “tendas”, é de referir que este “sono” é simbólico, pois os discípulos “dormem” porque não entendem que a “glória” do Messias passará pela experiência da traição por um dos amigos, na negação de outro, da cruz exigida pela multidºo ululante e da entrega voluntária da vida; e a construção das “tendas” (alude à “festa das tendas”, em que se celebrava o tempo do êxodo, quando o Povo de Deus habitou em tendas, no deserto) significará que os discípulos queriam deter-se supinamente no momento de revelação gloriosa ignorando o destino de sofrimento de Jesus.
Assim, tudo parece reforçar que a mensagem fundamental desta perícopa evangélica será: Jesus é o Filho predileto por quem o Pai oferece aos homens a sua proposta de aliança e de libertação. O Antigo Testamento encaminha para Jesus e anuncia a salvação definitiva que, n’Ele, irá acontecer. Essa libertação definitiva dar-se-á na cruz, quando Jesus cumprir integralmente o seu destino de entrega, dom, amor total. É o “novo êxodo”, o grande dia da libertação do Povo. E a Transfiguração de Jesus no Monte Tabor, que os Evangelhos nos relatam, lembra-nos que, pelo esforço e pela penitência quaresmal por seguir Cristo na sua Paixão, chegaremos também nós à alegria da sua Ressurreição gloriosa.
Com efeito, desde a sua conceção no ventre de Maria por obra do Espírito Santo, a Divindade de Jesus estava oculta na sua Humanidade, sendo que Ele ouvia, falava, rezava, trabalhava, divertia-se e vivia com e com os outros; e a cada passo se intitulava como Filho do Homem. O Senhor, no entanto, quis manifestar, por uns momentos, o esplendor da sua glória, para animar os discípulos a seguirem com firmeza o caminho difícil e áspero da Paixão e Morte e movê-los ao desejo da glória divina, que nos será dada também a nós. De facto, as circunstâncias da Transfiguração do Senhor, imediatamente após o anúncio da sua Paixão e de que também os seus discípulos teriam de abraçar a cruz, ajudam-nos a compreender que “a nossa Pátria está nos Céus” (cf Fl 3,20), que “os sofrimentos do tempo presente não são comparáveis com a glória futura que se há de manifestar em nós” (Rm 8,18) e que, se sofremos com Cristo, com Ele seremos também glorificados” (Rm 8,16-17).
Assim, a Transfiguração do Senhor é um sinal e uma antecipação, não só da glorificação de Cristo na sua Ressurreição, mas também da nossa própria glorificação, quando formos revestidos do fulgor da glória de Deus e “o nosso corpo miserável se tornar semelhante ao Corpo glorioso de Jesus” (Fl 3,21). Com efeito, a ressurreição de Jesus é o fundamento da nossa fé e a garantia da nossa futura ressurreição.
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Para entrarmos no dinamismo do seguimento de Jesus na cruz e na glória, a Quaresma dá-nos um importante contributo e constitui um tempo favorável e uma ocasião privilegiada para haurirmos as graças da salvação: “é o tempo favorável, é o dia da Salvação” (2Cor 6,2). Somos todos convidados à conversão e ao aumento da esperança na ação da graça divina: Cristo destruiu a morte e fez brilhar a vida e a imortalidade. Pelo seu Sacrifício renovado nos nossos altares, Ele “purifica o nosso olhar espiritual com o alimento interior da sua Palavra” (Oração coleta) e “lava os nossos pecados” (Oração sobre os dons), conduzindo-nos à visão da sua glória.
Por isso, devemos ter coragem e esperança no Senhor, pois Cristo é a nossa esperança. Para tanto, escutaremos o Senhor na Sua Palavra, conservada e proclamada na Sagrada Escritura, o Senhor presente nos acontecimentos da nossa vida, presente nos nossos irmãos, em especial nos pobres e nos pequeninos; escutaremos Cristo e obedeceremos aos seus apelos, nunca fechando os nossos corações na nossa autossuficiência.
Enquanto vivemos na terra, o relacionamento com Deus realiza-se mais na escuta que na visão. A Virgem Maria é um bom exemplo de escuta e atenção solícita. Procuremos fazer como Ela, que progredia dia após dia na rota da peregrinação da fé (Cf Lumen Gentium, 58), conservando e meditando constantemente a Palavra que Deus Lhe dirigia, fazendo-se discípula e apóstola, mãe dos discípulos e rainha dos apóstolos.
2019.03.17 – Louro de Carvalho

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