segunda-feira, 29 de junho de 2015

Portugal e o destino da Grécia

No início da última semana, parecia que a Grécia estaria à beira de acordo com a Europa, nomeadamente com a zona Euro. Porém, esse raio de esperança foi sol de pouca dura e o fosso foi-se agravando e a Comunicação Social do fim de semana oscilou na importância noticiosa e opinativa entre a situação grega e as manchas de sangue resultantes dos atentados do EI em França, Tunísia e Koweit.
É natural que o Governo do Syriza tenha interpretado o sentimento nacional de esgotamento relativamente a um programa de ajustamento que não resultou e só degradou a situação geral do país. Sendo assim, não teria outra forma de agir a não ser tentar a negociação com os ditos credores sem perder a face e sem deixar de perseguir a eficácia negocial.
Dizem alguns que os gregos não fizeram o trabalho de casa, o que parece não corresponder à realidade, dado que ninguém desmentiu o teor do alegado relato ipsis verbis das comunicações do Ministro das Finanças grego ao Eurogrupo. E todos fomos conhecendo as diversas declarações públicas de responsáveis políticos pela coisa comum europeia.
Neste ponto, não sei mesmo se as autoridades helénicas não tiveram alguma razão ao lamentarem algumas afirmações dos governantes espanhóis e portugueses quando se opuseram frente a frente gregos e europeus. Não esqueço a postura pública da Ministra das Finanças de Portugal a servir de mascote do seu homólogo alemão na sua representação do país que fez de bom aluno da União Europeia extremamente bem comportado, disfarçando o caso dos sacrifícios a que os portugueses foram obrigados ao longo dos quatro anos do programa do eufemístico ajustamento. Não foi mais que um ajustamento assente no depauperamento geral de que foram escapando apenas alguns mais sortudos e que levou ao aumento brutal do desemprego e da precariedade, da enorme baixa salarial, do aumento colossal dos impostos, contribuições e taxas, do rombo emigratório, da tísica na função pública, da proletarização dos pensionistas, da degradação dos serviços públicos, do engrossamento do volume de pobres, da perda da confiança, do conflito intergeracional e da venda ao desbarato de empresas em que o Estado detinha a totalidade ou a maioria do capital ou posição dominante.
Ora, tanto quanto se sabe, na Grécia terá acontecido tudo isto e muito mais. Porém, as avaliações da troika sempre foram desfavoráveis aos gregos: não fizeram as reformas; continuavam a viver à tripa forra; aldrabavam as contas; e não abandonavam as destruidoras manifestações de rua. Esquecia-se a troika de que muito do endividamento grego se deveu ao incentivo dos ora credores de mão férrea a adquirirem equipamentos ao estrangeiro até saturar. Mais esqueceram-se os países europeus do seu passado histórico em que a dívida aumentou e a compreensão solidária dos outros não se abateu sobre eles como qual inexorável espada de Dâmocles.
Ademais, parece que o projeto europeu dos países e dos cidadãos formado na solidariedade e na subsidiaridade está a capitular por via da vitória do egoísmo, do nacionalismo, do espírito punidor da parte de alguns. Acreditam mais na folha excel que na democracia e no projeto. Não se importam com o efeito devastador do contágio político sistémico que faça ruir o baralho de cartas da União Europeia se um dos países se sentir empurrado para fora do Euro ou da União. As lideranças europeias, que de liderança apenas têm o rótulo, não compreenderam o beliscão geoestratégico que se autoinfligem ao deixar entregue à sua sorte a Grécia ou qualquer outro país do sul, mercê do fenómeno de fronteira e vulnerabilidade que pode aguçar a cobiça alheia.
***
Azeredo Lopes, em recente artigo de opinião no JN, denuncia o exato objetivo da Europa em relação à Grécia, “mostrar ao Governo grego quem manda”. Classifica mesmo de “lamentáveis, pessoais, quase indecorosas” as observações de políticos (ir)responsáveis europeus. Mais refere:
 “O ministro das Finanças alemão tem dado o mote, com declarações abrutalhadas mais ou menos três vezes ao dia, salivando perante a hipótese de conseguir uma de duas coisas: esmagar Tsipras e Varoufakis ou, ainda melhor, fazer desandar a Grécia. Merkel, é espantoso, tem sido a moderada nisto tudo”.

Ora, mal os gregos cedem aqui, vêm os credores a exigir mais cedências ali. Parece a negociação constituir um verdadeiro jogo de crianças, por mais que Passos Coelho diga que não, que isto não é um jogo de crianças. E, quando Christine Lagarde exige as negociações com adultos na sala, ela efetivamente referia-se aos representantes helénicos, mas, pelos vistos, havia lá dentro quem não se comportasse com adultez e a líder do FMI deveria sabê-lo e denunciá-lo.
Para alguns, o Governo de Portugal, mirando a experiência por que passou o PASOK, deveria exultar se os gregos perdessem a tramontana da Europa e do seu destino como Estado, pois, lograria também a acelerada eliminação do PS. Sabe-se lá se não será essa, ou outra similar, a intenção da Europa, induzir a saída da Grécia do Euro (sem arcar com o ónus de a expulsar) ou provocar a queda do governo nacional. É que eles têm o direito de escolher quem quiserem para os governar, mas a Europa detém a faca e o queijo na mão para dizer se aceita ou não a democracia grega!
Ora, aqui se distinguem os governos da Grécia e de Portugal: enquanto o primeiro recalcitra, porque não quer ser o bom aluno, Portugal, desde os tempos de Cavaco Silva, se orgulha de ser o bom aluno, não no sentido de estudar dossiês, mas papagueando tudo o que as autoridades europeias dizem e exigem: se mandam cortar na agricultura, nas pescas e na indústria, corta-se; se mandam fazer as contas de determinado modo, fazem-se; se mandam apostar no investimento público, apostam; se mandam cortar no investimento público, cortam. Na linha de que, “se soubesses o que custa mandar, preferirias obedecer”, obedece-se. Dizem-nos que vivêramos acima das nossas possibilidades, pelo que a austeridade é inevitável; e essa inevitabilidade é assumida pelo Governo e ela é ensinada na escola e na universidade e propalada pela Comunicação Social afeta ao sistema de interesses.
***
Estavam as negociações no fio da navalha e o Presidente da República, em uníssono com o Primeiro-Ministro, declarava que a Europa não podia abrir exceções (Mas sabemos que os países poderosos se constituem facilmente em exceção!), não podia aceitar chantagens externas nem internas (Mas a Europa e o FMI podem fazê-las!). A ministra das Finanças garantia que “temos os cofres cheios” e Cavaco assegurava que o país estava preparado para resistir ao Grexit, porque temos uma reserva que dá para vários, vários meses (parece que até ao fim do ano…).
Todavia, Cavaco e Maria Luís esqueceram-se de dizer que os cofres estão cheios de dinheiro proveniente da ida aos mercados, dinheiro emprestado, ou seja, temos os cofres cheios de dinheiro dos outros. A nossa dívida ainda não saiu do nível de lixo das agências de rating. Os vários meses, em caso de rutura da Europa, significam muito pouco tempo. Ademais, a questão não é fundamentalmente financeira, mas política sistémica e geopolítica.
O presidente dos Estados Unidos percebeu-o e interveio junto da chanceler Merkel. Será que o Governo e o Primeiro-Ministro, bem como o experiente Chefe do Estado, ainda não perceberam que o destino da Grécia arrasta a prazo o destino de Portugal? Não saberão que muito em breve vamos saber se é liquidada a Grécia e que, se o for, sê-lo-á por razões ideológicas?
E, como muito bem explicita Azeredo Lopes, “conviria que Passos Coelho tivesse cuidado”, pois, “quando diz que os credores até foram mais flexíveis com a Grécia”, arrisca-se a que lhe perguntem se o Governo grego tinha negociado melhor que o Governo de Portugal.
Por mim, pergunto porque é que até à intervenção do BCE, Portugal não atingiu nenhum dos objetivos que se propôs com o PAF (Plano de Assistência Financeira), mas as avaliações da troika foram todas positivas (houve uma que demorou mais tempo a atingir a positiva) e a troika teve necessidade de dispensar algumas verbas de integrarem as contas? Ou será que, tal como os republicanos da I República, por terem participado na guerra, esperavam partilhar dos seus despojos, também Passos espera que lhe seja atribuída parte dos despojos desta guerra económica? E que despojos, se se trata apenas de dinheiro que desaparece?
Lá diz o povo na sua sabedoria milenar que “presunção e água benta, cada um toma a que quer”.

Por isso, coloque-se o homem e o povo acima de tudo. Faça-se política e não jogos de interesses!

Sem comentários:

Enviar um comentário