terça-feira, 9 de junho de 2015

Corpo de Deus vs Deus espírito

Em Portugal, como nos demais países onde o sexagésimo dia (quinta-feira) depois da Páscoa não é feriado (e consequentemente dia santo de guarda), celebra-se no domingo seguinte, ou seja, no domingo subsequente ao da solenidade da Santíssima Trindade, a solenidade litúrgica do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, tradicionalmente designada por festa do Corpus Christi (expressão latina que significa corpo de Cristo) e, entre nós, denominada festa do Corpo de Deus.
Além da celebração da Eucaristia, a procissão eucarística pelas vias públicas, onde for possível, acata a recomendação do Código de Direito Canónico (cân. 944), que estabelece que o bispo diocesano que a providencie “para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo”. Também esta é uma das datas em que, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cân. 395). É que a Eucaristia é o ponto de convergência de toda a atividade da Igreja e donde deriva toda a sua missão no mundo e para o mundo.
***
Antes de mais, é conveniente esclarecer como a designação de Corpo de Deus, usual entre os portugueses, não colide com a ideia de Deus como “espírito”. Com efeito, embora todos os dados bíblicos refiram Deus como espírito e, por isso, invisível (sem corpo). O texto mais explícito é o do Evangelho de João em que Jesus diz à samaritana que “Deus é Espírito” (Jo 4,24), o que tem por consequência que “os verdadeiros adoradores O adorem em espírito e verdade” (cf Jo 4,23.24).
A Bíblia adota a natureza de Deus espiritual, ou seja, Deus não é composto de matéria, não possui natureza nem dimensões físicas. Também não é redutível à pura energia ou ao puro pensamento. Tem, ao invés, um tipo de essência e de existência superior, que não é percetível pelos sentidos corpóreos do ser humano.
Por seu turno, diversas correntes filosóficas, em contraponto com as mitologias, deram origem a que se desenvolvessem muitos conceitos sobre a existência e a substância de Deus.
Alguns teólogos, como Tertuliano, influenciados pelo estoicismo e sua cosmovisão materialista, admitiram que Deus pudesse ser entendido como um ser físico, ainda que constituído a partir de algum tipo de material leve e ténue, como o fogo. Argumentando que apenas um fator físico pode influenciar o mundo físico, inferiam que, Se Deus não fosse uma entidade física, não seria capaz de fazer nada e, por conseguinte, não existiria. Porém, a generalidade dos primeiros pensadores cristãos, como Orígenes, sob a influência do platonismo, asseguravam que a distinção platónica entre o mundo físico inferior, que vemos à nossa volta, e o mundo intelectual superior, que não vemos, mas é real, combina perfeitamente com o Cristianismo. Segundo eles, Deus faz parte do mundo intelectual e, por essa razão, não é um ser físico, não tem um corpo material. A única possibilidade de encontrá-lo é pela iniciativa da mente.
A fé católica professa: um só Deus, criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis; um só Senhor Jesus Cristo, Filho unigénito do Pai, que encarnou (assumiu um corpo humano); e o Espírito Santo, Senhor e vivificante (vd credo niceno-constantinoplitano).
Pelos símbolos da fé, aceita-se que Deus é um só, que tem uma só natureza, que esta natureza é espírito e que vive em três pessoas iguais e distintas. Porém, a segunda pessoa, no fim dos tempos, assumiu um corpo humano e nasceu de uma mulher (cf Gl 4,4).
O termo “espírito” é usado várias vezes com significados diversos. Importa discernir os que se referem a Deus. “Espírito”, na Bíblia, tem a aceção de: “vento” (Sl 11/10,6) – no hebraico ruah quer dizer “vento tempestuoso ou “espírito de tempestade”; “respiração”, “ser vivo” (Gn 6,17; Sl 150,6; At 18,25); “anjos”, “ventos”, “mensageiros” (Sl 104/103,4), tanto os bons como os imundos (Mc 1,4.27); “alma”/espírito do homem; (Ecl 12,7); “alma”/ espírito de Cristo (Jo 19,30); o Deus “dos espíritos de toda a carne” (Nm 16,22); “um ser contraposto à carne” (Is 31,3; Lc 26,40; Gl 5,16-17); “disposição ou inclinação fiel e ativa” (Nm 14,24; Dn 6,4); forte atividade (Jl 3,1-4; Os 4,12).
Quando se diz que Deus é Espírito, referimo-nos a um ser vivo, substância invisível e ativa que, promove ações em Si e nos outros. Desta asserção doutrinal resultam algumas implicações, como a infinitude, a omnipresença, a invisibilidade, a perfeição.
Em razão da Sua infinitude e omnipotência (2 Cr 6,18; Is 66,1-2; At 7,48; 1Cor 2,6; 2Cor 6,18), Deus não tem dimensões nem é dimensionável, não pode ser contido pelo espaço. Não é uma res como as demais, nem mesmo a maior que se possa imaginar ou encontrar no universo. Além de transcender o universo, é Ele, em última análise, quem permite que o universo exista e siga o seu percurso. Ao invés do corpo, que não pode encher o céu e a terra de uma só vez com tudo o que é, pois, é limitado ao tempo e no espaço, Deus, enquanto omnipresente e omnisciente (Sl 139/138,7-12; Jr 23,23-24), não está sujeito às limitações do corpo físico, como o tempo ou como o espaço (Jo 4,21.24; At 17,24). Ele está presente, em simultâneo, com todo o seu Ser em cada parte do universo. Está presente, mas é distinto de toda a criação, à qual é superior por ser o seu criador e providência. Está em todo o universo, mas não é o universo. Assim, todo o lugar é o lugar de se adorar a Deus (Jo 4,21.24), pois a adoração não diz respeito ao lugar, mas à condição espiritual de Deus e à condição de espiritualidade a que pertence cada adorador.
A invisibilidade é enaltecida, por exemplo, pelo apóstolo Paulo, que a assume como uma das perfeições de Deus (1Tm 1,17). É certo que a Sua divindade se entende pelas Suas obras, que são visíveis, mas o seu Ser não é visível aos olhos materiais (Jo 1,18; Cl 1,15; 1Tm 6,16). Só quando estivermos num corpo transformado veremos a Deus (Mt 5,8; 1Co 13,12-13; 1Jo 3,2; Ap 22,3-4). 
Enfim, Deus é o Ser Perfeito. Como a alma e espírito do homem corporal fazem dele o ser superior a todos os demais que têm corpo (animais) e como os anjos, que são espíritos sem corpo são superiores aos homens (Sl 8,5; Heb 2,6-8), Deus é mais perfeito do que a Sua criação por ser Espírito puro e o efeito nunca supera a Causa. Tem uma excelência acima de todos os seres e assim sendo, está inteiramente removido das condições de corpo. Cada ser composto é criado e é, em essência, finito e limitado. E, sendo assim, fica longe da perfeição. Por Deus ser Luz sem trevas (1Jo 1,5) e sem sombra de mudança (Tg 1,17), sabemos que Ele é perfeito.  
Deus é Espírito. Por isso e para que não fosse confundido com os ídolos, proíbe a Bíblia veterotestamentária que se faça qualquer imagem ou desenho de Deus (Ex 20,5; Dt 5,8-9). Com efeito a nossas mãos são tão incapazes de formar uma imagem dele ou de O desenhar como os nossos olhos são incapazes de O ver.
Deus não é nem tem corpo. No entanto, a Bíblia fala das mãos, ouvidos e rosto ou vulto de Deus (Is 59,1-2), dos seus olhos (2Cr 7,15-16; Pr 15,3), das suas costas (Ex 33,23) e do seu braço (Dt 11,2). Ora, trata-se de antropomorfismos para situar algumas das ações divinas. No segundo texto da criação, Deus surge na metáfora do oleiro, que faz o homem a partir do boneco de Barro (Gn 2,7), e do anestesista e cirurgião, que adormece o homem e a partir do homem adormecido faz a mulher (Gn 2,21-22), como surge, entre outras, nas metáforas da rocha de firmeza e salvação (2 Sm 22,2-3; Sl 18/17,3), do ser com asas de acolhimento (Rt 2,12), do guerreiro que vence os inimigos (Ex 15,3). Os antropomorfismos e metáforas referentes a Deus são tentativas de exprimir em linguagem entendível a verdade sobre Deus através de analogias humanas e simbólicas. Aludem à Sua obra, de modo figurado, e não à Sua natureza invisível. Nelas são manifestos os Seus interesses, poderes e atividades. Os olhos falam do Seu conhecimento (Dt 11,12; Sl 34/33,15); o braço e mão, da Sua eficiência e poder (Is 51,9; 52,10; Ez 20,33); os ouvidos, da Sua omnisciência e atenção (Sl 34/33,15; 55/54,2-3; 2Cr 7,15-16); a face, do Seu favor (Sl 27/26,9; 143/142,7); a boca, da revelação da Sua vontade (Jb 37,2; Pr 2,6); as narinas, da aceitação das nossas orações (Dt 33,10; cf Ap 8,3-4); o coração, da sinceridade das Suas afeições (Gn 6,6; 1Cr 17,19); os pés, da Sua presença (Is 60,13; 66,1); os ouvidos, da Sua prontidão em ouvir as súplicas dos oprimidos (Ne 1,6; Sl 34/33,12.18).
No entanto, Deus algumas vezes aparece em forma humana (Gn 18,1.2.13.16.17ss; Js 5,13-15) - teofania ou manifestação divina, que não comunica ao homem a real essência de Deus, mas que consiste em manifestação incorpórea de aparência humana, transitória ou em localização permanente, com um objetivo bem determinado em prol do bem do homem.
Sendo assim, Deus não pode ser percebido pelos sentidos humanos, pois é espírito, eterno, infinito e invisível, mas pode ter comunhão com o homem. Não é necessário um lugar especial para O adorar, pois Ele está em toda parte, plenamente presente e ativo. Porém, o Templo ou o oratório podem criar ambiente propício à adoração pessoal e constituem o espaço privilegiado para a adoração comunitária e a celebração eclesial da fé. Porque Deus é Espírito, o homem só pode entrar em comunhão com Ele através de um espírito vivificado por Cristo (1Jo 1,3). Para termos comunhão com Ele, devemos ter o espírito e mente renovados (Jo 3,5-8; Ef 4,23). Mas podemos estar unidos a Deus e ser filhos Seus no Espírito vivificado por Cristo:
Porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: “Abbá! – Pai!”. Deste modo, já não és escravo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro, por graça de Deus (Gl 4,6-7).

E graças ao amor do Pai, que nos fez Seus Filhos no Filho, veremos a Deus tal como Ele é:
Vede que amor tão grande o Pai nos concedeu, a ponto de nos podermos chamar filhos de Deus; e, realmente, o somos! Agora já somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. O que sabemos é que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque O veremos tal como Ele é. (1Jo 3, 1-2).

Entretanto, não podemos olvidar que, pelo mistério da Incarnação, Deus invisível Se tornou visível em Jesus Cristo. Ao descer à Terra, Deus, na pessoa divina e humana de Jesus, adotou uma forma humana. Fisicamente, Jesus parecia-se com qualquer outro homem. Ele teve fome, sede, cansaço, etc. A sua divindade foi vista apenas indiretamente em suas ações e palavras. Mas, numa ocasião, a glória divina interior de Jesus resplandeceu e tornou-se visível (cf Mt 17,1-8). “Ele é a imagem de Deus invisível” (Cl 1,15) – diz-nos Paulo. E o próprio Cristo nos ensina em João: “Quem me vê a mim vê o Pai” (Jo 14,9).
A liturgia do Natal gravita à volta do mistério da Incarnação e, nesse sentido, rezamos (lex orandi lex credendi) nos seus prefácios: “…para que, contemplando a Deus visível a nossos olhos, aprendamos a amar o que é invisível” (prefácio I); “Aquele que, por sua natureza, era invisível tornou-se visível a nossos olhos” (prefácio II).
Ora, como são indissociáveis a natura humana e a natureza divina na pessoa de Cristo e como esta pessoa é indissociável das outras pessoas divinas, Maria é mãe de Deus (e não só de Cristo ou só do corpo). Assim, também sabemos que o corpo de Cristo é verdadeiro corpo de Deus. E, nem por isso, Deus deixa de ser o Espírito, como não deixa de ser o Pai ou o Filho.
***
A origem da Solenidade do Corpus Christi remonta ao século XIII. O cónego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège, na Bélgica, e futuro Papa Urbano IV, recebeu o segredo da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, a quem, em visões, Cristo mostrou o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Cerca de 1264, numa cidade perto de Orvieto (onde o já Urbano IV tinha a corte pontifícia), ocorreu o Milagre de Bolsena – assim chamado em razão do nome da cidade – em que um sacerdote durante a Missa, no momento da fração da Sagrada Hóstia, teria visto sair dela sangue, que empapou o corporal (pano onde se apoiam o cálice e a patena a partir do ofertório). O Papa determinou que os objetos milagrosos fossem trazidos para Orvieto em procissão, a 19 junho de 1264. Recebidos solenemente pelo Sumo Pontífice, foram levados para a Catedral de Santa Prisca. Depois desta primeira solene procissão eucarística de que há memória, o Papa instituiu oficialmente a festa de Corpus Christi com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava do Pentecostes.
Para que a festividade lograsse maior esplendor, desejava Urbano IV dotá-la de Ofício próprio. O Ofício foi organizado por São Tomás de Aquino, que, para o efeito, compôs o hino Lauda Sion (Louva, Sião) – hino que se mantém na atualidade nas solenidades e devoções eucarísticas. Mas a bula de Urbano IV teve fraca repercussão no imediato, devido à ocorrência da sua morte, menos de um mês após a publicação do documento. Mas propagou-se por algumas igrejas, como as da diocese de Colónia, na Alemanha, onde o Corpus Christi é celebrado desde antes de 1270. A procissão eucarística começou por fazer-se em Colónia e difundiu-se, primeiro, na Alemanha e, depois, na França e na Itália. Em Roma, a procissão organiza-se desde 1350.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos, cuja instituição se torna visível na Última Ceia, quando Jesus tomou o pão, o abençoou, partiu e deu aos discípulos, dizendo, “…Isto é o meu corpo... E, depois, tomou o cálice com vinho (e alguma água, à maneira judaica), o abençoou e deu aos discípulos, dizendo, “… Este é o cálice do meu sangue... Fazei isto em memória de mim”. (cf Mt 26, 26-29; Mc 14,22-25; Lc 22,14-20; 1Cor 11,23-27).  
Para Santo Agostinho, a Eucaristia é memorial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho, com vista à comunhão e ao banquete. Mas ela tem íntima ligação com a morte sacrificial de Cristo na Cruz em redenção da humanidade, pois aquele pão é o Corpo de Cristo “entregue por vós” e o vinho é o sangue de Cristo “derramado por vós e pela multidão”. Enquanto, o sacrifício do calvário é cruento, o da Ceia (ora presentificado em todos os altares do mundo) é o mesmo, mas realizado de forma incruenta. E o ato da ceia e o ato da cruz são o mesmo: a aliança nova e eterna – definitiva, portanto – no sangue de Cristo, ultrapassando, mas validando com novo sentido os sacrifícios veterotestamentários. Por isso, é preciso celebrar, adorar e tirar consequências para a vida de partilha de bens e energias em prol dos outros m sobretudo os que mais precisam. 
A Eucaristia na entrega de Cristo é o ato permanente e supremo da proximidade de Deus com o homem, com o povo – ensaiada tantas vezes, de modo imperfeito, no Antigo Testamento.
***
Em Portugal, neste dia, em todas as dioceses de Portugal se fazem solenes procissões eucarísticas a partir da igreja catedral ou de outra igreja de grande referência, tal como em muitas outras localidades, que são muito concorridas. Estas procissões atingem o seu esplendor máximo em Braga, Porto (a partir a Igreja da Trindade) e Lisboa.
Embora haja referências à sua celebração já nos tempos de Dom Afonso III, a festa do Corpus Christi  foi oficialmente ordenada por Dom Dinis, começando a ser celebrada com regularidade em 1282
A festa, que se tornou de longa tradição, antigamente dava lugar a danças, folias e procissões em que se misturavam o sagrado e o profano. Desfilavam pelas ruas, ao som de gaitas de foles e outros instrumentos, os representantes de várias profissões, os carros alegóricos, os diabos, a serpe, as cocas, os gigantones. Das danças dos ofícios, em Penafiel, ainda restam o baile dos ferreiros, o baile dos pedreiros e o baile das floreiras. No Minho, sobretudo em Monção e Ponte de Lima, a celebração tem forte dimensão religiosa, arreigada na tradição eclesial e popular.
Em Ponte de Lima, por tradição, que perdura há vários séculos, no dia seguinte ao dia usual do Corpo de Deus, realiza-se uma celebração, própria e exclusiva da vila, tendo sido instituído feriado, desde 1977, para todos os Limianos. As celebrações realizam-se durante todo o dia, sendo os Limianos presenteados com uma procissão da parte da manhã e outra da parte da tarde em volta da vila e uma missa para todos os habitantes do concelho no próprio dia, sempre ao meio-dia, na Igreja Matriz da vila.
Em Braga, desde 1923, a presença maciça de Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português constitui uma nota de vistosidade, pois foi nessa procissão naquele ano que os mesmos se apresentaram, pela primeira vez, em público.
Típicos desta festividade em Portugal são, além das colgaduras nas janelas e sacadas, os tapetes de rua, que se tornaram elementos da tradição e de manifestação artística popular concretizada pelos fiéis para a passagem da procissão eucarística. Os desenhos utilizados são dos mais variados, mas enfocam principalmente o tema da Eucaristia. Para a confeção dos tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como a serragem colorida, a farinha, areia e outros acessórios, mas o material mais abundante são as flores ou os verdes vegetais.
***
Na sua homilia do passado dia 4, o Papa evoca a Última Ceia em que Jesus entrega o Seu corpo e sangue, nas espécies de pão e de vinho, para nos legar o memorial do seu sacrifício de amor infinito – na mesa do banquete e no patíbulo da cruz – tornado viático dos discípulos para a sua caminhada ao logo da História para estender a todos o reino de Deus.
Francisco cita o responsório da 2.ª leitura do ofício de leitura do Corpus Christi:
Reconhecei neste pão Aquele que esteve pregado na cruz, reconhecei neste cálice o sangue que brotou do Seu lado (cf Jo 19,34). Tomai e comei o corpo de Cristo, tomai e bebei o sangue de Cristo. Para não vos desagregardes, comei o vínculo da vossa união, para não vos desprezardes, bebei o preço da vossa redenção.

Nós desagregamo-nos – explica o Papa – quando não somos dóceis à Palavra do Senhor, não vivemos a fraternidade, não temos a coragem de testemunhar a caridade ou não somos capazes de oferecer esperança. Desprezamo-nos ou envilecemos quando maltratamos a nossa dignidade cristã, deixando-nos contaminar pelas idolatrias do nosso tempo: o protagonismo indevido, o consumo, o querer ser o centro de tudo, a competição desenfreada, a arrogância, o desprezo pelo necessitado. Tudo isto gera um cristianismo medíocre, tíbio, insípido, pagão. Como antídoto, temos a Eucaristia, o remédio contra o pecado e a tibieza, porque alicerçada na aliança nova e eterna no sangue de Cristo, que nos purifica e revigora.
Depois, o Papa deseja que, na festa do Corpo do Senhor, tenhamos a alegria de celebrar o mistério, de o louvar e cantar pelas nossas ruas. Por isso, ao caminharmos pelas ruas em procissão eucarística, devemos sentir-nos em comunhão com os que mais precisam, em especial, “tantos nossos irmãos e irmãs que não têm a liberdade de exprimir a sua fé no Senhor Jesus”. Assim, o Bispo de Roma apela à solidariedade para com os perseguidos e oprimidos pela fé e à veneração dos mártires de hoje:
Sintamo-nos unidos a eles: e com eles cantemos, louvemos e adoremos. E veneremos em nosso coração aqueles irmãos e irmãs a quem foi exigido o sacrifício da vida pela fidelidade a Cristo: que o seu sangue, unido ao do Senhor, seja penhor de paz e de reconciliação para o mundo inteiro. E não nos esqueçamos: Para não vos desagregardes, comei este vínculo de comunhão; para não vos desprezardes, bebei o preço da vossa redenção.

Por sua vez, o Bispo do Porto, na sua homilia do Corpus Christi, depois dos pertinentes comentários teológico-bíblicos, infere as consequências práticas da reflexão que propôs:
Não queremos comer sozinhos nem o pão da Eucaristia, nem o alimento da fé nem o fruto do trabalho humano. Não podemos despedir as multidões convocadas para a mesa do Senhor, famintas da sua palavra e do seu alimento. Não podemos aceitar estatísticas que nos falem impunemente de tantos irmãos sem pão, sem esperança, sem trabalho e sem futuro e que nos deixem insensíveis, inertes e inativos. Devemos ser comunidades que vivem, testemunham e irradiam esta força que se encontra na Eucaristia para anunciar esta verdade do Evangelho que nos fala de um reino onde se reparte com abundância o alimento do Senhor e se multiplica com justiça o pão na mesa dos pobres.
***
E assim os cristãos têm a oportunidade de – fora do tenso ambiente de consternação pelos Passos do Senhor, Paixão e Morte – meditar, celebrar e festejar o mistério eucarístico, em sintonia com a vontade do Senhor, a orientação da Igreja e as necessidades prementes da humanidade e de cada ser humano que sofre e quer viver.
***
 Ó sagrado banquete, em que se recebe Cristo e se comemora a sua Paixão, em que a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da futura glória!” (Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, antífona do Magnificat das Vésperas II).


Sem comentários:

Enviar um comentário