quinta-feira, 11 de junho de 2020

Festejar o Corpo de Cristo, Pão da Vida e Vinho da Salvação


O discurso do Pão do Céu (Jo 6,22-59) ocupa a parte central do capítulo 6 do Evangelho de João, precedida do episódio da multiplicação dos pães e dos peixes por Jesus (vv 1-15), que levou a multidão a pretender fazê-lo rei, e do episódio em que Ele, escapando-se da multidão, caminhava sobre as águas no contexto da forte ventania que soprava e entrou no barco dos discípulos (vv 16-21), exortando-os a que não tivessem medo.
O discurso do Pão do Céu na sinagoga de Cafarnaum, no contexto da procura da multidão por Jesus e o respetivo encontro (vv 22-24), é encabeçado por um diálogo, uma forte discussão (vv 25-34) que desemboca num mal-entendido. Jesus fala do Pão do Céu – o alimento que não desaparece, mas perdura e dá a vida eterna – e os ouvintes pedem-Lhe que lhes dê desse pão (v. 34), não atingindo o verdadeiro alcance das palavras de Jesus, antes pensando numa solução económica. A resposta do Mestre aborda o tema em duas vertentes: o Pão da Vida, que é Jesus e em quem é preciso crer (vv 35-50); e o Pão Vivo, que é preciso receber (comer) na Eucaristia para se ter a vida (vv. 51-58).
Depois de esclarecer a multidão de que não foi Moisés quem lhes dá o pão do Céu (como eles pensavam evocando o maná que lhes fora disponibilizado no deserto), mas que é o Pai de Jesus Cristo quem lhes dá o verdadeiro Pão do Céu, pois o Pão de Deus é Aquele que desce do Céu e dá a vida ao mundo, faz o discurso em que expressamente se intitula de Pão da Vida, que sacia em definitivo os que O procuram, creem e comem, segundo a vontade do Pai, e fará com que ressuscitem no último dia. E as asserções de Jesus são fortemente contestadas, mas Ele não transige nem suaviza o que diz (Jesus não é dado a eufemismos), antes reforça a revelação que acaba de fazer.
A dúvida e a discussão estendem-se aos discípulos, muitos dos quais O abandonam motivados pela dureza daquela linguagem, mantendo-se o grupo nuclear sob a confissão da fé de Pedro (vv 60-69), acabando Jesus por declarar que tendo escolhido Doze, um deles era o diabo (v. 70). Na verdade, referia-se a Judas, aquele que O viria a entregar.
A passagem do Evangelho proclamada na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é Jo 6,51-58. Na verdade, às perguntas dos judeus, baseadas na sua suficiência: “Não é este, Jesus, o filho de José, de quem conhecemos o pai e a mãe? Como é que diz agora: ‘Eu desci do céu’?”, Jesus responde, afirmando a sua verdadeira identidade: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu (…), pão que é a minha carne, que Eu darei para a vida do mundo” (Jo 6,51). Repare-se que Jesus já não está a responder à “multidão” que O procurava para o fazer rei, mas àqueles judeus que entraram em cena em 6,41 e formularam a pergunta que se ouve em João 6,42.
É importante a afirmação de Jesus em Jo 6,51, pois contém todos os elementos que se devem considerar: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu” (Egô eimi ho ártos ho zôn ho ek toû ouranoû katabás), “esse pão é a minha carne” (sárx), e “dá a vida” (zôê). A seguir, os judeus fazem nova pergunta, na continuidade da resposta de Jesus acima referida: “Como pode este dar-nos a sua carne (sárx) a comer?” (Jo 6,52).
Na sua resposta, que preenche o resto do texto de hoje (Jo 6,53-58), Jesus fala de vida nova e, por isso, também de alimento novo, adequado essa vida nova. E o verbo que significa “comer” vem conjugado com “carne” (sárx – Jo 6,52.53.54.56), com “pão (ártos – Jo 6,51.58) e “comigo” (me: “o que me come” – Jo 6,57). Assim, “comer o pão descido do céu” é “comer a carne do Filho do Homem”; e as duas expressões são equivalentes a “comer a pessoa” de Jesus, a sua identidade, o seu modo de viver. Como referia o Padre Passionista José Gregório, Jesus não disse que comêssemos a sua sabedoria e bebêssemos a sua bondade, mas que comêssemos a sua própria carne e bebêssemos o seu sangue; enfim, a sua pessoa, a sua vida, o seu estilo.
Só assim, a vida verdadeira, a vida eterna, entra em nós e transforma a nossa vida, configurando-a com a de Jesus. E toda a história humana passada – as velhas figuras ou o antigo rito – pode resumir-se no maná, “que os vossos pais comeram, e morreram” (Jo 6,49.58a), pois o maná aparece em referência com a vida terrena para que não morram de fome (cf Dt 8,2-16), não tendo qualquer eficácia para lá da morte (e foram advertidos de que nem só de pão se vive). Ao invés, o pão que Jesus é e dá não serve de sustento à vida terrena, mas é e dá a vida eterna (Jo 6,58b).
E Dom António Couto, Bispo de Lamego, sublinha o tema grande da pertença mútua e permanente: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele(Jo 6,56). E, a dizer que “é a melhor e a mais realista tradução da nossa comunhão eucarística”, evoca o facto de o verbo que significa “comer”, que habitualmente se diz em grego com os verbos “esthíô” e “phágô”, em Jo 6,54.56.57.58, é usado o verbo “trôgô(trincar, mastigar), de maior sabor e realismo, o que ocorre apenas mais uma vez em Jo 13,18 – no contexto da ceia da Páscoa. Ora, como andavam mal avisados os sacerdotes, pais e catequistas que, nas décadas de 60 e 70, nos advertiam de que não se podia mastigar a hóstia, nem sequer se lhe podia tocar com a língua, quanto mais com os dentes! Enfim, refere Dom António Couto:
Vida nova e eterna, ressuscitada. Comunhão e intimidade entre Deus e a Humanidade. Por isso e para isso, Jesus Se fez um de nós, descendo ao nosso mundo, e dando-se completamente a nós, dando-nos a sua vida.”.
***
Voltando ao predito Padre José Gregório, apraz-me recolher a trilogia com que caraterizou o alimento: história, comunhão e vida.
De facto, muito do que nós comemos e bebemos pertence ao passado, mas acompanha-nos pela nossa existência: é passado, mas persiste no presente e influencia o futuro para o bem e para o mal. Não obstante, é forçoso estarmos recetivos aos novos alimentos. E, lembrando que alguns pensadores dizem que “somos o que comemos”, desafiou a pensarmos o que fizemos do Cristo que nos alimenta, ao passo que Paulo diz: “Para mim viver é Cristo e morrer um lucro(Fl 1,21).
O alimento é comunhão, pois, usufruímos dele porque muitos trabalham para que dele nos sirvamos e nós podemos e devemos partilhá-lo em família, com os amigos, com os que não têm. E, no caso no Corpo e Sangue de Cristo, como refere Paulo na 1.ª Carta aos Coríntios (1.ª Cor 10,16-17), o cálice de bênção é comunhão com o Sangue de Cristo e o pão que partimos é comunhão com o Corpo de Cristo. E Corpo e Sangue de Cristo são comunhão de uns com os outros, pois, sendo muitos, formamos um só corpo, porque participamos do mesmo pão.
E o alimento é vida. Se não comermos e não bebermos, definharemos e a morte tomará conta de nós. Ora, se com o pão terreno e a bebida terrena, subsistimos até ao fim dos nossos dias, com o alimento no Corpo e Sangue de Cristo, teremos a vida que não tem fim.
***
Assim, em dia do Corpo e Sangue de Cristo, convém meditar, adorar, festejar; e participar – em Igreja, mesmo que em semiconfinamento – no “sagrado banquete em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da futura glória”.
2020.06.11 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário