sábado, 18 de agosto de 2018

“Junto ao chão”


Conforme informação da página web do SNPC (Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura), a 10 de agosto, Junto ao chão” é o designativo da exposição patente ao público desde o passado dia 26 de julho até ao próximo dia 9 de setembro, na capela de Nossa Senhora da Bonança, conhecida como a capela do Rato, em Lisboa. E Luísa Soares de Oliveira recorda esta a expressão segundo o olhar místico de São João da Cruz, escrevendo:
 Junto ao chão é também o lugar de um corpo que só pode olhar para o alto, e tentar descobrir, como diz São João da Cruz, citado por Carlos Nogueira, o caminho para chegar das coisas que se veem às coisas não se veem”.
A instalação é do artista plástico Carlos Nogueira, com textos do poeta Manuel de Freitas. Assim, “capela/escória de ferro, ferro, sal, luz,/o som do vento e da água que corre,/bonança” são os elementos presentes e evocados na instalação, que extraiu os bancos do espaço religioso e o imergiu na penumbra, cobrindo o claro chão liso de porosa gravilha cinza.
A exposição está patente até ao dia acima indicado e pode ser visitada de quinta-feira a domingo das 14,30 horas às 19.
***
Na sua crónica semanal, publicada hoje, dia 18, na Revista do Expresso, Dom José Tolentino de Mendonça, até há pouco responsável pelo serviço pastoral e de reflexão na predita capela, explica a génese desta exposição em tempo estivo.
Na verdade, a crónica, inserta no antetítulo genérico “Que coisa são as nuvens”, desta feita vem subordinada ao título “Andar junto ao chão” e começa por advertir que “este verão, quem entrar na Capela do Rato escutará, antes de tudo, a voz dos seus passos através da escuridão”.
A inspiração da iniciativa remonta a uma asserção, longínqua no tempo, de Gonçalo M. Tavares:
Vocês poderiam retirar todas estas cadeiras e encher de areia o pavimento, para lembrar aos crentes que a fé é experiência do nomadismo e estrada, mais do que confortável sedentarismo”.    
Reconhecendo o valor da sugestão, o cronista agora arcebispo e próximo responsável pela Biblioteca Apostólica e Arquivo Secreto, confessa que aproveitou a sugestão “mais como repto a uma desinstalação interior do que propriamente como desafio a uma reconfiguração do espaço sagrado em tais moldes”.
Entretanto, há muito tempo vem acontecendo que se aproveita o habitual encerramento de verão para desafiar artistas a ajudarem “com outras linguagens e até outros pontos de vista” a aprofundar o exercício de procura que ali se faz.    
Luísa Soares de Oliveira aceitou agora ficar como procuradora do projeto e propôs uma dupla para iniciar o seu desenvolvimento: Carlos Nogueira, que criaria a instalação; e Manuel de Freitas, o poeta que redigiria os textos.
Ora, Carlos Nogueira, não conhecendo a asserção de M. Tavares, propôs-se retirar as cadeiras e cobrir o espaço com escória de ferro, ocultando totalmente o soalho atual, de modo que, ao caminhar, “tomemos maior consciência da forma e do som dos nossos passos”.
O cronista adverte:
Não é fácil caminhar sobre gravilha irregular ali colocada: é como se o corpo precisasse de se interrogar de novo acerca disso que é mover-se de um aqui a um além”.
Porém, é de acentuar que a caminhada sobre a gravilha irregular não é o fim. Carlos Nogueira colocou, na clareira central, “uma escultura de ferro, longa e branca como uma mesa aberta ou um sepulcro vazio”, sendo que “o impacto deste vazio” se obtém através duma camada coesa de sal sobre a qual incide uma luz a acentuar o cromatismo.
Dom José Tolentino abre para a leitura cristológica do cenário, remetendo para o episódio da Transfiguração de Jesus no relato do autor do 2.º Evangelho:
As suas vestes tornaram-se tão brancas como nenhum lavadeiro sobe a terra as poderia branquear” (Mc 9,3).
Por outro lado, vê a perspetiva do discipulado pela recordação da asserção de Jesus no Evangelho de Mateus aos discípulos: “Vós sois o sal da terra” (Mt 5,13), os quais também são “a luz do mundo” (Mt 5,14).
Também o som da água a correr, com que pontua Carlos Nogueira o silêncio da Capela, nos reporta para a alusão à fonte batismal, de acordo com a gramática cristã – tal como “o vento delicado que esparsa o invisível”, a soprar onde quer (cf Jo 3,8), se figura como “símbolo da efusão do Espírito Santo e dos seus dons”.
A respeito da exposição, Manuel Freitas, citado por Dom José Tolentino, assegura que ela é, “num silêncio cada vez maior… um chão perdoável”.
***
Carlos Nogueira, nascido em 1947, em Moçambique, estudou escultura na Escola Superior de Belas Artes do Porto e diplomou-se em pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Desde o início a sua obra referencia-se a um território multidisciplinar onde cabem, não apenas a pintura e escultura, mas também as ações performativas e manifestações em que o espectador é chamado a intervir.
Marcados pela sensibilidade poética, os seus trabalhos escultóricos articulam temas procurados no mundo natural como a floresta, o rio, a água, o céu, o mar, “estabelecendo como base da sua prática artística a expressão de uma relação simbólica com o mundo. [...] Emblemático do seu trabalho é também o uso de materiais do quotidiano e industriais – o ferro, o aço, o mosaico hidráulico, o vidro –, aos quais confere poder de evocação poética e uma existência que, de lugar para lugar, remete simultaneamente a sua obra para o sentimento de corporalidade e imaterialidade, de peso e leveza, do íntimo e do infinito.” (cf Jürgens, Sandra Vieira – Carlos Nogueira. In: Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão: Roteiro da coleção. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004, p. 172).
Ganhou o Prémio Camões da II Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira (1980), tendo integrado as representações portuguesas à Bienal de Veneza (1986), à Trienal de Arquitetura de Milão (1996) e à Quadrienal de Escultura de Riga (2004).
Sobre a sua obra, Carlos Nogueira, professor associado convidado no curso de Arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa, escreveu
A minha obra centra-se em questões de raiz tectónica e poética onde conceitos como permanência, efémero e sagrado são eixos sempre presentes”.
Autor do desenho gráfico de catálogos e monografias para várias instituições, Nogueira é também coautor em trabalhos de arquitetura com Ueli Krauss, Miguel Nery, José Manuel Fernandes, Maria de Lurdes Janeiro, Manuel Lacerda, Manuel Aires Mateus, José Adrião, entre outros, como pode ler-se na sua página web.
A sua obra pode ser vista no Ar.Co; câmaras municipais de Lisboa e Vila Nova da Barquinha; Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea; CAM – Fundação Calouste Gulbenkian; Centro Cultural de Belém; Centro Cultural Emmerico Nunes; Fundação Carmona e Costa; Fundação Mário Soares; Fundação de Serralves; Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea; Museu Coleção Berardo; Secretaria de Estado da Cultura; Brighton University; Caixa Geral de Depósitos; Archivo Lafonte – Espanha; e em coleções particulares em Portugal e no estrangeiro.
***
Manuel de Freitas – poeta, editor e crítico literário – nasceu em 1972, no Vale de Santarém, e vive em Lisboa desde 1990. Publicou, além de pequenos ensaios, vários livros de poemas; colabora enquanto crítico literário no jornal “Expresso”; e tem colaboração dispersa em várias revistas literárias portuguesas. Dirige, com a poetisa Inês Dias, a pequena editora Averno; e é diretor, também com a mesma Inês Dias, das revistas Telhados de Vidro e Cão Celeste. É ainda um dos livreiros da pequena livraria Paralelo W, em Lisboa.
Publicou o seu primeiro livro de poemas em 2000.
Em 2002 organizou a antologia Poetas sem Qualidades, obra que acabaria por contribuir para uma acesa polémica sobre os caminhos da poesia portuguesa surgida nos últimos anos.
Num dos textos da instalação na Capela do Rato, assinala:
Eu dantes escrevia poemas, como diria Karen Blixen da sua quinta em África ou Álvaro de Campos do dia do seu aniversário. Os versos tornaram-se-me prosa baça, apontamentos, meros diálogos ou evocações. Evito metáforas e ardis retóricos como quem evita aviões ou elétricos cheios de ninguém. Custa-me, por vezes, reconhecer a cidade onde decidi viver.”.
Algumas das suas obras são: “Game over” (Edições Alambique), “Incipit” (Averno), “Marilyn Moore”, “A Última Porta”, “Juros de Demora”, “Cretcheu Futebol Clube” e “Vai e Vem” – todas da Assírio & Alvim.
Porem, agora escreve:
Estamos fartos de saber que ‘cada poema é um epitáfio’ (T.S. Eliot). Pela parte que me toca, já não preciso de poemas. De epitáfios talvez, mas num silêncio cada vez maior. Parecido, afinal, com as vírgulas de luz com que Carlos Nogueira suspende as trevas ou nos oferece um chão perdoável.”.
***


Enfim, vale a pena visitar a exposição Junto ao chão” e palpar os efeitos duma especial hermenêutica do pequeno espaço sagrado em causa, chamando a atenção para vertentes essenciais do cristianismo.
2018.08.18 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário