terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Há três anos, Dom António Francisco foi eleito Bispo do Porto

É verdade que o dia 21 de fevereiro de 2014 surpreendeu a Igreja diocesana do Porto e mesmo o país com a nomeação de Dom António Francisco dos Santos para bispo da diocese do Porto, vindo a ser transferido da diocese de Aveiro para a do Porto com o ato de posse, a 5 de abril, e entrada solene no dia seguinte.
É ainda prematuro fazer um juízo sobre o seu pastoreio em todas as suas dimensões. No entanto, é de afirmar já um complexo de valores que a sua postura vem comportando. Assim, a pastoral da proximidade, da cooperação e da valorização das pessoas e estruturas pastorais têm sido critérios visíveis e marcantes no devir diocesano. Por outro lado, torna-se evidente a sua presença tanto nos grandes momentos da vida da diocese e da Igreja universal como nos momentos que marcam lugares mais recônditos e dizem respeito a pessoas ou grupos que vivem nas periferias existenciais cuja ação as privilegia. Ademais, é notável o apreço que mostra pela memória e ação dos seus antecessores e dos bispos que saíram do porto ou passaram pelo Porto para o serviço da Igreja noutras paragens, bem como o modo como refere e agradece a ação e a espiritualidade dos sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas (e consagrados e consagradas no meio do mundo) e leigos empenhados no apostolado e no serviço aos mais pobres. Com efeito, se Deus pode esperar e espera por nós, “os pobres não podem esperar”.
Em termos estruturantes, a diocese vem acompanhando ativamente as grandes opções da Igreja Universal sob a batuta do Papa Francisco e os acontecimentos da Igreja que vive atuante em Portugal – ensejo de que dá testemunho o plano de pastoral para o quinquénio em curso (2015/2020) em torno dum tema aglutinador “A alegria do Evangelho é a nossa missão”, desdobrado em cinco planos específicos, um por cada ano pastoral, com tema próprio, mas sob a matriz do plano quinquenal. É uma caminhada conjunta que envolve as paróquias, as vigararias, os movimentos, os diversos serviços e setores – e os documentos que introduzem as ações mais significativas vêm assinados pelo bispo diocesano e seus auxiliares.
Pode dizer-se que Dom António Francisco se mudou duma diocese mais pequena para um diocese mais extensa, populosa e quiçá mais complexa. Alguns até poderão dizer que o senhor Bispo tem, no Porto, mais problemas a enfrentar. Porém, também na diocese do Porto tem mais pessoas a rezar por si todos os dias. E a oração é força dos fracos e, por vezes, como que constitui a fraqueza de Deus, sobretudo se tiver a si aliado o esforço dos homens e cooperação das instituições.
E, com Dom António Francisco, a Igreja do Porto faz ouvir a sua voz perante o mundo e perante Deus pela dignidade da pessoa humana, qualquer que seja a sua condição económica e social, mas preferencialmente evidenciando a vez e a voz dos pobres, dos mais “encostados” pela geografia e pela sociedade. A Igreja do Porto ouve e faz ouvir a sua voz junto dos agentes da ciência e da cultura, do estudo e do trabalho, da escola e da família, das crianças e dos adultos, dos jovens e idosos, dos sãos e dos doentes, dos civis e dos militares, dos empresários e dos empregados, dos inativos e dos desempregados.
***
Penso que a sua postura exprime com tranquilidade a ideia com que obedeceu ao Pastor Universal da Igreja, segundo a Palavra de Deus ao Profeta Jeremias: “Irás aonde Eu te enviar” (Jr 1,7), como proclamou na sua primeira saudação à diocese portuense.
Trouxe efetivamente consigo, como garantiu, “o modo próximo de ser e de viver, a alegria convicta da fé e o desejo fraterno de a todos olhar com os olhos de Deus, para a todos servir como Deus quer e ama”.
Também desta vez reafirmou perante o Papa Francisco o lema episcopal “IN MANUS TUAS”, que escolheu, quando o Papa São João Paulo II o “chamou a ser bispo auxiliar de Braga e titular de Meinedo”. E confessou que este lema e os sentimentos que ele exprime o unem “a Cristo e à Sua Cruz” e o colocam “sob o olhar terno da Mãe de Jesus, Senhora da Assunção, nossa Mãe e Padroeira”. É de notar que em qualquer lugar ou episódio em que se encontre faz a enálage de pessoa assumindo como “nosso” ou “nossa” a cidade (ex: a nossa cidade de Santa Maria da Feira), a freguesia, o concelho, o hospital, a escola, etc. Esta postura vem de dentro e foi premeditada – penso eu.
Na predita saudação prometeu ser” irmão e presença junto dos doentes, dos pobres e dos que sofrem” e com eles procurar “fazer caminho de bondade e de esperança na busca comum de um mundo melhor”; disse querer “apóstolo das Bem-Aventuranças nestes tempos difíceis que vivemos”; e mostrou-se cônscio da missão que lhe era “confiada”, vindo, porém, “com alegria e generosidade” ao nosso encontro para amar a Deus e nos servir. E o caminho das bem-aventuranças foi visualizado em todo o Ano Jubilar da Misericórdia.
***
Na homilia da celebração eucarística que marcou o início do seu múnus pastoral na diocese do Porto, o Prelado quis olhar o tempo e a história com o olhar de Deus. E, fixando-se em São José, referiu que, nele, se unem “o recolhimento interior e a prontidão obediente diante do inesperado desafio da missão”; e, nele, o sonho de Deus tomou “a dianteira diante dos seus horizontes particulares”. Sepultadas no silêncio de José “todas as suas dores e interrogações”, acompanharam-no “as responsabilidades da missão, as alegrias de seguir a voz de Deus e as esperanças de quem crê no Senhor” e n’Ele colocou “a sua confiança”. Assim, o Bispo resolvera “colocar-se nas mãos de Deus”, fazendo desta decisão o seu lema episcopal – “In manus tuas”.
Mas Dom António quis pautar-se pelo ministério da bondade e pelo magistério da proximidade.
Inspirado nos discípulos, que aparecem nos Evangelhos como “homens fortes, corajosos, trabalhadores”, mas com um íntimo de ternura – que, não sendo virtude dos fracos, mas denotadora da “fortaleza de ânimo e capacidade de solicitude e de compaixão” – sustenta que “não devemos ter medo da bondade”, pois:
“Só pela bondade aprenderemos a fazer do poder um serviço, da autoridade uma proximidade e do ministério uma paixão pela missão de anunciar a alegria do evangelho. O evangelho é tudo o que temos e somos.”.
Nestes termos, pediu a todos que o ajudassem “a ser pastor ao jeito do coração de Deus e a seguir em todos os passos o exemplo de Cristo, o belo e bom Pastor”.
De igual modo, apresentou-se como mensageiro da esperança, na esteira do profeta Ezequiel, que garante “que Deus oferece uma vida nova ao povo que se sentia sem futuro e sem esperança” e o coloca “numa dinâmica que recria o seu coração e faz renascer a vida”; à luz da ressurreição de Lázaro por intervenção de Jesus, como garantia da vida futura para todos; e na perspetiva paulina, que assegura que “é este Espírito de Deus que ressuscitou Jesus de entre os mortos que nos dá a vida, a ressurreição e a esperança”.
Neste contexto evangélico de esperança, o Pastor pediu a compreensão de todos para fazer “das Bem-aventuranças do Reino o padrão do meu viver e o paradigma do meu ministério” (sic). Mas outrossim a todos convocou para serem com ele “mensageiros e protagonistas das Bem-aventuranças numa linguagem serena, positiva e confiante, como expressão da voz de toda a Igreja do Porto”. E, neste sentido, pediu que ninguém se “imagine filho menor de Deus ou se considere filho esquecido da Igreja”.
Depois, colocando-se no horizonte da missão, assegurou que não trazia consigo “planos prévios ou antecipados programas de ação”. Estes surgiriam “à medida do sonho de Deus e da sua vontade divina para esta Igreja do Porto”. Contudo, prometeu prestar atenção “ao que o Espírito de Deus nos inspirar” e saber “ajoelhar diante de Deus em oração, para servir de pé, com passos serenos, mas decididos, a Igreja e o mundo”. E na ação pastoral prometeu dar
“Lugar determinante aos órgãos eclesiais de participação e de corresponsabilidade que existem para fomentar a comunhão geral de quantos, nas paróquias, institutos religiosos e seculares, associações e movimentos, integram o corpo vivo que é a Igreja de Cristo, com toda a riqueza carismática e ministerial que o Espírito cria”.
E serenamente destacou o desejo de “aprender, dia a dia, a história da Igreja do Porto, sentir os seus dinamismos, ler e reler o evangelho em chave de missão com o olhar colocado no horizonte do futuro, onde Deus nos precede”, bem como a vontade de conhecer as caraterísticas desta grande comunidade humana. Mas apelou:
“Sejamos ousados, criativos e decididos sempre mas sobretudo quando e onde estiverem em causa os frágeis, os pobres e os que sofrem. Esses devem ser os primeiros porque os pobres não podem esperar! Temos na história da Igreja do Porto “modelos de caridade” que nos podem guiar neste caminho.”.
Encerrou a sua homilia com um capítulo notável “Da memória à profecia – a Alegria do Evangelho”. Confidenciou aqui ter relido a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Sumo Pontífice “com o olhar voltado para o Porto e com o coração aberto à nova missão” que o Papa lhe confiava, sendo “este texto histórico da Igreja” a “inspirar também o nosso caminho na Igreja do Porto. E lembrou:
“É dever e urgência da Igreja trilhar caminhos de evangelização, com novos métodos e acrescido vigor. Desejo que todos sintam que Cristo pode preencher as nossas vidas com um novo esplendor e uma alegria profunda, mesmo no meio das provações (EG,167).”.
A seguir, com palavras do Santo Padre, exortou:
“Sintamo-nos convocados para a missão. Aprofundemos a dimensão espiritual do nosso viver. Sejamos evangelizadores com espírito, que rezam e trabalham (EG, 262), motivados pelo amor que recebemos de Jesus (EG,264).”.
E concluiu:
“Assim edificaremos comunidades vivas de fé, de amor e de dinamismo missionário, mobilizaremos e formaremos adequadamente os agentes da pastoral e renovaremos as estruturas pastorais desta amada Igreja do Porto”.
***
Perguntar-se-á se os objetivos já foram atingidos ou se os valores já foram alicerçados e têm suporte para se implantarem e consolidarem. É cedo para responder e creio que este caminho é a batalha de todos os dias. Depois, o caminho faz-se caminhando e caminhando em conjunto, sendo que, por vezes, há mais pedras que caminho, mais piso tortuoso que transitável, mais veredas destruídas que endireitadas.
E é para isto que temos o Bispo diocesano e toda a Igreja portuense. E o Bispo reza e faz rezar; ensina, aprende e faz aprender; dirige ouvindo; sofre e alegra-se e alegra; acolhe e celebra; escuta e pede conselho, mas tem de decidir muitas vezes a sós. Que o Espírito esteja sempre com ele.

2017.02.21 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário