terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Não lhe disse nada: estive só a ajudá-lo a chorar!

Li, como outras muito boas pessoas, a mensagem do Papa Francisco para esta Quaresma de 2017. E ao pensar no enunciado da sua epígrafe A Palavra é um dom. O outro é um dom”, dei comigo a pensar no desafio de Jesus à samaritana junto ao poço de Jacob: “Se conhecesses o dom que Deus tem para dar e quem é que te diz, ‘dá-me de beber’, tu é que lhe pedirias, e Ele havia de dar-te água viva!” (Jo 4,10).
Na verdade, o dom a que se refere Jesus é Ele próprio, que é a Palavra do Pai, o Verbo de Deus, que nos dá a verdadeira água viva, mas que na sua passagem terrena mostrou ter sede perante a samaritana (cf Jo 4,7) e no alto da cruz (cf Jo 19,28). E, de facto, quem bebe da água do poço de Jacob ou da água de outras nascentes e fontes continuará a ter sede, mas quem bebe da água que Jesus dá nunca mais terá sede. E a água que Ele nos der há de tornar-se para nós e em nós fonte de água que dá a vida eterna (cf Jo 4,13-14).
Desta abundância de água da vida em Cristo, fala-nos Jesus no capítulo 7 do Evangelho de João:
No último dia, o mais solene da festa, Jesus, de pé, bradou: ‘Se alguém tem sede, venha a mim; e quem crê em mim que sacie a sua sede! Como diz a Escritura, hão de correr do seu coração rios de água viva.’. Ora Ele disse isto, referindo-se ao Espírito que iam receber os que nele acreditassem” (Jo 7,37-39).
Então, este Outro é também o Espírito Santo, dom de Deus para nós, pois procede do Pai e do Filho e recebe a mesma adoração e a mesma glória.
***
Mas este dom é também o outro – o que sofre a fome e a sede, o nu, o sem-abrigo, o sem eira nem beira, o peregrino, o acidentado, o que sofre crise aguda, o enfermo ou o portador de doença incurável, o encarcerado, o moribundo, o defunto, o descartado, o oprimido, o usado, o explorado, o vendido e o mutilado, o pecador, o ignorante, o fraco. Neste está projetado o rosto de Cristo: “Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes” (Mt 25,40); e “Sempre que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer” (Mt 25,45).
E o que devemos fazer? Satisfazer o preceito do Senhor seguindo o critério que Ele traçou:
Tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber, era peregrino e recolhestes-me, estava nu e destes-me que vestir, adoeci e visitastes-me, estive na prisão e fostes ter comigo” (Mt 25,35-36).
Mas o cardápio dos deveres que fazem a revolução de vida é mais nítido no cap. 5 de Mateus:
Não basta não matar. Quem se irar contra o irmão será réu perante o tribunal; quem lhe chamar imbecil será réu ante o Conselho; e quem lhe chamar louco será réu da Geena do fogo (vv.21-22).
Não basta que não se tenha na da contra o irmão. Mas, “se fores apresentar a oferta sobre o altar e ali te recordares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar [não desistas da oferta, que ela já não é tua] e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; depois, volta para apresentares a tua oferta. Com o teu adversário mostra-te conciliador, enquanto caminhardes juntos. (vv.23-25).
Não basta não cometer adultério. Todo aquele que olhar para uma mulher, desejando-a, já cometeu adultério com ela no seu coração. Aquele que se divorciar da sua mulher expõe-na a adultério, e quem casar com a divorciada comete adultério (vv.27-28.32).
Não basta não perjurar e cumprir ante do Senhor os juramentos. É preciso não jurar de maneira nenhuma: nem pelo Céu, que é o trono de Deus, nem pela Terra, que é o estrado dos seus pés, nem por Jerusalém, que é a cidade do grande Rei. O nosso modo de falar deve ser: Sim, sim; não, não. (vv.33-35.37).
É preciso não opor resistência ao mau. “Mas, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; se alguém quiser litigar contigo para te tirar a túnica, dá-lhe também a capa. E, se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, caminha com ele durante duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas a quem te pedir emprestado.” (vv.39-42).
É necessário amar os inimigos e orar pelos que nos perseguem. Fazendo assim, tornar-nos-emos filhos do nosso Pai que está no Céu, pois Ele faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores. Porque, se amamos os que nos amam, que recompensa hemos de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos? E, se saudamos apenas os irmãos, que fazemos de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Temos de ser perfeitos como é perfeito o nosso Pai celeste. (cf vv. 44-48).
E Paulo ensina:Carregai as cargas uns dos outros e assim cumprireis plenamente a lei de Cristo” (Gl 6,2). E é mais explícito a seguir:
“Que o vosso amor seja sincero. Detestai o mal e apegai-vos ao bem. Sede afetuosos uns para com os outros no amor fraterno; adiantai-vos uns aos outros na estima mútua. Não sejais preguiçosos na vossa dedicação; deixai-vos inflamar pelo Espírito; entregai-vos ao serviço do Senhor. Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação, perseverantes na oração. Partilhai com os santos que passam necessidade; aproveitai todas as ocasiões para serdes hospitaleiros. Bendizei os que vos perseguem; bendizei, não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram.” (Rm 12,9-15).
O Apóstolo, além de outros aspetos, prescreve o antídoto para a preguiça e para a inveja. Contra a preguiça, temos a dedicação no afeto, na caridade na ação. Não se trata só de combater a modorra de quem não quer sair da cama ou do canapé, mas de não cair na omissão de praticar o bem ou de não ter a coragem de fugir da ocasião de pecado (estes é que são os contornos da verdadeira preguiça). E, quanto à inveja, recordo que o pior não é desejar desalojar o outro do balouço ou querer ter carro ou dinheiro como ele. O pior da inveja é ficar triste se os outros têm sucesso, se se alegram, e ficar radiante se os outros caem em desgraça, se choram – enfim, quando não os ajudamos. E não é preciso muito para ajudar. Às vezes basta ouvir ou até estar apenas.
Lembro-me de uma história de almanaque, que reza sucintamente que um pobre homem chorava por ter perdido a esposa em consequência de doença grave. Passou por ele uma senhora com um seu filho de tenra idade. Ao ver o homem a chorar, o menino saltou para o colo do estranho e a mãe reparou que as lágrimas do homem iam diminuindo até as faces ficarem perfeitamente enxutas. Entretanto, o miúdo voltou para a mãe, que lhe perguntou:
Que lhe disseste?
Eu não lhe disse nada – respondeu a criança – eu só estive a ajudá-lo a chorar!
***
Qualquer tipo de ajuda “que ajude mesmo” será uma boa forma de celebrar a Quaresma, que o Papa entende como “um novo começo, uma estrada que leva a um destino seguro: a Páscoa de Ressurreição, a vitória de Cristo sobre a morte”. É um tempo favorável em que o cristão é chamado, de modo especial, a voltar para Deus “de todo o coração” (Jl 2,12), não se ficando pela mediocridade da vida, mas “crescendo na amizade do Senhor”. Ele “é o amigo fiel que nunca nos abandona, pois, mesmo quando pecamos, espera pacientemente pelo nosso regresso”.
Na base das práticas que enformam a intensificação da vida espiritual (o jejum, a oração e a esmola), está a Palavra de Deus, que ora “somos convidados a ouvir e meditar com maior assiduidade”.
E, para ilustrar a mensagem pontifícia para a Quaresma, Francisco optou, desta vez, pelo episódio lucano do pobre e do rico avarento (Lc 16,19-31). E salienta que a parábola inicia com a apresentação de dois homens contrastantes, sendo que o pobre vem descrito de forma mais detalhada no âmbito dum quadro sombrio, “como o homem degradado e humilhado”.
O nome do pobre – sublinha o Pontífice – é promissor, pois significa “Deus ajuda”. Se “Lázaro é como que invisível para o rico, a nossos olhos aparece como um ser conhecido e quase de família”. Assim, Lázaro ensina-nos que o outro é um dom. Mesmo “à porta do rico não é um empecilho fastidioso, mas um apelo a converter-se e mudar de vida”. E esta é uma boa nota para a Quaresma: “abrir a porta do nosso coração ao outro, porque cada pessoa é um dom, seja ela o nosso vizinho ou o pobre desconhecido”. E é a Palavra de Deus que nos ajuda “a abrir os olhos para acolher a vida e amá-la, sobretudo quando é frágil”, pelo que “é necessário tomar a sério também aquilo que o Evangelho nos revela a propósito do homem rico”.
E o que nos ensina o perfil deste homem rico, que aqui não tem um nome, é que o pecado no cega e nos embute o espírito. Diz-nos O Papa:
“A sua opulência manifesta-se nas roupas, de um luxo exagerado, que usa. De facto, a púrpura era muito apreciada, mais do que a prata e o ouro e, por isso, se reservava para os deuses (cf Jr 10,9) e os reis (cf Jz 8,26). O linho fino era um linho especial que ajudava a conferir à posição da pessoa um caráter quase sagrado. Assim, a riqueza deste homem é excessiva, inclusive porque exibida habitualmente: «Fazia todos os dias esplêndidos banquetes» (Lc 16,19). Entrevê-se nele, dramaticamente, a corrupção do pecado, que se realiza em três momentos sucessivos: o amor ao dinheiro, a vaidade e a soberba.”.
Por seu turno, Paulo põe na ganância do dinheiro a raiz de todos os males (cf 1Tm 6,10), a qual gera a corrupção, a inveja, a contenda e a suspeita. O dinheiro, em vez de instrumento ao nosso dispor para o bem e a solidariedade, “pode-nos subjugar a nós e ao mundo inteiro numa lógica egoísta que não deixa espaço ao amor e dificulta a paz”; e “pode chegar a dominar-nos até ao ponto de se tornar um ídolo tirânico”. Mais: a vida do endinheirado e do arrogante “está prisioneira da exterioridade, da dimensão mais superficial e efémera da existência”.
Depois, vem a soberba como o degrau mais baixo da deterioração moral, levando o homem a vestir-se como se fosse rei, a simular a posição dum deus, esquecendo que é um simples mortal. Por isso, quem o rodeia não cai sob a alçada do seu olhar. O apego ao dinheiro e o egoísmo cegam: “o rico não vê o pobre esfomeado, chagado e prostrado na sua humilhação”. É por isso que o Senhor nos diz claramente, na condenação do dinheiro como objeto de idolatria:
“Ninguém pode servir a dois senhores: ou não gostará de um deles e estimará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24).
***
E com a Palavra de Deus, aceite como dom e escutada a partir da palavra de homens – os novos Moisés e os novos profetas (os Pastores, os catequistas ou os simples cristãos) – que vivem ao pé de nós e não esperando que venha Lázaro ao mundo, nós compreenderemos a urgência da conversão a Deus e, consequentemente, à solidariedade fraterna, a partir do reconhecimento da nossa condição humana: “tanto o rico como o pobre morrem” e dum momento para o outro, os dois reconhecem que “nada trouxemos ao mundo e nada podemos levar dele” (1Tm 6,7). E, no longo diálogo que o rico tece, no Além, com Abraão, percebe que, “na sua vida, não havia lugar para Deus, sendo ele mesmo o seu único deus” e reconhece Lázaro de quem requer alívio dos sofrimentos, tal como devia ter feito com ele em vida. Era tarde. A raiz do seu mal esteve em não dar ouvidos à Palavra de Deus, levando-o a não amar a Deus e a desprezar o próximo.
***
Assim, a Quaresma há de ajudar-nos a afeiçoar-nos ao dom Palavra e a acolhê-lo com vista à conversão ao dom de Deus e ao dom do outro, na oração e sacramentos, na caridade pela justiça e no apostolado, ainda que seja só ajudando o próximo a chorar. Deus adiuvet!

2017.02.28 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário