quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Por ocasião da festa dos Beatos Francisco e Jacinta

O Santuário de Fátima festeja, neste ano do centenário das aparições, o dia litúrgico dos dois pastorinhos já beatificados com um programa especial para crianças.
Assim, mais de 600 crianças participarão na festa que evoca os Beatos Francisco Marto e Jacinta Marto, entre 19 e 20 de fevereiro. A organização do evento sustenta tratar-se de “uma experiência única de encontro e descoberta” da vida dos dois pastorinhos, que “permitirá acolhê-los como modelo e referência de vida”.
O programa especial começará no dia 19 de fevereiro, às 15,30 horas, com um momento musical evocativo da vida e espiritualidade dos dois beatos. O já tradicional Concerto Evocativo dos Três Pastorinhos de Fátima é, nesta 3.ª edição, assegurado pela Cappella Musical Cupertino de Miranda, sob a direção de Luís Toscano, com a estreia absoluta da obra de Eugénio Amorim encomendada pelo Santuário. Este momento musical, inserido no Ciclo Louvor Perfeito, no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições, terá lugar na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. A composição de Eugénio Amorim, a ouvir em estreia absoluta tem por título “Em Teu Ventre” e foi composta para 8 vozes a cappella, sobre o texto literário, da mesma denominação, de José Luís Peixoto (JLP).
As celebrações litúrgicas propriamente ditas iniciam-se no mesmo dia 19, domingo, com o terço às 21,30 horas na Capelinha das Aparições, onde estarão os ícones dos beatos Francisco e Jacinta, seguido de procissão para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde será feita a veneração junto dos túmulos dos Pastorinhos.
O programa prossegue, depois, no dia 20, com o terço às 10 horas na Capelinha das Aparições, seguido de procissão com os ícones dos pastorinhos para a Basílica da Santíssima Trindade, onde permanecerão todo o dia. Pelas 14 horas, será a concentração e o acolhimento das crianças na Basílica da Santíssima Trindade, onde a irmã Ângela Coelho, religiosa da Aliança de Maria, médica e postuladora da causa de canonização dos dois pastorinhos, fará uma catequese para as crianças às 14,30 horas, a que se seguirá a oração do terço do rosário, concluindo-se o encontro, pelas 15,30 horas, com o cântico do Hino dos Pastorinhos.
***
A Cappella Musical Cupertino de Miranda é composta por oito elementos com formação académica específica e criada com o objetivo de divulgar o riquíssimo património da música renascentista portuguesa. Com uma média superior a 15 apresentações por ano, desde a sua estreia em março de 2010, esta agremiação musical apresentou já várias dezenas de obras inéditas. Numa abordagem performativa sem precedentes, alguns destes inéditos têm sido transcritos a partir das fontes originais pelos próprios elementos da Cappella Musical sob a supervisão do seu diretor artístico, Luís Toscano, e do Prof. Doutor José Abreu.
Após ter iniciado a sua atividade como coralista no Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra, Luís Toscano prosseguiu os estudos musicais no Conservatório de Música de Coimbra, obtendo simultaneamente a licenciatura em Economia na Universidade de Coimbra.
Concluiu, em 2009, o mestrado em Música na Universidade de Aveiro. Especializando-se na música vocal, tanto a solo como em conjunto, dos períodos Renascentista e Barroco, fundou, com Tiago Matias, o grupo La Farsa (com enfoque no repertório para voz e instrumentos de corda pulsada) e foi bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia num projeto de investigação, edição e interpretação de música portuguesa dos séculos XVI e XVII.
***
Uma vez que a obra de Amorim tem por título “Em Teu Ventre” e incide sobre o texto literário de José Luís Peixoto, faz-se referência ao romance e ao escritor de Galveias, Ponte de Sor.
Segue-se, por comodidade, o conteúdo da entrevista do próprio autor à Rádio Renascença em 27 de outubro de 2015. Segundo JLP, o romance tem como protagonista a Irmã Lúcia e os acontecimentos de 1917 (de maio a outubro), sendo que o conhecimento de Fátima transformou em muito a visão do escritor sobre Fátima, levando-o a “lançar luz sobre o assunto e contribuir modestamente para um esclarecimento e reflexão coletiva” sobre a questão fatimita.
Das aparições de Fátima diz tratar-se de “um tema tão impressionante e sedutor para quem escreva e para quem se interessa por História” que sente a “vontade de fazer a pergunta ao contrário: Como não escrever sobre este assunto?. Com efeito, é história que, em Portugal, toda a gente conhece, mas que o surpreendeu bastante “enquanto a aprofundava”.
Por isso, tentou fazer “um trabalho de investigação”, mas, porque se trata de um momento sobre o qual há muitas fontes, acabou por se cingir a duas fontes imprescindíveis: as Memórias da Irmã Lúcia e o livro do padre João Marchi, “Era uma Senhora mais Brilhante do que o Sol”. Achou-as suficientes “para contar aquela história que queria contar”, embora não seja tudo o que há para dizer sobre este assunto, “até porque o período a que a narrativa se cinge é de maio a outubro de 1917, justamente o período das aparições”. Delimitou o tema a aspetos históricos, relativos a Lúcia, a protagonista do romance, e também à questão das aparições.
O livro é muito centrado em outras figuras femininas. Além de Lúcia, há também a sua mãe biológica e Nossa Senhora. É um livro a várias vozes, que acaba por ter duas dimensões: uma, mais coletiva, já que esta história, “sendo do mundo, é muito particularmente nossa”; e outra, mais individual, centrada na questão das mães. Existem várias no livro, designadamente a mãe biológica de Lúcia, a Mãe de Jesus, Nossa Senhora, e a mãe do autor. Esta é, por ironia, a mãe mais ficcional do romance por não ter grande ligação com a própria mãe de JLP. “É a mãe crítica, consciência, é quase a voz que nós temos na nossa cabeça quando nos preparamos para fazer alguma coisa e temos dúvidas”.
Na interpretação de JLP, a mãe de Lúcia “é uma figura que sofre ciúmes, tem a tal ‘ferida aberta’ com a filha quando esta parece tê-la substituído por Nossa Senhora”. É a mãe algo complexa, que se contradiz em certos momentos, como as demais pessoas. Se, muitas vezes, tem posturas consideradas duras para com a filha, também se vê em muitos momentos como gosta dela, sobretudo a tentar poupá-la daquilo que acha que pode ser difícil para Lúcia.
Já a “Irmã Lúcia é um bastião de fé, uma mulher de grande firmeza”. Entre os três videntes, a criança Lúcia é a protagonista do tempo que está retratado no livro, é a personagem natural, por diversos motivos: era a única que via, ouvia e falava com Nossa Senhora; era a mais velha; e foi ela que realmente deu esta narrativa ao mundo.
E o livro é enriquecido com momentos poéticos escritos em versículos, momentos que lembram orações e texto bíblico. Tem sonoridade bíblica, sobretudo por uma questão estética. É uma estética que “transporta um imaginário, mas que aqui se apresenta na sua perspectiva mais literária”. Assim, o autor adverte:
“Não são textos religiosos, nem tentam ser, mas tentam captar essa forma e essa beleza que existe nos textos religiosos. É uma forma de pedir emprestada alguma solenidade e profundidade presentes nesses textos.”.
Sobre a relação com Fátima que restou para o escritor depois do livro, confessa:
“Escrever um livro transforma sempre muito a relação que se tem com qualquer assunto. Depois de ter vivido estas páginas, depois de me colocar neste lugar, transformou-se bastante a minha visão. Não o consigo descrever em palavras. É uma vivência íntima. Talvez fosse necessário outro livro para o explicar.”.
O autor sentiu mesmo o peso da responsabilidade de estar a tocar num assunto como Fátima. Diz que,a nível pessoal, talvez tenha sido esse o maior desafio presente na escrita deste livro”, pois “trata-se de algo muito precioso para milhões de pessoas e que em momento nenhum tive a intenção de melindrar, pelo contrário”. O interesse de JLP com este livro “foi sempre lançar luz sobre o assunto, contribuir modestamente para o esclarecimento e para uma reflexão coletiva” e “contribuir para uma vivência deste tema de um modo mais sólido que tenha também esta ajuda de todo este mundo contido nestas páginas”.
***
Miguel Real, no Jornal de Letras, de 6 de dezembro de 2015, faz assentar a crítica ao romance em 10 âncoras de leitura, o que se ilustra, a seguir, de forma sintética.
Quanto ao estatuto do narrador, trata-se de narrador clássico, múltiplo e diferenciado segundo as perspetivas individualizadas das personagens Deus, Lúcia e Maria. Segundo Miguel Real, Deus é um “narrador sentencioso, atemporal, universal, judicativo”; Lúcia é “narradora inocente” (fala com animais e objetos); Maria é “narradora múltipla, […] emotiva e sofrida – exemplo cultural paradigmático da mulher/mãe.
Do lado da narrativa cinematográfica, o romance segue “como uma tela visual” em que “as imagens avulsas da vida de Lúcia e da sua família e os acontecimentos principais, com exceção do relato das Aparições, se vão sucedendo, descritas liricamente como fluxos de consciência, fantasmas da realidade, criando a ilusão da verosimilhança”. Trata se da “imaginação de um universo modelado pela diferente realidade acontecida”.
No âmbito da vertente de memória histórica, um dos mais importantes elementos enquadradores do romance é a história de Fátima no quadro da “multiplicidade da sua hermenêutica religiosa e ateia”. JLP optou, de um modo original, por não ceder à facilidade do realismo; por respeitar as Aparições sem as envolver no dilema maniqueísta e dicotómico da verdade e da falsidade e por apostar no lirismo como manto envolvente da narrativa, espiritualizando-a.
O texto bíblico é, segundo Real, um “texto-matriz alimentador do romance” ou um “texto-arca” com que o autor “dialoga continuamente na sua obra”, um “texto inspirador, no plano da expressão, que sustenta o estilo bíblico da intervenção de Deus como narrador”, que ganha aqui “o estatuto ficcional do ser do texto e não como transposição religiosa verdadeira”.
O estilo é lírico, integrado no habitual do autor, em que as palavras enquadram sentimentos, “cultivando uma perceção ou sensualidade emotiva, que desperta no leitor uma comoção estética”. Todo o parágrafo como que nasce da sua primeira frase “como se esta fosse a única e as seguintes seus desdobramentos, explorando-a descontinuamente, não deixando de impor, no entanto, um ritmo sintático contínuo e harmónico, fortemente musical”.
Na categoria de tempo, é de considerar o ano de 1917, sendo que Fátima, a casa e a aldeia de Lúcia configuram “uma temporalidade específica”. Porém, a vertente estilística lírico-poética, similar, no ritmo, à união de versos num poema, eleva o primeiro nível de temporalidade a uma beleza estética atemporal, condicionante da “leitura da ação e do enredo particulares a um modo de expressão universal”. Ora “se está em casa de Lúcia, com a panela do almoço ao lume”, ora “se reflete, sobretudo nos versículos sentenciais de Deus, sobre a criação do mundo, a liberdade, o destino e a angústia humana”.
O espaço é o da serra d'Aire, Fátima. E, como o tempo se abstratiza e atemporaliza, também o espaço profano se transmuta em espaço sagrado devido à hierofania das Aparições, mas nunca narrado, só sugerido pelos efeitos: Maria da Capelinha, multidão, intervenção do padre… A roupagem lírica combina com a mundivisão do espaço sagrado e o evento hierofânico das Aparições combina com a sacralidade territorial das revelações. No final, anuncia-se, pelo afã de Maria da Capelinha, a instauração do sagrado através da edificação duma capela.
Os sentimentos de medo e espanto (o tremendum e o fascinans) encontram-se em Em Teu Ventre subordinados à descrição da emoção, do medo como sentimento que tanto desperta o pavor do desconhecido como fascina pelo maravilhoso. A multidão, desorientada e narcotizada por se sentir privilegiada pelo evento e querendo “tocar” os Pastorinhos, é movida pelos sentimentos de medo e espanto: violenta a casa de Lúcia, ameaça a vidente e constrange Jacinta e Francisco.
Com a postura de adoração mistura-se uma espécie de veneração exagerada, que a alguns parece idolatria. Com efeito o referido duplo sentimento de medo e espanto sagrados cria uma onda de veneração entre a multidão expressa em curiosidade infantil, rogos e preces, novos vestidos e coroas de flores para Lúcia e Jacinta; elevação de Lúcia ao estatuto de intermediária entre o profano e o sagrado. São estes movimentos iniciais de veneração exagerada que hão de converter Fátima num local de autêntica oração e penitência para milhões de devotos.
Mas o romance é um verdadeiro hino à Mãe, a qual é, nas diferentes concretizações, a grande personagem de Em Teu Ventre. A mãe de Lúcia surge como símbolo da mulher “sofredora, resignada, protetora da filha e socorro da família”. Não se revolta nem quando o marido a procura a desoras. Mas repreende Lúcia, presumindo que esta mente ou quando Lúcia brinca fingindo ser Nossa Senhora. Encara o destino, que a fez mulher como ser humano de segunda categoria; a fatalidade, que a marcou como mãe duma vidente; e o silêncio que se ergue em torno do clamor das mães. E os últimos versículos da fala de Deus “retratam a Mãe do Céu, que é a mãe da Humanidade, a mãe de todos, e, portanto a mãe de Lúcia”. É a Mãe singular a unir-se “à Mãe cósmica em forma de laço que tudo une, o Amor de Mãe, a Esperança dos Homens”.
***
Que o olhar beatífico de Jacinta e de Francisco seja um farol de orientação das 600 crianças que receberão a catequese da postuladora. Que a música de Amorim e o romance de Peixoto se congracem de modo que os crentes se entranhem no ventre materno de Maria, a Senhora Orante da Inocência e desfrutem dos gozos da Eucaristia vivamente celebrada e participada. E que os descrentes encontrem cada vez mais na iluminação fatimita a pedra de toque para a abertura da mente à via da fé, sendo o rosário de tantos recurso poderoso para este encaminhamento.

2017.02.16 – Louro de Carvalho    

Sem comentários:

Enviar um comentário