segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Significado da celebração da Natividade de Maria

Celebra-se, a 8 de setembro a festa da Natividade ou Nascimento da Virgem Maria, Maria de Nazaré, a Mãe de Jesus, a Mãe de todos os homens. Era uma festa celebrada no Oriente muito antes de ser instituída no Ocidente. Crê-se que tenha a sua origem em Jerusalém, em meados do século V.
Foi em Jerusalém que se manteve viva a tradição de que a Virgem teria nascido junto à Porta da Piscina Probática. Nesta festividade, o mundo católico admira a Senhora como sendo Ela a aurora que anuncia o Sol de Justiça, que dissipa as trevas do pecado, que pareciam indeléveis. Nela, a Igreja convida a “contemplarmos uma menina como todas as outras e que, ao mesmo tempo, é única, pois, Ela é a “cheia de graça” (Lc 1,28), a “bendita entre todas as mulheres” (Lc 1,42), a Imaculada “filha de Sião”, destinada a tornar-se a “Mãe do Messias”. (cf João Paulo II, Audiência de 8/9/2004).
***
Contra a obrigação geral dos historiadores, que nos devem referir o lugar e o tempo do nascimento e a genealogia das grandes personalidades, o certo é que a Sagrada Escritura não faz referência alguma ao facto e às circunstâncias do nascimento de Maria, a personalidade mais importante para os crentes, logo a seguir a Jesus Cristo. Porém, não deve esperar-se da Bíblia que seja nem um livro de História no sentido moderno do conceito e do termo, nem mesmo um qualquer repositório de assento de factos do ciclo vital – nascimento, núpcias, profissão e morte. Será, assim, necessariamente a Tradição, que aliada à Bíblia – que por si já constitui em certa medida uma leitura da tradição da História da Salvação ao longo do tempo e nos lugares por onde o Povo de Deus peregrinou até à diáspora apostólica – servirá de fonte de inspiração doutrinal, dedo indicador de alguns factos e apoio para a fé, a construir o perfil do homem de Deus e a possibilitar a celebração festiva na comunidade. A tese do sola scriptura já não é perfilhada nem pelos seus clássicos defensores.
E os evangelhos dizem o fundamental: que de Maria nasceu Jesus. E é quanto basta para que o mundo dos crentes tenha a legitimidade e a obrigação de festejar o nascimento da Mãe do Salvador, o qual, dispôs que Ela se tornasse a mãe de todos os discípulos (cf Jo 19,25-27), de todos os que sofrem as agruras do mundo em que o Tentador semeou a cizânia, que se desenvolve ao lado do trigo bom.
Mas os crentes, no seio da Madre Igreja, não se podem limitar ao festejo dançarino, cantorial e jubiloso. Devem, em primeiro lugar, atinar na pessoa de Maria, nas suas prerrogativas (que não Lhe servem somente de adorno), na sua disponibilidade para o Mistério e para a Missão e na relação que tem com o mundo de todos os filhos de Eva.
É que a natividade de Maria, a cheia de graça, traz ao mundo o anúncio jubiloso de  uma boa nova: a  Mãe do Salvador, a aurora da Redenção já está entre nós. É o alvorecer prenunciativo de nossa salvação, o início  histórico da obra da Redenção.
***
São Pedro Damião em seu “Segundo Sermão sobre a Natividade de Nossa Senhora”, lança uma pertinente questão, de plena atualidade, quando se trata de comemorar esta festa mariana: “Como celebraremos o nascimento de Maria?” O acontecimento é grande demais. E o santo justificou a sua perplexidade nos seguintes termos:
“Por ocasião do nascimento de Maria, as trevas desaparecem, o céu recobre-se de cores festivas, toda a natureza se enche de júbilo:  Jesus ainda não aparece, mas os seus primeiros raios  resplandecem em Maria, como numa aurora de graça e amor”. (cf http://www.arautos.org/especial/19039/A-Natividade-de-Maria.html, ac setembro2014).
Portanto, é justo cantar este dia e Aquela que nele nasceu. Mas com uma diferença: enquanto podemos narrar as façanhas heroicas de um mártir ou as virtudes de um santo apóstolo, confessor ou doutor, porque são humanas, temos alguma dificuldade em exaltar, com a palavra mortal, passageira e transitória, Aquela que deu à luz o Verbo de Deus, a Palavra que fica permanentemente a atuar entre nós. Mais: como explicar que o Criador nasce da criatura? É a pergunta para a qual não surge resposta cabal em termos meramente humanos, mas a resposta da fé em consonância com a liberalidade divina.
Com o nascimento de Maria, ganham plena realização todas aquelas grandes e diversificadas figuras veterotestamentárias femininas em quem os Padres da Igreja viram algumas vertentes da personalidade e missão de Maria. Em certo sentido, a celebração da Natividade de Maria acaba por ser a festa da dimensão de Deus no feminino, como insinuou João Paulo I, o Papa do Sorriso, e que Frei Leonardo Boff glosou no seu livro O Rosto Materno de Deus (Petrópolis: Vozes, Lda – 1979).
Segundo os jesuítas José Leite e António Coelho (cf Santos de Cada Dia – setembro. Matosinhos: Quid Novi, 2006), com o nascimento de Maria, nasce, em primeiro lugar, Eva para esmagar a cabeça da antiga e enganadora Serpente que instilara o veneno infernal na sua descendência (cf Gn 3,1-24). Mas a seguir, vem o desfile das outras figuras de Maria:
– Sara, para ser a mãe livre e universal da Fé e de todos os que esperaram na escuridão dos séculos o advento do Redentor e, depois, o receberam na claridade da Luz;
– Rebeca, para arrebatar a bênção para os filhos mansos e humildes de coração, injustiçados pelo destino e pelas disposições meramente humanas;
– Raquel, para ser a mais bela, dotada, servida, amada e fecunda;
– Ester, para ser a Senhora do Mundo, a mais respeitada e adornada pelo supremo monarca;
– Débora, para ser a famosa guerreira a quem seguirão as estrelas do céu como soldados de alta cavalaria em ordenados grupos e esquadrões;
– Judite, para ser a libertadora da Betúlia sitiada pelas hostes inimigas humanamente, sem fim de cerco à vista;
– Abigail, para ser a “conselheira” prudente e piedosa, já não de “David descortesmente ofendido”, mas de Deus justamente saturado do pecado do homem;
– Rute, não somente para ser a coletora de espigas abandonadas, mas para regar com o orvalho celeste e criar as espigas do trigo com que se há de alimentar o mundo.
Mas a natividade da Virgem Maria já não é a da irmã de Moisés, o libertador de Israel através do Mar Vermelho e do Monte Sinai, mas o nascimento da nova Arca da Aliança, a nova Escada de Jacob (Por Maria a Jesus), Aquela que acreditou em tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor, a Filha Predileta do Pai, a Mãe do Autor da Vida, a Esposa do Espírito Santo, o Auxílio dos Cristãos, a Causa da Nossa Alegria.
De acordo com o calendário bizantino, a celebração do 8 de setembro é para nós o começo de todas as festas. E São Pedro Damião afirma em sua homilia para esta festividade:
“Deus omnipotente, antes que o homem caísse, previu a sua queda e decidiu, antes dos séculos, a redenção humana. Decidiu Ele encarnar-se em Maria”. Assim, “Hoje é o dia em que Deus começa a pôr em prática o seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para a habitar – casa linda, porque, se a Sabedoria constrói uma casa com sete colunas trabalhadas, este palácio de Maria está alicerçado nos sete dons do Espírito Santo. Salomão celebrou de modo soleníssimo a inauguração de um templo de pedra. Como celebraremos o nascimento de Maria, templo do Verbo encarnado? Naquele dia a glória de Deus desceu sobre o templo de Jerusalém sob forma de nuvem, que o obscureceu. O Senhor que faz brilhar o sol nos céus, para a sua morada entre nós escolheu a obscuridade (1Rs 8,10-12), disse Salomão na sua oração a Deus. Este mesmo templo estará repleto pelo próprio Deus, que vem para ser a luz dos povos.” (cf http://www.arautos.org/especial/19039/A-Natividade-de-Maria.html, ac setembro2014).
Com Ela vale a pena trazer sempre o canto da misericórdia no coração, o nome de Deus nos lábios e a Bíblia e o rosário nas mãos. A Senhora do Sim está sempre disposta a mostrar Jesus ao mundo e a palmilhar os caminhos dos homens sempre que tal se lhe afigure necessário. E é assim que pouco importa (até servirá de perceção do cariz incarnado da doutrina) o facto de, a propósito da natividade de Maria, o povo cristão a honrar com este ou aquele título, aparentemente não condicente com a efemeridade do nascimento. O nascimento não esgota a alegria cristã. É o começo, para continuar, de toda a nova era, bem recheada dos benefícios de Deus em favor dos seus filhos.
Nasce para servir e é aclamada como bem-aventurada por todas as gerações. Nasce para servir e é reverenciada e amada como Rainha por todos os servidores do Reino de paz e de justiça – Reino de vida e de graça, Reino de reconciliação e de amor, Reino que não sofre violência, Reino que não é deste mundo, mas que já começou. 

Sem comentários:

Enviar um comentário