segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Paulo VI e Francisco – artífices do relançamento da Igreja

Em 10 de agosto, o site da Associação Rumos – movimento nacional das famílias dos padres casados, do Brasil, transcreve do jornal La Repubblica, de 06-08-2014, um artigo do historiador italiano Agostino Giovagnoli, professor da Università Cattolica del Sacro Cuore, em Milão, e diretor do Departamento de Ciências Históricas da mesma instituição, sob o título que em Português se lê Vínculo que liga Bergoglio e Paulo VI, em tradução de Moisés Sbardelotto.
O artigo traz para mim uma novidade, que muito me apraz conhecer:Paulo VI – falecido no dia 6 de agosto de 1978 – é, entre os seus antecessores, aquele ao qual o Papa Francisco se refere com mais convicção”. Penso que esta afirmação é um dos melhores atos de justiça à memória de um obreiro do esforço de sintonia da Igreja com os novos tempos e cujo perfil e ação ficam esbatidos por duas encíclicas por que empenhou o seu rosto de líder eclesial (sendo fácil hoje, que não antes, ajuizar à luz da informação disponível): a Sacerdodalis Caelibatus e a Humanae Vitae – assim como uma visão dolorosa da situação da Igreja, patente nos últimos anos do seu pontificado.
É verdade que não era fácil encontrar um sucessor para João XXIII, o pastor da bonomia sã, do otimismo de Deus, o pontífice que se dirige a todos os homens de boa vontade, o paladino da paz na Terra com base nos direitos humanos, o filho e discípulo da Igreja, mãe e mestra, e sobretudo o promotor e convocante do Concílio. Era mister apresentar a Igreja sem mancha nem ruga e que respondesse aos anseios do mundo que, sendo o espaço de Deus, tem de ser o verdadeiro espaço de Deus.
Mas é Paulo VI que, escutando os escritores eclesiásticos e aqueles não eclesiásticos com quem a Igreja pode reordenar as linhas mestras da fé, marca a refontalização, continua a obra do concílio herdada de Roncalli, mas posta em execução por Montini, qual seu verdadeiro arquiteto. E não se pode olvidar a encíclica Ecclesiam Suam, que como que antecipa e acompanha a Lumen Gentium, na reflexão sobre a profundidade do ser da Igreja, e a Gaudium et Spes, na necessidade de diálogo com o mundo, no respeito da autonomia das realidades terrestres e na assunção, como suas, das alegrias e das perplexidades das pessoas, famílias e povos.
O articulista em referência destaca, no magistério exortante e mobilizador de Paulo VI, a exortação apostólica Evangelii nuntiandi, em que o Pontífice “mostrou à Igreja latino-americana o caminho de uma evangelização a serviço dos pobres e alternativa ao uso da violência para o seu resgate”. E refere que se trata do “caminho proposto novamente hoje pelo Papa Francisco”. Aqui está um ponto de contacto importante, quando os teólogos da libertação, porque mal interpretados ou porque eventualmente terão caído em exageros ou visões parcelares da realidade ou da doutrina (E quem está sem erro ou sem pecado que atire a primeira pedrada!) se viram desacreditados, silenciados e proscritos em pontificados subsequentes a Paulo VI e aos primeiros momentos de Woitila (Alguém terá querido ser mais papista que o papa!). E Bergoglio já deu mostras de estar disponível para a atenção a esses investigadores e formuladores de doutrina a partir da História Bíblica e da Salvação e da realidade humana, social e política que eles bem conhecem.
Convém salientar a dificuldade que os cardeais sentiram para encontrar sucessor para João Paulo II, um pastor carismático, “amado” quase universalmente (embora não seguido como ele desejaria). E optaram pelo mais óbvio – a escolha do homem da doutrina, do mestre profundo (tímido e delicado), com alguns rasgos de ousadia. A sua resignação, rezada e apresentada quase de surpresa, tocou o mundo (possibilitando o ensejo futuro de reapreciação de seu perfil e ação), mas levou os cardeais a escolherem um sucessor de raízes italianas, ainda que de nação, experiência e atividade latino-americanas – a Argentina, por quem a canção pede que não se chore. E o Papa Francisco aparece ao mundo com o carisma de João Paulo II, embora um tanto mais adocicado, a profundidade (não se deve pensar que a simplicidade de palavras não corresponda a profundidade de conceitos e magnanimidade de sentimentos) e a atenção de Ratzinger, ainda que larvada por maior flexibilidade e melhor capacidade de empatia. Mas Francisco, sendo também isto, é muito mais que isto: é ele próprio. Tanto assim que muito ou tudo se espera dele. E. porque se sabe que está crescer cada vez mais o grupo daqueles que se lhe querem opor, quando ele mostra não confessar qualquer tipo de medo perante os riscos ou perigos, crê-se que não venha a desiludir a opinião pública.
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Giovanni Battista Montini, em vida, “foi pouco compreendido e gozou de pouca popularidade”. Muita se falava da sua frágil saúde e do seu trabalho de Cúria e gabinete em torno de Pio XII. Quase que se esqueceu o seu trabalho apostólico de ligação à ação católica, à juventude, ao mundo operário e ao mundo académico. E pouco relevo se deu à sua atividade pastoral como arcebispo de Milão, onde, sem ostracizar as vértebras humanas da sociedade milanesa, se revelou próximo dos trabalhadores e dos pobres.
Ao assumir o sumo pontificado, multiplicaram-se-lhe os adversários e “foi abandonado até mesmo por aqueles que anteriormente o apoiavam”. Giovagnoli refere-se-lhe como “grande intelectual e fino diplomata”, que “foi pouco compreendido pelas multidões, enquanto, dentro do palácio, ficou muitas vezes sozinho em batalhas muito duras”. Há quem lhe aponte uma formatação teológica pré-conciliar – o que não seria de estranhar, a não ser que tentasse anular ou minorar a discussão conciliar, cuja ideia terá inicialmente achado extemporânea – mas não pode deixar de se lhe reconhecer uma notória e convicta abertura à sociedade, um assíduo acompanhamento da diplomacia vaticana, incluindo a problemática da Segunda Grande Guerra, a atenção aos movimentos bíblico, litúrgico e ecuménico. Creio que, entre as críticas acres de progressistas, cujas pretensões não satisfez, e os ataques de ultraconservadores, que o apodaram de marxista e maçon – e perante o abandono generalizado – não se poderá estranhar que um grupo de conservadores, um tanto abertos à pluralidade da sociedade contemporânea, tenha conseguido abeirar-se dele e condicionar-lhe a sua visão de Igreja, que de equilibradamente otimista até determinado momento do pontificado passa a ser revestida de certo negrume.
Porém, não se me afigura lícito deixar de enaltecer iniciativas e gestos de pioneirismo já por vezes explicitados, como: a encíclica Populorum Progressio e a carta Octogesima adveniens, de forte incidência social; a “destiarização” do papado e a abolição da sedes gestatoria; as viagens pastorais pelo mundo; os diversos dias temáticos; a reforma da Cúria, que se internacionalizou; a atribuição de competências aos bispos diocesanos e às conferências episcopais; o uso da palavra em diversos areópagos internacionais; a contribuição monetária para os pobres, as missões e os grandes cataclismos; etc. Tudo isto configura palavra, iniciativa e gesto que os sucessores assumiram e ampliaram.
Para lá do que foi dito, sobre a Evangelii Nuntiandi, importa salientar que ela constitui um apelo, na sequência dos decretos conciliares sobre o múnus pastoral dos bispos (Christus Dominus), a atividade e vida dos sacerdotes (Presbyterorum Ordinis) e, sobretudo, o apostolado dos leigos (Apostolicam Actuositatem), à mobilização de todos os estratos do povo de Deus para a ingente tarefa da evangelização, com destaque especial para o ser e missão dos leigos no mundo, que é preciso eivar do fermento evangélico. E será a leitura, à luz do Evangelho, da realidade humana, tal como ela se nos apresenta, que será possível suscitar o juízo de Deus sobre o mundo e proceder em conformidade com o que Deus pretende e aquilo de que o mundo necessita.
Agostino, no mencionado artigo, entende que Montini “continua sendo ainda hoje uma referência obrigatória ao menos por duas questões cruciais na Igreja Católica do século XXI: a reforma da Cúria Romana e o diálogo com as culturas contemporâneas”. E, do meu humilde ponto de vista, talvez seja o facto de Paulo VI ter sido um “homem de fé profunda, absorvida no ambiente familiar e no contexto de Bréscia”, que, apesar do seu “forte apego à tradição” – como refere o autor do texto citado –, “mais do que outros papas, ele soube fazer ruturas dilacerantes”. Acordo plenamente em que a mais visível e talvez a maior tenha sido a da reforma litúrgica: “mudou de repente, depois de 500 anos, o modo de rezar de todos os fiéis católicos do mundo”.
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E o professor da Università Cattolica del Sacro Cuore destaca os seguintes aspetos:
– O aval dado pelo pontífice à reforma litúrgica não foi aceite por todos, como mostra o cisma lefebvriano e a crítica de teólogos famosos como Joseph Ratzinger.  
– Montini, ao invés, “tinha entendido que, se ninguém entende mais a linguagem da oração, as igrejas estão destinadas a esvaziar-se – convicção compartilhada pelo Papa Francisco.
– A questão da liturgia já o tinha levado ao confronto, ainda em 1933, com os jesuítas da época, muito diferentes dos de hoje.
– Estava em jogo impedir que os jovens fossem atraídos pelo fascismo, e Montini foi forçado a deixar a liderança da FUCI, a associação dos universitários católicos.
– “O cardeal Pacelli, então secretário de Estado e seu superior, olhou com espanto e distanciamento para esse jovem eclesiástico tão brilhante que colocava em risco a sua carreira por um punhado de rapazes”.
– A incompreensão então iniciada entre os dois levou, mais tarde, ao afastamento de Montini de Roma para Milão e à sua promoção cardinalícia fracassada por obra do próprio de Pacelli, que se tornou o Papa Pio XII. 
– O então arcebispo de Milão tudo suportou com paciência, mas, tendo-se tornado papa, libertou a Cúria vaticana do “partido romano” e começou uma decidida internacionalização dela. 
– A preocupação de Montini com os “distantes”, os das periferias – aqueles que estão cada vez mais distantes da Igreja, da tradição, do cristianismo, dos poderes, das liberdades… – levou-o, de facto, a combater aquela Igreja autorreferencial e “doente” de fechamento em si mesma que Jorge Bergoglio vem criticando.
– Nunca tendo entrado em conflito com a sua fé, seus comportamentos entraram, muitas vezes, em contradição e rutura com suas ideias e formas de avaliar as situações – isto, graças à “sua extraordinária capacidade de abraçar a complexidade”.
– Convicto da importância de uma Europa não mais dividida pela Guerra Fria, presta incondicional apoio à Ostpolitik de Casaroli, antecessora da similar e futura de Gorbatchev, como testemunha a biografia deste último, da pena de Roberto Morozzo della Rocca.
– No entanto, o Papa bresciano soube sair da Europa e intuir a urgência da abertura ao mundo inteiro e, “em 1974, dirigindo-se a um episcopado católico esgotado pelo conflito entre progressistas e conservadores, com a Evangelii nuntiandi, indicou, para além das ideologias já em declínio, o diálogo entre as culturas como problema crucial do mundo contemporâneo”.
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Radica-se aí, na Evangelii nuntiandi, segundo o parecer do articulista, um motivo também pessoal de reconhecimento em relação a Paulo VI por parte de Jorge Bergoglio, que, em meu entender, a retoma, reescreve, aprofunda e amplia com a sua exortação apostólica Evangelii Gaudium. A Igreja, radicada no Ressuscitado, que anuncia e testemunha alegremente, tem de ser aquele hospital de campanha em saída para todas e cada uma das periferias existenciais e, ao mesmo tempo, ser solidariamente a vez e a voz daqueles que bradam por justiça, vítimas daquela economia e daquela guerra que matam, porque despidas do valor ético fundante da sã axiologia antropológica. São linhas de força que reitera quase diariamente, alicerçadas na fé e na misericórdia!
Francisco vai beatificar Paulo VI em outubro; crê-se que a canonização ocorra ainda em 2015 (termo do cinquentenário do Vaticano II); e lá virá o tempo, se a Deus prouver, que Bergoglio tenha o seu lugar numa das peanhas do Vaticano.

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