sexta-feira, 22 de agosto de 2014

A borboleta como símbolo da nova entidade bancária

Quando ouvi a informação de que o Novo Banco iria desligar-se de qualquer memória do BES e que a borboleta (de “belbellita”, termo este calcado em “belo”) passava a integrar o logótipo da nova instituição, fiquei a pensar na mariposa (um pouco diferente, mas similar), que vagueia um pouco por todo o lado.
Mas a noção de mariposa levou-me a pensar na sua atração pela luz e subsequente aniquilação. Efetivamente, a mariposa mostra frequentemente o comportamento de voo em círculos em torno de luzes, sobretudo artificiais, e, apesar de ser esse um comportamento comum, ainda não se conhece ao certo razão para ele. Uma hipótese de explicação é o facto de estes insetos utilizarem uma técnica de aeronavegação designada por orientação transversal. Ao manter uma relação angular constante com uma fonte de luz, como a Lua por exemplo, a mariposa consegue manter um voo em linha reta. São tão distantes os objetos no espaço que, mesmo depois de haver voado grandes distâncias, a mudança de ângulo entre a mariposa e a fonte de luz é praticamente insignificante. Quando a mariposa topa uma fonte de luz muito próxima, como a luz dentro de casa, e a usa para aeronavegação, o ângulo muda-se-lhe drasticamente depois de pouco tempo de voo e, em resultado disso, a mariposa procura instintivamente corrigir o ângulo voltando-se contra a luz e envolvendo-se de imediato num voo com um ângulo espiral cada vez mais próximo dela, o que explica a razão do seu voo em círculos em volta de fonte de luz artificial e irremediavelmente se bater contra ela.
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Porém, a referenciação do logótipo do Novo Banco, vertida para a Comunicação Social, é ambiciosa: três peças com uma borboleta, que correspondem a três mensagens distintas (até faz lembrar a tradição trinitária do BES – o Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade), marcam a campanha de apresentação do Novo Banco, a nova marca que vem substituir o BES. Criada pela agência de publicidade BBDO, a campanha, que tem como assinatura “Um novo banco. Um novo começo”, tem no seu racional-criativo elementos de património, mas também de novidade. Os meios de promoção da campanha serão a rádio, imprensa, canais digitais, balcões e, como não poderia deixar de ser, a comunicação interna.
Segundo o teor de comunicado da nova instituição bancária, “do património recupera os factos e capital humano – o Novo Banco começa com mais de 600 balcões e mais de 2 milhões de clientes”. Mas, acima de tudo – acrescenta – o Novo Banco “começa com o capital humano dos seus 6 mil colaboradores e será essa a sua maior força: a sua experiência, saber, dedicação e empenho agora, como sempre, ao serviço dos seus clientes particulares, empresariais e da economia portuguesa”. (vd Dinheiro Vivo, de 21-08-2014).
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Não sei se a campanha será muito feliz – o que os factos se encarregarão de comprovar ou não – já que se trata de um símbolo ambivalente.
Bosquejando o Dicionário dos Símbolos, de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, a primeira nota que encontramos é a da borboleta como “um símbolo da ligeireza e da inconstância” e o que assoma à vista é a ideia/imagem da “borboleta a queimar-se no candeeiro”. Por outro lado, o simbolismo da borboleta baseia-se nas suas metamorfoses: a crisálida é o ovo que contém a potencialidade do ser e a borboleta que sai dele simboliza a saída do túmulo ou a ressurreição. Por outras palavras, os estágios deste irrequieto inseto, ou seja, a lagarta, a crisálida e a borboleta significam respetivamente vidamorte e ressurreição, representando, deste modo, a metamorfose cristã. Vale a pena lembrar que, em pedras tumulares, a borboleta significa uma vida curta e, por isso, é utilizada nas campas de crianças.
Convém ter em conta o ciclo vital destes insetos da ordem lepidóptera: o ovo (fase pré-larvar); a larva (lagarta ou taturana); pupa (que se desenvolve dentro da crisálida ou casulo); e imago (fase adulta).
Durante a fase de lagarta, alimentam-se vorazmente e criam reservas alimentícias. Quando a larva está pronta para virar a crisálida (estado intermediário por que passam os lepidópteros para se transformarem de lagarta em borboleta), dependuram-se numa folha por um par de falsas pernas, de cabeça para baixo. Logo que a pele das costas se abre, a larva sacode-se e surge uma crisálida. As adultas vivem dessas reservas e complementam a sua dieta absorvendo o néctar das flores e os sucos das frutas. A fase adulta pode durar de duas semanas a três meses dependendo da espécie em causa.
Para a psicanálise moderna a borboleta é o símbolo do renascimento. Nesse sentido, o termo grego "psyche", originalmente tinha dois significados: a alma e a borboleta, sendo que, neste último sentido, simbolizava o espírito imortal.
Importante é ressaltar que a simbologia da borboleta pode variar de lugar para lugar, de povo para povo, uma vez que a sua representação está associada às diversas formas de vida, de culturas, de religiões e crenças.
Assim, no Japão, sob o signo da graça e ligeireza (“geisha”), a borboleta é um ícone da mulher gentil; e duas borboletas em conjunto (masculino / feminino) figuram a felicidade conjugal. E, pela sua ligeireza subtil, estes insetos são incarnação dos espíritos viajantes, cuja chegada prenuncia visita ou falecimento de ente próximo. No mito do imortal jardineiro Yuan-k'o, a sua bela esposa ensina o segredo dos bichos-da-seda, sendo ela própria, um bicho-da-seda.
Já na mitologia greco-romana, a alegoria da alma é uma jovem alada de borboleta e, segundo as crenças gregas populares, quando alguém morria, o espírito saía do corpo com forma de borboleta – imagem presente também nos frescos de Pompeia. Trata-se de uma crença vigente entre alguns turcos da Ásia Central, que sofreram a influência iraniana, segundo a qual os antepassados podem surgir de noite sob a aparência de borboleta.
No mundo sino-vietnamita, a borboleta exprime a longevidade ou está associada ao crisântemo, o qual simboliza o outono, ou seja, a renovação, uma vez que ocorre, no outono, a queda das folhas.
Para os maias e astecas, povos pré-colombianos que viviam no atual país do México, a borboleta simbolizava o deus do fogo “Xiutecutli”, conhecido também por “Huehueteotl”, o qual levava como emblema um peitoral chamado “borboleta de obsidiana”, que simbolizava a alma ou o sopro vital que se evade da boca de quem está a morrer. É o fogo oculto, ligado à noção de sacrifício, morte e ressurreição. Assim, os guerreiros mortos acompanham o sol na primeira metade do seu curso visível, até ao meio-dia. Depois, os guerreiros descem à terra na forma de borboletas ou colibris. Além disso, a borboleta também é o símbolo do sol negro, pois atravessa o mundo subterrâneo durante o seu curso.
Os Balubas e os Luluas do Kasai do Zaire central relacionam a borboleta com a alma: o homem segue o ciclo da borboleta desde o nascimento até à morte. Desta guisa, a infância fica associada a uma pequena lagarta; na maturidade, a uma grande lagarta; e conforme vai envelhecendo, vai-se transformando numa crisálida. Ademais, o seu túmulo é associado ao casulo, de onde a alma sairá na figura de borboleta.
Um conto irlandês, conhecido como Corte de Etain, simboliza a borboleta tal qual a alma liberta do seu invólucro carnal, como na simbologia cristã. Nesse conto, o Deus Miter casa-se pela segunda vez com uma deusa chamada Etain, que a sua primeira esposa, por ciúmes, transforma numa poça de água. Após algum tempo, a poça dá vida a uma lagarta que se transforma numa linda borboleta.
Mider e Engus (filho de Dagda) recolhem a lagarta e protegem-na. E a lagarta transforma-se numa borboleta púrpura: o som da sua voz e o bater das suas asas eram mais suaves que gaitas de foles, harpas e cornos; os olhos brilhavam como pedras preciosas na obscuridade; o odor e perfume faziam olvidar a fome e a sede a quem quer que estivesse junto dela; as gotículas que ela lançava de suas asas curavam todo o mal, toda a doença e toda peste na casa daquele de quem ela se aproximava.
Aqui, o simbolismo é o da borboleta, o da alma liberta de seu invólucro carnal, como na simbologia cristã, e transformada em benfeitora e bem-aventurada.
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Sobre um banco que herda os ativos tóxicos ou problemáticos do antigo Banco Espírito Santo, o atual BES, foi lançado o anátema. E ele era sólido, firme, seguro, de confiança…
Agora, o Novo Banco, com a figura da borboleta, vai ter vida longa, como sugerem algumas vivências do símbolo, após o renascer das cinzas, como insinua a propaganda recentemente elaborada e posta em marcha? Ou terá uma vida efémera, noutra vertente da simbologia e como determina a decisão da sua criação – um momento de resolução, a venda a privados à vista, num prazo máximo de dois anos? O futuro Novo Banco será o herdeiro das gloriosas “tradições” (de um máximo de dois anos) do atual e o fiel depositário de seu património? Ou terá novo logótipo para fazer cair no esquecimento a época má que muito bem pode estar a avizinhar-se?
Ou ficará na memória como a borboleta, que, durante a fase de lagarta, se alimenta vorazmente e cria reservas alimentícias? Para longe vá o agouro!

Se é para proporcionar os excelsos benefícios da lagarta de Etain (suavidade, brilho, perfume, cura de todos os males e pestes) ou para se transmutar em “benfeitora e bem-aventurada” – muito obrigado! Não é preciso: para isso, já tivemos o BCP, o BPN, o BPP…; e temos agora, como dantes, o Ministério das Finanças, o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação, o Ministério da Justiça, o Ministério da Economia e todos os restantes!

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