sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Chega ao fim a campanha eleitoral para as legislativas de 2019


Decorreu a campanha eleitoral em que houve um pouco de tudo, como é usual.
Foram os programas eleitorais baseados em cenários macroeconómicos e os programas eleitorais elaborados às pinguinhas, à razão de uma por semana, e até os manifestos de partidos que não têm programa. Vieram os debates a dois e os debates a seis, bem como o debate dos pequeninos. Isto, para não falar nos tempos de direito de antena nos vários órgãos de comunicação social.
Em todo o caso, nas duas semanas de campanha, destacaram-se os percursos de estrada, as arruadas, os panfletos, os grandes cartazes, os almoços e jantares, que o PSD do económico Rui Rio reduziu drasticamente, os brindes, as redes sociais, as sessões de esclarecimento e, para os grandes partidos, os comícios e os números de festa.
A tudo isto acrescem as sondagens periódicas e as sondagens diárias.
Porém, a campanha foi perturbada pela memória difusa dos incêndios florestais de 2017, pela memória recente da demissão e constituição do ex-Secretário de Estado da Proteção Civil como arguido, por causa das golas inflamáveis e presumível influência em negócios de privados com o Estado, e o processo do caso de Tancos com o conhecimento público do teor da acusação do MP a 23 arguidos, sendo um deles um ex-ministro.  
***
Sobre o caso de Tancos e o das golas inflamáveis, já escrevi o suficiente para reflexão sobre o estado a que o Estado chegou por parte de seus servidores e dirigentes, com destaque para políticos e magistrados.
O caso dos incêndios de 2017 – e fala-se de Pedrógão, quase esquecendo os de outubro – avivou-se hoje, último dia da campanha. António Costa exalta-se com popular e diz-se vítima de “campanha negra” de PSD e CDS. Dramatiza e avisa que Governo sem PS será angústia na segunda-feira.
O incidente ocorreu já depois de terminada uma arruada do PS, iniciada no Chiado depois do tradicional almoço de fim de campanha dos socialistas na cervejaria “Trindade”. O líder perdeu a cabeça com um popular idoso que o interpelou nas galerias da Praça do Comércios, acusando-o de estar em “merecidas férias” nos incêndios de Pedrógão (junho de 2017).
É mentira, é mentira!” – gritou Costa ao idoso. “Não seja mentiroso!” – insistiu, aos gritos o líder do PS, manifestamente fora de si. 
Furioso com o homem, Costa virou-se a ele, mas foi travado pelos seus próprios seguranças. Estes levaram, depois, o chefe do PS para o seu carro de campanha – que estava estacionado em frente ao MAI (Ministério da Administração Interna).
A comitiva partiu então para Santa Apolónia. De comboio, António Costa seguiu para o Porto, onde encerrou a campanha do PS, com um comício no Coliseu.
Antes de embarcar, Costa falou em Santa Apolónia com jornalistas e disse que o idoso com quem se exaltou foi “plantado” no Terreiro do Paço para esse efeito pela “direita”, um ato típico de uma “campanha negra”. “É vergonhoso que a direita recorra a golpes destes” – afirmou Costa, repetindo que há “limites para tudo”.
O líder socialista fez tenções de virar as costas ao eleitor que o interpelava, mas, voltou subitamente, a direcionar-se para ele com o rosto transtornado, como se o fosse agredir, repetindo: “O senhor é um mentiroso! Um mentiroso!”.
Foi nesse momento que os seguranças tiveram de intervir para o travar, ao mesmo tempo que Maria Begonha, líder da JS, tentava acalmar o líder socialista e Fernando Medina, ao lado de Costa, dizia “Calma, calma, vamos embora”. Em simultâneo, a restante comitiva cerrou alas em torno do líder e o cidadão que o abordava foi afastado do centro dos acontecimentos.
Era um provocador que foi aqui plantado”, disse António Costa conforme se afastava do local, de rosto muito tenso, e acompanhado de perto pelos dois filhos e pela mulher, todos bastante abalados pelo incidente que se prolongou por poucos segundos. Muitas das pessoas que haviam acompanhado a arruada nem se deram conta do que se havia passado.
Esse momento acabou por marcar uma arruada com centenas de pessoas, desde o Largo do Chiado até à Praça do Comércio, que decorreu em clima de festa apesar de não ter bombos nem música, por causa da morte de Freitas do Amaral. Após a altercação, o rosto dos responsáveis da campanha socialista denotava preocupação sobre o impacto que este episódio de última hora possa ter no eleitorado. Mas é um impacto nulo ou pouco eficaz.
Minutos depois, já na Estação de Santa Apolónia, onde apanhou um comboio para o Porto, António Costa explicou que a questão dos fogos é, para si, “muito sensível”, e repetiu a acusação de que se tratou de um “provocador” a repetir um facto “absolutamente falso”.
É uma mentira que a direita repetidamente tem vindo a lançar”, acusou, falando em “campanhas negras em que o PSD e o CDS se tornaram especialistas”. “É lamentável que a campanha tenha descido a este nível”. Costa admitiu que “devia ter reagido mais calmamente”, mas “também tenho os meus limites”. “Tive de reagir, há limites para tudo.”.
O homem com quem Costa se exaltou recusou identificar-se e garantiu que não estava ao serviço de ninguém. E – assegurou – “sempre votou” PS.
Costa, ao mesmo tempo, assegurou repetidamente que estava de facto em Portugal quando foram os incêndios de Pedrógão, reunindo logo a seguir com autarcas da zona: “Eu estava cá e estive no meu lugar e nas minhas funções”. O Primeiro-Ministro não estava, de facto, de férias quando ocorreram esses incêndios (17 de junho de 2017), que fizeram 66 mortos.
No Terreiro do Paço, o DN e a “Visão” tentaram interpelar o homem com quem Costa se exaltou. Este recusou identificar-se, não dizendo o nome, a idade ou a ocupação, mas garantiu várias vezes que não fez o que fez ao serviço de alguém. “Não sou vendido”, repetiu, garantindo ao mesmo tempo que é desde sempre eleitor do PS: “Sempre votei socialista!” – garantiu.
Já por ocasião da greve dos motoristas de matérias perigosas, Rui Rio respondeu às acusações de Costa de que estava de férias contra-atacando-o com as supostas férias deste em junho de 2017. E disse:
O que está aqui em causa, neste caso, era eu entrar ou não num circo mediático durante quatro ou cinco dias. Mas o que esteve em causa quando ele, pura e simplesmente, não interrompeu as férias foi a morte de mais de 60 pessoas.”.
Uma fonte do gabinete do PM assegurou, então, ao DN:
Em 17 de junho, o PM não estava de férias e, no dia 18, estava reunido com os presidentes de câmara dos concelhos mais atingidos. Os da Sertã ou da Pampilhosa podem confirmá-lo.”.
A mesma fonte garantiu que os deputados do PSD estiveram naquele dia com o chefe do Governo quando visitou o posto de comando. E, nos dias seguintes, o Primeiro-Ministro “coordenou os apoios de emergência e a preparação dos trabalhos de reconstrução, esteve presente com o Presidente da República e o Presidente da Assembleia da República. A seu convite, todos os líderes partidários no primeiro funeral.”.
O Primeiro-Ministro só foi de férias no final de junho e quem o substituiu foi o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
Mas Rio e Cristas também quiseram implicar António Costa no caso de Tancos, o que ia arrastando para a campanha o próprio Presidente da República, por alegadamente saberem da encenação da recuperação de material furtado.  
***
Já há dias que Assunção Cristas foi empurrada no usual percurso pela rua de Santa Catarina, caso que foi pouco valorizado e em que os seguranças foram rápidos e eficazes.
Mas o fator de grande perturbação – e surgiu nos últimos momentos da campanha – foi a morte de Freitas do Amaral, um dos pais formais de regime partidário, ao lado de Mário Soares, Francisco Sá Carneiro, Álvaro Cunhal e Gonçalo Ribeiro Telles. Este facto condicionou a campanha do CDS, do PSD e do próprio PS. Os demais partidos prosseguiram as ações de campanha depois da justa referência à sua memória.
Freitas do Amaral, que desempenhou vários cargos políticos e governativos (Ministro dos Negócios Estrangeiros, Ministro da Defesa Nacional, Primeiro-Ministro interino e Presidente da Assembleia Geral da ONU), contribuiu na qualidade de dirigente partidário para a estabilização constitucional das forças armadas como responsáveis pela defesa militar da República com subordinação ao poder político civilista. E, mesmo servindo como independente em governo do PS, nunca se afastou do ideário da democracia cristã que fez questão de implantar no país, mas na convicção que esta não é privativa dum único partido em Portugal. Ouvi-o numa memorável conferência sobre a Justiça na I República, frisando a sua vertente de valor supremo do Direito. Foi a propósito do centenário da Implantação da República e promovida pela Fundação SPES.
***
Por fim, é de registar que os partidos de representação significativa não deixaram de expor as suas ideias fundamentais em matéria de economia e finanças, dinamismo empresarial e direito do trabalho, saúde e segurança social, educação e cultura, ciência e desenvolvimento, ambiente, justiça, agricultura, assuntos do mar investimento (público e privado) e administração pública. São opções diferentes com que o eleitorado se confrontou. Mas numa todos concordam: ecologia e ambiente – não há planeta B.
E não posso esquecer um pequeno partido que entende não se deverem aprofundar temas que não fazem sentido, que é bom que pedras pequenas ajudem a equilibrar no Parlamento as pedras grandes que lá ficarão, pois, nunca se viu uma pedra grande equilibrar pedras pequenas.
Não foi tudo perfeito. Há gente que nunca se contenta com as explicações dadas, porque esquece que o tempo não dá para tudo e, às vezes, não há pachorra para ouvir ou ler tudo.
A maioria dos eleitores não tem razão para votar consciente e livremente, apesar das pequenas picardias surgidas e dos fatores de perturbação.
O próximo dia 6 vai ser um grande momento de democracia, política e cidadania.
2019.10.04 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário