terça-feira, 23 de maio de 2017

Sobre a intensificação da migração para os grandes centros urbanos

Uma das grandes preocupações dos governos em todo o mundo é a intensificação da migração para os grandes centros urbanos, com especial destaque para os países em desenvolvimento, na Ásia e África, obrigados a responder ao fenómeno com os parcos recursos de que dispõem.
Mesmo o nosso Portugal, que chegou alegadamente a figurar no pelotão da frente na integração na UE, de crise em crise cá vai registando o êxodo dos meios rurais. Todos clamamos contra a desertificação do interior e não conseguimos anular ou minorar as ditas assimetrias geografias e sociais. Tanto assim é que se torna notícia o facto de alguém, sobretudo estrangeiro, procurar estabelecer-se numa aldeia perdida algures ou num monte do Alentejo profundo.
Atenta ao fenómeno, a UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) vem promovendo encontros regulares com vista à troca de experiências e à definição de estratégias para a transformação das cidades com baixo nível de urbanização em cidades sustentáveis.
A este respeito, o secretário-geral da UCCLA, em entrevista ao Jornal de Angola, do passado dia 5 de maio, sob a responsabilidade de Natacha Roberto, fala da trajetória de Luanda na requalificação dos seus assentamentos urbanos e, deambulando por outras paragens, sobretudo países constituídos por territórios que estiveram sob administração portuguesa, estabelece comparações entre modelos de gestão das cidades – linhas gerais de que, a seguir, se dá conta.
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A partir da verificação de que Angola viveu um enorme conflito que redundou na grande concentração populacional nas cidades, salienta que “as estatísticas apontam que 60% da população vive nas cidades”. Todavia, as cidades debatem-se com problemas de enorme relevo para o futuro, em que sobressaem “a mobilidade, o saneamento básico e a planificação urbanística”. No entanto, prevê-se que “o futuro da humanidade” se jogará “nas cidades”, estimando-se que, “daqui a 15 anos, 80% da população mundial vai viver nas cidades”. Por isso, é necessário criar a “consciência de que as cidades têm de ser dotadas de uma gestão e um poder local com financiamento próprio para articular os grandes problemas”, não sendo este “um problema só dos governos”. Assim, a primeira conclusão tirada pelo entrevistado é a de que “Angola deve avançar para uma crescente democratização das autarquias”.
E sustenta a sua conclusão com exemplos de sucesso africanos, aduzindo que o Estado moçambicano “encontrou uma forma de autonomizar de forma gradual o poder autárquico”. E, como testemunho desse avanço gradual, refere que algumas autarquias ainda são nomeadas pelo Governo. Cabo Verde procedeu a eleições autárquicas imediatamente às gerais. São Tomé e Príncipe seguiu o mesmo modelo. Mas as opções dependem dos respetivos Estados. E exemplifica com o caso de Timor-Leste, que, “por razões de guerra e embora com menos densidade populacional que Angola, ainda não avançou para as eleições autárquicas”. São, pois, os Estados que “devem encontrar soluções adequadas para melhorar as suas autonomias locais”.
No atinente ao papel decisivo da concertação social como espaço de diálogo entre governantes e governados, Ramalho considera fundamental o papel das cidades naquilo que se chama “cidadania autárquica”, em que a população faz a “pólis” (cidade) e é “elemento  determinante no meio em que vive”. Nestes termos, cabe a cada cidadão e a todos no seu conjunto a consciência e responsabilidade na manutenção do sítio onde se reside e a exigência aos responsáveis autárquicos de respostas para os problemas básicos como a mobilidade.
Um estudo levado a cabo aquando da carência de transportes nos arredores de Lisboa indicava que as pessoas perdiam 8 anos de vida dentro dos carros no percurso de casa ao trabalho – situação que é hoje mais grave ainda em Luanda. Daqui resulta que o trabalho se converte numa obrigação que gera a rejeição do que se faz porque não dá prazer, mercê do “stress” gerado pelo longo percurso a percorrer, quando o importante é que “os cidadãos atinjam um grau de felicidade e de bem-estar desejado”. Ora, para tal, questões como as do fornecimento de energia eléctrica devem constar na agenda de prioridades dos Estados para desenvolver as cidades, em especial no respeitante à mobilidade dos cidadãos – no que é fundamental a responsabilidade dos gestores das cidades, que “têm o futuro dos cidadãos em suas mãos”.
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Victor Ramalho considera o slogan “a vida faz-se nos municípios” como a premonição de que a melhor garantia da qualidade de vida dos cidadãos passa pelo futuro das cidades. E aponta estatísticas: a média de urbanidade em Angola é de 60%, na América Latina é de 70% e daqui a 15 anos será de 80% no mundo. E a China integrará a lista de países com grande nível de urbanidade e crescimento sustentável, já que tirou da pobreza a maior parte da sua população.
Por outro lado, o entrevistado pensa que “uma política de proximidade na gestão das cidades” constituirá a solução para todos os problemas”, aduzindo como exemplo o orçamento participativo enquanto uma das soluções adotadas por muitas cidades. Parte do orçamento é, nestes casos, gerida em resposta às necessidades indicadas pelos cidadãos.
Em relação à crise económica e financeira de Angola em resultado do baixo preço do petróleo no mercado internacional, sustenta que “o mundo está em mudança e o rumo é imprevisível”. É uma crise que afetou quase todos os países do antigo ocidente. É certo que, depois da mudança do mundo bipolar para o multipolar, muitos países cresceram notavelmente”. Porém, em muitos casos, a crise refreou o ritmo de desenvolvimento.
Sobre a alegação de que se torna, de momento, “mais difícil investir em cidades  inteligentes, até porque é caro”, manifesta as suas dúvidas. De facto, “as dificuldades de resposta ao investimento são enormes”. Não obstante, “se a diminuição da produção nacional for resultante da crise e o país tem dificuldades em produzir o bastante para satisfazer as necessidades”, é óbvio que “o Estado deve apostar mais na diversificação da economia”. Deve, pois, procurar-se o equilíbrio na diversificação e prestar a necessária atenção ao setor primário como “uma saída para gerar riqueza”. Ora, “Angola tem riqueza bastante na agricultura, pescas e agropecuária, capaz de resolver os problemas”, sendo duvidosa a “ideia de muitos economistas que afirmavam que para desenvolver as economias os países deviam apostar nos setores terciários”.  
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Considerando a questão se o desenvolvimento urbano sustentável deve estar adequado à realidade social e económica de cada país ou se existe um único paradigma, Ramalho defende que “o conceito de cidades sustentáveis procura conciliar o desenvolvimento económico com a preservação do ambiente”, sendo deste modo que se “procura responder ao bem-estar dos cidadãos”. Na planificação de qualquer país e em particular em Angola, estes aspetos ambientais e de bem-estar devem ser avaliados com cuidado “porque o importante é construir com sentido de autossustentabilidade” e “os serviços e meios devem funcionar de forma eficaz”. Mais: reunindo Angola condições únicas para “um desenvolvimento sustentável e harmonizado” e sendo a riqueza no setor primário suficiente para desenvolver as cidades, deve criar condições para que “as pessoas se sintam bem e felizes de regresso às suas terras”, dado que, fruto da guerra, “a densidade populacional aumentou nas grandes cidades”. Aqui parece ter esquecido a questão da desminagem do território…
Em resposta à asserção de que “os engenheiros e arquitetos angolanos estão a elaborar um formulário de planeamento urbano” com base na experiência de cidades inteligentes, “para garantir que todas as áreas tenham saneamento básico e os sistemas de transporte urbano funcionem de forma eficiente, Ramalho assegura que hoje “as cidades têm este formulário que assenta na projeção de um plano urbanístico coerente”. E alude a uma cidade portuguesa com um projeto que inclui o acesso a meios como bicicletas para os cidadãos se locomoverem dentro dela, para afirmar que “este sistema já é usual em muitos países e tem propiciado bem-estar aos munícipes”. E entende que os cidadãos devem participar na qualidade de vida dos locais onde habitam ajudando a suportar alguns encargos públicos que incluem o saneamento básico.
Questionado sobre se o mundo está preparado para alcançar até 2030 a cláusula da ADS (Agenda de Desenvolvimento Sustentável) de “tornar as cidades e os assentamentos humanos mais inclusivos, seguros, resistentes e sustentáveis”, o entrevistado responde:
Os objetivos do milénio antes do horizonte 2030 atendiam ao problema da pobreza numa realidade abstrata. Acreditou-se que havia metas para superação da pobreza e que todos os países tinham de dinamizar as suas ações para elevar a condição dos seus cidadãos, mas infelizmente não foram alcançados. Hoje a realidade do horizonte até 2030 centra-se nas cidades. Há 17 objetivos traçados pelos Estados-membros, um dos quais se refere ao papel das cidades. Espero que os poderes centrais percebam a importância de dar respostas aos desafios para o desenvolvimento sustentável através da autonomia financeira a terceiros.”.   
Num mundo que vive graves ondas de contrastes sociais, económicos e de segurança pública, o entrevistado aponta “um caminho longo a percorrer” e a necessidade de “mais vontade política”, acreditando que “o país tem recursos suficientes para responder a estas questões”.
Sobre o trabalho de parceria com a agência da ONU para a habitação e a requalificação dos musseques em vez da sua eliminação, Ramalho sustenta que “deve existir uma abordagem corretiva”, com as intervenções do Estado, “que não permita que surjam novos musseques”.
Sobre o papel das novas tecnologias, o secretário-geral da UCCLA pronuncia-se deste modo:
“Sem evolução tecnológica não existem cidades inteligentes. A tecnologia é a solução para muitos problemas. E os países têm que utilizá-la para resolverem os seus problemas de tráfego e a mobilidade dos cidadãos. As novas tecnologias têm de estar em primeiro lugar em qualquer Estado. Por exemplo, hoje podemos ter uma direção de uma unidade fabril em Luanda e a fábrica estar sediada na China. […] Esta medida traz múltiplas vantagens, como a redução dos custos de produção.”.
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Da UCCLA diz que é a precursora da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e a 1.ª instituição de parceria público-privada voltada para a cooperação para o desenvolvimento no seio da lusofonia – uma associação intermunicipal de natureza internacional, criada a 28 de junho de 1985. Mais disse:
“Tem sido palco de frutuosas e intensas ações de intercâmbio e cooperação, assumindo a missão de contribuir para o desenvolvimento e bem-estar das populações. […] Somos uma comunidade grande e vamos ser maiores se as Nações Unidas alargarem as zonas marítimas económicas exclusivas dos nossos países.”.
E, a propósito da cimeira de abril em Luanda, que elegeu os órgãos sociais para o biénio 2017-2019, disse da UCCLA:
“Tem uma grande responsabilidade na partilha de informações entre os países membros, sobretudo no que se refere aos problemas de mobilidade. […] Adiantámos algumas soluções, falámos de uma grande empresa internacional com experiência na resolução de problemas ligados à mobilidade, a Siemens. Trouxemos também para o encontro o exemplo da cidade de Almada, em Portugal, que utiliza o método de superfícies, que facilita a mobilidade dos cidadãos, sem criar problemas adicionais.
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Talvez tenhamos de rever posições em relação à importância do setor terciário, não?!

2017.05.22 – Louro de Carvalho

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