terça-feira, 2 de maio de 2017

Aprendendo as lições do lápis...

Numa história de almanaque conta-se que, enquanto o avô escrevia no seu caderno com um lápis, o neto, que deixara os seus brinquedos, observava com muita atenção aquele natural e intrigante ato de escrita e, a dada altura, aproximou-se um pouco e perguntou se o ancião estava a escrever sobre si, criança curiosa e intrigada.
O avô respondeu que sim, que estava a escrever sobre o petiz. E, quando o neto se aproximou ainda mais, o homem, animado da ternura da sabedoria e da paciência, ensinou-lhe que mais importante que as palavras que estava a escrever, era o lápis.
O miúdo não se espantou, a não ser quando o avô atira o voto, mostrando o lápis ao neto:
– “Desejo e espero que tu sejas como ele, quando fores grande”.
Aí, o menino, olhando para o lápis, replicou que não era nada parecido com aquele lápis, que este era exatamente igual aos outros lápis que tinha visto e, não vendo nada nele de especial, perguntou ao avô o que tinha de importante aquele lápis.
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E veio a lição de mestre: “tudo depende do modo como se olha para ele”. E, parando de escrever, voltou-se para o neto e enunciou as cinco boas qualidades do lápis (a que correspondem outras tantas tentações) que uma pessoa deverá conseguir adquirir e viver para ser um agente do bem e da paz no mundo – qualidades de que, a seguir, se faz perífrase.
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Contra a soberba e autossuficiência
Antes de mais, deve advertir-se que o lápis pode escrever ou desenhar coisas muito interessantes e belas, mas nada faria se a mão humana o não orientasse. Sem ela, o lápis não tem qualquer utilidade.
Assim acontece com o ser humano, se deixar fechar-se na sua autossuficiência ou se se arrastar na sua soberba. Com efeito, a soberba da vida, mancomunada com a vaidade e com o orgulho, constitui o primeiro dos pecados capitais e quebra a interdependência em relação a Deus e aos outros ou afasta qualquer lampejo de transcendência e abertura à cooperação. O homem que pensa que por si pode fazer coisas grandiosas esquece que é conduzido por Deus, que precisa de ajudar os outros e de receber a ajuda deles e de Deus. É o lápis a querer escrever sem que a mão o guie. Quer ter e dominar e, se preciso for, leva tudo e todos à sua frente e até destrói e mata.
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Contra a ação obsessiva e asfixiante
O lápis, para continuar a exercer decentemente a sua função, precisa de parar de escrever de vez em quando e sujeitar-se à ação do afiador. Aceita que se lhe corte um pouco, que se lhe diminua o tamanho. Se é certo que perde alguma coisa ou se sofre metaforicamente, também é verdade que fica mais apto para continuar a escrever ou a desenhar, pois a acumulação de resíduos ou o embotamento não permite continuar a desenvolver ação limpa.
Também cada um de nós, se não aceita parar, fazer um pouco de deserto silencioso, purificar o espírito, retemperar forças pela meditação, oração e frequência de meios de reforço da alma ante Deus e a comunidade, sujeita-se a fazer ação atabalhoada, por impulsos anárquicos e erráticos; cansa-se em demasia; e chega a um ponto em que não faz nada de jeito, enterrando-se na sujidade criada pela ação sem arejamento. Por isso, a dinâmica da vida se apoia no círculo vital da reflexão-ação-reflexão ou, por outras palavras, alimentar-se, trabalhar, repousar, alimentar-se, trabalhar e repousar. Contra a inatividade do angelismo excessivo e a obsessão da ação asfixiante e sem a frescura da brisa que passa para agitar os ares e as águas, postula-se o equilíbrio de vida na reflexão/ação, sabendo que há tempo para tudo e um tempo para cada coisa.
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Contra a obstinação na mediocridade ou no erro
Imaginemos que um lápis levava a mal que apagássemos o que tinha escrito de modo errado ou medíocre. Tínhamos o caso da rebeldia, do amuo ou do não reconhecimento de que se pode cometer um erro e que se deve melhorar sempre. Ora, se de vez em quando o lápis vai ao encontro do afiador para se afinar, purificando-se, também deve eleger como companheira a borracha para que esta apague o que estiver errado ou for medíocre. Há até alguns lápis que vêm com uma das pontas munidas de uma borracha: o lápis só tem de virar-se!
Também as pessoas devem saber reconhecer os erros que cometem, as mediocridades em que incorrem, as distrações de que são vítimas. E, por consequência, devem tomar a iniciativa de apagar, corrigir, melhorar; e aceitar que, no limite, outros tomem essa iniciativa. É o que se chama autocrítica e heterocrítica, autocorreção e correção fraterna – sem amuos, rebeldias ou birras, sem soberba e orgulho e também sem auto-humilhação ou hetero-humilhação.
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Contra o exclusivo da exterioridade e contra a ostentação
No lápis, o que realmente mais importa não é a madeira ou outro material que se vê exteriormente, mas a grafite ou mina que está por dentro.
Assim deve considerar-se na pessoa humana. Não é a aparência que conta mais, a beleza física, mas o que se passa por dentro, no íntimo, na mente, no coração, no espírito. O caráter é bem mais importante que o aspeto exterior.
No entanto, repare-se que a grafite sem o revestimento exterior – madeira, estrutura metálica (carregável ou não) – o material de escrita ou de desenho não se aguenta, não está protegido. Por isso, deve cuidar-se dele, mas tendo a certeza de que, embora necessário, não é o mais determinante na ação do lápis. Por isso, se pode ver como é feio roer o lápis.
Também no ser humano, a par do interior, deve cuidar-se do exterior pela higiene, asseio, boa aparência – para que as outras pessoas não tenham receio de se aproximarem e para que se tenha permanentemente a noção de que a alma e o espírito estão protegidos pelo corpo, que não é o burro teimoso de que falam alguns padres espirituais, mas um meio de subsistência do homem no mundo e, para os cristãos, um templo do Espírito Santo. Porém, tenha-se a certeza de que se alguma deficiência o invadir, nem por isso o homem fica diminuído no todo do seu ser. O essencial é o que não é visível. Não obstante, não se pode autoinfligir mutilação no corpo nem se deve tolerar que se use o ferimento ou a mutilação alheia para conseguir os nossos objetivos sou delimitar o nosso território.
Por outro lado, tudo o que o íntimo pensa, delibera e decreta tem de extravasar em postura e ação positiva no exterior – corpo e contexto humano e ecológico em que estamos inseridos. O lápis realiza-se agindo, mas não age para si, mas para outrem.
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Contra a presença anódina, que não deixa marca
Não há lápis que não deixe a sua marca, seja ela mais vincada ou menos reconhecida. Ainda que a visualização ou a palpação não as topem, as marcas ficam gravadas e indeléveis.
Do mesmo modo, todo o ser humano deixa a sua marca – boa ou má – na vida deste mundo. E é pena que não nos interroguemos de vez em quando que tipo de marca ou traço estamos a deixar ou que tipo de marca ou traço este ou aquele estão a escrever na pantalha da vida.
Ao invés, somos fáceis a julgar-nos inúteis ou a julgar inúteis os outros. Em contrapartida, muitos há que muitas vezes atribuem a si próprios tudo o que de bom acontece à sua volta; e aos outros todo o mal de que se dão conta.
Ora, além da marca genérica de cada um no mundo, convém anotar que tudo o que fizermos na vida deixará traços e marcas nas outras pessoas – que doem ou que aliviam, que ferem ou que saram, que beliscam ou que afagam. E convém saber que isto não é tudo a preto ou tudo a branco: muitas vezes, temos uma intervenção ou sofremos uma ação positiva; outras, temos uma intervenção ou sofremos uma ação bem negativa; e a mesma intervenção/ação pode ter marca de bipolaridade.  
Portanto, devemos procurar estar conscientes de que cada ação deixa um legado, marcando positivamente ou negativamente a vida das pessoas (de si mesmas e das outras). Só temos uma vida: esta. Por isso, é preciso vivê-la bem!
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Conta o narrador da história alamanaquista que o neto nem pestanejara enquanto o avô falava. Percebeu a lição e guardou-a para futuro. Deu um abraço ao avô e ficou a pensar que o lápis deve ser tratado com cuidado, não pode ser roído nem autodesfazer-se.
Enfim, as lições devem ser tão aceites como dadas e têm de resultar numa conclusão: mudar a postura, as atitudes e os comportamentos das pessoas (de quem aprende e de quem faz aprender), além de garantir a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades.
Como é avara a atitude de quem não quer dar lições, a insensatez de quem as não quer receber e a ingratidão de quem as não reconhece e agradece!
Quanto se perde daquilo que se ensina sem que tal avaliação algum dia seja feita. É a vida de quem não reconhece o valor daquilo que faz ou daquilo que recebe. É não ver as marcas e traços que deixa ou que lhe deixaram. Diria Camões: Mísera sorte, estranha condição!

2017.05.02 – Louro de Carvalho

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