domingo, 14 de maio de 2017

Portugal venceu pela primeira vez o festival da canção da eurovisão

Depois do êxito eclesial, popular e logístico da visita do Papa e da canonização de dois dos três videntes de Fátima na primeira peregrinação aniversária centenária, os portugueses foram brindados com o prémio da canção no eurofestival – obra em 13 de maio, não do 13 de maio.
Foi, de facto, uma noite de emoções e suspense. O intérprete que representou Portugal no festival da eurovisão, Salvador Sobral, conseguiu o primeiro lugar no concurso europeu com a música “Amar pelos Dois”, da autoria da sua irmã Luísa Sobral.
Em 62 anos de Festival Eurovisão da Canção e no quadro das 49 participações portuguesas (o nosso é um dos países com mais participações), foi a primeira vez que Portugal ficou em primeiro lugar, o que não passou despercebido aos olhos da imprensa internacional. Um pouco por todo o mundo, Salvador ganhou um lugar de destaque em diversos jornais, salientando-se a BBC, El Mundo, Le Figaro, e The New York Times. E a sua vitória foi motivo de alegria para muitos dos músicos portugueses que já viveram na pele as emoções do Festival.
***
Salvador, o Sobral da onda certa para chegar ao eurofestival e marcar a diferença, para ser, ao mesmo tempo, mais um e distinto de todos, sabia que isto é para quem quer, para quem pode e para quem tem sorte. Por isso, pegou no melhor que tem – o que falta aos outros – e juntou esse ingrediente ao caldo necessário para o efeito: estar à vontade, não vacilar. Salvador não vacilou. Como se ninguém estivesse à sua frente, chegou, viu e venceu: cantou enquanto pensava “eu cá rio-me perante os nervos”. Depois, deixou o palco, esperou com paciência e serenidade o veredicto e ganhou. Somou 758 pontos, à frente dos 615 da Bulgária.
É caso para pensar em termos sentenciosos como fizeram alguns observadores em tom humorístico: “Se queres uma coisa bem feita, fá-la tu; ou então, passa-a ao teu irmão”. Luísa sentenciou, Salvador realizou, Portugal ganhou a Eurovisão e a RTP organizá-la-á em 2018.
Porém, Luísa Sobral, a compositora estava ansiosa, nos bastidores ou entre a multidão, a ver e a ouvir o irmão na canção que ela compôs. Amar pelos Dois foi um título escolhido com tiques de jackpot. Com efeito, só a um é permitido cantar, mas o intérprete pôde dizer Urbi et Orbi que ela também esteve sempre em palco. E iria lá estar como adiante se verá.
A canção de Luísa ganhou emoção que baste num tipo de balada de piano-bar com bom respiro. Boa melodia, bom ritmo, boa harmonia, boa conjugação de graves e agudos e bom transporte de verso para verso ou de frase musical para frase musical – tudo resultou e deu para conquistar audiências e deixar o ouvinte suspenso e envolvido.
Luísa, a senhora da canção, podia ter assumido a propriedade e a utilização da obra, mas preferiu apostar no irmão, menos ansioso e mais desenvolto, embora condicionado pela saúde.
***
O prémio, em forma de microfone, foi entregue pela vencedora da edição anterior, a ucraniana Jamala. E, num pequeno discurso após a entrega, Salvador pediu que a música deixasse de ser sobre “fogo-de-artifício” e que passasse a ser sobre sentimentos, explicando em tom crítico:
Vivemos num mundo de música descartável, de música fast-food, sem qualquer conteúdo. Penso que esta pode ser uma vitória para a música e para as pessoas que fazem música que realmente significa alguma coisa.”.
E, antes de interpretar, uma última vez, “Amar pelos Dois”, o intérprete solicitou a presença de Luísa em palco, dizendo “acho que a deviam ouvir”. E o público ouviu. Fez-se silêncio em Kiev e, de telemóveis em punho, os presentes deixaram-se encantar de novo pelo tema que sagrou, pela primeira vez, Portugal como vencedor deste certame europeu.
A Eurovisão construiu, ao longo destes 62 anos, a imagem que ainda hoje persiste. O festival apresenta invariavelmente um espetáculo soberbo de cores e adereços: lantejoulas, camisas berrantes e coreografias inacreditáveis, música para dar um pé de dança ou um pop de ficar no ouvido. E este é o segredo do sucesso do eurofestival que, todos os anos, é visualizado por milhares de milhares de pessoas em todos os pontos da Europa (e não só).
Nestes termos, o que se passou, a 13 de maio, em Kiev (recebeu a 62.ª edição da Eurovisão) não destoou do que se passou nas edições anteriores. A grande e única surpresa foi mesmo a vitória de Salvador Sobral, apesar dos propalados favoritismos, com uma composição que, segundo os usuais estereótipos, não teria lugar num festival como o da Eurovisão.
Já o segundo lugar, menos surpreendente, calhou a Kristian Kostov, da Bulgária, que interpretou “Beautiful Mess” e caiu bem a uma boa parte dos europeus. Mas não bastou para conquistar o microfone de cristal (ficou a 143 pontos de Salvador). O terceiro lugar foi para os Sunstroke Project, da Moldávia, que animaram a noite depois duma atuação medíocre das holandesas OG3NE (com a canção “Lights and Shadows” dedicada à mãe), interpretando “Hey Mamma”. Os moldavos, com smokings pretos, um trio de noivas a acompanhar e uma coreografia ousada, fizeram da sua prestação eurovisiva uma despedida de solteiro, em que o saxofonista Sergey Stepanov foi a alma da festa.
A intérprete belga  Blanche, que já brilhara na semifinal do passado dia 9, posicionou-se em quarto lugar com “City Lights”, uma das melhores canções que passaram pelo festival Eurovisão, tendo conquistado a empatia de Salvador e Luísa Sobral. Foi a falta de presença em palco ou a falta de expressão que a prejudicou a ponto de o entusiasmo dos fãs se ter desvanecido, muito embora a melodia entre muito bem no ouvido.
Se é verdade que “os últimos são os primeiros e os primeiros são os últimos”, aqui os primeiros foram mesmo os últimos. Assim, o israelita IMRI (cujo nome é Imri Ziv) foi o primeiro a atuar em palco. Com um visual simples de mais para a Eurovisão, acompanhado de dois bailarinos, interpretou um tema dançável, mas com pouca originalidade. Apesar de já não ser estreante na Eurovisão (participou nas edições anteriores de 2015 e 2016 como backing singer), evidenciou fragilidades durante a interpretação do tema “I Feel Alive”. Apesar de ter entrado em primeiro lugar, IMRI foi dos piores classificados: ficou em 23.º lugar, com 39 pontos. Mas pior sorte teve a Ucrânia, que, por ter ficado em primeiro lugar em 2016, teve a honra organizar a edição de 2017, e a Alemanha. O ucraniano O.Torvald, conseguiu 36 pontos com “Time”; e a alemã Levina fez apenas 6 pontos, com “Perfect Life”. Em último, ficou a Espanha, com Manel Navarro a cantar “Do It For Your Lover”, acompanhado por uma banda, vindo a obter apenas 5 pontos.
***
O Festival Eurovisão da Canção regressa para o ano e será realizado em Portugal, em conformidade com a regra segundo a qual o país vencedor será o anfitrião da edição seguinte. Não se consegue prever ainda como decorrerá essa 63.ª edição do festival, mas o certo é que “Portugal já fez história”. Porém, Salvador Sobral recusa o estatuto de herói e diz que apenas pretende continuar a “fazer a minha música e ser feliz a tocar”. Não obstante, há que o dizer com clareza. Salvador e a irmã criaram um facto inédito para Portugal: ganhar o eurofestival era coisa impensável dentro do estilo festivaleiro a que estávamos habituados e dada a complexidade de interesses e de perspetivas no concerto dos países participantes. Houve trabalho, arte, alma, dedicação e sorte. Se a Seleção Nacional de Futebol merece o título coletivo de herói por haver conseguido o título de campeão europeu, também os manos Sobral o merecem por similar proeza. Venha daí a condecoração presidencial!
Na sua primeira conferência de imprensa à chegada a Lisboa, o vencedor do Festival da Eurovisão disse esperar que a vitória ajude a cultura portuguesa, já que o turismo vai de certeza ajudar. E é de salientar a nota humorística em que pede desculpa à RTP pelo que vai ter de gastar para organizar o próximo Festival em 2018.
Já a sua irmã Luísa, compositora da canção vencedora, afirmou que sempre fez sentido cantar em português, já que, “o que é importante nisto tudo é sentir o que se está a dizer”, recordando que alguns intérpretes de outros países cantavam em inglês sem sequer saberem o idioma (a britaniomania). E os dois irmãos revelaram que o prémio grande vai para “casa dos nossos pais” e o “pequenino para a RTP” e agradeceram todo o apoio recebido da televisão pública.
Além do eurofestival, “Amar pelos dois” valeu a Luísa o prémio de composição e a Salvador o de intérprete, atribuídos pelos comentadores e pelos compositores das outras delegações. Salvador recebeu já os parabéns da parte do Presidente da República e do Primeiro-Ministro. E, ao deixar o aeroporto, foi completamente apanhado de surpresa pela receção de duas a três mil pessoas que o esperavam e aplaudiram em delírio, gritando “Portugal!”.
***
É certo que a logística do eurofestival traz custos, mas não são despiciendas as vantagens para a economia e para o orgulho nacional. Além disso, os custos hão de ser infinitamente inferiores aos provocados pelos descalabros da Banca, como já adiantam as más-línguas.
O espelho dos custos e das vantagens pode ver-se em Kiev, que espera gerar receitas na ordem dos 20 milhões de euros com o aumento do turismo. Com efeito, após a vitória em 2016, coube à Ucrânia organizar a 62.ª edição do certame, para o que contou com um recorde de 43 países em competição, numa extensa lista que inclui participantes como a Austrália.
Além das polémicas habituais, desta vez centradas no abandono da competição pela Rússia, na sequência de a Ucrânia ter proibido a entrada da intérprete russa no país, o festival ficou marcado pelo avultado investimento com que a cidade organizadora teve de arcar.
Números não oficiais apontam para que a capital ucraniana tenha investido cerca de 30 milhões de euros na organização. Em contrapartida, a cidade espera gerar receitas na ordem dos 20 milhões de euros com o aumento do turismo. O valor está na média dos últimos anos. Em conjunto, as últimas cinco cidades organizadoras gastaram cerca de 166 milhões de euros. A cidade mais gastadora foi Baku, a capital do Azerbaijão, que despendeu mais de 56 milhões de euros em 2012, por ter construído um recinto novo propositadamente para o festival. Mas o evento criou 529 postos de trabalho e rendeu 8,2 milhões de euros em turismo à cidade.
***
A grande questão que se deve colocar é se vale a pena ou não para a alma nacional apostar nesta organização da forma mais eficiente, como um contributo psicossocial par ao país sair da depressão em que ainda jaz. Mal haja a economia que se reduza ao deve/haver das perdas e dos lucros em termos meramente numéricos! Não haverá mesmo mais vida para lá do orçamento?

2017.05.14 – Louro de Carvalho 

Sem comentários:

Enviar um comentário