sexta-feira, 18 de abril de 2014

De cor… Sábado Santo


Sepulto Domino…
Sepultado Senhor, selaram o sepulcro, rolando uma grande pedra tapar totalmente a sua entrada.
E os sacerdotes, tendo pedido a Pilatos a guarda, colocaram soldados que não O deixassem escapar do túmulo.
***
Descendit ad inferos…
Em meio do silêncio e da solidão que impendem sobre a terra, acorda a região dos mortos. Entrou o Senhor onde eles estavam, empunhando a arma gloriosa da cruz. Adão e Cristo trocaram a saudação da presença. E o senhor clamou: Desperta, tu que dormes, por que Eu não te criei para o cativeiro do reino dos mortos. Levanta-te, minha obra, minha imagem e semelhança. Por ti, teu Deus, me fiz teu filho (filho do homem). Adormeci na cruz e a lança penetrou no meu lado, que sarou a dor do teu lado.
Levanta-te, vamos daqui. O inimigo expulsou-te do paraíso terreal. Eu, porém, já não te coloco no paraíso terreal, mas no trono celeste. Foste afastado da árvore da vida, mas Eu, que sou a Vida, e que ordenei aos querubins que te vigiassem como servo, ordeno-lhes agora que te adorem como Deus, embora não sejas Deus.
Sim, por vontade divina, o homem é criatura sagrada, revestida da dignidade da pessoa humana, guardado ciosamente por Deus e seus anjos para o banquete do Reino que está preparado para nós desde o princípio do mundo, mas que tem de ser preparado e já vivido no hoje do século.
Por isso, os fiéis que se deixaram sepultar com Cristo pelo Batismo, ressuscitarão com Ele para a vida eterna. Com Ele serão as primícias da Ressurreição – os frutos da sementeira a que procederam João, o discípulo amado; Maria, mãe de Jesus; as mulheres, discípulas persistentes em volta da mãe de Jesus; e José de Arimateia, o discípulo oculto.
Nem os soldados, misteriosamente adormecidos e desertantes, nem a enorme pedra, impediram o rebentar da semente da Páscoa. Nem três dias durou aquela espera de novo “advento”!
***
Laudate Dominum…
Louvai o Senhor no seu santuário, louvai-O no seu majestoso firmamento… Tudo quanto respira louve o Senhor.
+++
Eu estive morto, mas agora vivo para sempre e tenho as chaves da morte e do abismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário