segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Um sacerdote discreto e humilde

Já lá vão 30 anos. Aqueles dias de inverno eram de frio, de muito frio. E na manhã do primeiro dia de fevereiro de 1986, a igreja paroquial de Vila da Ponte estava apinhada de gente que ali acorrera de muitos lugares. Para que mais participantes pudessem caber no templo e se poderem abrigar do ambiente do rigor invernal, haviam sido de lá retirados os bancos.
Era a celebração exequial em homenagem ao Cónego Mário Augusto de Almeida, presidida pelo prelado diocesano, o arcebispo-bispo Dom António de Castro Xavier Monteiro e concelebrada por muitos sacerdotes.
O cónego Mário falecera a 30 de janeiro após a celebração, na igreja de Vila da Ponte, da missa no 2.º aniversário da morte do irmão, o Cónego José Cardoso se Almeida, ocorrida exatamente no dia 30 de janeiro de 1984, não de 1983, como se lia algures.
Do Cónego José Cardoso, bastante mais conhecido e extravertido que o irmão, falaram e escreveram muitos e eu também escrevi algo. Do Cónego Mário falou-se menos e escreveu-se pouco. No entanto, ele merece a referência que, talvez por descuido, nunca lhe dirigi. Disso me pesa em virtude da fraternidade específica que o sacerdócio induz e pela amizade com que se relacionou comigo, pelo menos a partir do momento em que assumi a paroquialidade da sua terra natal.
Os seus contemporâneos sabiam que era um sacerdote discreto, tímido, de muita oração, escrupuloso cumpridor dos deveres do estado sacerdotal. Servira como secretário pessoal do venerando Dom Agostinho de Jesus e Sousa, que foi bispo de Lamego e depois bispo do Porto e administrador apostólico de Lamego, de Dom João da Silva Campos Neves, bispo de Lamego, e, durante algum tempo, do já mencionado arcebispo-bispo Dom António de Castro Xavier Monteiro, bispo de Lamego.
Desse múnus saliento a prestação discreta e eficaz, inerente a um conselheiro que influencia, com rara sabedoria, tomadas de decisão relevantes e a um executor eficaz e estabelecedor de pontes. Recordo que a carta que me comunicava a admissão ao seminário de Resende vinha subscrita por “Padre Mário”.
Do relacionamento com Dom A. Xavier Monteiro recordo a ansiedade com que acompanhou, embora à distância, uma melindrosa intervenção cirúrgica a que o prelado se sujeitara.
Por mim, devo dizer que guardo muitos dos despretensiosos conselhos de ordem pessoal e pastoral, de resultados que reputo benéficos para o povo e de agrado geral, bem como a contribuição económica para obras de apostolado e de restauro da igreja da sua terra.
Sei que o Cónego Mário, de ação menos vistosa que o irmão, era eficiente no trabalho de bastidores e um homem de boa relação social e de fino trato.
Seria injusto para comigo e para com ele, se não desse conta de um detalhe. Um determinado dia, já o irmão tinha falecido e também Monsenhor Augusto Campos Neves, que acompanhava assiduamente “os senhores cónegos” (como se dizia na Vila da Ponte), ele me dizia, na presença de alguns familiares, que pretendia, quando morresse, ser sepultado na caminheira do cemitério. Como eu discordasse, explicou-me que o sacerdote tem de ser “ponte” e a função da “ponte” é deixar que as pessoas lhe passem por cima. Perante a minha teimosia em tentar demovê-lo desse propósito, argumentando com a vertente da dignidade sacerdotal e com a predileção de Cristo para com os sacerdotes, porfiou que então queria ser sepultado atrás da porta do cemitério, onde naturalmente seria menos notado.
Reparei que os familiares ainda tentaram – e bem – sepultá-lo na mesma tumba do Cónego José Cardoso. Porém, como o tempo de sepultura ainda não o aconselhava, ficou sepultado em campa própria atrás de uma das portas do cemitério paroquial.
No Ano Santo da Misericórdia, talvez não fique descabida esta evocação do sacerdote que gastou, enquanto pôde (isto é, até que surgiu contraindicação médica), o seu tempo no confessionário testemunhando e oferecendo a misericórdia de Deus a quem se mostrava arrependido. E, assim, a memória do templo e da casa, do altar e do confessionário, da rua e da tumba podem testemunhar o ser e ação do homem e do sacerdote, discreto e eficiente – a referência de quem apostou em colocar o outro na ribalta da ação e sobretudo em mostrar o lugar eminente de Cristo na vida das pessoas e do povo!      

2016.02.01 – Louro de Carvalho

1 comentário:

  1. Boa tarde. Sabe dizer-me em que ano nasceu o Cónego José Cardoso de Almeida?

    ResponderEliminar