quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Não se pode deixar que as pessoas morram!

O enunciado, que poderia sustentar reflexão a propósito de várias outras situações, vem agora a propósito do panorama que, nos últimos dias, envolve Portugal e os portugueses de forma interna e alargada na área da saúde: situação caótica.
À confusão que se instalou nas urgências hospitalares e respetivas “salas” de espera, onde morreram pessoas em número significativamente superior ao expectável, juntou-se o caso de alguém (uma pessoa em concreto, original e irrepetível – não um número) por inacessibilidade ao novo medicamento contra a hepatite C, obscena e astronomicamente dispendioso.
A isto, o considerado competente Ministro da Saúde responde que o Governo não garante a saúde a qualquer preço, corrigindo, logo a seguir, perante a reação estarrecida de deputados e público, que não pode pactuar com os interesses monopolistas.
Por seu turno, o senhor Primeiro-Ministro declarou que estes problemas não se resolvem “custe o que custar”, mas esquece-se de que os portugueses tiveram, nos anos de duração da sua governação, de passar contínua e progressivamente por todos os sacrifícios que Sua Excelência entendeu dever impor custasse o que custasse, em nome da inevitabilidade do cumprimento dos compromissos assumidos ante os credores internacionais, como expiação por havermos vivido acima das nossas possibilidades, segundo o que nos apontam caluniosamente.
Situações parecidas com a atual têm sucedido noutras ocasiões relativamente a algumas doenças crónicas, de que se destaca a resultante do vírus VIH/SIDA (já mal nos lembramos da polémica) e algumas situações de doença do foro oncológico (ainda recentemente uma intervenção cirúrgica desta ordem foi adiada por duas vezes no Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga).
***
É dito e redito que a responsabilidade de cuidar da vida própria e do semelhante é obrigação de cada um e de cada comunidade em relação aos seus membros. Tanto assim que tradicionalmente se dizia caber a cada comunidade cuidar dos seus pobres, tratar dos seus doentes, impedir a morte de seus semelhantes e rodear a morte inevitável da dignidade inerente à condição do ser humano. O princípio basilar é que não se pode deixar que as pessoas morram, sem que se faça tudo para o evitar. E tem sido tão triste como criticável o facto de tantas pessoas terem morrido isoladas, tendo-se dado conta do seu óbito dias, semanas e até meses depois – o que tem vindo a merecer – e bem – as atenções de alguns agentes de segurança e pessoas de boa vontade.
Ora, esta obrigação como as similares, que impendem sobre cada cidadão e a comunidade que ele integra, obriga de forma eminente e inquestionável o Governo da República (bem como o poder autárquico) e os seus competentes serviços, quando os cidadãos ou a comunidades não o podem fazer por si. E não há diretivas internacionais, credores, troikas, indústrias, redes, lóbis, catástrofes que inocentem ou desculpem o Governo do cumprimento dos seus deveres vitais.
Se o medicamento existe, não há razão por que não o chamar ao mercado português. Se o país deteta uma situação de vida ou de morte, não há legitimidade para, em nome do cifrão, da dificuldade (por vezes, inabilidade e falta de vontade) negocial ou da autonomia do poder económico e empresarial, deixar morrer uma pessoa. A pessoa pode morrer, mas que não seja por não se fazer tudo para a salvar. Há que evitar a morte a todo o custo, sim, a todo o custo.
Reagir aos acontecimentos como catástrofes naturais, surtos epidémicos ou mesmo pandémicos, situações gravosas para a saúde pública é próprio de gente comum. Porém, a um Governo decente compete antecipar-se, planear, criar serviços e zelar pela sua manutenção e otimização, dotar a estruturas de recursos (humanos, financeiros, materiais e logísticos) e vigiar pela organização funcionamento e avaliação do desempenho das pessoas e dos sistemas. É óbvio que tudo deve ser feito de forma racional (sem lugar a prodigalidades supérfluas ou desperdícios), mas sem que ninguém nem nada falte na ocasião da necessidade.
Compete ao Governo, ao invés de se ajoelhar acrítica e servilmente perante os ditames internacionais (se se tratasse de meras diretrizes, seriam úteis), zelar pelo bem-estar dos cidadãos, mormente quando a vida ou a saúde estão em grave perigo.
Há pouco menos de um mês, o advogado José Miguel Júdice chamava “procônsul” a um dos nossos ex-Ministros das Finanças pelo facto de sujeitar o país literalmente às regras internacionais, sem que se esgotassem todas as possibilidades e formas de negociação. Parece-me a mim que isto funciona como no âmbito militar: os superiores hierárquicos mandam e os inferiores obedecem.
Mas a situação torna-se extremamente grave quando os diversos ministros se veem obrigados a obedecer à ditadura do Ministro das Finanças. Assim como governo que não aposte tudo na negociação com as instâncias internacionais (com quem temos pactos de mútua cooperação) deixa de ter direito a apresentar-se como legítimo (não falo da legitimidade meramente formal), também um Ministro que não leve até ao máximo a reivindicação dos meios para a gestão eficaz da sua pasta (Desde quando é que é tolerável a necessidade de autorização do/a Ministro/a das Finanças, ad casum, para contratar pessoal para urgência em tempos de crise aguda?) não merece continuar a ser ministro de um governo democrático.
E pior que um governo servir de “procônsul” de poderes políticos europeus, é sê-lo de empresas farmacêuticas nacionais, estrangeiras e multinacionais, a ponto de poderem ganhar num produto vital tanto como 5000% sobre o custo real. Mas que admiração, quando se instalou no Estado o “proconsulado” da Banca e instituições financeiras (É o sistema! – dizem.), dos grandes grupos económicos, das grandes sociedades! Recordem os SWAP e as PPP!
***
No ponto agudo da crise, passam as culpas de mão em mão, tal como as pombinhas da Cat’rina: os hospitais dizem que a culpa é do Ministério da Saúde; este passa-a ao Ministério das Finanças; e o Chefe do Governo diz que não há falta de pessoas (de médicos e enfermeiros, diga-se) nem de dinheiro. Até desafiou ontem os empresários privados das áreas do ensino superior a criar escolas de formação de médicos (não é por falta de dinheiro) em Santa Maria da Feira, tal como o fazem para criar unidades de saúde privada.
Um hospital, cujo nome me escuso de enunciar, porque não é digno de tal, aduziu que a sua paciente de hepatite C morreu porque quis: vinha recusando tratamentos alternativos. Embora saibamos que o primeiro responsável pela sua cura é o próprio paciente, também sabemos como em determinadas situações o desespero pode mais que o homem. Pelo que se pergunta qual a capacidade de motivação de uma unidade de saúde junto dos seus utentes para urgir o tratamento, a menos que os profissionais de saúde se encontrem esgotados das suas energias para lá do limite.
Depois, a empresa farmacêutica apontada a dedo desculpa-se com o facto de o hospital nunca ter requisitado o medicamento, pois, caso o tivesse efeito, o medicamento teria sido disponibilizado sem custos. É caso para recordar o adágio: “Depois de filha casada, não lhe faltam pretendentes”.
***
É óbvio que, se quem manda são os cifrões e os governantes se tornam procônsules de quem manipula todos ou a maior fatia dos cifrões, em vez se serem os provedores dos cidadãos e das comunidades, a política seguida é a da eufemística “racionalização de meios”, baseada no tautológico enunciado de que “os recursos não são inesgotáveis”. E vai daí: fecham-se serviços, mesmo de urgência, sem ampliação dos serviços de acolhimento; agrupam-se serviços, com a mira da poupança de gestores e pessoal administrativo; operam-se cegos e avultados cortes orçamentais; pressionam-se serviços para que economizem, impedindo ações, pesquisas e atenções consideradas essenciais, chegando a invadir áreas de competência que deveriam ser autónomas dos pontos de vista científico, técnico, profissional e gestionário. Enfim, há falta gravosa de pessoal, meios e serviços. E gera-se o caos! É assim na saúde: está à vista. Veja-se o que se passa noutras áreas. E a situação é parente bem próximo: educação, justiça, segurança pública, forças armadas e por aí adiante.
***
Cumpre, no entanto, salientar a postura da presidente da Comissão de Saúde, que, confrontada com intervenções intempestivas da parte de gente do público, lembrou e relembrou com serenidade que os cidadãos não podem manifestar-se; porém, não se enervou e não impediu que ressoasse na sala o apelo, quase preceito de um doente de hepatite C: “Senhor Ministro, não me deixe morrer!”.

E é este apelo-preceito que o Ministro, o médico, o enfermeiro, o farmacêutico, o bombeiro familiar, o amigo, o vizinho devem escutar e atender até ao limite das suas forças: “Não me deixe morrer!”.

Sem comentários:

Enviar um comentário