“O melhor de dois mundos”
“Ponto de encontro –
Ponto de partida”
Realiza-se,
de 25 de fevereiro a 1 de março, no espaço da FIL (Feira Internacional de
Lisboa), no Parque das Nações, a BTL 2015, ou seja, a Feira Internacional do
Turismo deste ano. Trata-se daquela que é considerada a maior feira do setor no
país. E conta já com 27 edições, a partir de 1989.
O certame,
cujo objetivo é a consolidação do crescimento alcançado no ano anterior – em número
de visitantes, expositores e compradores internacionais – repete a fórmula de
sucesso de 2014, posicionando-se como a grande feira de turismo dos países
lusófonos, num universo de 280 milhões de potenciais consumidores.
Promovida pela
fundação AIP (Associação Industrial
Portuguesa),
através da AIP – Feiras, Congressos e Eventos, a BTL 2015 pretende captar perto
de 70 mil visitantes durante os cinco dias de realização, visando consolidar o crescimento
de 5% alcançado na edição anterior. No atinente a expositores, a FIT (Feira
Internacional de Turismo) já ultrapassou a barreira das
mil empresas e entidades – nacionais e estrangeiras – que irão participar nesta
27.ª edição da BTL.
Os primeiros
dias serão reservados aos profissionais do setor do Turismo; e no dia 27, a
partir das 18 horas, bem como no fim de semana, o salão abrirá também as suas portas
ao grande público.
***
Neste ano, serão inúmeras as novidades da feira, que
beneficiará do enorme dinamismo que o setor do Turismo e as empresas turísticas
têm evidenciado neste país. Sob o lema “Turismo, a Indústria do Sorriso”, a BTL
visa a sensibilização dos portugueses para a importância do turismo na economia
do país como gerador de receita e fator de emprego. Nestes termos, em ações pop-up, a organização fará campanha da distribuição
de sorrisos pela cidade de Lisboa, que mais tarde enquadrarão o acesso ao
recinto da FIL. E a BTL mostra a face prazenteira da oferta turística e o caráter
saudável das relações humanas, que deve estar presente em toda a atividade
Também o programa de hosted buyers passará por uma transformação profunda, que lhe
propiciará um assinalável reforço, sobretudo quanto a hosted buyers internacionais convidados, não só em número, mas
também em qualidade, por via da organização conjunta entre a APAVT (Associação
Portuguesa de Agentes de Viagens e Turismo). O objetivo
abrange ainda a aposta em determinados nichos de mercado, que postulam a
especialização e a intermediação.
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A BTL vai também apostar nas startups com energia T, para o que é
forçoso aumentar o espaço destinado às empresas startups da área do turismo, as quais irão ocupar com mais 150% do espaço
do ano passado, a par do acesso a condições especiais de participação na feira.
Porém, mais do que um espaço, a BTL
aposta num novo conceito, o do lançamento do espaço Energia T – o reconhecimento
da importância das microempresas (e contribuição
reforçada para a sua divulgação junto dos seus públicos-alvo) e das pequenas e médias empresas no
incremento e desenvolvimento do turismo e, em geral, na economia nacional. No âmbito
da Energia T, as startups poderão
mostrar os seus serviços, interagir com os players
da indústria e apresentar ideias criativas a um auditório qualificado.
Relativamente à edição de 2014 da BTL, em
que participaram 30 startups, que
evidenciaram o seu comprovado dinamismo e a sua inovadora capacidade de
apresentar propostas, o objetivo de 2015 é duplicar o número de empresas
inscritas.
É de referir que em 2014, a BTL registou
68.250 visitantes, o que representa um acréscimo de 5% face à edição de 2013, a
edição 25.ª, que recebeu mais de 35 mil profissionais do turismo, entre os quais
perto de 2900 profissionais estrangeiros.
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Com o investimento total de 1 milhão de
euros, a BTL deste ano dá o primeiro passo para se afirmar como um verdadeiro Hub para a Lusofonia, mediante o
programa de Hosted Buyers.
O programa de compradores internacionais
desta edição da BTL inclui uma área específica para o Brasil. Porém, o objetivo
é ganhar cada vez maior abrangência, vindo a estender-se a Cabo Verde, a
Moçambique e a Angola.
A iniciativa do programa vem já do ano
de 2010 e, ao longo dos quatro anos da sua vigência, participaram 600 empresas
portuguesas e 945 buyers internacionais
de 29 países, tendo desencadeado mais de 6 mil reuniões.
É de ter em conta
que, segundo um estudo realizado aos expositores em 2014, 98% dos Hosted Buyers considera o programa HB da
BTL de Bom a Excelente.
A área de 30.200m2 da BTL distribui-se por três pavilhões e
zona exterior. No Pavilhão 1, estarão representados os promotores nacionais do
turismo – direções e entidades regionais, incluindo as ilhas das duas regiões autónomas.
O Pavilhão 2 é destinado aos municípios, Hotelaria e serviços. E o Pavilhão 3
compreenderá a área internacional – com os operadores, distribuidores e
animações – e irá receber 36 destinos internacionais, a seguir, discriminados:
Andorra,
Angola, Andaluzia, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Brasil (representado por vários
estados com espaços autónomos – São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco, Pará) Cabo Verde, Cuba,
EUA, Formentera, Índia, Indonésia, Macau, Malásia, Marrocos, Moçambique, Panamá,
República Dominicana, Rússia, São Tomé, Taipei, Tunísia, Croácia, Extremadura,
Guiné-Bissau, Tailândia, China, Colômbia, Paraguai/Casa da América Latina,
Irão, Peru, Roménia.
São doze os novos
destinos: China, Croácia, Extremadura, Guiné-Bissau, Tailândia, Peru, Colômbia,
Paraguai, Irão, Peru, Roménia e 2 estados brasileiros (Pernambuco e Santa
Catarina)
que participam de forma autónoma pela primeira vez na BTL.
A BTL 2015 manteve este
ano a imagem lançada em 2014, tendo como clarim “O melhor de dois mundos” e
como assinatura “Ponto de encontro. Ponto de partida”, conjugando, assim, a
comunicação quer para o segmento Business to Business (BTL como ponto de encontro de negócios) como para o Business
to Consumer (BTL como ponto de
partida para novos destinos).
No site da BTL em http://btl.fil.pt/,
encontra-se em permanente atualização o painel de destinos a que a organização chama
Livro de Promoções.
Também, no próximo dia 28 de fevereiro, no Espaço da Casa
da América Latina, no Pavilhão 3, pelas 17 horas, um grupo de jovens partilhará
as suas aventuras e experiências do “Mochilão” na América Latina.
Por outro lado,
para interessar os jovens, a BTL, a CAL e as Embaixadas dos países latino-americanos
lançam o concurso de fotografia “Mochilão
na América Latina”, aberto a jovens com idades compreendidas entre os 17 e
os 30 anos, que devem enviar até três fotos de aventuras pelos países da
América Latina. Durante a BTL e no dia 28 de fevereiro, pelas 18 horas serão
revelados os nomes dos 3 vencedores, que receberão um prémio surpresa e as suas
fotografias serão publicadas nos sites e facebook da BTL e da Casa da América
Latina.
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Como nota pessoal, depois desta
informação de síntese, feita a partir do material publicado na imprensa,
conferido no site da BTL em http://btl.fil.pt/, lembro-me de ter visitado, com alunos da Escola
Profissional de Sernancelhe, a BTL nos anos de 1994 e 1995, que funcionava nas instalações
da antiga FIL, na Junqueira, onde hoje funciona o Centro de Congressos de
Lisboa.
Já então gostei da movimentação e dos temas.
Porém, só recordo as conferências de 1995 sobre o “Turismo como Indústria da
Paz” e “Santo António de Pádua”, bem como a presença do então Ministro do
Comércio e Turismo Fernando Faria de Oliveira.
E anotei a mais valia emprestada pela
BTL, cuja visita se continuou a proporcionar, ao ensino profissional que se
ministrava na escola.
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