sábado, 21 de fevereiro de 2015

A BTL 2015 sob o lema “Turismo, a Indústria do Sorriso”

“O melhor de dois mundos”
“Ponto de encontro – Ponto de partida”

Realiza-se, de 25 de fevereiro a 1 de março, no espaço da FIL (Feira Internacional de Lisboa), no Parque das Nações, a BTL 2015, ou seja, a Feira Internacional do Turismo deste ano. Trata-se daquela que é considerada a maior feira do setor no país. E conta já com 27 edições, a partir de 1989.
O certame, cujo objetivo é a consolidação do crescimento alcançado no ano anterior – em número de visitantes, expositores e compradores internacionais – repete a fórmula de sucesso de 2014, posicionando-se como a grande feira de turismo dos países lusófonos, num universo de 280 milhões de potenciais consumidores.
Promovida pela fundação AIP (Associação Industrial Portuguesa), através da AIP – Feiras, Congressos e Eventos, a BTL 2015 pretende captar perto de 70 mil visitantes durante os cinco dias de realização, visando consolidar o crescimento de 5% alcançado na edição anterior. No atinente a expositores, a FIT (Feira Internacional de Turismo) já ultrapassou a barreira das mil empresas e entidades – nacionais e estrangeiras – que irão participar nesta 27.ª edição da BTL.
Os primeiros dias serão reservados aos profissionais do setor do Turismo; e no dia 27, a partir das 18 horas, bem como no fim de semana, o salão abrirá também as suas portas ao grande público.
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Neste ano, serão inúmeras as novidades da feira, que beneficiará do enorme dinamismo que o setor do Turismo e as empresas turísticas têm evidenciado neste país. Sob o lema “Turismo, a Indústria do Sorriso”, a BTL visa a sensibilização dos portugueses para a importância do turismo na economia do país como gerador de receita e fator de emprego. Nestes termos, em ações pop-up, a organização fará campanha da distribuição de sorrisos pela cidade de Lisboa, que mais tarde enquadrarão o acesso ao recinto da FIL. E a BTL mostra a face prazenteira da oferta turística e o caráter saudável das relações humanas, que deve estar presente em toda a atividade
Também o programa de hosted buyers passará por uma transformação profunda, que lhe propiciará um assinalável reforço, sobretudo quanto a hosted buyers internacionais convidados, não só em número, mas também em qualidade, por via da organização conjunta entre a APAVT (Associação Portuguesa de Agentes de Viagens e Turismo). O objetivo abrange ainda a aposta em determinados nichos de mercado, que postulam a especialização e a intermediação.
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A BTL vai também apostar nas startups com energia T, para o que é forçoso aumentar o espaço destinado às empresas startups da área do turismo, as quais irão ocupar com mais 150% do espaço do ano passado, a par do acesso a condições especiais de participação na feira.
Porém, mais do que um espaço, a BTL aposta num novo conceito, o do lançamento do espaço Energia T – o reconhecimento da importância das microempresas (e contribuição reforçada para a sua divulgação junto dos seus públicos-alvo) e das pequenas e médias empresas no incremento e desenvolvimento do turismo e, em geral, na economia nacional. No âmbito da Energia T, as startups poderão mostrar os seus serviços, interagir com os players da indústria e apresentar ideias criativas a um auditório qualificado.  
Relativamente à edição de 2014 da BTL, em que participaram 30 startups, que evidenciaram o seu comprovado dinamismo e a sua inovadora capacidade de apresentar propostas, o objetivo de 2015 é duplicar o número de empresas inscritas.
É de referir que em 2014, a BTL registou 68.250 visitantes, o que representa um acréscimo de 5% face à edição de 2013, a edição 25.ª, que recebeu mais de 35 mil profissionais do turismo, entre os quais perto de 2900 profissionais estrangeiros.
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Com o investimento total de 1 milhão de euros, a BTL deste ano dá o primeiro passo para se afirmar como um verdadeiro Hub para a Lusofonia, mediante o programa de Hosted Buyers.
O programa de compradores internacionais desta edição da BTL inclui uma área específica para o Brasil. Porém, o objetivo é ganhar cada vez maior abrangência, vindo a estender-se a Cabo Verde, a Moçambique e a Angola.
A iniciativa do programa vem já do ano de 2010 e, ao longo dos quatro anos da sua vigência, participaram 600 empresas portuguesas e 945 buyers internacionais de 29 países, tendo desencadeado mais de 6 mil reuniões.
É de ter em conta que, segundo um estudo realizado aos expositores em 2014, 98% dos Hosted Buyers considera o programa HB da BTL de Bom a Excelente.
A área de 30.200m2 da BTL distribui-se por três pavilhões e zona exterior. No Pavilhão 1, estarão representados os promotores nacionais do turismo – direções e entidades regionais, incluindo as ilhas das duas regiões autónomas. O Pavilhão 2 é destinado aos municípios, Hotelaria e serviços. E o Pavilhão 3 compreenderá a área internacional – com os operadores, distribuidores e animações – e irá receber 36 destinos internacionais, a seguir, discriminados:
Andorra, Angola, Andaluzia, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Brasil (representado por vários estados com espaços autónomos – São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco, Pará) Cabo Verde, Cuba, EUA, Formentera, Índia, Indonésia, Macau, Malásia, Marrocos, Moçambique, Panamá, República Dominicana, Rússia, São Tomé, Taipei, Tunísia, Croácia, Extremadura, Guiné-Bissau, Tailândia, China, Colômbia, Paraguai/Casa da América Latina, Irão, Peru, Roménia.
São doze os novos destinos: China, Croácia, Extremadura, Guiné-Bissau, Tailândia, Peru, Colômbia, Paraguai, Irão, Peru, Roménia e 2  estados brasileiros (Pernambuco e Santa Catarina) que participam de forma autónoma pela primeira vez na BTL.
A BTL 2015 manteve este ano a imagem lançada em 2014, tendo como clarim “O melhor de dois mundos” e como assinatura “Ponto de encontro. Ponto de partida”, conjugando, assim, a comunicação quer para o segmento Business to Business (BTL como ponto de encontro de negócios) como para o Business to Consumer (BTL como ponto de partida para novos destinos).
No site da BTL em http://btl.fil.pt/, encontra-se em permanente atualização o painel de destinos a que a organização chama Livro de Promoções.
Também, no próximo dia 28 de fevereiro, no Espaço da Casa da América Latina, no Pavilhão 3, pelas 17 horas, um grupo de jovens partilhará as suas aventuras e experiências do “Mochilão” na América Latina.
Por outro lado, para interessar os jovens, a BTL, a CAL e as Embaixadas dos países latino-americanos lançam o concurso de fotografia “Mochilão na América Latina”, aberto a jovens com idades compreendidas entre os 17 e os 30 anos, que devem enviar até três fotos de aventuras pelos países da América Latina. Durante a BTL e no dia 28 de fevereiro, pelas 18 horas serão revelados os nomes dos 3 vencedores, que receberão um prémio surpresa e as suas fotografias serão publicadas nos sites e facebook da BTL e da Casa da América Latina.
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Como nota pessoal, depois desta informação de síntese, feita a partir do material publicado na imprensa, conferido no site da BTL em http://btl.fil.pt/, lembro-me de ter visitado, com alunos da Escola Profissional de Sernancelhe, a BTL nos anos de 1994 e 1995, que funcionava nas instalações da antiga FIL, na Junqueira, onde hoje funciona o Centro de Congressos de Lisboa.
Já então gostei da movimentação e dos temas. Porém, só recordo as conferências de 1995 sobre o “Turismo como Indústria da Paz” e “Santo António de Pádua”, bem como a presença do então Ministro do Comércio e Turismo Fernando Faria de Oliveira.

E anotei a mais valia emprestada pela BTL, cuja visita se continuou a proporcionar, ao ensino profissional que se ministrava na escola.

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