domingo, 8 de janeiro de 2023

A Epifania de Deus a todos, sobretudo aos mais afastados

 

A Solenidade da Epifania do Senhor celebra a manifestação de Jesus a todos os homens. Se, com o Natal, Ele Se tornou o rosto de Deus, simples e próximo, que habita entre os homens e próximo deles, como foi o caso dos pastores belemitas, a Epifania é Jesus, a luz que se acende na noite do mundo e atrai a si todos os povos. Concretizando o desígnio libertador do Pai, a Luz encarnou na História dos homens, ilumina-lhes o caminho e guia-os na rota da salvação, rumo à vida definitiva.

A primeira leitura (Is 60,1-6) anuncia a chegada da luz salvadora de Javé, que transfigurará Jerusalém e que atrairá à cidade de Deus povos de todo o mundo.

Os capítulos 56-66 do Livro de Isaías (“Tritoisaías”) são um conjunto de textos de proveniência não consensual. Para alguns, são de profeta anónimo pós-exílico, que profetizou em Jerusalém após o regresso dos exilados da Babilónia, nos anos 537/520 a.C.; para a maioria, são provenientes de diversos autores pós-exílicos, redigidos ao longo de um arco de tempo bastante longo (entre os séculos VI e V a.C.). Em todo o caso, são do período pós-exílico e de reconstrução de Jerusalém. Persistem marcas do passado nas pedras calcinadas da cidade; os judeus estabelecidos na cidade são poucos; a pobreza torna a reconstrução lenta e modesta; os inimigos espreitam; e a população desanima. Porém, sonha-se com o dia em que Deus virá trazer a salvação ao Povo. E Jerusalém será, de novo, a cidade bela e harmoniosa, o Templo será reconstruído e Deus habitará para sempre no meio do Povo. O trecho em referência é a glorificação de Jerusalém, cidade da luz, cidade dos dois sóis (o sol nascente e o sol poente), iluminada do nascer do dia ao pôr do sol.

Inspirado pelo sol nascente que ilumina as belas pedras brancas das construções de Jerusalém e transfigura a cidade pela manhã, brilhando por entre as montanhas circunjacentes), o profeta sonha com a Jerusalém muito da que os retornados conhecem e que se erguerá ao chegar a luz salvadora de Deus, que dará à cidade nova face. Então, Jerusalém atrairá os olhares de todos os que esperam a salvação e será repovoada com o regresso de muitos filhos e filhas que, assustados pela pobreza e instabilidade, ainda não decidiram regressar. Além disso, povos de toda a terra, atraídos pela promessa do encontro com a salvação, convergirão para Jerusalém, inundando-a de riquezas (sobretudo incenso, para o serviço do Templo) e cantando o louvor de Deus.

O Evangelho (Mt 2,1-12) revela a concretização da promessa do profeta: ao encontro de Jesus vêm três magos do oriente, representando todos os povos da terra, então conhecidos (da Ásia, da África e da Europa). Porém, não é em Jerusalém que encontram a luz, mas em Belém.

Atentos ao sinal da chegada do Messias (a estrela), procuram-No com esperança até O encontrarem, reconhecem n’Ele a “salvação de Deus” e aceitam-No como “o Senhor”. A salvação rejeitada pelos Jerosolimitas torna-se um dom que Deus oferece a todos os homens.

A visita dos magos ao menino de Belém é um episódio simpático que, ao longo dos séculos, tem provocado significativo impacto nos sonhos e nas fantasias dos cristãos. Não obstante, é de anotar que estamos no âmbito do “Evangelho da Infância” e que estes factos narrados não são a descrição exata dos acontecimentos, mas catequese sobre Jesus e a sua missão. Assim, Mateus não pretende fazer reportagem da visita oficial de três chefes de Estado a Belém, mas, recorrendo a símbolos e imagens expressivos para os primeiros cristãos, apresentar Jesus como o enviado de Deus Pai, que vem oferecer a salvação de Deus aos homens de toda a terra.

Em primeiro lugar, Mateus insiste no facto de Jesus ter nascido em Belém. Na verdade, Belém era a terra natal do rei David e era a Belém que estava ligada a família de David. Por isso, afirmar que Jesus nasceu em Belém é ligá-lo às profecias que falavam do Messias como o descendente de David que havia de nascer em Belém (cf Mi 5,1.3; 2Sm 5,2) e restaurar o reino ideal de seu pai. Assim, o evangelista aquieta os que pensavam que Jesus nascera em Nazaré, vendo nisso um óbice para O reconhecerem como o Messias libertador.

Em segundo lugar, vinca-se o aparecimento, por esta altura, de uma estrela que guiou os magos a Belém. A interpretação desta referência levou alguém a cálculos astronómicos para concluir que, no ano 6 a.C., uma conjunção de planetas explicaria o fenómeno luminoso da estrela refulgente mencionada por Mateus; outros procuraram um cometa que, à época, terá sulcado o céu do antigo Médio Oriente. Todavia, é inútil procurar a estrela ou cometa em causa, pois Mateus não está a narrar factos históricos. Segundo a crença popular de então, o nascimento de uma personagem importante era acompanhado da aparição de uma nova estrela. E a tradição judaica anunciava o Messias como a estrela que surge de Jacob (cf Nm 24,17). E, com estes elementos, Mateus, ao serviço da catequese, fala da estrela, fornecendo aos cristãos argumentos seguros para rebaterem os que negavam que Jesus era o Messias esperado.

Quanto aos magos, é de advertir que o termo grego “mágos”, usado por Mateus, abarca vasto leque de significados, aplicado a diversos tipos de personalidades: mágicos, feiticeiros, charlatães, sacerdotes persas, propagandistas religiosos. Aqui, designará astrólogos mesopotâmios, em contacto com o messianismo judaico. Em todo o caso, os magos representam, na catequese mateana, os povos estrangeiros de que fala Isaías, que se põem a caminho com as suas riquezas (ouro, incenso e mirra) para encontrarem a luz salvadora de Deus que brilha sobre a cidade santa. E Jesus é, para Mateus e para a Igreja primitiva, essa luz.

Para lá da catequese sobre Jesus, o relato recolhe, arquetipicamente, duas atitudes que se repetem ao longo do Evangelho: o Povo de Israel rejeita Jesus, enquanto os magos do oriente (pagãos) O adoram; Herodes e Jerusalém ficam perturbados face à notícia do nascimento do menino e planeiam a sua morte, mas os pagãos sentem grande alegria e reconhecem em Jesus o salvador.

Mateus anuncia, deste modo, que Jesus será rejeitado pelo seu Povo e, em contrapartida, será acolhido pelos pagãos, que integrarão o novo Povo de Deus. O itinerário dos magos reflecte a caminhada que os pagãos fazem para encontrarem Jesus: estão atentos ao sinal (estrela), percebem que Jesus é a luz que traz a salvação, põem-se a caminho para o encontrarem, perguntam aos judeus – que conhecem as Escrituras – o que fazer, encontram Jesus e adoram-No como “o Senhor”. Possivelmente, grande número de pagano-cristãos da comunidade de Mateus descobriu, neste relato, as etapas do seu próprio caminho em direção a Jesus.

A segunda leitura (Ef 3,2-3a.5-6) releva o desígnio salvífico de Deus como realidade que atingirá a humanidade toda, juntando judeus e pagãos na comunidade de irmãos, a comunidade de Jesus.

A Carta aos Efésios (cuja autoria paulina alguns discutem por questões de linguagem, de estilo e de teologia) é uma carta de cativeiro, escrita pelo Apóstolo a partir da prisão (os que aceitam a autoria paulina da carta discutem em que lugar Paulo estava preso nesta altura, embora a maioria ligue a carta ao cativeiro de Paulo em Roma entre 61/63).

É a apresentação madura de uma catequese bem elaborada. A carta (uma “carta circular”, enviada a várias comunidades cristãs da parte ocidental da Ásia Menor) configura uma síntese do pensamento paulino. O tema mais importante é “o mistério”: o projeto salvador de Deus, definido e elaborado desde sempre, escondido durante séculos, revelado e concretizado plenamente em Jesus, comunicado aos apóstolos e, nos últimos tempos, tornado presente no mundo pela Igreja.

Na parte dogmática da carta (cf Ef 1,3-3,19), Paulo apresenta a catequese sobre “o mistério”: após o hino que releva a ação do Pai, do Filho e do Espírito Santo na salvação, sobressai a soberania de Cristo sobre os poderes angélicos e o seu papel de cabeça da Igreja. Depois, vem a reflexão sobre a situação universal do homem, imerso no pecado e a afirmação da iniciativa salvadora e gratuita de Deus em favor do homem; por fim, ressalta como Cristo – realizando “o mistério” – levou a cabo a reconciliação de judeus e pagãos num só corpo, que é a Igreja.

A passagem em referência vem neste quadro: Paulo apresenta-se como testemunha do “mistério” ante os judeus e ante dos pagãos. Tal como aos Doze, também a Paulo, apóstolo como eles, foi revelado “o mistério”, que Paulo desvela aos crentes da Ásia Menor. Insiste em vincar que, em Cristo, chegou a salvação definitiva para os homens, não se destina exclusivamente aos judeus, mas a todos os povos da terra, sem exceção. E Paulo, por divino chamamento, o arauto desta novidade, fez-se o grande arauto da boa nova de Jesus entre os pagãos. E, agora, judeus e pagãos são membros do mesmo e único corpo, o corpo de Cristo, a Igreja; partilham o projeto salvador que os faz, em igualdade de circunstâncias com os judeus, filhos de Deus; e todos participam da promessa feita por Deus a Abraão (cf Gn 12,3), cuja concretização foi levada a cabo por Cristo.

***

O termo epifania (do termo do Latim tardio epiphanīa, por sua vez, do Grego epipháneia, de epiphanês, “visível” “manifesto”, derivado de epiphaínomai, “aparecer”) exprime a súbita sensação de compreensão da essência de algo. É usado para a realização de sonho com difícil realização. É usado nos sentidos filosófico e literal para indicar que alguém encontrou, enfim, a última peça do quebra-cabeças e, agora, vê a imagem. Usa-se quando um pensamento inspirado e iluminante acontece, parecendo ser divino em natureza (é o uso em Inglês, por exemplo, na expressão “I just had an epiphany, a indicar que, naquele instante, ocorreu um pensamento único e inspirador, de natureza quase sobrenatural). E pode significar aparição ou manifestação de algo relacionado com um contexto espiritual e divino. A nível filosófico, epifania significa a sensação profunda de realização, no sentido de compreender a essência das coisas, com significado similar ao termo inglês insight.

Se tanta gente se reclama de epifanias, por maioria de razão o faz o cristianismo. Se repararmos que o termo inclui um termo “epí”, advérbio e preposição com sentido de “em cima”, “muito perto” e “no meio de”, “por causa de”, situaremos a epifania do Senhor na linha do que fiz Mateus (vd Mt 1,23): Deus, pela encarnação tornou-se o Emmanuel, o Deus connosco, o Deus próximo (o que está muito perto) ou, como diz João (vd Jo 1,14), “o Verbo fez-Se carne e habitou no meio de nós” ou, mesmo, em nós. E a sua manifestação não é a um grupo restrito, mas a todas as pessoas, a todos os povos. E têm preferência os que o Mundo prefere marginalizar e descartar: os pastores, os pescadores, os estrangeiros, as mulheres, as crianças, os cobradores de impostos e, mesmo, as prostitutas. O que importa é que se sintam pecadores, pequenos, sinceros. Importa que estejam atentos aos seus sinais, O busquem e aceitem os seus desafios.  

Não dá para os invejosos, para os receosos e tudo e de todos, para os instalados nos seus poderes, riquezas, orgulho e prestígio. Não dá para os que fomentam ou aceitam a cultura da destruição, da miséria, do espezinhamento e da morte.

A manifestação aos novos Zaqueus, aos distantes, aos que estão longe de todos os sóis, aos pés descalços, aos ateus… só postula a abertura do coração, a sinceridade e a busca incessante da verdade. Depois, há de chegar-se à certeza de que a verdade absoluta é a verdade de Deus, manifestada na simplicidade grandiosa da encarnação visível sobre a manjedoura de Belém e no patíbulo do Calvário.  

2023.01.08 – Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário